Mariglei Severo Maraschin

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 3)
  • Apresentação do livro Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - 3 volume (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36878-trabalho-pedagogico-na-educacao-profissional-e-tecnologica-em-diferentes-contextosbrdesafios-e-reflexoes-volume-3)
  • Apresentação do Livro Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul)
  • Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas (Múltiplas Abordagens no Ensino)
    2021 (Total: 2)
  • Apresentação (Curso Normal: historicidade e desafios para o trabalho pedagógico na escola)
  • Apresentação do livro Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas emancipatórias (Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas emancipatórias)
    2023 (Total: 5)
  • doi ISSN DOCUMENTAL ANALYSIS STUDY BASED ON THE DOCUMENT OF BLENDED EDUCATION IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL (REVISTA International Journal of Human Sciences Research)
  • doi ISSN Ensino superior remoto e as políticas de enfrentamento a pandemia de COVID-19 na Universidade Federal de Santa Maria (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
  • doi ISSN Os encaminhamentos teórico-metodológicos nas pesquisas em educação e as abordagens da pandemia da covid-19 (PEER REVIEW)
  • ISSN Realidade da Educação Especial nas escolas vinculadas da da Universidade Federal de Santa Maria (Faculdade Sant'Ana em Revista)
  • ISSN Remote higher education and policies to confront the COVID-19 pandemic at the Federal University of Santa Maria (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
    2022 (Total: 8)
  • doi ISSN Apontamentos sobre a EJA: análise do fluxo de vagas e o acesso no RS, interfaces de um período de negação e de direitos. (CONJECTURAS)
  • doi ISSN Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid (Horizontes)
  • ISSN GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE PRÁXIS NA E PÓS-PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM PESQUISA NA EJA EPT (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • doi ISSN Mulheres na Educação Profissional: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos (Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB)
  • doi ISSN MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos (Revista Plurais)
  • doi ISSN QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM? (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • doi ISSN Trabalho pedagógico na EJA EPT: considerações com base em estudo de uma realidade (ROTEIRO (UNOESC))
  • doi ISSN Um estudo sobre a oferta e inscrições na EJA EPT: uma análise no RS. (CIÊNCIA E INOVAÇÃO DO IF FARROUPILHA)
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN EJA ? EPT: a pandemia do COVID-19 e o agravamento da crise capitalista (EJA em Debate)
  • ISSN EJA EPT POLICIES IN BRAZIL: ASCENSION, STAGNATION, AND SILENCE (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Políticas de EJA EPT no Brasil: ascensão, estagnação e silenciamento (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN POLÍTICAS EJA EPT EN BRASIL: ASCENSIÓN, ESTAGNACIÓN Y SILENCIO (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 6)
  • doi ISSN -Queremos ser sujeitos do sistema educacional-: as implicações do Trabalho Pedagógico na Permanência e Êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica (EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS)
  • doi ISSN A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS (REVISTA TRANSMUTARE)
  • doi ISSN A política de educação de adultos integrada à educação profissional no Brasil: das políticas às práticas. (HOLOS (NATAL. ONLINE))
  • doi ISSN ENSINO MÉDIO INTEGRADO - DIÁLOGOS ENTRE A IMPLEMENTAÇÃO E PESQUISAS (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
  • doi ISSN ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS (PRÁXIS EDUCACIONAL)
  • ISSN Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
    2019 (Total: 6)
  • ISSN A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção: uma análise do perfil do estudante (TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG)
  • ISSN Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja (Reflexión Académica en Diseño y Comunicación)
  • ISSN ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS DO APLICATIVO SILABANDO (Redin Revista Educacional Interdisciplinar)
  • doi ISSN Programa de Apoio Pedagógico: contribuições para a aprendizagem matemática de alunos do CTISM/UFSM e para a formação inicial de professores (TANGRAM - Revista de Educação Matemática)
  • ISSN Trabalho Pedagógico na EJA/EPT na perspectiva do currículo integrado (CONTRAPONTOS (ONLINE))
  • ISSN XENUBI: ASPECTOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Redin Revista Educacional Interdisciplinar)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN Construção de uma política pública de educação a distância no Brasil: do global ao local (REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO DO IF FARROUPILHA)
  • ISSN Ensino Médio Integrado como Alternativa para o Ensino Médio: Experiências de um Curso Técnico em Eletrotécnica (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN Desafios da Educação Profissional: por um trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado (REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO DO IF FARROUPILHA)
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN A formação de educadores do campo em consonância com o contexto socioambiental do Vale Jaguari/RS (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
    2007 (Total: 2)
  • ISSN Formação do professor: um processo inacabado (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Formação do Professor: algumas reflexões coletivas (Educere et Educare)
    2006 (Total: 2)
  • ISSN A educação de Jovens e Adultos: uma modalidade de ensino para a suplência ou formção integral do indivívuo (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação de jovens e adultos (EDUCAÇÃO (UFSM))
    2005 (Total: 1)
  • Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de Professores de EJA (Amem)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Aprender Ensinando: percepções sobre o aprender a aprender (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas)
    2021 (Total: 1)
  • ISSN Políticas de EJA EPT no Brasil: ascensão, estagnação e silenciamento (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2023 (Total: 19)
  • A EJA EPT no CTISM: um estudo para além da pandemia COVID19 (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • A formação docente frente à inclusão na Educação Profissional (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
  • A oferta da Educação Profissional na Rede Estadual e os governos do Rio Grande do Sul: uma análise de cinco décadas (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
  • Análise das propostas de currículos de cursos de Ensino Médio Integrado na Região Central do RS (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
  • APRESENTANDO CONCEITUALMENTE POLÍTICAS PÚBLICAS (Geopolítica e debates emergentes em política, economia, religião e cultura)
  • As intefaces da pesquisa sobre o Programa Permanência e Êxito em um Instituto Federal e o Trabalho Pedagógico (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • As pesquisas sobre EJA EPT ? Formação Continuada: da redução à necessidade de novos estudos (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
  • De estudante a professora: em defesa do Trabalho Pedagógico Crítico (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • EJA e EJA EPT na atual conjuntura: disputas, embates e perspectivas (Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Contrareforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas)
  • doi GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DOS DIRETORES DA EPT NUMA ESCOLA FEDERAL DA REGIÃO CENTRAL-RS (Gestão Escolar: olhares que transformam)
  • Implicações da Reforma do Ensino Médio no Trabalho Pedagógico dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Contrareforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas)
  • Movimentos de Educação Especial nas Escolas Públicas de Ensino Médio Técnico de Santa Maria (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • O Curso Normal e a Educação Profissional e Tecnológica: entre aproximações e distanciamentos (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • O processo de Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: exepriências de uma instituição (A educação enquanto fenômeno social: políticas educacionais e o saber e o fazer educativos 3)
