Luciana Bagolin Zambon

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 2)
  • doi ISSN Caracterização da produção acadêmica sobre o ensino de astronomia em periódicos da área de Educação em Ciências (GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS)
  • doi ISSN MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL (EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE))
    2023 (Total: 3)
  • doi ISSN ABORDAGEM DA ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO (REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA)
  • doi ISSN O Role-Playing game no Ensino de Ciências/Física: potencialidades para a Educação CTS (Revista brasileira de ensino de ciências e matemática)
  • doi ISSN POSSIBILIDADES E LIMITES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN Organização e realização do trabalho docente (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
    2017 (Total: 2)
  • ISSN IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE? (HOLOS (NATAL. ONLINE))
  • ISSN LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO (ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de física (Revista Brasileira de Ensino de Física (Online))
  • ISSN Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP)
    2022 (Total: 2)
  • Escolha de Livros Didáticos de física por professores de escolas públicas de educação básica (Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas)
  • Pesquisas sobre Livro Didático no Brasil: panorama dos estudos recentes publicados em periódicos da área de educação em ciências (Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas)
    2020 (Total: 4)
  • Desafios enfrentados por professores do ensino médio no desenvolvimento das aulas (POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades)
  • doi Eutrofização um relato sobre a Implementação de uma Atividade Didática Integrada no Ensino de Química e Biologia (Docência em ação: experiências, desafios e perspectivas educacionais na Educação Básica)
  • Necessidades e dificuldades na implementação do ensino médio politécnico da SEDUC/RS (2011-2014) (POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades)
  • doi Organização e realização do trabalho docente em uma escola pública: tensões, contradições e desafios (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
    2019 (Total: 1)
  • IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2016 (Total: 1)
  • ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (Ensino e aprendizagem: faces e interfaces)
    2013 (Total: 1)
  • Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores" (Redes de Formação em Educação: Experiências com pesquisas entre Brasil e México)
    2012 (Total: 1)
  • INCIDÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (Políticas Educacionais: um exame de proposições e reformas educacionais)
    2022 (Total: 2)
  • Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas
  • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: dos saberes da formação às práticas escolares
    2021 (Total: 1)
  • doi INCIDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR Coleção: Políticas Públicas na educação básica: contextos e efeitos Volume: 02
    2020 (Total: 1)
  • doi POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades Coleção: Políticas Públicas na educação básica: contextos e efeitos Volume: 01
    2023 (Total: 1)
  • Ensino de ciências para crianças: percepções de estudantes de pedagogia (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2022 (Total: 1)
  • CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOCENTES PARA O ENSINO DE FÍSICA (Congresso internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologia; Congresso de Ensino Superior a Distância; Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância)
    2021 (Total: 3)
  • DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
  • O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE IES GAÚCHAS (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
  • O ROLE-PLAYING GAME COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DE DISCUSSÕES CTS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO SNEF NO PERÍODO 1991-2019 (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
    2018 (Total: 1)
  • Panorama das pesquisas sobre Trabalho Docente em publicações da área de educação (X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação; IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores; II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação)
    2017 (Total: 1)
  • Avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio: Contribuições do Ensino Médio Politécnico (XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE)
    2016 (Total: 2)
  • AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS GAÚCHAS: IMPLICAÇÕES, ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES (XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Identidade do Ensino Médio na Reestruturação Curricular da SEDUC/RS: Mudança ou Continuidade? (IV Seminário Nacional do Ensino Médio)
    2015 (Total: 2)
  • ESTUDOS SOBRE INCIDÊNCIAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (I Encuentro LAtinoamericano de Profesores de Política Educativa)
  • PERCEPÇÕES DO NOVO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RS (37ª Reunião Nacional da ANPED)
    2014 (Total: 1)
  • Pesquisas sobre Ensino Médio no Brasil: Panorama dos estudos recentes publicados em Periódicos da área de Educação (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL)
