Fabiane Cristina Hopner Noguti

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Considerações sobre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar: um estudo em cursos de Matemática Licenciatura (Educação Matemática Debate)
    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores (COM A PALAVRA, O PROFESSOR)
  • doi ISSN Números racionais e os documentos norteadores: o que nos mostram os livros do PNLD no período de 1980 - 2020 (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • ISSN UM MAPEAMENTO DE DISCIPLINAS QUE ABORDAM AS TEMÁTICAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EAD: O QUE NOS MOSTRAM OS CURRÍCULOS? (Revista DoCentes)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN Uma abordagem para o princípio da casa dos pombos no Ensino Fundamental através da resolução de problemas (PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática (Educação Matemática Debate)
  • doi ISSN Progressão aritmética: uma proposta de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas (Revista de Educação Matemática)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN OS BLOCOS DE CONTEÚDOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (CIÊNCIA E NATURA)
    2022 (Total: 2)
  • doi A história dos Números Racionais no Ensino escolar (Educação Matemática: mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem)
  • doi O ensino de Progressão Geométrica na Matemática: Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras (Educação Matemática: mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem)
    2021 (Total: 5)
  • A Pesquisa Pedagógica e a Pesquisa Científica (Resolução de Problemas: Teoria e Prática (de acordo com a BNCC) 2 edição)
  • Geometria (Resolução de Problemas: Teoria e Prática (de acordo com a BNCC) 2 edição)
  • MATEM@TICA NA PR@TICA: O CONTEXTO DA UFSM (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFSM: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS)
  • Números (Resolução de Problemas: Teoria e Prática (de acordo com a BNCC) 2 edição)
  • Probabilidade e Estatística (Resolução de Problemas: Teoria e Prática (de acordo com a BNCC) 2 edição)
    2017 (Total: 1)
  • Formação de Professores e Resolução de Problemas: Um estudo a partir de Teses e Dissertações Brasileiras (Perspectivas para a Resolução de Problemas)
    2014 (Total: 3)
  • A Pesquisa Científica e a Pesquisa Pedagógica (Resolução de Problemas - Teoria e Prática)
  • Espaço e Forma (Resolução de Problemas - Teoria e Prática)
  • Tratamento da Informação (Resolução de Problemas - Teoria e Prática)
    2021 (Total: 1)
  • Resolução de Problemas: Teoria e Prática (de acordo com a BNCC) 2 edição
    2014 (Total: 1)
  • Resolução de Problemas - Teoria e Prática
    2022 (Total: 1)
  • doi Educação Matemática: mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem
    2005 (Total: 1)
  • O Livro Théorie des Approximations Numériques et du Calcul Abrégé de Agliberto Xavier
    2023 (Total: 8)
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ATIVIDADES SOBRE TOMADA DE DECISÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • ELEMENTOS DE UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO EM ESCOLA RURAL SOB A LUZ DO PARADIGMA DE EXERCÍCIO E CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • ENSINO BILINGUE UTILIZANDO MATH IN ENGLISH BOARD GAME (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • GRANDEZAS E MEDIDAS NO 9o ANO: POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM LIVRO DIDÁTICO (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • OFICINA DE GEOGEBRA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E INTERATIVA DA MATEMÁTICA (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • Relatos de experiência na XI Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática (CNMEM): como se apresenta a Modelagem Matemática (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2019 (Total: 2)
  • ENSINANDO PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (Encontro Baiano de Educação Matemática)
  • GRANDEZAS E MEDIDAS: COMO O LIVRO DIDÁTICO APRESENTA ESSES CONCEITOS? (XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2014 (Total: 1)
  • A Resolução de Problemas na Transição da Educação Básica para o Ensino Superior (4° Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2012 (Total: 1)
  • CURSOS DE NIVELAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA NO RENDIMENTO DO ALUNO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DE MATEMÁTICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS ALEGRETE (2° Simpósio de Ensino de Física e de Matemática)
    2021 (Total: 10)
