Graziela Franceschet Farias

Produção Bibliográfica

    2012 (Total: 3)
  • ISSN CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: AS OFICINAS COMO ALTERNATIVAS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR (2176-4786) (Boletim de Geografia (UEM))
  • ISSN DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso))
  • ISSN ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 2237-8707) (Teoria e Prática da Educação)
    2010 (Total: 2)
  • ISSN História da alfabetização: um recorte temporal sobre as cartilhas (1679-4273) (Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso))
  • ISSN O QUE DUAS PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO RURAL TÊM PARA NOS CONTAR? LEMBRANÇAS DE VIDA, HISTÓRIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS (ISSN 2178-4442) (Poiesis Pedagogica)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL (Travessias (UNIOESTE. Online))
    2008 (Total: 2)
  • ISSN Formação inicial de professores: primeiros desafios (ISSN 1678-8419) (P@rtes (São Paulo))
  • ISSN Memórias e relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais de Santa Maria - RS (ISSN 1678-8419) (P@rtes (São Paulo))
    2020 (Total: 1)
  • A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO (EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES, EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES)
    2019 (Total: 2)
  • EDUCAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS (ISBN9788572474771) (Avaliação, políticas e expansão da educação brasileira 2)
  • ESCOLAS ABERTAS, ATIVAS E COM VIDA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE IBARAMA/RS: A QUEM INTERESSA REALMENTE (9788578438593) (TERRITÓRIOS EM MOVIMENTO)
    2018 (Total: 1)
  • PNAIC E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ISBN 9788558080439) (FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA)
    2017 (Total: 1)
  • O RURAL COMO TERRITÓRIO(S) DO IMAGINÁRIO SOCIAL. HÁ, PORTANTO, SIGNIFICAÇÕES? (ISBN 978-85-7591-476-2) (FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: DIÁLOGOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS (ISBN 978-85-7591-476-2))
    2016 (Total: 1)
  • Meio ambiente, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Projeto Político-Pedagógico (PPP): mediações possíveis (ISBN 978-85-7843-647-6) (Projeto político-pedagógico: entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais)
    2014 (Total: 1)
  • A CULTURA ESCRITA PARA ALÉM DO AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM: interagindo com possibilidades do meio rural e urbano (DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO RURAL: fazeres pedagógicos e seus múltiplos olhares)
    2013 (Total: 1)
  • PROJETO LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (REDES DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM PESQUISAS ENTRE BRASIL E MÉXICO)
    2012 (Total: 3)
  • A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: PROJEÇÕES SOCIAIS E ATUAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) - (ISBN 978-987-28079-7-9 (V ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS: ASOCIACIÓN UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO)
  • Educação Rural e formação de professores no interior do Rio Grande do Sul: ruralidades e história de vida (9788523209711) (EDUCAÇÃO E RURALIDADES:MEMÓRIAS E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS)
  • ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS RURAIS: TRAJETÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO RIO-GRANDENSES (ISBN 9788539702411 - 9788572739474 - 978857887) (DIVERSIDADE: CULTURAS, RURALIDADES, MIGRAÇÃO, FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL)
    2010 (Total: 1)
  • PROTEÇÃO À INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA (ESCOLA QUE PROTEGE: DIMENSÕES DE UM TRABALHO EM REDE)
    2005 (Total: 1)
  • Alfabetização: A Descoberta do Mundo da Leitura e da Escrita (Trajetória Docente: O Encontro da Teoria com a Prática)
    2018 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
    2014 (Total: 1)
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO RURAL: fazeres pedagógicos e seus múltiplos olhares
    2020 (Total: 1)
  • A REALIDADE TAL COMO É: A INFIDÁVEL LISTA DE DÚVIDAS NO ATUAL MOMENTO DE INCERTEZAS (DIÁRIO DE Santa Maria)
    2007 (Total: 1)
  • A percepção do Espaço Urbano de Santa Maria aos Olhos do Cidadão (A Razão)
    2006 (Total: 2)
  • A Colonização e o Papel dos Animais (Jornal A Razão)
  • Como nos tornamos professores? (Jornal A Razão)
    2005 (Total: 1)
  • A questão da Água: Realidade ou Mística (A Razão)
    2019 (Total: 1)
  • ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA (14º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS)
    2018 (Total: 3)
  • DOS CAMINHOS VIVIDOS: UMAS TANTAS SÃO POESIAS, OUTRAS TANTAS...LITERATURAS (VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA)
  • ESPAÇOS FORMATIVOS E A DESCOBERTA PELA DOCÊNCIA: OS INTERDITOS CURRICULARES (CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA SOBRE ?O ENVOLVIMENTO ESTUDANTIL?)