    2013 (Total: 2)
  • ?Formação de Professores? na Produção em Educação em Ciências: Estudo dos Anais do ENPEC (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Estudo sobre o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS (XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação)
    2012 (Total: 5)
  • Critérios para escolha de Livros Didáticos utilizados por Professores de Física (XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Estudo sobre a seleção e a utilização de Livros Didáticos em Escolas de Educação Básica (Conferência Regional IARTEM Brasil (International Association for Research on Textbooks and Educational Media))
  • Estudo sobre o Processo de Escolha de Livros Didáticos organizado em Escolas de Educação Básica (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Políticas educacionais de material didático no Brasil: implicações do PNLD no trabalho docente e na produção de livros didáticos (XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
  • Utilização de Livros Didáticos por professores de Física em Escolas de Educação Básica (35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    2011 (Total: 2)
  • RELAÇÕES ENTRE TRABALHO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO (25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação)
  • SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en)
    2010 (Total: 8)
  • A utilização de analogias na prática docente de professores da área de Ensino de Ciências Naturais (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Analogias e Resolução de Problemas no Ensino de Física (Congresso Internacional PBL)
  • As Políticas Curriculares no Brasil e o Ensino de Física (XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Atividades Didáticas baseadas em Textos de Divulgação Científica numa perspectiva de Resolução de Problemas (Congresso Internacional PBL)
  • Atividades Didáticas de Resolução de Problemas baseadas em Recursos Diversos no Ensino de Física (Congresso Internacional PBL)
  • Impactos do ENEM na trajetória formativa dos alunos (I Congresso Nacional de Avaliação em Educação)
  • Implicações do ENEM nas Escolas de Educação Básica (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL)
  • Implicações do Programa Nacional do Livro Didático nas Escolas de Educação Básica (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL)
    2009 (Total: 5)
  • A OBSERVAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR PRÉ-PROFISSIONAL EM CURSO DE LICENCIATURA (I Seminário Nacional de Estágio Superviosionado: Diálogo entre Licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas)
  • Analogias no Ensino do Conceito de Energia Interna (XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • AVALIANDO PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • COMPARANDO A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2008 (Total: 4)
  • ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ANALOGIAS E TRABALHANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Aprendizagem Significativa na Produção em Ensino de Física (II ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SINGIFICATIVA)
  • ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM ANALOGIAS NUMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA)
  • ENSINO DE FÍSICA CENTRADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA BASEADA NO USO DE RECURSOS DIVERSOS (XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA)
    2007 (Total: 3)
  • Buscando mudanças no uso de Analogias em Livros Didáticos de Física (VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Estudo sobre o uso de analogias em revistas de divulgação científica (XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • Uso de Analogias em Livros Didáticos (VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2019 (Total: 3)
  • ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
  • CARACTERIZAÇÃO DE PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS VEICULADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS SOBRE O ASSUNTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
  • ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DE MÓDULOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 8)
  • AFETIVIDADE E LUDICIDADE: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • Panorama das pesquisas sobre Trabalho Docente em publicações da área de educação (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • Planejamento Didático como Instrumento Para o Desenvolvimento do Trabalho Docente (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • RELAÇÕES ENTRE INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO E EVIDENCIAS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA/RS (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Trabalho Prescrito e Trabalho Real: abordagem para análise do trabalho docente no ensino médio (33 Jornada Acadêmica Integrada)
  • TRABALHO PRESCRITO E TRABALHO REAL: ABORDAGEM PARA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2017 (Total: 6)
  • Concepções sobre Avaliação em Regimentos de Escolas de Ensino Médio (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Implicações da motivação na aprendizagem de alunos de escolas da rede pública (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Observação de aulas como estratégia para formação de professores (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Panorama das pesquisas sobre juventude e ensino médio em publicações da área de educação (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relações entre Trabalho Docente e Aprendizagem no Ensino Médio (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino de ciências da natureza (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 2)
  • APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA: ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 3)
  • Grupo de Trabalho de Educação em Ciências (GTEC) (2º Fórum Extensão Conta)
  • Possíveis influências do PNLEM sobre a incidência de analogias em Coleções Didáticas para o Ensino de Física (XXI Salão de Iniciação Científica)
  • Recursos didáticos no Ensino de Física: utilização em Livros Didáticos e na elaboração de Atividades Didáticas (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2008 (Total: 2)
  • Atividades Didáticas baseadas em Analogias no Ensino de Física (XXIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA (XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    2007 (Total: 2)
  • APRENDENDO CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MEDIANTE O USO DE ANALOGIAS (XIX Salão de Iniciação científica)
  • CARACTERIZAÇÃO DAS MUDANÇAS NO USO DE ANALOGIAS EM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA (XXII Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 1)
  • O uso de analogias em revistas de divulgação científica (XVIII Salão de Iniciação Científica)
    2005 (Total: 1)
  • Estudo sobre analogias usadas em vídeos de divulgação científica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 1)
  • Experiências proporcionadas pelas observações de aulas para a aprendizagem da docência (II ENLIC SUL; II PIBID SUL; II Seminário PIBID UNISINOS)
    2013 (Total: 1)
  • Ações extensionistas de assessoramento às escolas no contexto de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS (28ª Jornada Acadêmica Integrada, 6º Fórum Extensão Conta)
    2011 (Total: 1)
  • AÇÕES EXTENSIONISTAS DE ASSESSORAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR: MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO DOCENTE (29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
    2009 (Total: 1)
  • AVALIANDO AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGENS E ATIVIDADES DIDÁTICAS EM PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (IX Encontro sobre Investigação na Escola)
    2008 (Total: 2)
  • IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM ANALOGIAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (I SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DAS LICENCIATURAS)
  • USO DE ANALOGIAS COMO ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (VIII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
    2007 (Total: 1)
  • USO DE ANALOGIAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
    2006 (Total: 2)
  • Estudo sobre o uso de analogias em aulas de física (VI Encontro sobre Investigação na escola)
  • O uso de analogias em artigos de revista de divulgação científica (XXI Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2022 (Total: 1)
  • EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM
    2021 (Total: 1)
  • 7ª Escola de inverno de Educação Matemática e 1ª Escola de inverno de Ensino de Física
    2014 (Total: 1)
  • 5º Seminário sobre Incidência de Políticas Educacionais em Redes Escolares
    2013 (Total: 1)
  • Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México
    2011 (Total: 1)
  • 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
    2017 (Total: 2)
  • Palestra: Desafios atuais e perspectivas para o Ensino Médio
  • Palestra: Mudanças no Ensino Médio
    2013 (Total: 5)
  • Ensino Médio Politécnico
  • Ensino Médio Politécnico: desafios para a organização do trabalho escolar
  • Ensino Médio Politécnico: Possibilidades para a organização e desenvolvimento do Seminário Integrado
  • Organização e desenvolvimento do Seminário Integrado, no âmbito da implementação do Ensino Médio Politécnico
  • Parâmetros para Elaboração de Materiais Didáticos para o Ensino de Física na Educação Básica
    2012 (Total: 1)
  • Estudo da Realidade e Pesquisa Socioantropológica
    2011 (Total: 2)
  • Ensino de Ciências
  • Processo de Escolha de Livros Didáticos ? PNLD 2012
    2010 (Total: 2)
  • Analogias no Ensino de Ciências Naturais
  • Exame Nacional do Ensino Médio: Histórico e contexto atual
    2009 (Total: 1)
  • Recursos didáticos no Ensino de Física: Resolução de Problemas e Formação de Competências para cidadania
    2007 (Total: 1)
  • O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE ELETRICIDADE
    2017 (Total: 1)
  • Avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio: Contribuições do Ensino Médio Politécnico
    2016 (Total: 1)
  • AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS GAÚCHAS: IMPLICAÇÕES, ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES
    2013 (Total: 2)
  • ?Formação de Professores? na Produção em Educação em Ciências: Estudo dos Anais do ENPEC
  • Estudo sobre o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
    2012 (Total: 2)
  • Estudo sobre o Processo de Escolha de Livros Didáticos organizado em Escolas de Educação Básica
  • Políticas educacionais de material didático no Brasil: implicações do PNLD no trabalho docente e na produção de livros didáticos
    2011 (Total: 3)
  • AÇÕES EXTENSIONISTAS DE ASSESSORAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR: MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO DOCENTE
