Maria Eliza Rosa Gama

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 2)
  • doi ISSN LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO REMOTO PARA CONTATO E INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS COM O CAMPO DE ESTÁGIO (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CAMPO (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN A atuação dos gestores que trabalham em espaços socioeducativos na pandemia (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2020 (Total: 2)
  • ISSN GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS AVALIAÇÕES DE SUAS PRÁTICAS (AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR)
  • ISSN Particularidades de um instituto federal e de seus professores (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN A escola na perspectiva da educação integral (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
  • ISSN EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE É POSSÍVEL POR MEIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO? (REVISTA PRAXIS PEDAGÓGICA)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios (REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Formação pedagógica: desafios da organização curricular em curso de licenciatura (Educação & Linguagem (Online))
  • ISSN Formação Pedagógica: desafios da organização curricular em Curso de licenciatura (Educação & Linguagem (Online))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica (Formação Docente)
    2011 (Total: 2)
  • ISSN A formação continuada dos professores em escolas públicas: aspectos característicos de sua organização (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Os processos de formação continuada de professores em serviço: repensando as práticas escolares e as práticas docentes (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Ações extensionistas de formação continuada de professores em serviço (Vivências (URI. Erechim))
    2007 (Total: 2)
  • ISSN Condicionantes para a Formação Continuada de Professores em escolas de Educação Básica (Educação & Linguagem)
  • ISSN Interação Universidade-Escola de Educação Básica no desenvolvimento de Estágios Curriculares Pré-Profissionais. ISSN 1518-5370. Qualis B2 (Teias (Rio de Janeiro. Impresso))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Interação Universidade-Escolas de Educação Básica no Desenvolvimento de estágios Curriculares Pré-Profissionais (Revista Teias (UERJ. Online))
    2020 (Total: 4)
  • Autoavaliação em uma instituição de ensino superior e seus parâmetros avalaitvos (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior)
  • AUTOAVALIAÇÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO: RESULTADOS PRÁTICOS DE UMA PESQUISA (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
  • Jovens estudantes de ensino médio: discussões a partir de um estudo exploratório em escolas da cidade de Santa Maria/RS? (POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades)
  • Representações sobre Educação Integral sob o ponto de vista docente (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior)
    2019 (Total: 3)
  • CARACTERÍSTICAS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO (AGENDAS POLÍTICAS GLOBAIS E LOCAIS E AS PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO)
  • DESAFIOS NO PLANEJAMENTO E NA REALIZAÇÃO DAS AÇÕES ESCOLARES PARA A GESTÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (AGENDAS POLÍTICAS GLOBAIS E LOCAIS E AS PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO)
  • Possibilidades ao pensar a educação ambiental no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Os Casos Excluídos na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva)
    2018 (Total: 1)
  • O TRABALHO DOCENTE COMO FOCO DAS PESQUISAS ATUAIS: O DISTANCIAMENTO SOBRE O QUE FAZEM OS PROFESSORES EM SUAS REAIS SITUAÇÕES DE TRABALHO (FAZER EDUCATIVO: DIÁLOGOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE)
    2016 (Total: 3)
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA E A IDENTIDADE DOCENTE: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS NO BRASIL (Didática, profissão docente e políticas públicas)
  • Ações dos Professores em Sala de Aula: Características do Trabalho Interativo (Coletânea Nacional sobre Formação Docente)
  • Aspectos significativos sobre a constituição da docência nas memórias de bolsistas do PIBID (Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID Educação Física no CEFD/UFSM)
    2015 (Total: 1)
  • Simplificação das práticas educativas: contradições e desencontros na organização dos tempos e dos espaços escolares (Práticas Educativas em Questão)
    2013 (Total: 1)
  • Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções 'Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores' (Redes de Formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México)
    2012 (Total: 2)
  • As ações constitutivas do Trabalho Docente em uma Escola Pública de Educação Básica: Reducionismo e aligeiramento como resultados das formas de organização do Trabalho Escolar (Docência em Questão: discutindo trabalho e formação.)
  • ENCONTROS E DESENCONTROS NA CONSOLIDAÇÃO DE AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea [recurso eletrônico] : constatações, análises e proposições /)
    2009 (Total: 1)
  • Diagnóstico das manifestaçoes de esporte e lazer do campo e da cidade da regiao central do Rio Grande do Sul, Brasil (JUEGOS TRADICIONALES Y SALUD SOCIAL)
    2008 (Total: 1)
  • A formação continuada de professores como um processo de desenvolvimento profissional e institucional (Aportes teóricos-metodológicos: contribuições para a prática da Educação Física Escolar)
    2015 (Total: 1)
  • O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: entre a complexidade e a simplificação
    2020 (Total: 1)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades
    2016 (Total: 1)
  • Iniciação á docencia, reflexões e produção do conhecimento PIBID
    2008 (Total: 1)
  • Aportes Teóricos-metodológicos: contribuições para a prática da Educação Física Escolar
    2009 (Total: 3)
  • Desafios para promoção e consolidação de melhorias na organização e no desenvolvimento de práticas educativas e de processos formativos de professores
  • Jogos e brincadeiras II
  • Jogos e Brincadeiras II
    2008 (Total: 1)
  • DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
    2006 (Total: 1)
  • ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
    2018 (Total: 12)
  • A Educação Física escolar na Educação Infantil: desafios do currículo (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Aprendizagem da Docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Desafios no planejamento e na realização das ações escolares para a Gestão do currículo no Ensino Médio em uma escola Pública de Educação Básica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Estudos e propostas sobre autoavaliação dos cursos de graduação no Brasil (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Fases de vida profissional: resgatando memórias (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Implicações das avaliações em larga escala no trabalho docente (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Influência da Gestão gerencial na atuação do trabalho docente (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Influência da Gestão Gerencial na ação do Coordenador Pedagógico ao trabalho do professor (XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino- XIX ENDIPE)
  • Pesquisa sobre Formação Continuada de Professores em Serviço (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Planejamento didático: características do processo constitutivo do trabalho docente (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Possibilidades e limitações para o uso do brincar como elemento integrante das praticas pedagógicas na educação infantil e anos iniciais (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Produções Acadêmicas sobre gestão do Trabalho Pedagógico: avaliações em larga escala e suas implicações no Trabalho Docente (XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2017 (Total: 2)
  • AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A BUSCA POR PARÂMETROS AVALIATIVOS ? UM ESTUDO FOCADO NOS INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ? UNIPAMPA (V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • Mal-Estar docente: silêncio que perturba (31 Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 3)
  • A integração curricular como forma de organização do trabalho docente no interior da escola. (XVI Congresso Internacional de Educação Popular, 2016, Santa Maria. Anais do XVI Congresso Internacional de Educação Popular ; XXV Seminário Internacional de Educação Popular ; III Seminário Internacional Sindical ; III Seminário Internacional Educação)
  • MAL-ESTAR DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UFSM)
  • O que é educação integral? (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2015 (Total: 4)
  • AÇÕES DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA: CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO INTERATIVO (12 EDUCERE)
  • As aulas de educação física sob a ótica dos alunos dos anos inciais. (11º Congresso Argente y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
  • Contribuições do PIBID na Formação Acadêmica Inicial de Professores (PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLIC/SUL 1º Seminário Regional PROESDE/LICENCIATURA)
  • Reflexão acerca da capacitação de professores para a inclusão escolar (11º Congresso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
    2014 (Total: 6)
  • A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E SEUS ASPECTOS DEFINIDORES (V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN)
  • Ações Características do Trabalho Escolar: condicionantes para a organização e desenvolvimento do Trabalho Docentes (4 Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência)
  • Docente em escolas públicas de educação básica: os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho (29 Jornada Acadêmica)
  • Gestão das ações dos professores em escolas públicas de educação básica: prescrições e atividades no processo de constituição do trabalho docente (5 Seminário sobre Incidências de políticas educacionais em redes escolares)
  • Processos de desenvolvimento profissional de professores no âmbito da organização e realização do trabalho docente (29 Jornada Acadêmica)
  • Trabalho docente em escolas públicas de educação básica: os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho (V Seminário de Formação de Professores)
    2013 (Total: 5)
  • Avaliação do Trabalho Escolar e as relações com o Índice de Desenvolvimento da Educação Báica (XI Congresso Nacional de Educação)
  • Organização e desenvolvimento do Trabalho escolar: influência do IDEB (XI Congresso Nacional de Educação)
  • Políticas de Avaliação Escolar: ações do trabalho escolar acerca do IDEB (VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação)
  • Qualidade da Educação: Potencial Avaliativo do IDEB para avaliação do Trabalho Escolar e Trabalho Docente (XI Congresso Nacional de Educação)
  • Um olhar sobre a Escola: representações e expectativas de estudantes de Ensino Médio (XI Congresso Nacional de Educação)
    2012 (Total: 2)
  • O trabalho docente: expectativas e interesses da pesquisa educacional nas ultimas décadas no Brasil (35 Reunião Anual da Anpes)
  • Pesquisa e Práticas Pedagógicas Colaborativas entre Universidade e Escolas de Educação Básica (16 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2011 (Total: 2)
  • O trabalho Docente: Tendências, Consensos e Contradições em Produções Acadêmicas (7 Congresso Internacional de Educação- Profissão docente: Há futuro para este ofício?)
  • OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE MUDANÇAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES E NAS PRÁTICAS DOCENTES (XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores)
    2010 (Total: 3)
  • A formação Pedagógica e a Atuação Docente: Concepções, Tendências e Modelos (15 Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino)
  • Ações de rotina e a organização do trabalho em escolas de educação básica (2 Seminário Internacional de Gestão Educacional e 4 Semana Acadêmica do Cursos de Especialização em gestão Educacional: políticas públicas e gestão)
  • Os docentes em cursos de licenciatura: a relação de sua formação com a função de formadores (15 Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino)
    2009 (Total: 3)
  • Encontros e desencontros nos processos de formação continuada em escolas de educação básica (17 Congresso Brasileiro de Leitura)
  • Implicações das concepções de Planejamento Escolar na Elaboração do Porjeto político-Pedagógico (IX Encontro de Investigação na Escola)
  • Organização e desenvolvimento de estágios curriculares pré-profissionais em cursos de licenciatura (1Seminário Nacional de Estágio Supervisionado: diálogos entre licenciaturas e 2 Fórum das Licenciaturas)
    2008 (Total: 3)
  • A formação continuada de professores em serviço e a inserção de inovações educacionais nos espaços escolares (8 Encontro sobre Investigação na Escola)
  • Caracterização e possibilidades de superação das fragilidades dos processos de formação continuada de professores desenvolvidos em Escolas Brasileiras ( No prelo) (QUINTO ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE COLECTIVOS Y REDES DE MAESTROS)
  • Formação continuada de professoresde educação básica: aspectos caracterísitcos de sua organziação (14 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 3)
  • Características da formação continuada de professores em diferentes regiões do país (30ª reunião nacional da associasção nacional de pós-graduação)
  • Características da organização dos processos formativos das escolas de educação básica de santa maria (VII Encontro sobre investigação na escola)
  • Características de programas de formação continuada de professores desenvolvidos em diferentes contextos educacionais (IV Simpósio de Educação Suerior: desenvolvimento profissional docente)
    2006 (Total: 7)
  • A Formação Continuada de Professores centrada na escola: possibilidades e limites (XIII Encontro Nacional de didática e prática de Ensino)
  • A interação universidade e escolas de educação básica através da organização do Estágios Curriculare pré-Profissional (XIII Encontro de Didática e Prática de Ensino)
  • Ações de Formação Continuada de Professores: aspectos que podem contribuir para a superação da desarticulação com a realidade escolar (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desigualdades nas relações Universidade-Escola em ações de Formação Inicial e Continuada de Professores (28 Reunião Anual da Anped)
  • Formação continuada de professores: algumas sinalizações metodológicas (XIII Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino)
  • Inovação educacional: possibilidades de inserção nos processos de formação continuada de professores (VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPEd SUL)
  • O projeto Político-pedagógico: um mecanismo para a intuição de grupos de trabalho no espaço escolar (VI Encontro sobre investigação na escola: mirar ações do professor no presente)
    2005 (Total: 5)
  • Dos saberes docentes aos desenvolvimento profissional dos professores (15º Congresso de Leitura do Brasil)
  • Estágio Pré-Profissional: concepções ee práticas de professores de ensino médio (IV Encontro ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Porfessores que fazem investigação na escola)
  • Formas de Colaboração Universidade-Escola: a realidade das escolas estaduais de ensino médio de Santa Maria (IV Encontro ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Porfessores que fazem investigação na escola)
  • Processos de formação continuada de professores: sua relação com as normativas legais (15º Congresso de Leitura do Brasil)
  • Uma análise dos projetos políticos pedagógicos quanto a realidade das escolas de ensino médio de Santa Maria as possíveis relações com as necessidades formativas (IV Encontro ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Porfessores que fazem investigação na escola)
    2004 (Total: 4)
  • A Participação das Escolas na Realização dos Estágios Curriculares de Formação de Professores (III Simpósio Internacional de Educação Superior - Educação Superior & Inovações)
  • A realidade escolar e os textos dos projetos políticp-pedagógico das escolas esraduais de ensino médio de Santa Maria (V Encontro sobre Investigação na Escola)
  • Concepções e Práticas de Formação Continuada de Professores na Rede Pública Estadual (XII SSBEC - Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências)
  • Motivações e temáticas que orientam a formação continuada de professores (XII SSBEC - Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências)
    2018 (Total: 13)
  • A Estrutura da escola e suas implicações nos processos de ensino aprendizagem (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância da formação docente para o aperfeiçoamento das práticas didático-pedagógicas (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • Análise das monografias do Curso de Especialização em Gestão Educacional de Santa Maria que possuem relação direta com a temática (33º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • As práticas do treinador desportivo:uma leitura de formação e profissionalização a partir da pesquisa bibliográfica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • AS POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS (33 º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • BRINCAR: ELEMENTO INTEGRANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS (33º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DEFINIDORES DA PROFISSÃO DE TREINADOR A PARTIR DAS SINALIZAÇÕES DA PRODUÇÃO ATUAL (33º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Impactos Da Base Comum Curricular Nos Processos De Gestão Do Trabalho Pedagógico Na Educação Básica: Estudo A partir de uma revisão de Literatura (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR (33º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Redimensionamentos da função do coordenador pedagógico diante da atual condição escolar (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de Experiência: Inserção em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental,e a relação professor?aluno na educação básica (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • REVISÃO DE LITERATURA: O CENÁRIO DA GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL (33º Jornada Acadêmica Integrada)
  • REVISÃO DE LITERATURA: UM ESTUDO SOBRE O CENÁRIO DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS PERIÓDICOS DA RBPAE (JAI)
    2016 (Total: 3)
  • Correio da Integração: integrar para aprender (31 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas (32 Jornada Academica Integrada da UFSM)
  • REVISÃO DE LITERATURA: UM OLHAR SOBRE OS PERIÓDICOS DA CAPES (XXXI Jornada Integrada Acadêmica)
    2015 (Total: 6)
  • A contribuição do PIBID Interdisciplinar - Educação Física e Pedagogia através de Atividades Recreativas e Lúdicas para o desenvolvimento dos alunos (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Educação Física Escolar sob ótica dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Santa Maria (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ações dos Professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo (XXX Jornada Acadêmica integrada da UFSM)
  • Ações realizadas na Hora Atividade pelos Professores de Ensino Médio da rede Pública (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação Física Escolar: Uma Análise dos Parâmetros Curriculares Estaduais frente ao anos inicias do ensino fundamental (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação de professores de educação física para a inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 1)
  • AÇÕES EXTENSIONISTAS DE ASSESSORAMENTO AOS SISTEMAS DE ENSINO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR (28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
    2009 (Total: 2)
  • Encontros e desencontros nos processos de formação continuada em escolas de educação básica (17 Congresso Brasileiro de Leitura)
  • Formação e Experiência Profissional de Professores em Cursos de Licenciatura: implicações na formação dos futuros professores (XXI Salão de Iniciação Científica)
    2005 (Total: 1)
  • A Formação de professores no âmbito das escolas de educação básica (15º Congresso de Leitura do Brasil)
    2004 (Total: 3)
  • Formação Continuada de Professores em Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria/RS (XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Necessidades Formativas de Professores: do Ambiente Escolar à Formação Inicial (III Simpósio Internacional de Educação Superior - Educação Superior & Inovações)
  • O Processo Avaliativo nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria (XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2010 (Total: 1)
  • ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: AÇÕES DE ROTINA E SUA PERIODICIDADE (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores: um olhar sobre a comunicação nos grupos de estudo (21 Jornada Acadêmica Integrada)
    2004 (Total: 1)
  • Possíveis Relações entre os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas de Educação Básica e a Formação Inicial de Professores (III Simpósio Internacional de Educação Superior - Educação Superior & Inovações)

Produção Técnica

    2014 (Total: 1)
  • 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
    2009 (Total: 2)
  • Seminário estadual de Políticas Públicas de Esporte e lazer _ SEPPEL
  • SEMINÁRIO NACIONAL DE ESPORTE E LAZER
    2005 (Total: 1)
  • I ENCONTRO REGIONAL "INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    2012 (Total: 1)
  • Jornada Pedagógica 2012
    2011 (Total: 1)
  • 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e do 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
    2009 (Total: 1)
  • Seminário de Docência Orientada
    2008 (Total: 1)
  • Construção de identidades e formação de professores: modos e resultados de investigação
    2012 (Total: 1)
  • Ciências e suas tecnologias
    2011 (Total: 2)
  • 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e do 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
  • A função social da escola: educar para as práticas sociais
    2010 (Total: 1)
  • As práticas sociais orientandoi a inclusão de novas temáticas nos curriculos escolares
    2009 (Total: 3)
  • Paradigma, educação da sensibilidade e emancipação na animação cultural
  • Processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Escolas de Educação Básica
  • Projeto Político-Pedagógico e a Organização Escolar
    2007 (Total: 1)
  • Experiências de animação cultural
    2006 (Total: 8)
  • Curso de Formação Continuada dos Membros do Magistério Municipal de Salato do Jacuí
  • Curso de Formação de Professores
  • Curso de Formação dos Membros do Magitério Público Estadual da 32 CRE
  • Cursos de Formação Continuada
  • CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUNTO AO CAIC "LUIZINHO DE GRANDU"
  • CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUNTO AO CAIC LUIZINHO DE GRANDI
  • DESAFIO DE SER PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
    2005 (Total: 4)
  • Consumo: sucesso de marketing ou pais liberais
  • Diário da prática: um instrumento que auxilia no processo de reflexão sobre a prática docente
  • Interação Universidade-Escola na formação de professores
  • Os projetos políticos pedagógicos das escolas
    2004 (Total: 1)
  • Avaliação e Parecer Descritivo
    2016 (Total: 1)
  • Educação integral: uma proposta de inovação na organização do trabalho escolar
    2012 (Total: 1)
  • O significado da formação
    2009 (Total: 1)
  • Organização e desenvolvimento de estágios curriculares pré-profissionais em cursos de licenciatura
    2008 (Total: 1)
  • Formação continuada de professoresde educação básica: aspectos caracterísitcos de sua organziação
    2007 (Total: 2)
  • Características da organização dos processos formativos das escolas de educação básica de santa maria
  • Características de programas de formação continuada de professores desenvolvidos em diferentes contextos educacionais
    2006 (Total: 4)
  • A Formação Continuada de Professores centrada na escola: possibilidades e limites
  • Ações de Formação Continuada de Professores: aspectos que podem contribuir para a superação da desarticulação com a realidade escolar
  • Inovação educacional: possibilidades de inserção nos processos de formação continuada de professores
  • O projeto Político-pedagógico: um mecanismo para a intuição de grupos de trabalho no espaço escolar
    2005 (Total: 3)
  • Estágio Pré-Profissional: concepções ee práticas de professores de ensino médio
  • Formas de Colaboração Universidade-Escola: a realidade das escolas estaduais de ensino médio de Santa Maria
  • Processos de formação continuada de professores: sua relação com as normativas legais
    2004 (Total: 3)
  • A Participação das Escolas na Realização dos Estágios Curriculares de Formação de Professores
  • Concepções e Práticas de Formação Continuada de Professores na Rede Pública Estadual
  • O Processo Avaliativo nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria
    2012 (Total: 3)
  • A nova propósta do Ensino Médio no RGS
  • Estudo da Realidade (Pesquisa Socioantropológica)
  • Identificação de Demandas de Aprendizagem
    2005 (Total: 2)
  • Desafio do preconceito professor aluno
  • PPP: uma construção coletiva
    2004 (Total: 4)
  • Avaliação
  • Desafio do Preconceito Professor/Aluno
  • Habilidades e Competências
  • PCN'S na Formação Inicial
    2017 (Total: 1)
  • Revisão de Literatura: Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica
    2016 (Total: 2)
  • A Formação de Professores e Identidade Profissional
  • A integração curricular como forma de organização do trabalho docente no interior da escola
    2014 (Total: 1)
  • Ações características do Trabalho Escolar: Condicionantes para a Organização e Desenvolvimento do Trabalho Docente
    2013 (Total: 4)
  • Avaliação do Trabalho Escolar e as Relações com o Índice de desenvolvimento da Educação Básica
  • Organização e Desenvolvimento do Trabalho Escolar: Influência do IDEB
  • Qualidade da Educação: Potencial Avaliativo do IDEB para avaliação do Trabalho Escola e Trabalho Docente
  • Um Olhar sobre a Escola: Representações e expectativas de Estudantes de Ensino Médio
    2011 (Total: 2)
  • O Trabalho Docente: Tendências, consensos e Contradições em Produções Acadêmicas
  • Os processos de Formação Continuada de Professores em Serviço e a Institucionalização de mudanças nas práticas escolares e nas práticas docentes
    2018 (Total: 14)
  • A Estrutura da Escola e suas Implicações nos Processos de Ensino Aprendizagem
  • A importância da formação docente para o aperfeiçoamento das práticas Didático-Pedagógicas
  • Análise das Monografias do curso em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria que possuem relação direta com a temática 'Gestão do Trabalho Pedagógico'
  • As Possibilidades para o Processo de Ensino em salas Multisseriadas
  • Brincar: elemento Integrante das Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais
  • Caracterização dos Principais Elementos Definidores da Profissão de Treinador a partir das Sinalizações da Produção atual
  • Impactos da Base Nacional Comum Curricular nos Processos de Gestão do Trabalho Pedagógico na Educação Básica: estudo a partir de uma Revisão de Literatura
  • Inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais na Escola Regular
  • Influência da Gestão Gerencial na ação do Coordenador Pedagógico ao Trabalho do Professor
  • Produções acadêmica sobre gestão do trabalho pedagógico : avaliações em larga escala e suas implicações no trabalho docente
  • Redimensionamentos da Função do Coordenador Pedagógico Diante da atual Condição Escolar
  • Relato de Experiência: inserção em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, e a Relação Professor/aluno na Educação Básica
  • Revisão de literatura: um estudo sobre o cenário da Gestão Educacional nos periódicos da RBPAE
  • Revisão de Literatura: o cenário da Gestão Educacional no Brasil
    2018 (Total: 11)
  • ' A Educação Física Escolar na Educação Infantil : Desafios do Currículo. '
  • 'Planejamento Didático: Características do Processo Constitutivo do Trabalho Docente
  • Aprendizagem da Docência na Formação Inicial : Saberes Desenvolvidos na Inserção em Escolas
  • As Práticas do Treinador Desportivo : Uma Leitura da formação e profissionalização à partir da pesquisa bibliográfica
  • Desafios No Planejamento e na Realização das Ações Escolares Para Gestão do Currículo no Ensino Médio em uma Escola Pública de Educação Básica
  • Estudos e Propostas Sobre Autoavaliação dos cursos de Graduação no Brasil
  • Fases de Vida Profissional : Resgatando Memórias
  • Implicações das Avaliações em Larga Escala no Trabalho Docente
  • Influencia da Gestão gerencial na atuação do trabalho docente
  • Pesquisa Sobre Formação Continuada de Professores Em Serviço
  • Possibilidades e Limitações para o uso do brincar como elemento integrante das praticas pedagógicas na educação infantil e anos iniciais
    2017 (Total: 3)
  • A Trajetória da Escola rumo à Educação Integral
  • AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A BUSCA POR PARÂMETROS AVALIATIVOS ? UM ESTUDO FOCADO NOS INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ? UNIPAMPA
  • Iniciativas Governamentais de Educação Integral
    2016 (Total: 4)
  • A Docência na atualidade brasileira: desafios da atuação profissional
  • MAL-ESTAR DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  • O que é educação integral?
  • Políticas: públicas, de governo ou educacionais?
    2015 (Total: 5)
  • Ações dos professores em sala de aula: Características do Trabalho Interativo
  • Contribuições do PIBID na Formação Acadêmica Inicial de Professores
  • Formação Continuada de Professores
  • Planejando Unidades Didáticas para a Educação Física Escolar nos anos iniciais
  • Principais Contribuições da Oficina de Planejamento de Unidades didáticas para a educação física nos anos iniciais
    2014 (Total: 5)
  • Docente em Escola Públicas de Educação Básica: Os recurso Utilizados pelos Professores na Organização e Desenvolvimento de deu Trabalho
  • Docência e Formação Profissional
  • Escola como Espaço de Formação
  • Processos de Desenvolvimento Profissional de Professores no Âmbito da Organização e Realização do Trabalho Docente
  • Trabalho Docente em Escolas Públicas de Educação Básica: Os recursos utilizados pelos professores na organização e desenvolvimento de seu trabalho
    2013 (Total: 1)
  • Formação em Educação Física: Perspectivas Epistemológicas
    2012 (Total: 1)
  • O Trabalho Docente: Expectativas e Interesses da Pesquisa Educacional nas últimas décadas no Brasil na 35ª Reunião Anual- 2012
    2017 (Total: 1)
  • A influência de Políticas Públicas na evolução dos indicadores de autoavaliação institucional na Unipampa
    2013 (Total: 5)
  • Limites e Possibilidades para Implementação de Propostas de Reestruturação Curricular do Ensino Médio em Escolas Públicas de Educação Básica
  • Relato de experiência- Trabalho Docente e o Sistema de Ensino: A falta de Autonomia e as regulações da atividade Docente na Legislação Municipal de Santa Maria
  • Relato de Experiencia - Trabalho Docente e o sistema de Ensino: A falta de autonomia e as regulações da atividade Docente na Legislação Municipal de Santa Maria
  • Relato de Experiência- Trabalho Docente e o Sistema de Ensino: A Falta de Autonomia e as Regulações da Atividade Docente na Legislação Municipal de Santa Maria
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: Implicações nas Práticas Escolares
    2012 (Total: 1)
  • Pesquisa e prática Pedagógicas colaborativas entre Universidade e Escolas de Educação Básica
    2010 (Total: 1)
  • A formação pedagógica e a atuação docente: concepções, tendências e modelos
    2023 (Total: 2)
  • (Re)Construção de um currículo Integrador: tão possível quanto desafiador
  • Comitê de Trabalho Híbrido
    2022 (Total: 1)
  • Planejamento estratégico para Equipes Diretivas na Perspectiva compartilhada e dialogal
    2021 (Total: 1)
  • Qualificando os processos de implementação da documentos orientadores em uma EMEI de Santa Maria-RS
    2019 (Total: 2)
  • Plano de ações para a organização do trabalho da Coordenação Pedagógica
  • Proposta de Gestão do trabalho pedagogico voltada a atender dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
    2018 (Total: 3)
  • Diretrizes para o desenvolvimento de processos de autoavaliação de cursos de graduação
  • Programa de Formação Continuada voltada a professoras dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'Ambrósio
  • Proposta de instrumento de autoavaliação dos cursos de graduação
    2017 (Total: 4)
  • Ações pertinentes para compor uma proposta de organização do trabalho dos professores visando o desenvolvimento do currículo integrado
  • Diretrizez para o acolhimento de professores iniciantes no IFFAR- Câmpus Panambi
  • Programa de Formação continuada voltada aos professores do Instituto de Educação Olavo Bilac/2017
  • Proposta de reestruturação do trabalho escolar para a Educação Integral
    2014 (Total: 1)
  • 4º CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência
    2010 (Total: 1)
  • Relatório Parcial
    2009 (Total: 1)
  • Relatório Final DILEMAS E PERSPECTIVAS PARA A Inovação Educacional na Educação básica e na formação de professores
    2019 (Total: 1)
  • Formação Permanente Compartilhada: desafios do planejamento
    2018 (Total: 2)
  • A Proposta da Base Nacional Comum Curricular-Desafios da Matriz Curricular: a Luz da Reforma do Ensino
  • Environmental Education (I ISEES)
    2017 (Total: 3)
  • 'Retrato da escola:impasses e possibilidades '
  • Comissão Científica
  • Coordenadora de Sessão de Comunicação
    2014 (Total: 1)
  • Reestruturação Curricular e as Demandas da Reforma do Ensino Médio: currículo Integrado, Conteúdos de Ensino, Avaliação e Objetivos de Aprendizagem
    2012 (Total: 2)
  • 2 Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços- PROFITECS
  • Comissão organizadora da jornada pedagógica 2012
    2009 (Total: 1)
  • Disciplina de Jogos e Brincadeiras III
    2011 (Total: 1)
  • 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e do 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Kinesis (Santa Maria)'
  • Revisor de periódico 'Perspectivas Contemporâneas'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 1)
  • IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA MARIA, RS
    2023 (Total: 2)
  • Desafios Enfrentados pelos Técnicos Administrativos do Ensino Superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
  • Resgate de Experiências em uma Escola de Ensino Médio para o conhecimento acerca dos desafios para a (re)construção de um currículo integrador
    2022 (Total: 1)
  • Memórias de uma Equipe Diretiva na Pandemia da COVID-19: grupo dialogal como estratégia para a Gestão Escolar
    2021 (Total: 1)
  • Processos de implementação da BNCC na Educação Infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
    2019 (Total: 2)
  • Organização e desenvolvimento da Coordenação Pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores
  • Possibilidades de interlocução da Coordenação Pedagógica com o professor de Educação Especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente
    2018 (Total: 3)
  • Diretrizes para a Gestão dos Processos de Autoavaliação dos Cursos de Graduação em uma Universidade Federal
  • Formação Continuada de Professores em Serviço: Implicações no Processo do Desenvolvimento Profissional
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
    2017 (Total: 3)
  • CAMINHOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
  • Os Desafios para integração Curricular no Contexto de uma Escola Pública de Ensino Médio
  • Possibilidades de Acompanhamento Pedagógico de Professores Iniciantes Frente aos Desafios do Trabalho em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
    2016 (Total: 3)
  • As Possibilidades para a Organização do Trabalho Escolar na Perspectiva da Proposta de Educação Integral do Programa Mais Educação
  • Desafios e Possibilidades da Docência da Educação Profissional e Tecnológica: Uma Proposta de Acompanhamento Pedagógico
  • Organização e Desenvolvimento do Trabalho Escolar e suas Relações com as Situações de Mal Estar vividas pelos Professores em uma Escola Pública de Educação Básica
    2013 (Total: 2)
  • A Formação Continuada de Professores das Escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional docente.
  • A participação das Escolas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do Trabalho Escolar
    2018 (Total: 2)
  • A utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincar
  • Desafios para a gestão do trabalho pedagógico a partir de produções acadêmicas
    2017 (Total: 2)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS
  • REVISÃO DE LITERATURA: ANÁLISE DOS PROCESSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS AUTORES NOS PERIÓDICOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE
    2016 (Total: 2)
  • A Avaliação na Educação Infantil: práticas e concepções sobre este processo
  • Formação do Pedagogo para a Unidocência: Contribuições do Projeto PIBID Interdisciplinar Educação Física: Trabalho Pedagógico da Educação Física e da Pedagogia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2015 (Total: 3)
  • A Educação Física Escolar sob ótica dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Santa Maria
  • Educação Física Escolar: Uma Análise dos Parâmetros Curriculares Estaduais frente ao anos inicias do ensino fundamental
  • Relação Interdisciplinar no Cotidiano escolar nos anos iniciais no PIBID - um relato de experiencia
    2014 (Total: 8)
  • A Formação Pedagógica Específica em Educação Infantil na Formação de Licenciados em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Ações Desenvolvidas no Programa Mais Educação Em Escolas de Educação Básica no município de Santa Maria
  • Aprendizagem leitora nos anos iniciais
  • As contribuições do PIBID nos Cursos de Licenciatura
  • As diferenças e semelhanças da Educação do Campo para a Educação Urbana
  • As possibilidades e limitações para uma atuação mediadora do professor no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais
  • O processo de transição do Lúdico entre a Educação Infantil e o 1º ano dos iniciais do Ensino Fundamental
  • Trabalho docente: situações didáticas vivenciadas pelo professores nos anons iniciais
    2008 (Total: 1)
  • Formação Inicial de professores: possibilidades e limitações para a prática da Educação Física Escolar nas séries iniciais
    2007 (Total: 2)
  • Educação Física Escolar no colégio Militar de Santa Maria
  • O futebol e a popularização do esporte