  • HISTÓRIAS DE VIDA, OLHARES SENSÍVEIS E DIÁLOGOS: a realidade da Educação do Campo (ISBN 2595-8372) (Seminário Regional de Educação do Campo da Região Centro do Rio Grande do Sul 1 20 anos de Educação do Campo: educação transformando a sociedade)
    2016 (Total: 4)
  • (Re)Conhecer-se para Transformar: Modelagens da Pesquisa Socioantropológica (ISSN: 2526-0758) (II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação)
  • Educampo e Educação Matemática: ressignificando experiências (ISSN2526-0758) (II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação)
  • ENSINO DE GEOGRAFIA: ENSAIOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (IX COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES)
  • RECURSOS PEDAGÓGICOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: AS OFICINAS COMO UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL (IX COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES)
    2013 (Total: 2)
  • A CULTURA ESCRITA PARA ALÉM DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: INTERAGINDO COM POSSIBILIDADES DO MEIO RURAL E URBANO (ISBN 9788561346539) (I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB / II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia) / II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá / IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa)
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM (ISBN 978-9974-0-1038-3) (1º CONGRESO DE EXTESIÓN DE LA AUGM)
    2012 (Total: 2)
  • COMPARTILHANDO SABERES E FAZERES DOCENTES DE UMA ALFABETIZADORA RURAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 21780676) (V CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA)
  • ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 2238-9229) (IX ANPED SUL (ISSN 2238-9229))
    2011 (Total: 2)
  • ITINERÁRIOS DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: INTERAGINDO COM MEMÓRIAS, HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO RIO GRANDE DO SUL (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - PROFISSÃO DOCENTE: HÁ FUTURO PARA ESTE OFÍCIO?)
  • O QUE DUAS PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO RURAL TÊM PARA NOS CONTAR? LEMBRANÇAS DE VIDA, HISTÓRIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS (II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo Educação do Campo: desafios teóricos e práticos)
    2009 (Total: 5)
  • APONTAMENTOS PERTINENTES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIRA (III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES FRENTE À HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO)
  • CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS: AS OFICINAS COMO ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR (XVII JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES - AUGM/ ISBN 978-950-698-235-5)
  • ESCOLA QUE PROTEGE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A POLÍTICA DA SECAD/MEC PARA A PROTEÇÃO À INFÂNCIA (ISSN 21758409) (II CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A ESCOLA QUE PROTEGE)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA QUE PROTEGE ATUANDO NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 21750939) (17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL)
  • MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: A UTILIZAÇÃO DAS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO POR DUAS PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS DE SANTA MARIA/RS (IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA)
    2008 (Total: 9)
  • A formação inicial de professores e a construção dos sentidos de proteção à infância (ISBN 9788561128098) (I Curso de Formação de Profissionais da Educação)
  • A formação inicial de professores e a construção dos sentidos de proteção à infância (ISBN 9788572921930) (VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Íbero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE)
  • Como nos tornamos professores? Uma experiência acerca dos processos de formação com alunos do curso de Geografia - UFSM (ISSN 19806744) (VII Seminário de La Red de Estudios sobre Trabajo Docente: Nuevas regulaciones en América Latina)
  • Currículo e Processos Formativos: reflexões sobre como nos tornamos professores (ISBN 9788587103390) (IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares)
  • Desafios e reflexões sobre a elaboração da proposta de estágio com alunos(as) do curso de Pedagogia (ISBN 9788587103390) (IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares)
  • Docência no ensino superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo (VII Seminário de La Red de Estudios sobre Trabajo Docente: Nuevas regulaciones en América Latina)