  • Relações entre Trabalho Escolar e as Políticas Públicas em Educação
  • SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
    2010 (Total: 5)
  • A utilização de analogias na prática docente de professores da área de Ensino de Ciências Naturais
  • Analogias e Resolução de Problemas no Ensino de Física
  • As Políticas Curriculares no Brasil e o Ensino de Física
  • Atividades Didáticas baseadas em Textos de Divulgação Científica numa perspectiva de Resolução de Problemas
  • Atividades Didáticas de Resolução de Problemas baseadas em Recursos Diversos no Ensino de Física
    2009 (Total: 6)
  • A OBSERVAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR PRÉ-PROFISSIONAL EM CURSO DE LICENCIATURA
  • Analogias no Ensino do Conceito de Energia Interna
  • AVALIANDO AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGENS E ATIVIDADES DIDÁTICAS EM PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
  • AVALIANDO PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
  • COMPARANDO A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
  • Possíveis influências do PNLEM sobre a incidência de analogias em Coleções Didáticas para o Ensino de Física
    2008 (Total: 8)
  • ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ANALOGIAS E TRABALHANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
  • Aprendizagem Significativa na Produção em Ensino de Física
  • Atividades Didáticas baseadas em Analogias no Ensino de Física
  • ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM ANALOGIAS NUMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • ENSINO DE FÍSICA CENTRADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA BASEADA NO USO DE RECURSOS DIVERSOS
  • IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM ANALOGIAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
  • USO DE ANALOGIAS COMO ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
    2007 (Total: 5)
  • APRENDENDO CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MEDIANTE O USO DE ANALOGIAS
  • Buscando mudanças no uso de Analogias em Livros Didáticos de Física
  • Estudo sobre o uso de analogias em Revista de Divulgação Científica
  • O USO DE ANALOGIAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES
  • Uso de Analogias em Livros Didáticos
    2006 (Total: 3)
  • Estudo sobre o uso de analogias em aulas de física
  • O USO DE ANALOGIAS EM ARTIGOS DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  • O USO DE ANALOGIAS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    2005 (Total: 1)
  • ESTUDO SOBRE ANALOGIAS USADAS EM VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    2023 (Total: 1)
  • Políticas públicas na Formação Inicial e na Formação Continuada e o Ensino de Física
    2021 (Total: 1)
  • NOVO ENSINO MÉDIO E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: possibilidades e desafios
    2020 (Total: 1)
  • Políticas Públicas Educacionais e a BNCC
    2015 (Total: 1)
  • PERCEPÇÕES DO NOVO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RS
    2013 (Total: 1)
  • Ações extensionistas de assessoramento às escolas no contexto de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
    2012 (Total: 3)
  • Critérios para escolha de Livros Didáticos utilizados por Professores de Física
  • Estudo sobre a seleção e a utilização de Livros Didáticos em Escolas de Educação Básica
  • Utilização de Livros Didáticos por professores de Física em Escolas de Educação Básica
    2009 (Total: 1)
  • RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA
    2007 (Total: 1)
  • CARACTERIZAÇÃO DAS MUDANÇAS NO USO DE ANALOGIAS EM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA
    2010 (Total: 2)
  • Implicações do ENEM nas Escolas de Educação Básica
  • Implicações do Programa Nacional do Livro Didático nas Escolas de Educação Básica
    2020 (Total: 1)
  • Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio
    2010 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Avaliação de Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE do Professor 2010
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13415/2017) E OS DESAFIOS DA GESTÃO CURRICULAR NA GARANTIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL: POR UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA ALÉM DA PEDAGOGIA TECNICISTA
  • O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
    2022 (Total: 2)
  • CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A INOVAÇÃO DA GESTÃO DA AULA
  • O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS BALIZADAS PELA EDUCAÇÃO CTS
    2021 (Total: 3)
  • ENSINO DE ASTRONOMIA EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  • O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFFAR CAMPUS PANAMBI E SUA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
  • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO: LIMITES E POSSIBILIDADES
    2019 (Total: 2)
  • Contribuições do Setor de Assessoria Pedagógica para a integração curricular na Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
  • Trabalho Docente e Aprendizagem no Ensino Médio em uma Escola Pública no interior do RS
    2022 (Total: 1)
  • A importância do brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado na educação infantil
    2018 (Total: 1)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
    2017 (Total: 1)
  • Afetividade e Ludicidade: implicações nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças