Fabiane Romano De Souza Bridi
Produção Bibliográfica
- 2009 (Total: 1)
- Educação Especial e Processos Inclusivos - Revista Reflexão & Ação (Educação Especial e Processos Inclusivos)
- 2023 (Total: 5)
- ISSN A articulação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN A utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem no retorno ao ensino presencial (Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES)
- ISSN Práticas pedagógicas em educação especial: ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala comum (REVISTA OLHARES E TRILHAS)
- 2022 (Total: 2)
- ISSN Práticas Pedagógicas e Formação Docente: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE)
- 2021 (Total: 3)
- 2020 (Total: 3)
- ISSN Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil (ISSN: 2359-232X) (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
- 2019 (Total: 1)
- 2018 (Total: 1)
- 2016 (Total: 1)
- 2014 (Total: 2)
- ISSN Atos de ler a Educação Especial na Educação Infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais Especializados (Educação e Realidade)
- ISSN Deficiência Mental: o que dizem os manuais diagnósticos (Revista Educação Especial (UFSM))
- 2013 (Total: 2)
- ISSN Capacitação profissional dos docentes em relação aos alunos com necessidades especiais (REGAE - Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
- ISSN Os alunos da Educação Especial e a passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
- 2012 (Total: 1)
- ISSN Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências (Revista Educação Especial (Online))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Formação continuada em educação especial: o atendimento educacional especializado (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
- 2009 (Total: 2)
- ISSN Atendimento Educacional Especializado (Reflexão e Ação (Online))
- ISSN Formação de professores: uma análise preliminar do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Reflexão e Ação (Online))
- 2006 (Total: 1)
- ISSN Um breve olhar sobre o Início e a História da Educação Especial: da produção de espaços especiais a construção de uma escola inclusiva (Revista Litterarius (Santa Maria))
- 2001 (Total: 1)
- ISSN A evolução histórica do curso de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Franciscano (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
- 1998 (Total: 1)
- A experiência Estética no Jogo Teatral com portadores de necessidades especiais (Conheça Sua Universidade de Perto)
- 2021 (Total: 1)
- Práticas Pedagógicas em Educação Especial: Relatos de uma Experiência em um Instituto Federal (Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica)
- 2020 (Total: 1)
- Ação formativa em serviço e as práticas pedagógicas em uma escola municipal de Santa Maria (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior.)
- 2019 (Total: 6)
- Acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial na Pós-Graduação: uma revisão sistemática (Pautando a efetividade da produção científica em ações afirmativas: Programa Pré-Acadêmico Abdias Nascimento)
- Atendimento educacional especializado (AEE) no contexto escolar. (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
- Percursos formativos de acadêmicos cotistas com deficiência na Universidade Federal de Santa Maria (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
- PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de no processo de aprendizagem (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
- Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
- Práticas pedagógicas inclusivas: aproximações entre educação especial e educação matemática (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
- 2018 (Total: 5)
- Abuso e negligência na infância: efeitos neurobiológicos e na aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Aprendizagem e Intervenção Terapêutica (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Epilepsia do lobo temporal, memória e suas relações com a aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Inclusão Escolar e o profissional de apoio/monitor: o contexto de uma rede privada de ensino (Caminhos possíveis à inclusão: educação especial: novos prismas)
- Intervenções terapêuticas que promovem o desenvolvimento sináptico (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- 2017 (Total: 3)
- A produção diagnóstica da deficiência mental/intelectual no contexto escolar (Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate)
- Compreensões acerca da deficiência intelectual e seus possíveis efeitos no processo de identificação dos alunos (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
- Construindo possibilidades de comunicação alternativa (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
- 2016 (Total: 2)
- A Educação Especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria - RS: uma análise preliminar (Conselhos Municipais de Educação: configurações e (re) articulações no campo das políticas e gestão educacional)
- Desenhando um mapa: a invenção de "possíveis" no espaço escolar (Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência)
- 2015 (Total: 9)
- Apresentação (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Avaliação e atendimento educacional especializado: enfoques e práticas pedagógicas (Avaliação: reflexões sobre o processo avaliativo no atendimento educacional especializado)
- Contornos de uma experiência de inclusão escolar: possíveis ações do atendimento educacional especializado (Atendimento educacional especializado: práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncional)
- Educação especial, formação continuada e educação à distância: o que tem sido produzido no âmbito acadêmico? (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
- Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da educação especial (Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar)
- Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- Sobre o aprender e sua relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