  • Os reflexos da pandemia na vida do trabalhador-estudante: entre novos e velhos desafios (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • Política de Educação Profissional no RS: as propostas e as ações para Rede Estadual de Educação, nos governos de Triches (1971) a Leite (2021) (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • Políticas de Ações Afirmativas e de permanência dos estudantes com deficiências nos Campi do IFFAR (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
  • Trabalho Pedagógico Crítico: compromisso da gestão da Educação Profissional e Tecnológica (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 4)
  • Uma análise da política de EJA EPT: a voz dos estudantes do curso Técnico em Cozinha (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
    2022 (Total: 3)
  • Ensino Remoto Emergencial e os desafios da EJA EPT (Texos e Contextos de ensino, pesquisa e extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19 - desafios da docência)
  • Reflexões sobre Trabalho Pedagógico a partir do relato de uma professora estreante (Texos e Contextos de ensino, pesquisa e extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19 - desafios da docência)
  • doi Trabalho Pedagógico crítico em disputa na Educação Profissional (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 3)
    2021 (Total: 5)
  • A pesquisa sobre educação profissional: olhares sobe os grupos e os trabalhos produzidos (PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL: desafios e perspectivas)
  • Reflexões acerca do PROEJA - CTISM me tempos de pandemia (Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões)
  • Trabalho pedagógico com os estudantes: experiência da avaliação por meio de podcast no curso de segurança de trabalho (Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões)
  • doi Trabalho Pedagógico e tecnologias educacionais: uma análise dos movimentos de sentidos nos discursos de professores (Formação de profesores: políticas públicas e tecnologias educacionais)
  • Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e a pandemia: a confirmação da negação do pedagógico (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões)
    2020 (Total: 11)
  • A historicidade da política de inclusão Ação TECNEP: início, ápice e declínio (Políticas na Educação Profissional: historicidade e realidades)
  • A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um olhar para os Ifs do Rio Grande do Sul (Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas.)
  • A política dos cursos técnicos subsequentes na produção dos sentidos do trabalho (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • As concepções sobre o fracasso escolar, a permanência e o êxito na educação profissional e tecnológica (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • As perspectivas sociais e psicológicas sobre o trabalho pedagógico e as implicações na permanência dos estudantes do IF Farroupilha (Práticas em Psicologia Escolar: do ensino técnico ao superior)
  • Educação a distância como possibilidade de acesso à educação profissional e tecnológica no CTISM/UFSM (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • O PRONATEC e possíveis caminhos à políticas educacional (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • Os cursos técnicos subsequentes na rede estadual do RS: notas sobre a realidade (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • Política do PROEJA no IFFAR - Campus Santo Augusto: olhar docente sobre o trabalho pedagógico nas práticas profissionais integradas (Políticas na Educação Profissional: historicidade e realidades)
  • Políticas de ensino médio integrado: conhecendo a realidade do CTISM (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
  • Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: da negação do pedagógico ao trabalho pedagógico crítico (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões)
    2019 (Total: 3)
  • doi A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO EM DISPUTA (Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 5)
  • doi EDUCAÇÃO POSTURAL: UM ESTUDO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR-ESTUDANTE DO PROEJA/CTISM/UFSM (Alicerces e Adversidades das Ciências da Saúde no Brasil 3)
  • doi O TRABALHADOR-ESTUDANTE DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ - O QUE BUSCAM NA EPT? (Formação, Prática e Pesquisa em Educação)
    2016 (Total: 1)
  • Políticas públicas: revisitando conceitos e relações com o campo educacional (Políticas Públicas de Educação)
    2015 (Total: 1)
  • A proposta, implementação e desafios da formação continuada em Educação Prisional (Educação Prisional: movimentos na luta por educação e trabalho)
    2014 (Total: 1)
  • A Gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma realidade (Qualidade e interlocuções com as políticas públicas e gestão da educação)
    2012 (Total: 3)
  • A Formação de Professores para o PROEJA nos Institutos Federais do Rio Grande do Sul: algumas reflexões (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
  • Apresentação: Formação Docente (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
  • As reuniões pedagógicas como espaços de formação continuada para os sujeitos da EJA e PROEJA (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
    2010 (Total: 5)
  • A visão dos gestores sobre a implantação do PROEJA FIC (PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada)
  • Prólogo do livro PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada (PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada)
  • Prólogo do livro Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
  • PROEJA sob o olhar de seus sujeitos (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
  • PROEJA: um caminho possível para a escola estadual (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
    2009 (Total: 1)
  • PROEJA UNED JC: Construindo Diálogos Possíveis (Diálogos PROEJA: pluralidade, diferenças e vivências no sul do país)
    2019 (Total: 2)
  • Movimentos, mediações e implementação da política de inclusão - A ação TECNEP, início, ápice e declínio de uma política de inclusão em Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
  • Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: o PROEJA entre disputas, políticas e experiências
    2013 (Total: 1)
  • Grupo de Estudo e Pesquisas em PROEJA (GEPEJA): ações, reflexões e desafios
    2023 (Total: 2)
  • Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 4
  • Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional
    2022 (Total: 1)
  • doi Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 3
    2021 (Total: 4)
  • Apoio pedagógico em diferentes áreas do conhecimento: em perspectiva a educação profissional e tecnológica
  • Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões
  • doi PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL desafios e perspectivas
  • doi TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: desafios e reflexões ¿ volume 2
    2020 (Total: 2)
  • doi POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTORICIDADE E REALIDADES
  • Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões
    2015 (Total: 1)
  • Educação Prisional: movimentos na luta por educação e trabalho
    2012 (Total: 1)
  • Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA
    2010 (Total: 3)
  • PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada
  • Refletindo sobre PROEJA
  • Refletindo sobre PROEJA: produções do PROEJA Médio
    2023 (Total: 1)
  • Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica
    2021 (Total: 1)
  • Reiterando a importância da pesquisa, do curso e da obra: por uma política educacional que substancie cada vez mais a EJA e EJA EPT (Percursos Formativos: (re)significando memórias, aprendizagens e experiências de Gestão e de Didática na EJA - EPT)
    2017 (Total: 1)
  • Prefácio (Trabalho Pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos)
    2008 (Total: 1)
  • Que educação é esta? (Diário de Santa Maria)
    2004 (Total: 2)
  • Direito à Alfabetização (Diário de Santa Maria)
  • Vá com Deus! (Diário de Santa Maria)
    1999 (Total: 1)
  • Santa Maria corre perigo (Jornal A Razão)
    2001 (Total: 2)
  • Ação Profissional (Revista Nascimento Profissional)
  • Alfabetização: formação do novo cidadão (Revista Nascimento Profissional)
    2023 (Total: 5)
  • A Pedagogia para a EJA em tempos de obscurantismo (Seminário Nacional de Pedagogia)
  • As implicações da pandemia da covid-19 nas pesquisas em Educação: um estudo na realidade de um curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO ?Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes?)