  • ANÁLISE DE ERROS: UM ESTUDO DAS RESOLUÇÕES DAS ATIVIDADES PRODUZIDAS PELOS BOLSISTAS PIBID PARA OS ALUNOS DA EMEF LOURENÇO DALLA CORTE (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO DA MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA VOLTADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DA ESCOLA JULIO DO CANTO. (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR WALTER JOBIM (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • ENSINO REMOTO: UM TUTORIAL DO GOOGLE CLASSROOM (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RECORTE DA BUSCA DE INDÍCIOS EM UM LIVRO DIDÁTICO (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO PIBID MATEMÁTICA DA UFSM: EM UM PERÍODO INCERTO PARA A DOCÊNCIA. (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • INTRODUZINDO FUNÇÕES PARA UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DO ENSINO REMOTO (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA. (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • Um Cenário Interdisciplinar: Atividades desenvolvidas por um subgrupo do PIBID Matemática (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • UMA ATIVIDADE COLABORATIVA MULTIDISCIPLINAR COM ÊNFASE EM GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL (Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
    2020 (Total: 2)
  • ANALISANDO TRABALHOS SOBRE A PERSPECTIVA DE ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (35º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DO PLND (2019 ? 2020) NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RS (35º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2019 (Total: 4)
  • MAPEAMENTOS DE DISSERTAÇÕES E TESES: UM ENFOQUE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E/OU NO ENSINO DA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA (34º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • NÚMEROS RACIONAIS: COMO E POR QUE SURGIRAM (34º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:A VISÃO DOS DOCENTES (ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • UM ESTUDO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (34º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2018 (Total: 5)
  • A APRENDIZAGEM DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (VI Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTAS NA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS (VI Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS (3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul)
  • UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE ABORDAM A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (VI Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2017 (Total: 1)
  • Aspectos Históricos das Operações com os Números Inteiros e o seu processo de Ensino-Aprendizagem (JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 1)
  • A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na (re) construção de conteúdos da Educação Básica no Ensino Superior (III Seminário em Resolução de Problemas)
    2012 (Total: 1)
  • III Escola de Inverno de Educação Matemática (III Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2011 (Total: 2)
  • A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: visão do GTERP (II Seminário em Resolução de Problemas - II SERP)
  • A Utilização da Metodologia da Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem no Estudo da Multiplicação de Matrizes (II Seminário em Resolução de Problemas - II SERP)
    2008 (Total: 1)
  • Atividades Matemáticas através da História da Matemática (1ª Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria)
    1998 (Total: 2)
  • Educação Matemática na UFSM: Construção Inicial e Continuada de Professores e a Construção do Conhecimento (Prolicen)
  • Educação Matemática Na UFSM: Formação Inicial e Continuada de Professores e a Construção do Conhecimento (Feira das Profissões)
    2021 (Total: 10)
  • A ETNOMATEMÁTICA E ESCOLAS DO CAMPO: UM MAPEAMENTO (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • ADAPTAÇÕES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO DA MATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19: QUESTIONÁRIOS AVALIATIVOS (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • O PIBID MATEMÁTICA NO CONTEXTO PANDÊMICO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO À EMEF LOURENÇO DALLA CORTE (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • PERCEPÇÕES SOBRE O PIBID MATEMÁTICA NO CONTEXTO PANDÊMICO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL MANOEL RIBAS (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • UM ESTUDO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
  • UMA CRONOLOGIA PARA A ESTRUTURAÇÃO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS (Escola de Inverno de Educação Matemática e Ensino de Física)
    2019 (Total: 2)
  • Um estudo sobre o ensino-aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental I no processo de transição escolar. (XI Encontro Nacional dos PETs Matemática - ENAPETMAT)
  • UM MAPEAMENTO SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES DA REGIÃO SUL NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática)
    2014 (Total: 2)
  • 22 anos de pesquisas do grupo GTERP: Um panorama geral (III Seminário em Resolução de Problemas)
  • Os blocos de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais trabalhados por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM)
    2013 (Total: 1)
  • A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Transição dos Ensinos Fundamental e Médio para o Ensino Superior (XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2004 (Total: 1)
