Fabiane Romano De Souza Bridi

Produção Bibliográfica

    2009 (Total: 1)
  • Educação Especial e Processos Inclusivos - Revista Reflexão & Ação (Educação Especial e Processos Inclusivos)
    2023 (Total: 5)
  • ISSN A articulação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • ISSN A utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem no retorno ao ensino presencial (Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular: uma revisão integrativa de literatura (CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas em educação especial na pandemia da covid-19: uma revisão de literatura (ENSINO EM RE-VISTA)
  • ISSN Práticas pedagógicas em educação especial: ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala comum (REVISTA OLHARES E TRILHAS)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Crianças em situação de institucionalização e o rompimento dos vínculos afetivos: repercussões para a aprendizagem (CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (IMPRESSO))
  • ISSN Práticas Pedagógicas e Formação Docente: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE)
    2021 (Total: 3)
  • doi ISSN Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica (REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO)
  • doi ISSN Educação Inclusiva e formação inicial de professores (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
  • doi ISSN O ensino colaborativo como possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas em um contexto educacional inclusivo. (CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS))
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil (Revista de Educação Pública)
  • ISSN Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil (ISSN: 2359-232X) (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • doi ISSN Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos (School management interfaces: collaborative teaching and the management of pedagogical practices) (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN Avaliação em larga escala em tempos de políticas de educação inclusiva (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (Journal of Research in Special Educational Needs)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN Atos de ler a Educação Especial na Educação Infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais Especializados (Educação e Realidade)
  • ISSN Deficiência Mental: o que dizem os manuais diagnósticos (Revista Educação Especial (UFSM))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Capacitação profissional dos docentes em relação aos alunos com necessidades especiais (REGAE - Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
  • ISSN Os alunos da Educação Especial e a passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências (Revista Educação Especial (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Formação continuada em educação especial: o atendimento educacional especializado (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
    2009 (Total: 2)
  • ISSN Atendimento Educacional Especializado (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN Formação de professores: uma análise preliminar do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Reflexão e Ação (Online))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Um breve olhar sobre o Início e a História da Educação Especial: da produção de espaços especiais a construção de uma escola inclusiva (Revista Litterarius (Santa Maria))
    2001 (Total: 1)
  • ISSN A evolução histórica do curso de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Franciscano (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
    1998 (Total: 1)
  • A experiência Estética no Jogo Teatral com portadores de necessidades especiais (Conheça Sua Universidade de Perto)
    2021 (Total: 1)
  • Práticas Pedagógicas em Educação Especial: Relatos de uma Experiência em um Instituto Federal (Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica)
    2020 (Total: 1)
  • Ação formativa em serviço e as práticas pedagógicas em uma escola municipal de Santa Maria (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior.)
    2019 (Total: 6)
  • Acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial na Pós-Graduação: uma revisão sistemática (Pautando a efetividade da produção científica em ações afirmativas: Programa Pré-Acadêmico Abdias Nascimento)
  • Atendimento educacional especializado (AEE) no contexto escolar. (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
  • Percursos formativos de acadêmicos cotistas com deficiência na Universidade Federal de Santa Maria (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
  • PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de no processo de aprendizagem (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
  • Práticas pedagógicas inclusivas: aproximações entre educação especial e educação matemática (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
    2018 (Total: 5)
  • Abuso e negligência na infância: efeitos neurobiológicos e na aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Aprendizagem e Intervenção Terapêutica (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Epilepsia do lobo temporal, memória e suas relações com a aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Inclusão Escolar e o profissional de apoio/monitor: o contexto de uma rede privada de ensino (Caminhos possíveis à inclusão: educação especial: novos prismas)
  • Intervenções terapêuticas que promovem o desenvolvimento sináptico (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
    2017 (Total: 3)
  • A produção diagnóstica da deficiência mental/intelectual no contexto escolar (Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate)
  • Compreensões acerca da deficiência intelectual e seus possíveis efeitos no processo de identificação dos alunos (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
  • Construindo possibilidades de comunicação alternativa (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
    2016 (Total: 2)
  • A Educação Especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria - RS: uma análise preliminar (Conselhos Municipais de Educação: configurações e (re) articulações no campo das políticas e gestão educacional)