  • Formação Docente: Estratégias pós período pandêmico da COVID-19 (XIII Seminário Internacional de la Red de Estudios de Trabajo Docente La Plata ? Argentina)
  • TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA NEGAÇÃO DO PEDAGÓGICO AO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO (Seminário Nacional de Pedagogia)
  • TRABALHO PEDAGÓGICO NA EPT: CARREIRA, SENTIDOS E DESAFIOS (41ª Reunião Nacional da ANPED)
    2022 (Total: 5)
  • A Gestão na EJA-EPT e os desafios do currículo integrado (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
  • A reforma do Ensino Médio e os reflexos na EJA-EPT Integrada (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
  • A Relevância da Comunicação e das Relações Humanas no PROEJA (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
  • EJA FIC Integrada - Percepções de uma realidade (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
  • PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM COMO PROMOTOR DA PERMANÊNCIA E DO ÊXITO NA EJA EPT (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
    2021 (Total: 2)
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS (I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
  • QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM? (I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
    2020 (Total: 1)
  • EJA E PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO E CONDIÇÕES DE ACESSO (XIII ANPED SUL: Educação: direito de todos e condição para a democracia)
    2019 (Total: 15)
  • A EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFISSIONAL COMO UM DIREITO DE TODOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS SUJEITOS PRIVADOS DA LIBERDADE (VIII Congresso Internacional da Educação)
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA (3 Compartilhando Saberes)
  • A HISTORICIDADE DA OFERTA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PELOS INSTITUTOS FEDERAIS: AVANÇOS OU RETROCESSOS? (3 Compartilhando Saberes)
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ACADÊMICOS DA UFSM (3 Compartilhando Saberes)
  • Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Conhecendo os alunos com Necessidades Educacionais Especiais que frequentam a Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal Santa Maria. (3 Compartilhando Saberes)
  • Desafios de acesso e permanência do sujeito estudante feminino do CTISM/UFSM (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional na Produção de Conhecimentos em Educação Profissional e Tecnológica)
  • Desafios para a implementação das políticas de EJA EPT no Brasil: realidade e distanciamentos (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional de A Produção de Conhecimento em Educação Profissional e Tecnológica)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: Ações desenvolvidas no Programa de Acompanhamento Pedagógico do CTISM-UFSM para melhoria da trajetória da vida escolar de seus estudantes (3 Compartilhando Saberes)
  • O CURSO NORMAL NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RS: TRAÇOS HISTÓRICOS NA ATUALIDADE (3 Compartilhando Saberes)
  • Política e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos integrada a educação profissional: a dialética das disputas (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional da Produção de Conhecimentos em Educação Profissional e Tecnológica)
  • POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM/UFSM (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO NORMAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC: a importância da pesquisa e extensão articulada a bolsa de iniciação cientifica (3 Compartilhando Saberes)
  • RETRATOS DO QUE VEJO: CAUSOS, MITOS E LENDAS DE SANTA MARIA-RS, UM ESTÍMULO À ESCRITA NO PROEJA. (3 Compartilhando Saberes)
  • VISITA TÉCNICA AO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE EM VENÂNCIO AIRES: TEORIA VERSUS PRÁTICA POSSÍVEL (3 Compartilhando Saberes)
    2018 (Total: 3)
  • Ações para permanência e êxito escolar na Educação Profissional e Tecnológica (2 Compartilhando Saberes)
  • EJA EPT NO CONTEXTO DOS IFs DO RIO GRANDE DO SUL (V ALFAEEJA ? ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
  • O Ensino Médio Integrado no CTISM/UFSM: quem são seus sujeitos? (2 Compartilhando Saberes)
    2017 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS (38 Reunião Nacional da ANPED)
    2016 (Total: 9)
  • A história da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em disputa (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional; X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional UFSM)
  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • As políticas públicas sobre gênero e a formação continuada de professores na Educação Profissional (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • Limites e Possibilidades na Formação Integrada (XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical; III Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha)
  • O Programa Permanência e Êxito num Instituto Federal e a interface com a formação de professores (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • PERSPECTIVAS DO PNE PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA (VIII SEMINÁRIO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO TRABALHO DOCENTE e PNE: Desafios à Valorização Profissional)
  • Políticas de permanência nos cursos técnicos PROEJA e subsequente ao Ensino Médio do CTISM (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • QUEM SÃO OS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO NO CTISM? (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • Um olhar reflexivo acerca do apoio pedagógico a um aluno surdo no âmbito do 'Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM-UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico'. (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
    2015 (Total: 3)
  • A Gestão na política do PROEJA (III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional da UFSM)
  • O projeto piloto de acompanhamento pedagógico dos estudantes do CTISM/UFSM (I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas,)
  • Os princípios que permeiam a relação entre a gestão escolar e a formação continuada de professores (III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional da UFSM)
    2014 (Total: 2)
  • A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO PROEJA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
  • Os estudantes do Ensino Médio integrado: reflexões para o campo da Educação e Trabalho (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
    2013 (Total: 2)
  • A Educação do Campo no Vale do Jaguari/RS: um projeto desafiador (V Congresso Internacional de Educação: as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora)
  • O Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: dificuldades de sua implantação (V Congresso Internacional de Educação)
    2012 (Total: 3)
  • A política do PROEJA e o projeto político pedagógico: reflexões para a prática de ensino (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL)
  • Do PROEJA ao PRONATEC: contradições e desafios (Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais)
  • Políticas Públicas: revisitando conceitos e relações com o campo educacional (Seminário ANPAE Região Sul)
    2011 (Total: 1)
  • O processo ensino e aprendizagem e a prática do currículo integrado no Instituto Federal Farroupilha (IV Congresso Internacional de Educação)
    2009 (Total: 2)
  • Reflexões sobre o PROEJA: dialogando com os sujeitos. (XI Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire)
  • Saberes necessários à prática educativa em PROEJA ? a experiência da especialização PROEJA/RS. (XI Fórum de leituras em Paulo Freire)
    2006 (Total: 4)
  • A formação continuada do professor da educação de jovens e adultos (8º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Formação de professores e desenvolvimento profissional na EJA: a investigação-ação como possibilidade de formação continuada (VI ANPED Sul)
  • Políticas de EJA na associação de municípios da região centro do Rio Grande do Sul (AMCENTRO) (VI ANPED Sul)
  • Uma proposta colaborativa na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (12ª Jornada Nacional da Educação)
    2005 (Total: 3)
  • Educação de Jovens e Adultos: quem forma o professor? (IV Congresso Internacional de Educação - A Educação Nas Fronteiras do Humano)
  • Formação Continuada na EJA: compartilhando saberes e experiências (7º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de professores de EJA (IX Escola de Investigação-Ação: conflitos e desafios)
    2023 (Total: 31)
  • A abordagem do Ensino Médio Integrado nas pesquisas Gaúchas (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • A evasão escolar em cursos Técnicos Subsequentes no CTISM (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • A EJA EPT em busca de acesso, permanência e êxito (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
  • A EJA-EPT (PROEJA FIC) como promotora de transformações no sujeito (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • A EJA/EPT, PROEJA e a Educação Profissional nos planos de governo do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2022 (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • A gestão escolar na EPT e os desafios das inquietações das Políticas Públicas: um estudo desenvolvido com os diretores da rede federal na região central- RS (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Acesso, permanência e êxito de estudantes em cursos Técnicos Subsequentes (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Apoio no ensino de Eletrotécnica para os Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes do CTISM (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Apoio pedagógico no CTISM: ações de inclusão e sucesso escolar (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Arte no Ensino Profissional e Tecnológico: um estudo sobre os trabalhos anteriores (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Currículo integrado, Educação Profissional e Ensino Médio: estudos anteriores (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Educação Profissional na Rede Estadual do RS: destacando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • EJA EPT como educação inovadora e transformadora: diálogo com a Educação Básica (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • EJA-EPT e o trabalho pedagógico: o quê as pesquisas dizem? (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
  • EJA/EPT como educação inovadora e transformadora com excelência: metas e objetivos (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Explorando Abordagens Inovadoras para o Ensino de Química (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Monitoria de matemática é ou não é importante para os cursos superiores do CTISM? (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Mulheres na área de TI (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • O apoio pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • O impacto da formação dos diretores na EPT: um estudo em cinco realidades das escolas federais da Região Central - RS (II SIGAEP - SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
  • O olhar sensível através do apoio pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • O PROEJA e a EJA-EPT na Rede Estadual do RS: por que não? (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
  • Os diferentes sujeitos da EJA EPT (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Panorama histórico das políticas da EPT no CTISM: desafios e possibilidades na gestão (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Pesquisas sobre a Educação Especial na Educação Profissional: como e onde está acontecendo (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • PROEJA: o que diz a Plataforma CAPES de Teses e Dissertações (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Relato de experiência no apoio pedagógico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) na disciplina de física (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Relatos de experiência da monitoria nas disciplinas de Desenho Técnico: estudo de caso dos estudantes na EJA-EPT do CTISM (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
  • Trabalho pedagógico na EJA EPT (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
  • TRANSFORMAÇÃO: Pesquisar para Transformar (II SIGAEP - SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
  • Uma análise sobre os fundamentos da legislação trabalhista na Educação Profissional (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
    2022 (Total: 21)
  • A estrada que me trouxe até aqui: relato de experiência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
  • A EJA EPT no contexto de avanços e retrocessos (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • A gestão escolar na Educação Profissional: um estudo no portal da CAPES (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • A psicologia escolar como elemento de coesão em uma escola técnica industrial integrada ao ensino médio (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • A utilização do Role Playing Game (RPG) no ensino da língua espanhola no nível médio e técnico e seu impacto no engajamento dos alunos (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • Apoio pedagógico no CTISM: cursos técnicos subsequentes e desafios da permanência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
  • Apoio Pedagógico de Informática no CTISM: Metodologia aplicada e relato das experiências (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • As práticas restaurativas como política pública na Educação Profissional e Tecnológica: primeiras aproximações (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • De Triches a Leite: a política de Educação Profissional na rede Estadual (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • EJA FIC Integrada - Percepções de uma realidade (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • Ensino e Aprendizagem de Matemática no CTISM: um relato de experiência pós pandemia (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • Monitoria de apoio pedagógico voltado a disciplinas focadas em eletricidade pós pandemia no CTISM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • Movimentos da inclusão para estudantes com necessidades educacionais especiais em três instituições da rede EPT (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • Movimentos de Educação Especial das escolas de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 6º JAI Externos)
  • O abono e a evasão escolar: um desafio na inclusão em EPT (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • O apoio pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • O Ensino Médio Integrado no IFSul - Campus Sapucaia do Sul: Uma análise de dados. (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • Política de reserva de vagas para pessoa com deficiência: uma análise dos impactos no quantitativo de vagas dos cursos do Colégio Politécnico da UFSM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
  • Potencialidades de formação e transformação oportunizadas pelo CTISM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
  • Projeto de Ensino: apoio pedagógico na área da mecânica. (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
  • Proposta para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas de física no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria: um relato de experiência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
    2021 (Total: 26)
  • A Formação de Professores que atuam na EJA EPT do RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • A OFERTA E INSCRIÇÕES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • A POLÍTICA DE EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA (VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional)
  • A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • A PSICOLOGIA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • APOIO PEDAGÓGICO EM INFORMÁTICA: AUXÍLIO DA PLATAFORMA DISCORD NA MONITORIA PARA ESTUDANTES DO COLÉGIO CTISM NO REDE (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • AS MULHERES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NO CONTEXTO DA EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E PERCEPÇÕES (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desafios e possiblilidades para o trabalho pedagógico dos professores na EJA EPT de um campus do IFFar (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação Profissional e Tecnológica: Potencialidades do Ensino Médio Integrado (II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia.)