  • Análise Combinatória: Alguns Aspectos Históricos e uma Abordagem Pedagógica (VIII Encontro Nacional de Educação Matemática)

Produção Técnica

    2009 (Total: 1)
  • Matemática Básica
    2008 (Total: 1)
  • Pré-cálculo
    2007 (Total: 1)
  • Pré-cálculo
    2017 (Total: 1)
  • IV SERP - Seminário em Resolução de Problemas/ I SIRP - Seminário Internacional em Resolução de Problemas
    2014 (Total: 1)
  • III Seminário em Resolução de Problemas - III SERP
    2011 (Total: 1)
  • II Seminário em Resolução de Problemas
    2008 (Total: 1)
  • 1ª Escola de Inverno de educação Matemática de Santa Maria
    1996 (Total: 1)
  • 2ª Semana do Centro de Ciências Naturais e Exatas - Semana Acadêmica da Matemática
    2020 (Total: 1)
  • VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física
    2018 (Total: 1)
  • VI Escola de Inverno de Educação Matemática
    2019 (Total: 2)
  • AVALIADORA DA SELEÇÃO DE TRABALHOS e AVALIADORA PRESENCIAL DE TRABALHOS DA 34ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/ UFSM
  • Parecerista ad hoc do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
    2018 (Total: 2)
  • Comissão Científica da VI Escola de Inverno de Educação Matemática
  • Parecerista da 33º Jornada Acadêmica Integrada - JAI
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista do IV Seminário em Resolução de Problemas
    2014 (Total: 4)
  • Avaliador de Trabalhos da Mostra Científica do VI SIEPE
  • Consultoria 'Ad Hoc' do Instituto Federal Farroupilha
  • Parecerista Ad hoc na 4° Escola de Inverno de Educação Matemática e do 2° Encontro Nacional PIBID - Matemática
  • Parecerista de trabalhos III Seminário em Resolução de Problemas - III SERP
    2013 (Total: 1)
  • Avaliador XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
    2012 (Total: 1)
  • Consultoria 'Ad Hoc' do Instituto Federal Farroupilha
    2009 (Total: 1)
  • Matemática Básica
    2008 (Total: 1)
  • Atividade de Pré-cálculo
    2007 (Total: 1)
  • Atividades de Pré-Cálculo
    2014 (Total: 1)
  • OS BLOCOS DE CONTEÚDO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS TRABALHADOS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MINICURSO)
    2012 (Total: 1)
  • CURSOS DE NIVELAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA NO RENDIMENTO DO ALUNO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DE MATEMÁTICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS ALEGRETE
    2011 (Total: 1)
  • Um curso de Nivelamento em matemática através da resolução de problemas para alunos ingressantes da Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete
    2010 (Total: 1)
  • Desenvolvimento de Materiais para Suporte de Ensino na Disciplina de Geometria Analítica para alunos com deficiência visual
    2022 (Total: 2)
  • Experiências com a Matemática do Ensino Básico à Formação Continuada de Professores
  • Reformulação Curricular do Curso Licenciatura em Matemática
    2021 (Total: 3)
  • 'Live de Divulgação dos Programas de Pós-Graduações do Centro deCiências Naturais e Exatas vinculado ao Curso de Matemáticada Universidade Federal de Santa Maria
  • Mulheres na Matemática: da licenciatura à coordenação
  • Perspectivas da pesquisa na Resolução de Problemas
    2017 (Total: 1)
  • Resolução de Problemas um tema em contínua discussão.
    2021 (Total: 1)
  • PIBID MATEMÁTICA UFSM: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
    2013 (Total: 1)
  • A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR (MINICURSO)
    2012 (Total: 2)
  • Atividade Inaugural do ano de 2012
  • ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
    2009 (Total: 1)
  • Cursos de Aprimormento em Construção Civil e Instalações Elétricas Prediais
    2011 (Total: 1)
  • A Utilização da Metodologia da Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem no Estudo da Multiplicação de Matrizes
    2018 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Licenciatura
    2019 (Total: 1)
  • Um estudo sobre a avaliação da aprendizagem nos relatórios de estágio do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'
    2015 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)'
  • Revisor de periódico 'UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 1)
  • Contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para o ensino de Sequências e Progressões: Um estudo de caso com discentes do Ensino Médio.
    2019 (Total: 3)
  • Aspectos Históricos dos números racionais e seu processo de ensino
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • Uma abordagem para o princípio da casa dos pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
    2020 (Total: 4)
  • A LINGUAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PNLD 2019-2020
  • Etnomatemática e Educação Financeira: visualizando possibilidades
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
  • UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
    2018 (Total: 1)
  • UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS E O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
    2017 (Total: 1)
  • A aprendizagem das equações do primeiro grau através da Resolução de Problemas