- 2014 (Total: 1)
- A importância da formação para a qualidade da prática docente (Atendimento educacional especializado no Brasil: relatos de experiência profissional de professores e sua formação)
- 2013 (Total: 2)
- Cognição, representação e afeto: elementos para a compreensão da aprendizagem no ensino superior (Aprendizagem no Ensino Superior)
- Ser e ter: as relações em cena (Cinema e deficiência: a invenção da diferença)
- 2012 (Total: 2)
- Formação continuada em Educação Especial: o atendimento educacional especializado (Educação Inclusiva: políticas, pesquisa e formação)
- Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
- 2011 (Total: 3)
- In(ex)clusão e práticas educativas (Pesquisa, política e formação de professores: distintos olhares)
- Processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial: implicações no contexto escolar (Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças)
- Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
- 2008 (Total: 1)
- Apoio Psicopedagógico ao Discente (Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender)
- 2006 (Total: 1)
- Educação e Autismo: as sutilezas e as possibilidades do processo inclusivo (Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade)
- 2004 (Total: 1)
- Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades (Produção Científica do Curso de Especialização em Educação Especial - 1993-2004)
- 2001 (Total: 2)
- Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
- Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
- 2008 (Total: 1)
- Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender
- 2009 (Total: 1)
- Revista Reflexão & Ação
- 2018 (Total: 1)
- Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
- 2015 (Total: 1)
- Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
- 2005 (Total: 1)
- Pesquisa Educacional I
- 2004 (Total: 1)
- O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
- 2002 (Total: 2)
- Representações Sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
- Tessituras Institucionais: Um olhar sobre as configurações do espaço escolar
- 2021 (Total: 1)
- Medicalização, medicamentalização e escola: conexões iniciais (Fármacos, remédios e medicamentos: o que a Educação tem com isso?)
- 2020 (Total: 1)
- Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa (Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa)
- 2015 (Total: 1)
- Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado (Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado)
- 2007 (Total: 1)
- Psicopedagogia Clínica (Diário de Santa Maria - Caderno Saúde)
- 1998 (Total: 1)
- Para ser um circo só falta o picadeiro (Jornal A Razão)
- 2017 (Total: 1)
- ISSN Neurologia, aprendizagem e intervenção psicopedagógica (Revista Pátio)
- 2008 (Total: 1)
- Dislalia e Dislexia (Saúde Interativa)
- 2023 (Total: 4)
- O Ensino Colaborativo como prática pedagógica: um estudo de caso (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Processos formativos: mobilizações para práticas inclusivas (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Relato de Experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Santa Maria (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2019 (Total: 4)
- Desafios e perspectivas do atendimento educacional especializado no projeto político pedagógico (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- Interfaces dos processos formativos docentes: revisão sistemática sobre o perfil dos acadêmicos de licenciatura (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- Políticas Públicas de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas de Manaus (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- Práticas pedagógicas em educação especial, funções psicológicas superiores e habilidades cognitivas (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- 2017 (Total: 4)
- Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar. (38ª Reunião Nacional da Anped - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência)
- Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva)
- Permanência das Classes Especiais: contextualizando as práticas pedagógicas (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
- Pibid/Educação Especial e o processo formativo (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
- 2016 (Total: 3)
- A Atuação do profissional de apoio/monitor na rede privada de ensino (XI Reunião Científica Regional da Anped Sul)
- O contexto das classes especiais: diagnóstico em questão (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
- Participação dos alunos público-alvo da educação especial nas avaliações em larga escala (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
- 2015 (Total: 2)
- Interfaces da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS: Reflexões com base no Censo Escolar (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
- Reflexões Iniciais sobre o Atendimento Educacional Especializado para Educação Infantil (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas)
- 2014 (Total: 4)
- A educação especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria: uma análise preliminar (X AnpedSul)
- Atendimento Educacional Especializado: uma análise de dissertações e teses produzidas nos anos de 2008 a 2012. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
- Dados do Censo Escolar MEC/INEP: contextualizando a educação especial na rede municipal de Santa Maria/RS. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
- Relato de experiência sobre o atendimento educacional especializado no contexto do PIBID/Educação Especial-UFSM (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
- 2013 (Total: 2)
- Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
- Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos (36 Reunião Nacional da Anped. Sistema nacional de educação e participação popular: desafios educacionais para as políticas educacionais)
- 2012 (Total: 3)
- A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado (XVI Endipe)
- A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
- Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer (IX AnpedSul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- 2011 (Total: 1)
- Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial - Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado)
- 2010 (Total: 2)
- Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
- Políticas de Inclusão Escolar, Diagnóstico e Sujeitos da Educação Especial (I Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Escolar do Rio Grande do Sul)
- 2009 (Total: 1)
- Discussões iniciais sobre a formação de professores para o atendimento educacional especializado (V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco)
- 2008 (Total: 2)
- Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento e Margens)
- Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSul)
- 2006 (Total: 1)
- As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças? (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
- 2005 (Total: 1)
- O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores)
- 2019 (Total: 9)
- Análise preliminar das produções acadêmicas sobre deficiência intelectual e o pacto nacional de alfabetização na idade certa (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Deficiência intelectual: a inserção de alunos sem diagnóstico clínico no censo escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Efeitos da articulação pedagógica para a formação inicial em educação especial (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Gestão das práticas pedagógicas posterior a experiência de ensino colaborativo: avaliando a existência de efeitos (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- O ensino colaborativo e a formação docente inicial: um estado da arte (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa: relações com o processo de identificação de alunos público-alvo da educação especial (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- Profissional de apoio/monitor: que sujeito é este e que papel está ocupando na escola privada? (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- 2018 (Total: 6)
- Participação das professoras da educação especial na gestão escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- PNAIC: um olhar para os alunos com fragilidades no processo de aprendizagem escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
- Possibilidades de construção de conhecimentos sobre a educação especial nas licenciaturas: recomendações legais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
- Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação básica e superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- Um estudo sobre índices de retenção e evasão nos anos finais do ensino fundamental de uma escola rural (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- 2014 (Total: 2)
- A produção do conhecimento sobre o atendimento educacional especializado: uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012. (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Censo Escolar MEC/INEP: dados da Educação Especial no contexto da Rede Municipal de Santa Maria/RS (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- 2012 (Total: 1)
- A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
- 2009 (Total: 2)
- A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a Ciência e a Experiência)
- Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e a construção do conhecimento (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a ciência e a Experiência)
- 2007 (Total: 2)
- Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
- Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
- 2006 (Total: 3)
- A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo (III Fórum Nacional de Educação)
- Hiperatividade, agressividade e indisciplina (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular)
- O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com Síndrome de Down (VI Congresso Internacional de Educação Popular/ XV Seminário de Educação Popular)
- 2003 (Total: 1)
- O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares (XII Encontro Nacional ABRAPSO)
- 2001 (Total: 3)
- Apoio Pedagógico Complementar (XX Congresso Nacional das APAEs)
- Co-construção de Aprendizagem na relação familiar (XX Congresso Nacional das APAEs)
- Sexualidade da adolescencia: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XX Congresso Nacional das APAEs)
- 2000 (Total: 2)
- A aprendizagem através da psicomotricidade (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
- A trajetória histórica da formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
- 1999 (Total: 15)
- A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (V Seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- A importância da Psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
- Ações de Construção de Cidadania (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
- As implicações da psicomotricidade na aprendizagem (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (PR, SC e RS) (Programa de Licenciaturas - PROLICEN 99)
- Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Sexualidade do adolescente com síndrome de down. Um estudo de caso (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
- Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1998 (Total: 1)
- O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
- 1997 (Total: 1)
- A experiência estética no jogo teatral com portadores de necessidades especiais (III Seminário de Iniciação Científica Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 2014 (Total: 4)
- Dados da Educação Especial com base nas informações do Censo Escolar MEC/INEP (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O atendimento educacional especializado no contexto do PIBID Educação Especial ? UFSM. (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar ? PIBID/UFSM (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012 sobre o atendimento educacional especializado (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2009 (Total: 1)
- Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar (V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva)
Produção Técnica
- 2005 (Total: 1)
- Pesquisa Educacional I
- 2018 (Total: 1)
- I Jornada sobre a Infância: aprendendo sobre o aprender
- 2015 (Total: 1)
- II Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
- 2014 (Total: 3)
- Autoavaliação Institucional 2014
- I Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
- Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial
- 2010 (Total: 2)
- Membro da Comissão Organizadora do XIX Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; VI Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS
- Membro da Coordenação do Colóquio Estudos de Caso em Psicopedagogia
- 2009 (Total: 1)
- Membro da Comissão Científica do XVIII Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; V Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS e I Encontro Mercosul de Psicopedagogia
- 2014 (Total: 1)
- Ciclos de Debates sobre Avaliação Institucional
- 2013 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora do I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
- 2010 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora do VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
- 2008 (Total: 1)
- Coordenação do Curso para Capacitação de Professores em Deficiência Mental para professores da rede municipal de ensino
- 2007 (Total: 1)
- Membro da Comissão Coordenadora do Projeto Educar na Diversidade
- 2003 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora da 1ª Jornada da Clínica Maud Mannoni: Cenas da Infância atual: a família, a escola e a clínica
- 1999 (Total: 1)
- Membro da Comissão Científica do Seminário Temas Educacionais: interfaces com a Educação Especial - Módulos I, II, III e IV
- 1997 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora dos Cursos de Clown (Síndrome de down) e Treinamento Básico do Ator
- 2018 (Total: 1)
- Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
- 2017 (Total: 1)
- Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
- 2013 (Total: 2)
- Minicurso: Estratégia e estilos de aprendizagem
- Minicurso: O uso das provas piagetianas na avaliação da aprendizagem
- 2012 (Total: 2)
- Dossiê Temático: Avaliação na Educação Especial, vol.25.
- O trabalho interdisciplinar na Educação Especial
- 2010 (Total: 2)
- Curso de Atendimento Educacional Especializado
- Mini curso - Autismo e Educação
- 2009 (Total: 1)
- Curso de Atendimento Educacional Especializado
- 2007 (Total: 3)
- Assessoria à Escola de Educação Especial: Tempo de Aprender
- Fundamentos da educação inclusiva - princípios e políticas públicas
- Muni curso: Intervenção psicopedagógica em crianças com transtornos graves de desenvolvimento
- 2006 (Total: 1)
- Aspectos históricos, bio-psico-sociais e educacionais da deficiência mental
- 2005 (Total: 1)
- Mini Curso Hiperatividade, agressividade e indisciplina
- 2004 (Total: 1)
- Educação Inclusiva
- 2023 (Total: 5)
- A memória e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem: um conhecimento construído na disciplina de aprendizagem e cognição
- Ensino colaborativo como uma prática pedagógica: um estudo de caso
- Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão
- Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
- Relato de experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria
- 2019 (Total: 3)
- Ação formativa em serviço: uma proposta para qualificar as práticas pedagógicas
- Concepções de aprendizagem: práticas pedagógicas e a produção do fracasso escolar
- Refletindo sobre as produções da Educação Especial a partir da Revisão Sistemática
- 2018 (Total: 7)
- Estado da arte acerca das práticas pedagógicas em educação especial
- Formação inicial e a construção do conhecimento sobre a educação especial: um olhar sobre os cursos de licenciatura
- Participação das Professoras da Educação Especial na Gestão Escola
- PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem
- Possibilidades de construção de conhecimento sobre a educação especial nas licenciaturas: Recomendações legais
- Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental
- Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais
- 2017 (Total: 4)
- Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
- Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar.
- Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa e alunos em situação de não aprendizagem
- Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico.
- 2016 (Total: 1)
- Influências das práticas colaborativas no âmbito do projeto PIBID/Educação Especial para a formação inicial.
- 2015 (Total: 2)
- Construção das funções psicológicas superiores por estudantes com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades no atendimento educacional especializado
- PIBID e ensino colaborativo: interlocuções entre a educação especial e o ensino comum
- 2013 (Total: 1)
- Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos
- 2012 (Total: 3)
- A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado.
- A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado
- Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer
- 2011 (Total: 1)
- Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado
- 2010 (Total: 1)
- Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar
- 2009 (Total: 1)
- A intervenção da superproteção materna na aprendizagem
- 2008 (Total: 2)
- Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar
- Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS
- 2007 (Total: 2)
- Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica
- Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades
- 2006 (Total: 3)
- A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo
- Apoio Psicopedagógico ao Discente
- As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças?
- 2005 (Total: 2)
- O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com síndrome de Down
- O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com síndrome de Down
- 2003 (Total: 1)
- O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
- 2001 (Total: 3)
- Apoio pedagógico complementar
- Co-construção da aprendizagem na relação familiar
- Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down
- 2000 (Total: 7)
- A aprendizagem através da psicomotricidade
- A importância da psicomotricidade na prática do professor
- A influência da psicomotricidade na construção da aprendizagem dos alunos
- A prática psicomotora como impulsionadora do processo de alfabetização dos alunos com dificuldades de aprendizagem
- A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
- Educação Especial: um resgate histórico na formação de recursos humanos
- Formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
- 1999 (Total: 18)
- A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
- A formação de recursos humanos em educação especial na Universidade Federal de Santa Maria
- A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
- A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos
- A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem
- A psicomotricidade e o processo de alfabetização
- A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem
- A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem
- A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
- Ações de construção de cidadania
- As implicações da psicomotricidade na aprendizagem
- Educação Especial na UFSM: Trajetória histórica na formação de recursos humanos
- Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul
- Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR,RS,SC)
- Sexualidade do adolescente com síndrome de down - um estudo de caso
- Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais
- Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de down
- Um estudo sobre a sexualidade do adolescente com Síndrome de Down
- 1998 (Total: 1)
- O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais
- 2023 (Total: 5)
- Acessibilidade: inventar tecnologias a serviço da ética da inclusão
- Dimensões da Avaliação na Educação Especial
- Educação Especial, Inclusão e Práticas pedagógicas acessíveis
- Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas
- Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas pedagógicas
- 2022 (Total: 5)
- Avaliação em Educação Especial
- Avaliação em Educação Especial e suas relações com os anos finais do ensino fundamental
- Escola Inclusiva: Práticas Pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
- O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
- Práticas Pedagógicas e Processos avaliativos na perspectiva de uma educação para todos
- 2013 (Total: 1)
- A Conjuntura da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: saberes que compõe a Educação Especial: do clínico, do psicológico e da pedagógico
- 2012 (Total: 1)
- Trabalho Interdisciplinar na Educação especial
- 2011 (Total: 1)
- Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial no contexto escolar
- 2010 (Total: 3)
- Acesso, permanência e aprendizagem na perspectiva inclusiva
- Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial
- Vivendo a aprendendo: as vozes da ABPp RS
- 2009 (Total: 1)
- Tramas da aprendizagem
- 2008 (Total: 3)
- Abordagem interdisciplinar em Educação Especial
- Deficiência Mental
- Psicopedagogia, processos de aprendizagem e inclusão
- 2007 (Total: 4)
- Contribuições da psicopedagogia para o desenvolvimento neuropsicomotor: fragmentos de um estudo de caso
- Educação inclusiva
- Exibição do documentário:Nascidos em Bordéis
- Relações Psicopedagógicas do Processo Ensino Aprendizagem
- 2006 (Total: 2)
- Aspectos conceituais, cognitivos e educacionias da deficiência mental
- Uma compreensão clinica sobre as dificuldades de aprendizagem
- 2005 (Total: 4)
- Dificuldade de aprendizagem e o processo de inclusão
- Dificuldades de Aprendizagem
- Hiperatividade, agressividade e indisciplina
- Inclusão e atendimento especializado para alunos com deficiência mental
- 2004 (Total: 3)
- A formação e a atuação profissional de egressos dos cursos de Educação Especial da UFSM
- Diagnóstico da atuação psicopedagógica em Santa Maria
- Palestrante no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade
- 2003 (Total: 3)
- Educação Inclusiva
- Os aspectos instrumentais à luz dos diferentes tempos da subjetivação na criança pequena
- Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidade
- 2002 (Total: 1)
- Dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica
- 2001 (Total: 1)
- Motivação e auto-estima na ação pedagógica e sua relação com a construção da aprendizagem
- 2012 (Total: 1)
- Nado adaptado: uma possibilidade de atendimento a partir de uma perspectiva educacional
- 2009 (Total: 1)
- A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade
- 2018 (Total: 1)
- Processos formativos em Educação Especial
- 2017 (Total: 1)
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar
- 2016 (Total: 2)
- Intellectual disability and schooling in special classes
- School census and intellectual disability: criteria for inserting students with no clinical diagnosis
- 2015 (Total: 8)
- Atraso neuropsicomotor e suas manifestações no processo de aprendizagem: relato de interveção clínica
- Ensino Colaborativo: uma proposta de intervenção na sala de aula comum de ensino com uma aluna com deficiência intelectual.
- Iniciação à docência na educação especial
- Interlocuções entre Educação Especial e Ensino Comum por meio do PIBID/Educação Especial
- O profissional de apoio no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
- Os avanços no ensino colaborativo em uma turma do 9º ano através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Educação Especial
- Paralisia Cerebral e intervenção psicopedagógica através da contação de histórias: efeitos terapêuticos
- PIBID e Atendimento edm Educação Especial: ações de iniciação à docência no contexto escolar
- 2009 (Total: 8)
- A relação entre o estressor familiar
- Adoção: os reflexos dos segredos de família no processo de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem no contexto do alcoolismo parental: possibilidades de um diálogo saudável
- Institucionalização de crianças e sua interferência na aprendizagem
- Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e construção do conhecimento
- Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar
- Relações entre família e instituição escolar e suas repercussões na aprendizagem
- Separação dos pais: interferências na aprendizagem escolar
- 2012 (Total: 1)
- Coordenadora do Painel no I Seminário de Psicopedagogia: Aprendizagem em Cena
- 2022 (Total: 1)
- Relatório técnico do Projeto de Pesquisa Educação Especial: formação e práticas pedagógicas
- 2005 (Total: 1)
- Fiscal Master na Sala Especial (candidato com dislexia), na fiscalização do Concurso Vestibular.
- 2017 (Total: 1)
- Membro do Comitê Científico do o 1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão,
- 2015 (Total: 1)
- Consultora Ad Hoc do GT15 - Educação Especial da 37ª Reunião Científica da Anped.
- 2012 (Total: 1)
- Membro do Comitê Científico do III Seminário Internacional de Gestão Educacional
- 2010 (Total: 1)
- Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 2ed.
- 2008 (Total: 1)
- Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 1ed.
- 2006 (Total: 1)
- Elaborou o Projeto e Implantou o Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Discente na Faculdade Palotina de Santa Maria
- 2002 (Total: 1)
- Elaboração do Projeto intitulado O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
- 2001 (Total: 1)
- Elaboração do Projeto intitulado Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
- 2022 (Total: 5)
- Avaliação na Educação Especial
- Coordenadora do Eixo 22 - Educação Especial da XIV Anped Sul
- Educação Inclusiva
- Escola inclusiva: práticas pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
- O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
- 1999 (Total: 1)
- Bolsista do Programa de Licenciaturas - PROLICEN/99 no Projeto intitulado Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR, SC e RS)
- 2024 (Total: 1)
- Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
- 2023 (Total: 2)
- Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
- Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
- 2022 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
- 2021 (Total: 3)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67106)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67647)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
- 2020 (Total: 2)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial
- Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
- 2019 (Total: 4)
- Parecerista Ad-Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
- Parecerista Ad-Hoc da Revista Brasileira de Educação
- Parecerista Ad-Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 38412)
- Parecerista Ad-Hoc na análise de artigos submetidos para a chamada do prêmio ?melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial?, organizado pelos Comitês Editoriais da Revista Brasileira de Educação Especial e da
- 2018 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc da XII Anped Sul
- 2017 (Total: 6)
- Membro da Comissão Científica do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
- Parecerista Ad Hoc da Revista Reflexão & Ação da UNISC
- Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 38º Reunião Nacional da Anped
- Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- 2015 (Total: 5)
- Membro da Comissão Científica do II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário de Acessibilidade
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação - PUCRS
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 14778)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
- Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 37º Reunião Nacional da Anped
- 2014 (Total: 3)
- Consultora Científica para a Revista de Educação Pública
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 13367)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
- 2013 (Total: 1)
- Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 8204)
- 2012 (Total: 2)
- Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 5058)
- Parecerista Ad Hoc da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do gabinete de Projetos do Centro de Educação
- 2024 (Total: 9)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
- Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
- 2023 (Total: 9)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
- Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
- 2022 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
- 2021 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
- 2020 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
- 2019 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2018 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2017 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2016 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2015 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2014 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2012 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
Produção Artística
- 1997 (Total: 1)
- Membro do Grupo de Teatro O Tau do Claun
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 3)
- (Pós) Ensino Remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
- Desafios da Inclusão na sala de aula comum: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal Santa Maria
- O Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
- 2022 (Total: 1)
- Aprendizagem Docente em Tempos de Pandemia: a produção de Práticas Pedagógicas em Educação Especial
- 2021 (Total: 2)
- Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
- Produção diagnóstica no contexto escolar: um olhar para a medicalização na educação
- 2020 (Total: 1)
- Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
- 2019 (Total: 4)
- Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas
- Desempenho escolar em uma escola no campo: contingentes do fracasso escolar
- Formação Inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura
- O advento da escrita em crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: articulações entre educação especial e psicanálise
- 2018 (Total: 1)
- Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
- 2017 (Total: 5)
- A Educação Especial na educação no campo na rede municipal de ensino de Santa Maria-RS
- Avaliação em larga escala: participação do público-alvo da educação especial
- Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
- Prática Pedagógica em Educação Especial: efeitos do ensino colaborativo para a formação inicial
- Práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estudo de caso numa turma de 6º ano
- 2016 (Total: 2)
- Classes Especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
- Das Políticas de Inclusão Escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
- 2023 (Total: 3)
- Educação Especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
- Identificação, avaliação e percurso escolar de estudantes com deficiência intelectual na Rede Municipal de Ensino de Manaus
- Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental cação especial em situação de inclusão escolar: o investimento pedagógico, a avaliação e a expressão dos resultados
- 2022 (Total: 2)
- Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
- Trajetórias de Vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
- 2023 (Total: 1)
- As emoções e sua influência na aprendizagem: em meio a pandemia e seus impactos no desenvolvimento da criança
- 2022 (Total: 3)
- Educação baseada em evidências: contribuições para compreender e redimensionar os processos de aquisição da leitura e da escrita pós-pandemia
- O Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática
- Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais.
- 2018 (Total: 2)
- Práticas Pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
- Reflexões sobre a presença do profissional de apoio/monitor na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS.
- 2015 (Total: 4)
- Atuação do profissional de apoio/monitor no contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria.
- Censo escolar e deficiência intelectual: critérios para a inserção de alunos sem diagnóstico clínico.
- Fracasso escolar e processos de não-aprendizagem:efeitos na produção diagnóstica
- Tessituras entre o ensino colaborativo e a alfabetização: relações possíveis
- 2014 (Total: 6)
- Atendimento Educacional Especializado (AEE): que serviço é esse no contexto escolar?
- Experiências de inclusão escolar: um olhar sobre o município de Silveira Martins
- Práticas pedagógicas inclusivas: uma pesquisa bibliográfica no âmbito da educação matemática
- Profissional de Apoio/Monitor da Educação Especial na rede municipal de ensino de Sana Maria
- Reflexões acerca do professor da educação especial no contexto atual
- Relações entre Educação Especial e Educação Infantil: mapeando configurações
- 2013 (Total: 5)
- Aprender brincando a brincar aprendendo? O lúdico como instrumento facilitador na aquisição da LIBRAS.
- Conhecendo o perfil doa alunos da Educação Especial na Educação Infantil no contexto da rede municipal de ensino
- Construindo possibilidades de comunicação alternativa
- Deficiência Intelectual: do que estamos falando?
- É tempo de inclusão escolar! Mas o que é isso? As concepções dos professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Santa Maria
- 2008 (Total: 12)
- A inclusão do aluno com deficiência mental
- A Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil
- A Nova Política Nacional da Educação Especial Vista sob o Olhar dos Professores da APAE de Santa Cruz do Sul
- Alunos com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Comportamento Infantil
- Dificuldade de aprendizagem e hiperatividade
- Inclusão escolar: um estudo sobre o processo educacional inclusivo nas escolas da Rede Municipal de ensino de Lajeado
- Inclusão na Educação Infantil
- O Brincar
- O processo de inclusão na perspectiva do professor
- Relação família e escola no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem por transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Um estudo de caso
- Um Novo Olhar para a Educação Especial
- 2007 (Total: 4)
- A Inclusão de Alunos com Deficiência na Perspectiva da Família
- A Visão dos Professores sobra a Dificuldade de Aprendizagem
- Agressão no Contexto Escolar
- educação Especial: O Direito à Diferença