  • Desenhando um mapa: a invenção de "possíveis" no espaço escolar (Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência)
    2015 (Total: 9)
  • Apresentação (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Avaliação e atendimento educacional especializado: enfoques e práticas pedagógicas (Avaliação: reflexões sobre o processo avaliativo no atendimento educacional especializado)
  • Contornos de uma experiência de inclusão escolar: possíveis ações do atendimento educacional especializado (Atendimento educacional especializado: práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncional)
  • Educação especial, formação continuada e educação à distância: o que tem sido produzido no âmbito acadêmico? (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
  • Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da educação especial (Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar)
  • Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Sobre o aprender e sua relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
    2014 (Total: 1)
  • A importância da formação para a qualidade da prática docente (Atendimento educacional especializado no Brasil: relatos de experiência profissional de professores e sua formação)
    2013 (Total: 2)
  • Cognição, representação e afeto: elementos para a compreensão da aprendizagem no ensino superior (Aprendizagem no Ensino Superior)
  • Ser e ter: as relações em cena (Cinema e deficiência: a invenção da diferença)
    2012 (Total: 2)
  • Formação continuada em Educação Especial: o atendimento educacional especializado (Educação Inclusiva: políticas, pesquisa e formação)
  • Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
    2011 (Total: 3)
  • In(ex)clusão e práticas educativas (Pesquisa, política e formação de professores: distintos olhares)
  • Processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial: implicações no contexto escolar (Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças)
  • Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
    2008 (Total: 1)
  • Apoio Psicopedagógico ao Discente (Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender)
    2006 (Total: 1)
  • Educação e Autismo: as sutilezas e as possibilidades do processo inclusivo (Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade)
    2004 (Total: 1)
  • Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades (Produção Científica do Curso de Especialização em Educação Especial - 1993-2004)
    2001 (Total: 2)
  • Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
    2008 (Total: 1)
  • Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender
    2009 (Total: 1)
  • Revista Reflexão & Ação
    2018 (Total: 1)
  • Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
    2015 (Total: 1)
  • Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
    2005 (Total: 1)
  • Pesquisa Educacional I
    2004 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2002 (Total: 2)
  • Representações Sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
  • Tessituras Institucionais: Um olhar sobre as configurações do espaço escolar
    2021 (Total: 1)
  • Medicalização, medicamentalização e escola: conexões iniciais (Fármacos, remédios e medicamentos: o que a Educação tem com isso?)
    2020 (Total: 1)
  • Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa (Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa)
    2015 (Total: 1)
  • Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado (Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado)
    2007 (Total: 1)
  • Psicopedagogia Clínica (Diário de Santa Maria - Caderno Saúde)
    1998 (Total: 1)
  • Para ser um circo só falta o picadeiro (Jornal A Razão)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Neurologia, aprendizagem e intervenção psicopedagógica (Revista Pátio)
    2008 (Total: 1)
  • Dislalia e Dislexia (Saúde Interativa)
    2023 (Total: 4)
  • O Ensino Colaborativo como prática pedagógica: um estudo de caso (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Processos formativos: mobilizações para práticas inclusivas (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Relato de Experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Santa Maria (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2019 (Total: 4)
  • Desafios e perspectivas do atendimento educacional especializado no projeto político pedagógico (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Interfaces dos processos formativos docentes: revisão sistemática sobre o perfil dos acadêmicos de licenciatura (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Políticas Públicas de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas de Manaus (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Práticas pedagógicas em educação especial, funções psicológicas superiores e habilidades cognitivas (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
    2017 (Total: 4)
  • Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar. (38ª Reunião Nacional da Anped - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência)
  • Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva)
  • Permanência das Classes Especiais: contextualizando as práticas pedagógicas (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Pibid/Educação Especial e o processo formativo (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
    2016 (Total: 3)
  • A Atuação do profissional de apoio/monitor na rede privada de ensino (XI Reunião Científica Regional da Anped Sul)
  • O contexto das classes especiais: diagnóstico em questão (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Participação dos alunos público-alvo da educação especial nas avaliações em larga escala (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
    2015 (Total: 2)
  • Interfaces da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS: Reflexões com base no Censo Escolar (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Reflexões Iniciais sobre o Atendimento Educacional Especializado para Educação Infantil (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas)
    2014 (Total: 4)
  • A educação especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria: uma análise preliminar (X AnpedSul)
  • Atendimento Educacional Especializado: uma análise de dissertações e teses produzidas nos anos de 2008 a 2012. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Dados do Censo Escolar MEC/INEP: contextualizando a educação especial na rede municipal de Santa Maria/RS. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Relato de experiência sobre o atendimento educacional especializado no contexto do PIBID/Educação Especial-UFSM (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos (36 Reunião Nacional da Anped. Sistema nacional de educação e participação popular: desafios educacionais para as políticas educacionais)
    2012 (Total: 3)
  • A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado (XVI Endipe)
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
  • Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer (IX AnpedSul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2011 (Total: 1)
  • Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial - Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado)
    2010 (Total: 2)
  • Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
  • Políticas de Inclusão Escolar, Diagnóstico e Sujeitos da Educação Especial (I Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Escolar do Rio Grande do Sul)
    2009 (Total: 1)
  • Discussões iniciais sobre a formação de professores para o atendimento educacional especializado (V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco)
    2008 (Total: 2)
  • Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento e Margens)
  • Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSul)
    2006 (Total: 1)
  • As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças? (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
    2005 (Total: 1)
  • O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores)
    2019 (Total: 9)
  • Análise preliminar das produções acadêmicas sobre deficiência intelectual e o pacto nacional de alfabetização na idade certa (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Deficiência intelectual: a inserção de alunos sem diagnóstico clínico no censo escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Efeitos da articulação pedagógica para a formação inicial em educação especial (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Gestão das práticas pedagógicas posterior a experiência de ensino colaborativo: avaliando a existência de efeitos (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • O ensino colaborativo e a formação docente inicial: um estado da arte (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa: relações com o processo de identificação de alunos público-alvo da educação especial (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Profissional de apoio/monitor: que sujeito é este e que papel está ocupando na escola privada? (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
    2018 (Total: 6)
  • Participação das professoras da educação especial na gestão escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • PNAIC: um olhar para os alunos com fragilidades no processo de aprendizagem escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
  • Possibilidades de construção de conhecimentos sobre a educação especial nas licenciaturas: recomendações legais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação básica e superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Um estudo sobre índices de retenção e evasão nos anos finais do ensino fundamental de uma escola rural (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2014 (Total: 2)
  • A produção do conhecimento sobre o atendimento educacional especializado: uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012. (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
  • Censo Escolar MEC/INEP: dados da Educação Especial no contexto da Rede Municipal de Santa Maria/RS (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
    2012 (Total: 1)
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
    2009 (Total: 2)
  • A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a Ciência e a Experiência)
  • Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e a construção do conhecimento (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a ciência e a Experiência)
    2007 (Total: 2)
  • Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
  • Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
    2006 (Total: 3)
  • A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo (III Fórum Nacional de Educação)
  • Hiperatividade, agressividade e indisciplina (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular)
  • O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com Síndrome de Down (VI Congresso Internacional de Educação Popular/ XV Seminário de Educação Popular)
    2003 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares (XII Encontro Nacional ABRAPSO)
    2001 (Total: 3)
  • Apoio Pedagógico Complementar (XX Congresso Nacional das APAEs)
  • Co-construção de Aprendizagem na relação familiar (XX Congresso Nacional das APAEs)
  • Sexualidade da adolescencia: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XX Congresso Nacional das APAEs)
    2000 (Total: 2)
  • A aprendizagem através da psicomotricidade (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
  • A trajetória histórica da formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
    1999 (Total: 15)
  • A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (V Seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância da Psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • Ações de Construção de Cidadania (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • As implicações da psicomotricidade na aprendizagem (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (PR, SC e RS) (Programa de Licenciaturas - PROLICEN 99)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down. Um estudo de caso (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    1998 (Total: 1)
  • O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
    1997 (Total: 1)
  • A experiência estética no jogo teatral com portadores de necessidades especiais (III Seminário de Iniciação Científica Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2014 (Total: 4)
  • Dados da Educação Especial com base nas informações do Censo Escolar MEC/INEP (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O atendimento educacional especializado no contexto do PIBID Educação Especial ? UFSM. (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar ? PIBID/UFSM (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012 sobre o atendimento educacional especializado (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 1)
  • Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar (V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • I Jornada sobre a Infância: aprendendo sobre o aprender
    2015 (Total: 1)
  • II Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
    2014 (Total: 3)
  • Autoavaliação Institucional 2014
  • I Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial
    2010 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Organizadora do XIX Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; VI Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS
  • Membro da Coordenação do Colóquio Estudos de Caso em Psicopedagogia
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do XVIII Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; V Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS e I Encontro Mercosul de Psicopedagogia
    2014 (Total: 1)
  • Ciclos de Debates sobre Avaliação Institucional
    2013 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
    2010 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
    2008 (Total: 1)
  • Coordenação do Curso para Capacitação de Professores em Deficiência Mental para professores da rede municipal de ensino
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Coordenadora do Projeto Educar na Diversidade
    2003 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora da 1ª Jornada da Clínica Maud Mannoni: Cenas da Infância atual: a família, a escola e a clínica
    1999 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do Seminário Temas Educacionais: interfaces com a Educação Especial - Módulos I, II, III e IV
    1997 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora dos Cursos de Clown (Síndrome de down) e Treinamento Básico do Ator
    2018 (Total: 1)
  • Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
    2017 (Total: 1)
  • Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
    2013 (Total: 2)
  • Minicurso: Estratégia e estilos de aprendizagem
  • Minicurso: O uso das provas piagetianas na avaliação da aprendizagem
    2012 (Total: 2)
  • Dossiê Temático: Avaliação na Educação Especial, vol.25.
  • O trabalho interdisciplinar na Educação Especial
    2010 (Total: 2)
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
  • Mini curso - Autismo e Educação
    2009 (Total: 1)
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
    2007 (Total: 3)
  • Assessoria à Escola de Educação Especial: Tempo de Aprender
  • Fundamentos da educação inclusiva - princípios e políticas públicas
  • Muni curso: Intervenção psicopedagógica em crianças com transtornos graves de desenvolvimento
    2006 (Total: 1)
  • Aspectos históricos, bio-psico-sociais e educacionais da deficiência mental
    2005 (Total: 1)
  • Mini Curso Hiperatividade, agressividade e indisciplina
    2004 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva
    2023 (Total: 5)
  • A memória e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem: um conhecimento construído na disciplina de aprendizagem e cognição
  • Ensino colaborativo como uma prática pedagógica: um estudo de caso
  • Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão
  • Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
  • Relato de experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria
    2019 (Total: 3)
  • Ação formativa em serviço: uma proposta para qualificar as práticas pedagógicas
  • Concepções de aprendizagem: práticas pedagógicas e a produção do fracasso escolar
  • Refletindo sobre as produções da Educação Especial a partir da Revisão Sistemática
    2018 (Total: 7)
  • Estado da arte acerca das práticas pedagógicas em educação especial
  • Formação inicial e a construção do conhecimento sobre a educação especial: um olhar sobre os cursos de licenciatura
  • Participação das Professoras da Educação Especial na Gestão Escola
  • PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem
  • Possibilidades de construção de conhecimento sobre a educação especial nas licenciaturas: Recomendações legais
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental
  • Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais
    2017 (Total: 4)
  • Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
  • Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar.
  • Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa e alunos em situação de não aprendizagem
  • Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico.
    2016 (Total: 1)
  • Influências das práticas colaborativas no âmbito do projeto PIBID/Educação Especial para a formação inicial.
    2015 (Total: 2)
  • Construção das funções psicológicas superiores por estudantes com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades no atendimento educacional especializado
  • PIBID e ensino colaborativo: interlocuções entre a educação especial e o ensino comum
    2013 (Total: 1)
  • Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos
    2012 (Total: 3)
  • A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado.
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado
  • Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer
    2011 (Total: 1)
  • Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado
    2010 (Total: 1)
  • Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar
    2009 (Total: 1)
  • A intervenção da superproteção materna na aprendizagem
    2008 (Total: 2)
  • Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar
  • Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS
    2007 (Total: 2)
  • Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica
  • Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades
    2006 (Total: 3)
  • A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo
  • Apoio Psicopedagógico ao Discente
  • As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças?
    2005 (Total: 2)
  • O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com síndrome de Down
  • O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com síndrome de Down
    2003 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2001 (Total: 3)
  • Apoio pedagógico complementar
  • Co-construção da aprendizagem na relação familiar
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down
    2000 (Total: 7)
  • A aprendizagem através da psicomotricidade
  • A importância da psicomotricidade na prática do professor
  • A influência da psicomotricidade na construção da aprendizagem dos alunos
  • A prática psicomotora como impulsionadora do processo de alfabetização dos alunos com dificuldades de aprendizagem
  • A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
  • Educação Especial: um resgate histórico na formação de recursos humanos
  • Formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
    1999 (Total: 18)
  • A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A formação de recursos humanos em educação especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos
  • A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem
  • A psicomotricidade e o processo de alfabetização
  • A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem
  • A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem
  • A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
  • Ações de construção de cidadania
  • As implicações da psicomotricidade na aprendizagem
  • Educação Especial na UFSM: Trajetória histórica na formação de recursos humanos
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul
  • Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR,RS,SC)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down - um estudo de caso
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de down
  • Um estudo sobre a sexualidade do adolescente com Síndrome de Down
    1998 (Total: 1)
  • O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais
    2023 (Total: 5)
  • Acessibilidade: inventar tecnologias a serviço da ética da inclusão
  • Dimensões da Avaliação na Educação Especial
  • Educação Especial, Inclusão e Práticas pedagógicas acessíveis
  • Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas
  • Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas pedagógicas
    2022 (Total: 5)
  • Avaliação em Educação Especial
  • Avaliação em Educação Especial e suas relações com os anos finais do ensino fundamental
  • Escola Inclusiva: Práticas Pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
  • O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
  • Práticas Pedagógicas e Processos avaliativos na perspectiva de uma educação para todos
    2013 (Total: 1)
  • A Conjuntura da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: saberes que compõe a Educação Especial: do clínico, do psicológico e da pedagógico
    2012 (Total: 1)
  • Trabalho Interdisciplinar na Educação especial
    2011 (Total: 1)
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial no contexto escolar
    2010 (Total: 3)
  • Acesso, permanência e aprendizagem na perspectiva inclusiva
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial
  • Vivendo a aprendendo: as vozes da ABPp RS
    2009 (Total: 1)
  • Tramas da aprendizagem
    2008 (Total: 3)
  • Abordagem interdisciplinar em Educação Especial
  • Deficiência Mental
  • Psicopedagogia, processos de aprendizagem e inclusão
    2007 (Total: 4)
  • Contribuições da psicopedagogia para o desenvolvimento neuropsicomotor: fragmentos de um estudo de caso
  • Educação inclusiva
  • Exibição do documentário:Nascidos em Bordéis
  • Relações Psicopedagógicas do Processo Ensino Aprendizagem
    2006 (Total: 2)
  • Aspectos conceituais, cognitivos e educacionias da deficiência mental
  • Uma compreensão clinica sobre as dificuldades de aprendizagem
    2005 (Total: 4)
  • Dificuldade de aprendizagem e o processo de inclusão
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Hiperatividade, agressividade e indisciplina
  • Inclusão e atendimento especializado para alunos com deficiência mental
    2004 (Total: 3)
  • A formação e a atuação profissional de egressos dos cursos de Educação Especial da UFSM
  • Diagnóstico da atuação psicopedagógica em Santa Maria
  • Palestrante no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade
    2003 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva
  • Os aspectos instrumentais à luz dos diferentes tempos da subjetivação na criança pequena
  • Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidade
    2002 (Total: 1)
  • Dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica
    2001 (Total: 1)
  • Motivação e auto-estima na ação pedagógica e sua relação com a construção da aprendizagem
    2012 (Total: 1)
  • Nado adaptado: uma possibilidade de atendimento a partir de uma perspectiva educacional
    2009 (Total: 1)
  • A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade
    2018 (Total: 1)
  • Processos formativos em Educação Especial
    2017 (Total: 1)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar
    2016 (Total: 2)
  • Intellectual disability and schooling in special classes
  • School census and intellectual disability: criteria for inserting students with no clinical diagnosis
    2015 (Total: 8)
  • Atraso neuropsicomotor e suas manifestações no processo de aprendizagem: relato de interveção clínica
  • Ensino Colaborativo: uma proposta de intervenção na sala de aula comum de ensino com uma aluna com deficiência intelectual.