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓLOGICA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES, DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO SUPERIOR (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA: REFERÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estratégias de apoio aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA) na modalidade online: um relato de experiência (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • ESTUDOS SOBRE AS MULHERES NA EPT: PESQUISAS SOBRE E SOBRE OS CURSOS SUBSEQUENTES (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES EJA/EPT CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MEDIANDO BARREIRAS E CONSTRUINDO A ACESSIBIIDADE (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • MOVIMENTOS DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • O CURSO NORMAL DA ATUALIDADE: EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino de jovens e adultos (EJA)-EPT nos EUA e no Brasil: uma análise comparativa (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO NO RENDIMENTO ACADÊMICO (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO E O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO. (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Organização de tempo e estudos: uma demanda decorrente do ensino rede durante a pandemia de covid-19 dos alunos da escola CTISM (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PANDEMIA E ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK NO CTISM (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Reflexões sobre a política de EJA EPT na pandemia: problematizando a assistência estudantil (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
  • TRABALHO PEDAGÓGICO E ESTUDOS DESENVOLVIDOS: A APLICABILIDADE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
  • UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE CURRICULAR NO FORMATO DE SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 19)
  • A FALTA DE ACESSIBILIDADE E O ELITISMO DA INFORMÁTICA ACENTUADOS PELA PANDEMIA: UM RELATO DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM MEIO AO REDE (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • A HISTORICIDADE DA AÇÃO TECNEP DO NACIONAL AO LOCAL (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • A OFERTA DO EJA-EPT NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO RIO GRANDE DO SUL (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADAS NO DECORRER DA PANDEMIA NO CONTEXTO DA EJA-EPT NO CTISM-UFSM (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • APOIO PEDAGÓGICO CTISM-UFSM: EJA-EPT E AS RELAÇÕES QUE PERPASSAM A PANDEMIA DA COVID 19 (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Curso Normal: educação profissional? (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MOVIMENTOS E DIALETICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • ENSINO REMOTO: AÇÕES DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE FÍSICA DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estudo Sobre Justiça Restaurativa na Educação Profissional (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • ESTUDANTE PROTAGONIZADOR DA EDUCAÇÃO INOVADORA E TRANSFORMADORA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE UMA DISCIPLINA TÉCNICA NO EJA-PT DURANTE A PANDEMIA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • Gamificação no ensino de Química: o uso do instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • GESTÃO DA EJA EPT NO CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
  • Movimentos do Trabalho Pedagógico na EJA EPT de um Campus do Instituto Federal Farroupilha: análises do planejamento (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • POLÍTICAS DE EJA EPT: OLHARES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA - RS (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PRESENÇA E PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIENCIA JUNTO AO HISTÓRICO DO CURSO NORMAL (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PROEJA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: Possibilidades com trabalho interdisciplinar (35 Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 20)
  • A INTEGRAÇÃO ENTRE MONITORES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO E ALUNOS DO CTISM-UFSM A PARTIR DA ?SEMANA DO ABRAÇO: UM ABRAÇO RECARREGA AS ENERGIAS? (12º Salão de Extensão)
  • Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja (Congreso para docentes, directivos, profesionales e instituciones de nivel medio y superior)
  • ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO APOIO PEDAGÓGICO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDANTE DO CTISM/UFSM DO ANO DE 2015 A 2019 (11ª Mostra de Ensino)
  • ANÁLISE DO CURRÍCULO DO PROEJA NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM): POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRADA (10º Salão de Pós-Graduação)
  • AULA INVERTIDA COM KAHOOT! NO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM: INNOVAÇÃO NA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA (11ª Mostra de Ensino)
  • Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico (10º Salão de Pós-Graduação)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM (11ª Mostra de Ensino)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS NO PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM (12º Salão de Extensão)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: Ações desenvolvidas no Programa de Acompanhamento Pedagógico do CTISM-UFSM para melhoria da trajetória de vida escolar de seus estudantes (11ª Mostra de Ensino)
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NOS EUA. (34º Salão de Iniciação Científica)
  • ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CTISM : REFLEXÕES DAS TURMAS EGRESSAS DE 2014 E 2019. (34º Salão de Iniciação Científica)
  • HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CURSO NORMAL: SENTIDOS, DESCRIÇÕES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO (4ª JAI JOVEM)
  • MAPEAMENTO PROEJA: OFERTA DE CURSOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL (34º Salão de Iniciação Científica)
  • O Ensino Médio Integrado no CTISM/UFSM: quem são os seus sujeitos? (Congreso para docentes, directivos, profesionales e Instituciones de nivel medio y superior)
  • PROEJA COMO EDUCAÇÃO INOVADORA E TRANSFORMADORA (34º Salão de Iniciação Científica)
  • PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA PSICOLOGIA (11ª Mostra de Ensino)
  • PROJETO DE ENSINO:APOIO PEDAGÓGICO NA ÁREA DE ELETROTÉCNICA (11ª Mostra de Ensino)
  • REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO CTISM-UFSM (11ª Mostra de Ensino)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PILOTO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO CTISM NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE PROEJA (11ª Mostra de Ensino)
  • RETRATOS DO QUE VEJO: CAUSOS, MITOS E LENDAS DE SANTA MARIA-RS, UM ESTÍMULO À ESCRITA NO PROEJA. (11ª Mostra de Ensino)
    2018 (Total: 13)
  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM O PROEJA/CTISM: ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO ACADÊMICO (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Compartilhando Saberes)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES REALIZADAS PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR COM ALUNOS DO CTISM-UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • ENSINO-APRENDIZAGEM E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL AOS ALUNOS DO CTISM-UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O APOIO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA MELHORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA DO CTISM/UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A CENTRALIDADE DO TEXTO-LEITOR (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CTISM/UFSM: QUEM SÃO SEUS SUJEITOS? (33 Salão de Iniciação Científica- 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • OS 10 ANOS NO PROEJA NO CTISM E SEU IMPACTO NA VIDA DOS ESTUDANTES (9 Salão da Pós-graduação)
  • OS SENTIDOS DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHADORES-ESTUDANTES DOS CURSOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ (9 Salão da Pós-graduação - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • POLÍTICA DE EJA EPT: AVANÇOS E RETROCESSOS NA VISÃO DE GESTORES DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (9 Salão da Pós-graduação - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM ? UFSM NA DISCIPLINA DE FÍSICA (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE ELETROTÉCNICA COM ALUNOS DO CTISM ? UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MECÂNICA DO CTISM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2017 (Total: 2)
  • A política institucional do IF Farroupilha de Permanência e Êxito (IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional)