  • Formação inicial e desenvolvimento profissional de professores: saberes que se constroem ao longo da prática docente e pedagógica (ISBN 9788572921930) (VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Íbero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE)
  • Formação Inicial de Professores: reflexões sobre a elaboração da proposta de estágio (ISSN 19806744) (VII Seminário de La Red de Estudios sobre Trabajo Docente: Nuevas regulaciones en América Latina)
  • História da alfabetização: um recorte temporal sobre as cartilhas (ISBN 9788572921930) (VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Íbero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE)
    2007 (Total: 3)
  • Divulgação de Alternativas para o Uso Racional dos Recursos Hídricos nas Escolas do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Maria - RS. (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social)
  • Laboratório de Alfabtização: refletindo sobre os processos de construção da leitura e da escrita (XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de La AUGM)
  • LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA (XV JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES DE LA AUGM)
    2006 (Total: 2)
  • A divulgação de alternativas como instrumento para uso racional da água na Escola Érico Veríssimo em Santa Maria (12° Jornada Nacional de Educação e 2° Congresso Internacional de Educação: Educação e Sociedade. Perspectivas Educacionais do Século XXI.)
  • Divulgação de Alternativas para o uso Racional dos Recursos Hídricos nas Escolas do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Maria/RS (PROLICEN/2006 - Programa de Licenciaturas 2006)
    2005 (Total: 5)
  • Divulgação de Alternativas para o uso Racional dos Recursos Hídricos nas Escolas do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Maria/RS (PROLICEN2005 - Caderno Didático - Programa de Licenciaturas)
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores ( ISBN 85-86091-76-1) (15º Congresso de Leitura do Brasil)
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores e Suas Prática Educativas (I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental)
  • LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (15º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL)
  • O Recurso Natural Água e a Situação Atual no Planeta (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
    2019 (Total: 1)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO TRANSFORMADORA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS (34 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2015 (Total: 3)
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DESCOBRINDO AROMAS E SABORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A AFETIVIDADE (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM)
  • UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PED VI: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM)
    2013 (Total: 1)
  • CONTEXTOS LETRADOS: LEMBRANÇAS QUE POSSIBILITAM FORMAR-SE PROFESSOR (I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB: II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia): III Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá: IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa: A Educação dos camponeses na Am)
    2009 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA QUE PROTEGE ATUANDO NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 2175-0939) (17º CONGRESSO DE LEITURA E ESCRITA DO BRASIL)
    2008 (Total: 1)
  • Memórias e relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo de caso sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais do Rio Grande do Sul/RS (ISBN 9788561128067) (I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
    2007 (Total: 2)
  • Como nos tornamos Professores? Uma Reflexão sobre os Processos Formativos (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social)
  • Laboratório de Alfabetização: refletindo sobre os processos de construção da leitura e da escrita (XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de La AUGM)
    2006 (Total: 1)
  • A Divulgação de Alternativas como Instrumento para o Uso Racional da Água na Escola Érico Veríssimo em Santa Maria. (21° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2005 (Total: 8)
  • Formação de Professores e Educação Ambiental: um estudo de caso (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender)
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores e suas Práticas Educativas (I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental.)
  • LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ISBN 85-86091-76-1) (15º CONGRESSO DE LEITURA E ESCRITA DO BRASIL)
  • Mapeamento de Áreas de Risco nas Comunidades: Uma Abordagem Voltada a Educação Ambiental (I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental)
  • O Recurso Natural Água e a Situação Atual no Planeta (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • O Recurso Natural Água e sua Situação Atual no Planeta (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender)
  • Pôster: Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores. (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender)
    2004 (Total: 3)
  • Alfabetizar e Letrar (XV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Como nos Tornamos Professores? Uma Reflexão Sobre os Processo Formativos (XXIV Encontro Estadual de Geografia)
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores (XXII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS)
    2021 (Total: 1)
  • OFICINA VIRTUAL: desafios e construções de uma acadêmica, espaços fornecidos por um Grupo de Pesquisa (12a Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS)
    2008 (Total: 4)
  • ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (ISBN 9788586957130) (Reunião Anual da SBPC (60. : 2008 : Campinas))
  • DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO (ISBN 9788586957130) (60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC)
  • MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN'S) E SUA INSERÇÃO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA BÁSICA ESTADUAL ÉRICO VERÍSSIMO EM SANTA MARIA (ISBN 9788586957130) (60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC)
  • NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) DA REGIÃO DE SANTA MARIA ? RS (ISBN 9788586957130) (60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC)

Produção Técnica

    2020 (Total: 1)
  • JORNADA VIRTUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA: MOVIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
    2018 (Total: 1)
  • II SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR: movimentos de reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno
    2017 (Total: 1)
  • I SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DOCENTES NO SÉCULO XXI
    2016 (Total: 1)
  • IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
    2015 (Total: 1)
  • VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CARTOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES V SEMINÁRIO REGIONAL - EDUCAÇÃO DO CAMPO: COMPARTILHANDO SABERES E CULTIVANDO SONHOS
    2014 (Total: 2)
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - MÓDULO MATEMÁTICA
  • V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PROTAGONISMO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
    2013 (Total: 3)
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - MÓDULO 1º SEMINÁRIO 24 HORAS
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - MÓDULO 2º SEMINÁRIO DE 24 HORAS
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - MÓDULO FORMAÇÃO INICIAL PROFESSORES ESTADUAIS
    2012 (Total: 3)
  • 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - JAI/CE
  • 2ª MOSTRA INTEGRADA DE PROFISSÕES, TECNOLOGIAS, CULTURAS E SERVIÇOS P PROFITECS - COORDENADORA DE ESTANDE
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - MÓDULO FORMAÇÃO INICIAL PROFESSORES MUNICIPAIS
    2011 (Total: 3)
  • I JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - JAI/CE/UFSM
  • IV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, HISTÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL
  • SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA 2011
    2010 (Total: 1)
  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - PRO-LETRAMENTO
    2009 (Total: 2)
  • II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
  • III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES FRENTE À HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
    2008 (Total: 1)
  • I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
    2007 (Total: 1)
  • II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social
    2005 (Total: 1)
  • IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender
    2020 (Total: 1)
  • VULNERABILIDADES: PESQUISA, EXTENSÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS
    2016 (Total: 2)
  • OFICINA DE FOTOGRAFIA: um objeto que propõe diversos sentimentos
  • RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO: A DINÂMICA DOS OLHARES
    2011 (Total: 1)
  • IV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, HISTÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL
    2008 (Total: 1)
  • A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL
    2006 (Total: 2)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL COMO PRINCÍPIO DA CIDADANIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
  • Mini-Curso: Alfabetização pelo viés da Construção de Jogos, durante a realização do VII Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular - Educadores Comprometidos com as Relações e a Inclusão Solidárias
    2004 (Total: 1)
  • O LÚDICO E A FORMAÇÃO PESSOAL
    2007 (Total: 1)
  • Como nos tornamos professores? Uma Reflexão sobre os Processos Formativos (ISBN 9788599971024)
    2006 (Total: 2)
  • A Divulgação de Alternativas como Instrumento para o Uso Racional da Água na Escola Érico Veríssimo em Santa Maria
  • A Divulgação de Alternativas como Instrumento para Uso Racional da Água na Escola Érico Veríssimo em Santa Maria
    2005 (Total: 4)
  • Formação de Professores e Educação Ambiental: um estudo de caso.