  • Iniciação à docência na educação especial
  • Interlocuções entre Educação Especial e Ensino Comum por meio do PIBID/Educação Especial
  • O profissional de apoio no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
  • Os avanços no ensino colaborativo em uma turma do 9º ano através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Educação Especial
  • Paralisia Cerebral e intervenção psicopedagógica através da contação de histórias: efeitos terapêuticos
  • PIBID e Atendimento edm Educação Especial: ações de iniciação à docência no contexto escolar
    2009 (Total: 8)
  • A relação entre o estressor familiar
  • Adoção: os reflexos dos segredos de família no processo de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem no contexto do alcoolismo parental: possibilidades de um diálogo saudável
  • Institucionalização de crianças e sua interferência na aprendizagem
  • Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e construção do conhecimento
  • Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar
  • Relações entre família e instituição escolar e suas repercussões na aprendizagem
  • Separação dos pais: interferências na aprendizagem escolar
    2012 (Total: 1)
  • Coordenadora do Painel no I Seminário de Psicopedagogia: Aprendizagem em Cena
    2022 (Total: 1)
  • Relatório técnico do Projeto de Pesquisa Educação Especial: formação e práticas pedagógicas
    2005 (Total: 1)
  • Fiscal Master na Sala Especial (candidato com dislexia), na fiscalização do Concurso Vestibular.
    2017 (Total: 1)
  • Membro do Comitê Científico do o 1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão,
    2015 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc do GT15 - Educação Especial da 37ª Reunião Científica da Anped.
    2012 (Total: 1)
  • Membro do Comitê Científico do III Seminário Internacional de Gestão Educacional
    2010 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 2ed.
    2008 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 1ed.
    2006 (Total: 1)
  • Elaborou o Projeto e Implantou o Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Discente na Faculdade Palotina de Santa Maria
    2002 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto intitulado O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2001 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto intitulado Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
    2022 (Total: 5)
  • Avaliação na Educação Especial
  • Coordenadora do Eixo 22 - Educação Especial da XIV Anped Sul
  • Educação Inclusiva
  • Escola inclusiva: práticas pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
  • O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
    1999 (Total: 1)
  • Bolsista do Programa de Licenciaturas - PROLICEN/99 no Projeto intitulado Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR, SC e RS)
    2024 (Total: 1)
  • Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
    2023 (Total: 2)
  • Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2022 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2021 (Total: 3)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67106)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67647)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2020 (Total: 2)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2019 (Total: 4)
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Brasileira de Educação
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 38412)
  • Parecerista Ad-Hoc na análise de artigos submetidos para a chamada do prêmio ?melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial?, organizado pelos Comitês Editoriais da Revista Brasileira de Educação Especial e da
    2018 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da XII Anped Sul
    2017 (Total: 6)
  • Membro da Comissão Científica do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
  • Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Reflexão & Ação da UNISC
  • Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 38º Reunião Nacional da Anped
  • Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 5)
  • Membro da Comissão Científica do II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário de Acessibilidade
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação - PUCRS
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 14778)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
  • Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 37º Reunião Nacional da Anped
    2014 (Total: 3)
  • Consultora Científica para a Revista de Educação Pública
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 13367)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 8204)
    2012 (Total: 2)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 5058)
  • Parecerista Ad Hoc da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do gabinete de Projetos do Centro de Educação
    2024 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2023 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2022 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2021 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2020 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2019 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2018 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2017 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2016 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2015 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2014 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'