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico (IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional:a produção do conhecimento em Educação Profissional)
    2016 (Total: 5)
  • A Ação TECNEP: política de Inclusão no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Ações Afirmativas: desafios e perspectivas no Ensino de Língua Inglesa no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desafios da Realidade socioeconomicocultural dos alunos do PROEJA e suas superações (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Estudantes do Ensino Médio Integrado do CTISM (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Permanência e Êxito de Jovens nos cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2015 (Total: 4)
  • A experiência de trabalho integrado no curso técnico em Eletrônica (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dialética das disputas: os sentidos do trabalho, da tecnologia no trabalho pedagógico do PROEJA (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino Médio Integrado na UFSM: quem são seus sujeitos? (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto de extensão laboratório de WEBTV e Educação: relatos de itinerários formativos (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 1)
  • Os cursos PROEJA no Instituto Federal Farroupilha (II Mostra da Educação Profissional e Tecnológica)
    2010 (Total: 3)
  • Licenciatura em Química aprende com o PROEJA (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em PROEJA)
  • PROEJA FIC em Júlio de Castilhos: mudanças para a educação do município, na visão dos gestores (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em PROEJA)
  • Sujeitos do PROEJA (Fórum Estadual de Pesquisas e experiências em PROEJA)
    2007 (Total: 1)
  • Formação de professores na educação de Jovens e adultos: uma proposta humanizadora e colaborativa (II Congresso Internacional da Educação)
    2006 (Total: 2)
  • Desenvolvimento profissional na Educação de Jovens e Adultos (VII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Uma experiência em formação continuada de professores na educação de jovens e adultos (Jornada Acadêmica Integrada)
    2005 (Total: 5)
  • Compartilhando desenvolvimento profissional: uma experiência na Educação de Jovens e Adultos (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Construindo saberes sobre Educação de Jovens e Adultos e Formação Continuada de Professores (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
  • Educação de Jovens e adultos: pensando a formação de professores (I Congresso Internacional de Educação)
  • Educação para uma cultura de solidariedade e paz: aprendendo coletivamente (I Congresso Internacional de Educação)
  • EJA: entre a cidadania e o mundo do trabalho (I Congresso Internacional de Educação)
    2004 (Total: 3)
  • Educação de Jovens e Adultos: uma construção coletiva (10ª Jornada Nacional de Educação)
  • Investigação-ação na formação e práticas educativas de professores da EJA (10ª Jornada Nacional de Educação)
  • O aluno da EJA da Rede Municipal de Santa Maria: reflexões para a prática de educadores (V Congresso Internacional de Educação Popular)
    2003 (Total: 1)
  • A aprendizagem de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Santa Maria (9ª Jornada Nacional de Educação,)
    2002 (Total: 5)
  • Alfabetização em projeto (III Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
  • Alfabetizando por meio de Projetos (6º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência,)
  • Aprender a aprender: competência a ser desenvolvida (8ª Jornada Nacional de Educação)
  • Percepções sobre o Aprender a Aprender (6º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Respeitando as diferenças e construindo a paz (8ª Jornada Nacional de Educação)
    2001 (Total: 3)
  • A importância do Pedagogo como profissional. Uma nova competência nas organizações (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Percepções sobre o aprender a aprender (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Software educativo Dona Lagarta Pipoca (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
    2000 (Total: 4)
  • Educação. Professor. Esperança (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • O que é Esperança? (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Pedasite (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Reflexões sobre Alfabetização de Adultos (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    1999 (Total: 3)
  • A importância da Literatura infantil para o desenvolvimento da criança (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
  • Literatura Infantil X Família (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Mitos em torno dos jogos: reflita sobre eles (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
    1998 (Total: 1)
  • Ambiente como estimulador da descoberta na creche (II Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
    2023 (Total: 10)
  • A diversidade dos sujeitos da EJA EPT (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • A Educação de Jovens e Adultos e a política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais? (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Acesso, permanência e êxito dos estudantes em cursos técnicos subsequentes: Análise de estudos anteriores (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Encontros Nacionais da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal: movimentos de defesa, discussões e reflexões (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Experiências vividas no Apoio Pedagógico do CTISM e suas potencialidades para o ensino pós-pandemia: pelo olhar da voluntária e da docente em Química (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Gestão escolar na EPT: o desafio das mudanças tecnológicas (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Grupo de Trabalho em EJA EPT e Gestão na EPT: uma experiência transformadora (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Letramento Literário na Leitura e Produção de Crônicas na EJA EPT: um relato de experiência (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • O Ensino Médio Integrado e o Mundo do Trabalho: potencialidades e vivências (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
  • Trabalho Pedagógico Autotransformador: uma experiência em pesquisa na EJA EPT (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
    2018 (Total: 1)
  • O TRABALHADOR-ESTUDANTE DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ - O QUE BUSCAM NA EPT? (XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
    2014 (Total: 2)
  • Quem são os estudantes do Ensino Médio Integrado em Mecânica CTISM - 2014 (IX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Quem são os estudantes do Ensino Médio Integrado Eletrotécnica CTISM - 2014? (IX Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2001 (Total: 1)
  • Organização e editoração da Revista Nascimento Profissional, ano I, nº 1
    2009 (Total: 1)
  • PROEJA UNED JC: construindo diálogos possíveis
    2011 (Total: 1)
  • XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: a Educação e o Saber dos Povos da Natureza
    2010 (Total: 1)
  • Encontro Nacional PROEJA FIC: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS
    2007 (Total: 1)
  • II Congresso Internacional da Educação "Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada - Enfoque: Violência Social
    2005 (Total: 1)
  • Participação da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Educação
    2023 (Total: 1)
  • VI Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
    2022 (Total: 1)
  • V Encontro Nacional da EJA EPT
    2021 (Total: 2)
  • III Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
  • IV Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
    2020 (Total: 3)
  • I Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - Pesquisas em Educação Profissional e tecnológica: desafios e perspectivas
  • III Encontro Nacional de EJA EPT (PROEJA)
  • III Seminário sobre Educação profissional e Tecnológica
    2016 (Total: 1)
  • VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Trabalho docente e PNE: desafios à valorização profissional
    2015 (Total: 1)
  • I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas
    2012 (Total: 1)
  • Colóquio sobre Currículo Integrado e o Trabalho como princípio educativo
    2011 (Total: 1)
  • Encontro de Estudantes PROEJA no IF Farroupilha
    2010 (Total: 2)
  • Encontro Estadual de Estudantes PROEJA do Rio Grande do Sul
  • II Seminário Estadual da Especialização PROEJA: Pólo Rio Grande do Sul
    2001 (Total: 1)
  • Palestra Prepare-se para mudar na era do conhecimento
    2012 (Total: 1)
  • Saberes Docentes e Mundo do Trabalho
    2011 (Total: 2)
  • Avaliação em PROEJA
  • Perspectivas históricas e desafios atuais na EJA e na Educação Profissional
    2010 (Total: 2)
  • Palestra Desafios e Perspectivas de EJA e PROEJA no contexto educacional brasileiro
  • Quem são os sujeitos do PROEJA?