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores e suas Práticas Educativas
  • O Recurso Natural Água e a Situação Atual no Planeta
  • O Recurso Natural Água e sua Situação Atual no Planeta
    2004 (Total: 2)
  • Como nos tornamos professores? Uma reflexão sobre os processos formativos.
  • Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores
    2020 (Total: 1)
  • MÓDULO 5 (DIALÓGOS INTERDISCIPLINARES SOBRE ALFABETIZAÇÃO PARA A BASE DO ASPIRANTE GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA E ASPIRANTE GEOPARQUE CAÇAPAVA
    2015 (Total: 1)
  • CARTOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO RURAL: PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2014 (Total: 1)
  • ESTUDO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS AOS DIFERENTES CICLOS DE FORMAÇÃO
    2013 (Total: 1)
  • PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID, PRÓ-CONSELHO, PRADIME, PNAIC E PRÓ-INFÂNCIA
    2012 (Total: 1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE - TEMAS GERADORES E TRANSVERSAIS
    2006 (Total: 1)
  • A Alfabetização Espacial como princípio da cidadania e transformação social
    2018 (Total: 1)
  • DAS HISTÓRIAS E DOS CAMINHOS VIVIDOS: UMAS TANTAS SÃO POESIAS, OUTRAS TANTAS...LITERATUTAS
    2013 (Total: 1)
  • CONGRESO DE EXTENSIÓN DE LA AUGM
    2012 (Total: 1)
  • COMPARTILHANDO SABERES E FAZERES DOCENTES DE UMA ALFABETIZADORA RURAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
    2011 (Total: 1)
  • ITINERÁRIOS DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: INTERAGINDO COM MEMÓRIAS, HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO RIO GRANDE DO SUL
    2009 (Total: 2)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA QUE PROTEGE ATUANDO NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA/ ISBN 987-85-7812-029-0
    2008 (Total: 4)
  • A Formação Inicial de Professores e construção dos sentidos de proteção à infância (ISBN 9788572921930)
  • Formação inicial e desenvolvimento profissional de professores: saberes que se constroem ao longo da prática docente e pedagógica (ISBN 9788572921930)
  • História da alfabetização: um recorte tmporal sobre as cartilhas (ISBN 9788572921930)
  • História da Alfabetização: um recorte temporal sobre as cartilhas (ISBN 9788572921930)
    2023 (Total: 2)
  • CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO DA BNCC A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR EDUCADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • PALESTRANTE - POSSIBILIDADES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
    2020 (Total: 5)
  • LEITURA DELEITE: METODOLOGIAS E PRÁTICAS QUE DESPERTAM O GOSTO PELA LEITURA
  • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA LATERNATIVA METODOLÓGICA PARA PERMEAR A SOLUÇÃO DE CONFLITOSINTERPESSOAIS
  • O LUGAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA, FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS
  • O NOVO DE UM NOVO TEMPO NADA NORMAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ENSAIOS E MOVIMENTOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS EM REDE
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO TRANSFORMADORA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS
    2016 (Total: 9)
  • 'EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALFABETIZAR PARA QUÊ??
  • (RE)CONHECER-SE PARA TRANSFORMAR: MODELAGENS DA PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA
  • ARQUITETURA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO COM A DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
  • CICLOS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA MUDANÇA POSSÍVEL
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÕES EXTENSIONISTAS: UMA PARCERIA POSSÍVEL
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA MODALIDADE EDUCACIONAL TRANSFORMADORA
  • EDUCAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS
  • PALESTRA 'EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODOS DE VER E VIVER A DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS
  • PARA COMPREENDER OS CICLOS DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: DE QUAL LUGAR ESTAMOS FALANDO?
    2015 (Total: 3)
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DESCOBRINDO AROMAS E SABORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A AFETIVIDADE
  • Uma proposta interdisciplinar a partir da PED VI: Relato de uma experiência
    2012 (Total: 3)
  • A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: PROJEÇÕES SOCIAIS E ATUAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) - (ISBN 978-987-28079-7-9)
  • ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 2238-9229)
  • V ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS (V EIIPE)
    2009 (Total: 2)
  • CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS: AS OFICINAS COMO ALTERNATIVAS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR
  • ESCOLA QUE PROTEGE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A POLÍTICA DA SECAD/MEC PARA A PROTEÇÃO À INFÂNCIA (ISSN 21758409)
    2008 (Total: 7)
  • Alfabetização: um olhar para a formação docente (ISBN 9788586957130)
  • Currículo e Processos Formativos: reflexões sobre como nos tornamos professores (ISBN 9788587103390)
  • Desafios e reflexões sobre a elaboração da proposta de estágio com alunos(as) do curso de Pedagogia (ISBN 9788587103390)
  • Docência no ensino superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo (ISBN 9788586957130)
  • Meio Ambiente no ensino fundamental: o papel dos parâmetros curriculares nacionais (PCN's) e sua inserção no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo em Santa Maria (ISBN 9788586957130)
  • Memórias e relatos autobiográficos de Alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais do Rio Grande do Sul/RS (ISBN 9788561128067)
  • Narrativas e memórias de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas utilizadas para a alfabetização nas escolas do campo (rurais) da região de Santa Maria - RS (ISBN 9788586957130)
    2007 (Total: 1)
  • LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
    2005 (Total: 1)
  • Pôster: Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores
    2004 (Total: 2)
  • Bolsista da Oficina O Lúdico e a Formação Pessoal
  • Pôster: Alfabetizar e Letrar
    2018 (Total: 4)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS E LIMITES APÓS AS DIRETRIZES
  • III Seminário Regional de Educação do Campo
  • NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: A EXPERIMENT(AÇÃO) DA DOCÊNCIA NO EXERCÍCIO DA MONITORIA ACADÊMICA
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E RESPEITO ÀS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2017 (Total: 1)
  • A ESCOLA BÁSICA E OS MOVIMENTOS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS: A ÉTICA EM QUESTÃO
    2016 (Total: 1)
  • CARTOGRAFANDO CONTEXTOS DE ESCOLAS DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL E FORMATIVA
    2013 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA AS CLASSES MULTISSERIADAS
    2012 (Total: 1)
  • ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL (ISSN 2238-9229)
    2011 (Total: 1)
  • O QUÊ DUAS PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO RURAL TÊM PARA NOS CONTAR? LEMBRANÇAS DE VIDA, HISTÓRIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS
    2009 (Total: 3)
  • APONTAMENTOS PERTINENTES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIRA
  • III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES FRENTE À HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO (ISSN 2176-7653)
  • SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA
    2008 (Total: 3)
  • Como nos tornamos professores? Uma experiência acerca dos processos de formação com alunos do curso de Geografia - UFSM (ISSN 19806744)
  • Docência no ensino superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo
  • Formação Inicial de Professores: reflexões sobre a elaboração da proposta de estágio (ISSN 19806744)
    2013 (Total: 1)
  • PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID, PRÓ-CONSELHO, PRADIME, PNAIC E PRÓ-INFÂNCIA
    2012 (Total: 1)
  • RELATÓRIO TÉCNICO E PRESTAÇÃO DE CONTAS - CNPQ
    2011 (Total: 2)
  • MEMÓRIAS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2010 (Total: 1)
  • MEMÓRIAS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
    2009 (Total: 3)
  • II CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A ESCOLA QUE PROTEGE
  • III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES FRENTE À HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
  • MEMÓRIAS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
    2008 (Total: 2)
  • I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A ESCOLA QUE PROTEGE
  • NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) DA REGIÃO DE SANTA MARIA - RS
    2007 (Total: 1)
  • NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) DA REGIÃO DE SANTA MARIA ? RS (Relatório Parcial)
    2005 (Total: 1)
  • Divulgação de Alternativas para o Uso Racional dos Recursos Hídricos nas escolas do Bairro Perpétuo Socorro em Santa Maria
    2018 (Total: 1)
  • II SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR: MOVIMENTOS DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOTURNO
    2010 (Total: 1)
  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - PRÓ-LETRAMENTO
    2009 (Total: 2)
  • MEMÓRIAS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
  • NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO DE CARTILHAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) DA REGIÃO DE SANTA MARIA - RS
    2008 (Total: 1)
  • MEMÓRIAS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO SOBRE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL/RS
    2023 (Total: 3)
  • AVALIADOR JUNTO À PROGRAD - EDITAL N. 16/2023/PROGRAD/PROLICEN
  • AVALIADOR(A) DA SELEÇÃO DE TRABALHOS e AVALIADOR(A) DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
  • COMISSÃO DE CONSULTA PÚBLICA - COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO SUBSTITUTA DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO /UFSM
    2022 (Total: 1)
  • COMISSÃO CINETÍFICA DO XII COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES - 'AS (GEO)TECNOLOGIAS E AS (MÚLTIPLAS) CARTOGRAFIAS ESCOLARES NA CONTEMPORANEIDADE
    2021 (Total: 2)
  • COMISSÃO CIENTÍFICA DO I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (I CLEG)
  • GRUPO DE TRABALHO (GT) PARA A REESTRUTURAÇÃO E ACESSIBILIDADE DO ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFSM
    2018 (Total: 3)
  • AVALIADORA DE TRABALHOS NA COMISSÃO CIENTÍFICA
  • COORDENADOR DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO
  • COORDENADORA DE GRUPO DE DIÁLOGO
    2016 (Total: 2)
  • AVALIADOR DE TRABALHOS DA 31 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA
  • IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL, X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UFSM
    2014 (Total: 2)
  • APOIO TÉCNICO DE APOIO À COORDENAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
  • AVALIADOR DE TRABALHOS DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL
    2012 (Total: 1)
  • MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA PROFITECS 2012
    2011 (Total: 2)
  • AVALIADOR DE TRABALHOS DA JAI/UFSM 2011
  • COORDENADOR DE ESTANDE JAI/CE/UFSM
    2023 (Total: 2)
  • PARECER 011/2023 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 019/2023 - COMEPE/UFSM
    2022 (Total: 7)
  • PARECER 005/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 015/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 016/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 017/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 018/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 034/2022 - COMEPE/UFSM
  • PARECER 042/2022 - COMEPE/UFSM
    2021 (Total: 6)
  • AVALIADORA DA SELEÇÃO DE TRABALHOS
  • AVALIADORA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
  • COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CE
  • COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CE - PARECER N. 14/2021
  • COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSM
  • PARECERISTA REVISTA EDUCAÇÃO (UFSM)
    2020 (Total: 2)
  • AVALIADORA DA SELEÇÃO DE TRABALHOS DA 35 JAI
  • PARECERISTA REVISTA EDUCAÇÃO (UFSM)
    2019 (Total: 2)
  • COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CE
  • COMISSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CE
    2018 (Total: 1)
  • COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CE
    2015 (Total: 2)
  • AVALIADOR DE TRABALHOS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR E DA IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM
  • PARECERISTA
    2014 (Total: 2)
  • AVALIADOR DE TRABALHOS DE COMISSÃO CIENTÍFICA
  • AVALIADOR DO IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, o II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, a VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional e a II Semana Acadêmica do Centro de
    2011 (Total: 1)
  • PARECERISTA "AD HOC" DA REVISTA GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA
    2011 (Total: 2)
  • IV SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, HISTÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL
  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - PRÓ-LETRAMENTO

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM ENCONTRO COM OS PROCESSOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ATIVAS E REFLEXIVAS NA PROFISSÃO
    2021 (Total: 3)
  • A MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS FRAGILIDADES DO ENSINO REMOTO: COMO SE CONSTITUI A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
  • A simbiose possível: a inspiradora história de vida de Ana Primavesi
  • A vulnerabilidade social escolar e a pandemia da COVID -19: um estudo de caso no município de Agudo/RS
    2020 (Total: 2)
  • AS TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA DO CAMPO DE ARROIO GRANDE: UM ESTUDO DE CAMPO COM INTERFACE AOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
  • POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS LICENCIATURAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS ATUALIDADES ÀS PERSPECTIVAS
    2019 (Total: 7)
  • A (IN)DISSOCIABILIDADE ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPRESSÕES A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES LEGAIS E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • A DIVERSIDADE DAS ESPACIALIDADES NA EDUCACAO INFANTIL: APRENDENDO COM AS DIFERENTES LINGUAGENS
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • MEMÓRIA, ESPAÇO E PERTENCIMENTO: CONTEXTOS DE SALA DE AULA
  • Práticas pedagógicas e a formação transformadora: fundamentos e metodologias
  • REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES
  • TURMAS MULTI-IDADES NA EDUCACAO INFANTIL: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
    2018 (Total: 5)
  • DAS TESSITURAS DO BRINCAR: UM OLHAR SOBRE O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ESCOLA E FAMÍLIA: UMA IMPORTANTE E NECESSÁRIA RELAÇÃO
  • INFÂNCIAS: os sentidos e o respeito à diversidade da vida das crianças do/no campo
  • QUANDO SE MANTEM UMA ESCOLA VIVA E ABERTA: PROTAGONISMOS DAS COMUNIDADES DO INTERIOR DE IBARAMA/RS
  • Vivências extracurriculares e os atravessamentos no estágio supervisionado: trajetos acadêmicos, trajetos profissionais
    2017 (Total: 3)
  • DAS HISTÓRIAS E DOS CAMINHOS VIVIDOS: UMAS TANTAS SÃO POESIAS, OUTRAS TANTAS... LITERATURAS
  • O DESENHO DA CRIANÇA E A ALFABETIZAÇÃO: TESSITURAS POSSÍVEIS
  • ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE: A INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR, CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
    2016 (Total: 5)
  • ARQUITETURA ESCOLAR E O ENSINO APRENDIZAGEM : A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM QUESTÃO
  • CICLOS DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA MUDANÇA POSSÍVEL
  • FAMILIA E ESCOLA: um recorte pelo viés da Teoria do Imaginário Social
  • MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o contexto da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi em Santa Maria/RS
  • MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: interfaces no Ensino Superior
    2015 (Total: 8)
  • A AFETIVIDADE
  • A AFETIVIDADE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • Agressividade Infantil: reflexões a partir de vivências/experiências escolares
  • Educação Especial: um olhar reflexivo sobre a realidade da inclusão escolar
  • FAMÍLIA E ESCOLA ? UM OLHAR PARA O COTIDIANO ESCOLAR
  • Interlocuções entre a educação formal e quilombola: o legado das mulheres da Comunidade Linha Fão ? Sítio Novo de Arroio do Tigre/RS
  • PNAIC - LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITORES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SOBRADINHO/RS
  • Recursos Midiáticos: Uma leitura a partir dos desenhos animados e dos contos infantis
    2014 (Total: 1)
  • PRÁTICAS SINGULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTITUINDO-SE AUTORA DE UMA HISTÓRIA DE VIDA
    2011 (Total: 2)
  • AS CONCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE DUAS PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS DE RESTINGA SECA/RS: UM ESTUDO DE CASO
  • PRÓ-LETRAMENTO: CONCEPÇÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA VISÃO DE UMA ALFABETIZADORA RURAL