Produção Artística

    1997 (Total: 1)
  • Membro do Grupo de Teatro O Tau do Claun

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 3)
  • (Pós) Ensino Remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
  • Desafios da Inclusão na sala de aula comum: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal Santa Maria
  • O Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
    2022 (Total: 1)
  • Aprendizagem Docente em Tempos de Pandemia: a produção de Práticas Pedagógicas em Educação Especial
    2021 (Total: 2)
  • Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
  • Produção diagnóstica no contexto escolar: um olhar para a medicalização na educação
    2020 (Total: 1)
  • Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
    2019 (Total: 4)
  • Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas
  • Desempenho escolar em uma escola no campo: contingentes do fracasso escolar
  • Formação Inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura
  • O advento da escrita em crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: articulações entre educação especial e psicanálise
    2018 (Total: 1)
  • Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
    2017 (Total: 5)
  • A Educação Especial na educação no campo na rede municipal de ensino de Santa Maria-RS
  • Avaliação em larga escala: participação do público-alvo da educação especial
  • Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
  • Prática Pedagógica em Educação Especial: efeitos do ensino colaborativo para a formação inicial
  • Práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estudo de caso numa turma de 6º ano
    2016 (Total: 2)
  • Classes Especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
  • Das Políticas de Inclusão Escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
    2023 (Total: 3)
  • Educação Especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
  • Identificação, avaliação e percurso escolar de estudantes com deficiência intelectual na Rede Municipal de Ensino de Manaus
  • Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental cação especial em situação de inclusão escolar: o investimento pedagógico, a avaliação e a expressão dos resultados
    2022 (Total: 2)
  • Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
  • Trajetórias de Vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    2023 (Total: 1)
  • As emoções e sua influência na aprendizagem: em meio a pandemia e seus impactos no desenvolvimento da criança
    2022 (Total: 3)
  • Educação baseada em evidências: contribuições para compreender e redimensionar os processos de aquisição da leitura e da escrita pós-pandemia
  • O Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática
  • Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais.
    2018 (Total: 2)
  • Práticas Pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
  • Reflexões sobre a presença do profissional de apoio/monitor na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS.
    2015 (Total: 4)
  • Atuação do profissional de apoio/monitor no contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria.
  • Censo escolar e deficiência intelectual: critérios para a inserção de alunos sem diagnóstico clínico.
  • Fracasso escolar e processos de não-aprendizagem:efeitos na produção diagnóstica
  • Tessituras entre o ensino colaborativo e a alfabetização: relações possíveis
    2014 (Total: 6)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): que serviço é esse no contexto escolar?
  • Experiências de inclusão escolar: um olhar sobre o município de Silveira Martins
  • Práticas pedagógicas inclusivas: uma pesquisa bibliográfica no âmbito da educação matemática
  • Profissional de Apoio/Monitor da Educação Especial na rede municipal de ensino de Sana Maria
  • Reflexões acerca do professor da educação especial no contexto atual
  • Relações entre Educação Especial e Educação Infantil: mapeando configurações
    2013 (Total: 5)
  • Aprender brincando a brincar aprendendo? O lúdico como instrumento facilitador na aquisição da LIBRAS.
  • Conhecendo o perfil doa alunos da Educação Especial na Educação Infantil no contexto da rede municipal de ensino
  • Construindo possibilidades de comunicação alternativa
  • Deficiência Intelectual: do que estamos falando?
  • É tempo de inclusão escolar! Mas o que é isso? As concepções dos professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Santa Maria
    2008 (Total: 12)
  • A inclusão do aluno com deficiência mental
  • A Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil
  • A Nova Política Nacional da Educação Especial Vista sob o Olhar dos Professores da APAE de Santa Cruz do Sul
  • Alunos com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Comportamento Infantil
  • Dificuldade de aprendizagem e hiperatividade
  • Inclusão escolar: um estudo sobre o processo educacional inclusivo nas escolas da Rede Municipal de ensino de Lajeado
  • Inclusão na Educação Infantil
  • O Brincar
  • O processo de inclusão na perspectiva do professor
  • Relação família e escola no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem por transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Um estudo de caso
  • Um Novo Olhar para a Educação Especial
    2007 (Total: 4)
  • A Inclusão de Alunos com Deficiência na Perspectiva da Família
  • A Visão dos Professores sobra a Dificuldade de Aprendizagem
  • Agressão no Contexto Escolar
  • educação Especial: O Direito à Diferença