    2009 (Total: 2)
  • Conhecendo o PROEJA FIC (Documento Base, Histórico da EJA e do PROEJA e Função Social
  • Curso de Educação Infantil
    2005 (Total: 3)
  • Mini - Curso: EJA: entre a cidadania e o mundo do trabalho no I Congresso Internacional de Educação
  • Palestra sobre Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos para os professores da EJA das escolas estaduais na URCAMP - São Gabriel
  • Relato de Experiência de Pesquisa em EJA para o Curso de Especialização Em Gestão Educacional - UFSM
    2003 (Total: 2)
  • Palestra sobre o tema EJA - Educação de Jovens e Adultos: desafio de sua implantação: reorganização escolar para superar a evasão e incentivar o retorno dos alunos afastados no Curso de Formação Continuada Fazer Educativo Dinâmico numa parceria com Profi
  • Palestra sobre o tema Um novo olhar sobre a aprendizagem da EJA proferida no dia 14 de outubro no I Curso de Formação Continuada, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta
    2001 (Total: 1)
  • Palestras ministradas no Curso sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho para a CIPA na Sociedade Vicente Pallotti com os temas Relações Interpessoais, Motivação e Ética
    2023 (Total: 1)
  • Trabalho Pedagógico na EPT: carreira, sentidos e desafios
    2021 (Total: 25)
  • A Formação de Professores que atuam na EJA EPT do RS
  • A OFERTA E INSCRIÇÕES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS
  • A POLÍTICA DE EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA
  • A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA
  • A PSICOLOGIA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA.
  • APOIO PEDAGÓGICO EM INFORMÁTICA: AUXÍLIO DA PLATAFORMA DISCORD NA MONITORIA PARA ESTUDANTES DO COLÉGIO CTISM NO REDE
  • AS MULHERES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS
  • CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NO CONTEXTO DA EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E PERCEPÇÕES
  • Desafios e possiblilidades para o trabalho pedagógico dos professores na EJA EPT de um campus do IFFar
  • Educação Profissional e Tecnológica: Potencialidades do Ensino Médio Integrado
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓLOGICA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES, DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO SUPERIOR
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA: REFERÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
  • Estratégias de apoio aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA) na modalidade online: um relato de experiência
  • ESTUDOS SOBRE AS MULHERES NA EPT: PESQUISAS SOBRE E SOBRE OS CURSOS SUBSEQUENTES
  • EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES EJA/EPT CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA. Status
  • IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MEDIANDO BARREIRAS E CONSTRUINDO A ACESSIBIIDADE
  • O CURSO NORMAL DA ATUALIDADE: EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA
  • O Ensino de jovens e adultos (EJA)-EPT nos EUA e no Brasil: uma análise comparativa
  • O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO NO RENDIMENTO ACADÊMICO
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO E O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
  • Organização de tempo e estudos: uma demanda decorrente do ensino rede durante a pandemia de covid-19 dos alunos da escola CTISM
  • PANDEMIA E ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK NO CTISM
  • Reflexões sobre a política de EJA EPT na pandemia: problematizando a assistência estudantil
  • TRABALHO PEDAGÓGICO E ESTUDOS DESENVOLVIDOS: A APLICABILIDADE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS
  • UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE CURRICULAR NO FORMATO DE SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
    2020 (Total: 18)
  • 'A HISTORICIDADE DA AÇÃO TECNEP DO NACIONAL AO LOCAL
  • 'A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO
  • A FALTA DE ACESSIBILIDADE E O ELITISMO DA INFORMÁTICA ACENTUADOS PELA PANDEMIA: UM RELATO DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM MEIO AO REDE
  • Ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no decorrer da pandemia no contexto da EJA EPT no CTISM-UFSM
  • APOIO PEDAGÓGICO CTISM-UFSM: EJA-EPT E AS RELAÇÕES QUE PERPASSAM A PANDEMIA DA COVID 19
  • Conhecendo a pluralidade dos discentes do Ensino Médio Integrado do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM
  • Curso Normal: educação profissional?
  • ENSINO REMOTO: AÇÕES DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE FÍSICA DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
  • Estudante protagonizador da Educação Inovadora e Transformadora
  • ESTUDO SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • Experiências e estratégias de uma disciplina técnica na EJA-EPT durante a pandemia
  • GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Gestão da EJA EPT no CTISM em tempos de pandemia
  • MOVIMENTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA EPT DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: ANÁLISES DO PLANEJAMENTO
  • POLÍTICAS DE EJA EPT: OLHARES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA - RS
  • PRESENÇA E PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIENCIA JUNTO AO HISTÓRICO DO CURSO NORMAL
  • PROEJA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19
  • USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES COM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
    2019 (Total: 5)
  • A EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFISSIONAL COMO UM DIREITO DE TODOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS SUJEITOS PRIVADOS DA LIBERDADE
  • A relação entre a evasão e a permanência dos sujeitos vinculados ao PROEJA no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
  • Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja
  • Movimentos do Trabalho Pedagógico: do planejamento à práxis
  • Política de Inclusão em EPT: uma análise da implementação de seus pilares
    2018 (Total: 4)
  • O trabalho pedagógico no PROEJA do Campus Santo Augusto
  • Os saberes dos trabalhadores e suas interfaces com a Educação Profissional
  • Política do PROEJA: avanços e retrocessos na visão de gestores de um Campus do Instituto Federal
  • Programa Postural para o PROEJA: práticas para a saúde do trabalhador-estudante
    2017 (Total: 10)
  • A política institucional do IF Farroupilha de Permanência e Êxito
  • Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFAR Campus São Vicente do Sul
  • Apoio Pedagógico em Informática para alunos do Colégio CTISM
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS
  • Pensando a saúde mental no Ensino Médio Técnico: um relato de experiência
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: atividades da área de Geografia
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: atividades da área de Química
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico de disciplinas das áreas eletrotécnica e eletromecânica com estudantes dos cursos técnicos do CTISM/UFSM.
  • Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico: um relato de experiência com alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - UFSM na área de Linguagens
    2016 (Total: 7)
  • Acompanhamento pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
  • As políticas públicas sobre gênero e a formação continuada de professores na Educação Profissional
  • O Programa Permanência e Êxito num Instituto Federal e a interface com a formação de professores
  • PERSPECTIVAS DO PNE PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA
  • Políticas de Permanência nos cursos técnicos PROEJA e subsequentes ao Ensino Médio do CTISM
  • Quem são os sujeitos do Ensino Médio do CTISM?
  • Um olhar reflexivo acerca do apoio pedagógico a um aluno surdo no âmbito do Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico
    2015 (Total: 1)
  • O projeto piloto de acompanhamento pedagógico dos estudantes do CTISM/UFSM
    2014 (Total: 3)
  • A (in)efetividade do direito a educação nas prisões: olhando a partir do Rio Grande do Sul
  • A Educação de Jovens e Adultos pós LDB
  • Os estudantes do ensino médio integrado: reflexões para o campo da educação e trabalho
    2013 (Total: 4)
  • As experiências de implementação do Ensino Médio integrado: a visão dos gestores das instituições federais da região central do RS
  • Educação do Campo no Vale Jaguari/RS: um projeto desafiador
  • O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: dificuldades de sua implantação
  • Reflexões a partir da pesquisa PROEJA
    2012 (Total: 2)
  • A pesquisa como instrumento de gestão no contexto das políticas públicas: a experiência do GEPEJA do IF Farroupilha
  • As Licenciaturas e o PROEJA no IF Farroupilha
    2011 (Total: 3)
  • Experiência de Prática Profissional Integrada da Licenciatura em Química
  • Os cursos PROEJA no Instituto Federal Farroupilha
  • PROEJA e Licenciatura nos Institutos Federais: Diálogo, construção e formação docente
    2010 (Total: 4)
  • A realidade do PROEJA no RS: olhando a partir de seus sujeitos
  • Eixos Temáticos e Projeto Integrador propiciando o currículo integrado
  • Licenciatura em Química aprende com o PROEJA
  • PROEJA FIC em Júlio de Castilhos: mudanças para a Educação do município, na visão dos gestores
    2009 (Total: 1)
  • Mulheres: uma cartilha social
    2008 (Total: 1)
  • Aprender colaboartivamente: uma experiência na formação de professores na EJA
    2005 (Total: 2)
  • Educação de jovens e adultos: pensando a formação de professores
  • Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de Professores da EJA
    2021 (Total: 1)
  • Os desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia
    2016 (Total: 1)
  • Painel Trabalho pedagógico na escola
    2014 (Total: 1)
  • Educação Profissional: desafios e perspectivas
    2013 (Total: 6)
  • A Gestão na perspectiva da EJA e da Educação do Campo
  • Apresentação das pesquisas
  • Atividade a Distância - construção de artigos
  • Construção de Projeto e Materiais Pedagógicos para EJA/PROEJA Prisional
  • Desafios do PROEJA
  • Seminário de Finalização do Módulo
    2011 (Total: 2)
  • Desafios da EJA e PROEJA
  • Luzes e Sombras na Educação
    2010 (Total: 1)
  • Minicurso PROEJA: gestão e construção de materiais pedagógicos
    2016 (Total: 1)
  • Possibilidades e limites nas práticas na Educação Popular ? intervenção na forma, conteúdo, gestão e função social
    2012 (Total: 1)
  • O ser humano e a construção do conhecimento
    2019 (Total: 1)
  • PROEJA
    2015 (Total: 1)
  • Os estudantes do Ensino Médio Integrado CTISM/UFSM
    2008 (Total: 1)
  • Mulheres Brasileiras: reflexões do cotidiano
    2004 (Total: 1)
  • Relato de Experiência: Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir dos alunos
    2001 (Total: 1)
  • Software educativo Dona Lagarta Pipoca
    2023 (Total: 1)
  • Comissão Científica do Livro Projeto EJA/EPT no IFRS: ações e reflexões
    2022 (Total: 1)
  • Apresentação do Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 4)
  • A política de inclusão nos Institutos do sul do país
  • Gestores da Educação Profissional e os sentidos de Trabalho Pedagógco
  • O trabalho do Educador Especial na Educação Profissional e Tecnológica
  • Transformações vivenciadas pelos estudantes que acessaram a política de EJA integrada ao Ensino Fundamental no município de Tupanciretã
    2022 (Total: 1)
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOSDORIO GRANDE DO SUL: QUE TIJOLOS A (DES)CONSTROEM?
    2021 (Total: 4)
  • A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA
  • CAMINHOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EJA EPT NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Do ocaso do Curso Normal à alvorada da Educação Profissional e Tecnológica: políticas educacionais e experiências de Santa Maria e Pelotas/RS
  • MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE OFERTAM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SANTA MARIA
    2020 (Total: 3)
  • MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: MOVIMENTOS NOS CURSOS SUBSEQUENTES DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
  • Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
  • POLÍTICA E TRABALHO PEDAGÓGICO DA EJA EPT: OLHARES SOBRE O CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA ? RS
    2019 (Total: 3)
  • Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
  • Educação Postural: um estudo de suas contribuições para a saúde do trabalhador-estudante do PROEJA
  • Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores estudantes
    2017 (Total: 2)
  • Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFAR Campus São Vicente do Sul
  • O Programa Permanência e Êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar