Josefa Lidia Costa Pereira

Produção Bibliográfica

    2016 (Total: 1)
  • Surdocegueira: Níveis e formas de comunicação (Surdocegueira: Níveis e formas de comunicação)
    2006 (Total: 1)
  • A aplicação das artes plásticas para deficientes visuais na terceira idade (A aplicação das artes plásticas para deficientes visuais na terceira idade)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN O processo de ensino-aprendizagem de Ciências em turmas com alunos deficientes visuais: percepções de professores (Revista Educação Especial (UFSM))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN O aluno com deficiência visual em sala de aula: informações gerais (Revista Eletrônica de Educação (São Carlos))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN As artes plásticas e o deficiente visual idoso (Travessias (UNIOESTE. Online))
    1999 (Total: 1)
  • ISSN Aspectos pedagógicos da educação dos deficientes visuais (Coleção Prata da Casa (UFMA))
    2023 (Total: 2)
  • Deficiência visual: saberes e práticas educacionais (Intervenções pedagógicas no AEE: potencializando o ensino, a aprendizagem e a inclusão.)
  • doi PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: DA UNIVERSIDADE À COMUNIDADE)
    2022 (Total: 2)
  • doi Cegueira e baixa visão: inclusão, acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva (Extensão Universitária: experiências na integração Universidade- Sociedade.)
  • doi Ressignificação de práticas pedagógicas com a criança cega durante a pandemia do COVID-19 (Temas em Debate a educação no século XXI)
    2020 (Total: 1)
  • doi Desafios da prática pedagógica em Educação Especial: reflexões sobre as vivências de uma ex-pibidiana (Educação básica e atuação docente: experiências e possibilidades)
    2019 (Total: 2)
  • O lúdico na formação de conceitos: o brincar da criança com cegueira congênita (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
  • Reflexões sobre estágio supervisionado curricular: uma experiência do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
    2013 (Total: 2)
  • A aplicação das artes plásticas para deficientes visuais na terceira idade (TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: deficiências sensoriais e deficiência mental)
  • A digitação de livros em braille: uma experiência ímpar (TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL:deficiências sensoriais e deficiência mental)
    2008 (Total: 1)
  • A digitação de livros em Braille:uma experiência ímpar no CAP-MA (Temas em Educação Especial: deficiencias sensoriais e deficiencia mental)
    2007 (Total: 1)
  • Arte x deficiência visual:repensando a prática educacional do professor (IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores/A articulação dos saberes na sociedade atual: opapel do educador e sua formação)
    2006 (Total: 4)
  • A deficiencia visual e suas implicações para o ensino de Lingua Portuuesa (Interdisciplinaridade e Educação Especial: é possivel?)
  • Como lidar com deficientes visuais em sala de aula: orientações gerais para profesores de lingua Portuguesa (Interdisciplinaridade e Educação Especial: é possivel?)
  • Pessoas com deficiencia visual: sugestões de acesso à obra artistica (uma discussão curricular) (Interdisciplinaridade e educação especial: é possivel?)
  • Prevenção de deficiências visuais (Educação Especial)
    2003 (Total: 1)
  • Por uma prática pedagógica de inclusão: professor de arte e o deficiente visual no ensino regular (Inclusão)
    2002 (Total: 1)
  • A deficiência visual: implicações para o atendimento educacional (Reflexões sobre a diferença)
    2001 (Total: 1)
  • As exigências socioculturais e a evolução do conceito de excepcionalidade (Perspectivas multidisciplinares em Educação Especial II)
    2019 (Total: 1)
  • Educação Especial, Adaptações Curriculares e inclusão Escolar: Desafios na Alfabetização (Educação Especial, Adaptações Curriculares e inclusão Escolar: Desafios na Alfabetização)
    1999 (Total: 1)
  • A deficiência visual e a aquisição do conceito de espaço (Primeira Página)
    2021 (Total: 1)
  • Importância da Audiodescrição para as Pessoas com Deficiência Visual (V Congresso de Extensão da AUGM. Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável)
    2019 (Total: 2)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • OBSERVAÇÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO (3º Compartilhando Saberes)
    2018 (Total: 1)
  • ESTIMULAÇÃO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTOESTIMA E AUTONOMIA DE UMA ALUNA CEGA (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
    2017 (Total: 3)
  • A importância do ambiente escolar no processo de socialização de uma aluna com deficiência intelectual nos anos finais do Ensino Médio (II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas)
  • Ações pedagógicas no atendimento de alunos com AH/SD: um relato de experiência (II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM AH/SD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Formação de professores: contextos, sentidos e práticas IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
    2016 (Total: 4)
  • A doce forma de reabilitar a pessoa cega por meio da arte de cozinhar: Um Relato de Experiência. (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Orientação e Mobilidade: técnicas e treinamento para a autonomia de pessoas com deficiência visual (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Orientação e Mobilidade e Escrita Cursiva: relato de experiencia (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Produções identitárias de sujeitos com deficiência visual (I Congresso Internacional de Educação Especial e Educação Inclusiva/XIII Jornada de Educação Especial)
    2015 (Total: 5)
  • Arte e musica como ferramentas inclusivas (VI Congresso Internacional de Educação-Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedade pós-Moderna)
  • Educação Especial: nas entrelinhas da Política Pública (I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS)
  • Educação Especial:O intercambio entre família e escola (VI Congresso Internacional de Educação-Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedade pós-Moderna)
  • O ensino colaborativo e a inclusão (XII Congresso Nacional de Educação.Formação de Professores, complexidade e trabalho docente)
  • Soroban: um facilitador para o ensino da matemática para deficientes visuais (Congresso Internacional de Educação-Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedade pós-Moderna)
    2014 (Total: 9)
  • ATIVIDADES COLABORATIVAS E LECTOESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS MEDIADORES PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Deficiência visual e identidade: a influência das relações sociais entre cegos e videntes (12ª Jornada de Educação Especial: ciencia e conhecimento em Educação Especial)
  • Deficiência visual e identidade: a influencia das relações sociais entre cegos e videntes (12a Jornada de Educação Especial)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Educação Especial e as Ações Pedagógicas: intervenções por meio do Pibid ? Educação Especial (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • O sistema Braille e a adaptação de recursos didáticos para pessoas com deficiência visual (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Significações na história de vida de uma pessoa cega: implicações e enfrentamentos (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Surdocegueira: Práticas pedagógicas e interação (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • VIVÊNCIANDO O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ? PIBID ? EDUCAÇÃO ESPECIAL (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2013 (Total: 4)
  • A inclusão de alunos com deficiência visual e suas implicações na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL: Uma Experiência Inclusiva (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inserção do deficiente visual na dança (VII Congresso Braileiro Multidisiciplinar de Educação Especial)
  • O retrato de uma experiência inclusiva na área da deficiência visual (XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE)
    2012 (Total: 5)
  • As Experiências de Deficientes Visuais no Contexto Educacional (V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • PONTOS E CONTRAPONTOS SOBRE A PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA COMUM (XVI ENDIPE)
  • Produção de Audiotextos e Deficiência Visual: A Experiência na Universidade Federal de Santa Maria-RS (V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Resgate Histórico da Evolução do Atendimento Educacional a Alunos com Deficiência Visual (V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Sistema de Cotas na Universidade Federal do Maranhão (V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2011 (Total: 1)
  • Interação mediada entre alunos videntes e alunos com deficiência visual: uma proposta metodológia de base vigotskiana para a inclusão escolar (VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2010 (Total: 3)
  • A inclusão de alunos com deficiencia visual em escolas de ensino comum: percepção de professores (IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Cursos d e formação continuada na área da deficiencia visual: contribuições do CAP_MA segundo a percepção da comunidade (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
  • O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiencia visual: percepção de técnicos do CAP_MA (IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2009 (Total: 2)
  • A inclusão de alunos com deficiencia visual em escolas de ensino comum:percepção de coordenadores (VCONGRESSO BRASILEIROMULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Colegas videntes de alunos com deficiencia visual falam sobre inclusão (VCONGRESSO BRASILEIROMULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2008 (Total: 5)
  • A importância dos contos de fadas para a educação de crianças com deficiência visual (III CBEE - III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • O aluno deficiente visual na escola comum e o atendimento itinerante (III Encuentro Iberoamericano de Educación)
  • O aluno deficiente visual na escola comum e o atendimento itinerante (III encuentro iberoamericano de educación)
  • O atendimento itinerante para alunos deficientes visuais na escola comum (3º Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades esepciais)
  • Recursos didáticos utilizados por professores na educação de deficientes visuais no Centro de Apoio Pedagógico em São Luis-MA (V CONGRESO IBEROAMERICANO DE TECNOLOGIAS DE APOYO A LA DISCAPACIDAD - IBERDISCAP.AITADIS)
    2007 (Total: 5)
  • Artexdeficiencia visual:repensando a prática educacional do professor (IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - A a rticulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação)
  • formação profissional x educação inclusiva: ênfase nos professores de Educação Física (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • O projeto político pedagógico e a educação de deficientes visuais (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • O reconhecimento da Língua de Sinais e a mudança de postura do educador frente a surdez: relato de professores (VIIII encontro de pesquisa em educação da região sudeste)
  • Os recursos pedagógicos na educação da pessoa cega: contribuições ao professor de ensino regular (Os recursos pedagógicos na educação da pessoa cega: contribuições ao professor de ensino regular)
    2006 (Total: 3)
  • A deficiencia visual e suas implicações para o ensino de Lingua Portuguesa (II Congresso Internacional de Leitura e formação de professores)
  • A atividade da vida diária:na visão de profissionais do CAP (8ª Jornada da Educação Especial:inclusão e acessibilidade)
  • Como lidar com alunos deficientes visuais em sala de aula: orientações gerais para professores de Lingua Portuguesa (II Congresso Internacional de Leitura e formação de professores)
    2001 (Total: 1)
  • O ENSINO DE ARTES PARA DEFICIENTES VISUAIS. (4ª Jornada Científica da UFSCar: encontro de conhecimentos diálogo de saberes)
    2022 (Total: 3)
  • A INSERÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • REFLETINDO SOBRE CONTRASTES ENTRE CADA HISTÓRIA DE VIDAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS EDUCACIONAIS DE CONVIDADOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2021 (Total: 3)
  • A INCLUSÃO DE PESSOAS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: RELATOS DE VIVÊNCIAS (36ª Jornada Acadêmica Integrada/13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • O IMPACTO DO ABUSO SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSÍVEIS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO E PREVENÇÃO (36ª Jornada Acadêmica Integrada/6º Salão de Iniciação Científica)
  • O SUJEITO PARA ALÉM DA DEFICIÊNCIA- ANÁLISE DO ESPAÇO DE FALA IMPOSTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (36ª Jornada Acadêmica Integrada/6º Salão de Iniciação Científica)
    2019 (Total: 15)
  • A SEMELHANÇA ATRAVÉS DA DIFERENÇA ENTRE SI DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATOS ACERCA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL INSERIDAS EM VÁRIOS CONTEXTOS DO COTIDIANO. (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Como auxiliar deficientes visuais na sua locomoção durante o seu dia a dia? (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • COMO OCORREM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE UMA PESSOA VIDENTE E UMA PESSOA CEGA (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIAS DE VIDA NO CONTEXTO ACADÊMICO (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: AQUISIÇÃO DO CÃO GUIA NO BRASIL (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DIFERENTES PERSPECTIVAS DA DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATOS DE VIDA (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Do conhecido ao desconhecido, buscando novas formas de olhar a vida (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DO DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA VISUAL À BUSCA DO AUTORECONHECIMENTO (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS CEGOS (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O USO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS CEGOS (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PARA ALÉM DO BIOLÓGICO,O SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas educacionais no ensino superior: aprendizagem pela prática com pessoas cegas e de baixa visão (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS CEGOS DO ENSINO SUPERIOR: POTENCIALIDADES E PRECONCEITOS. (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • UM OLHAR ATRAVÉS DOS RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS. Status (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 29)
  • A influência das Barreiras Atitudinais na Educação de Crianças Cegas (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE DE CRIANÇAS CEGAS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DO APOIO FAMILIAR NA AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A INFLUÊNCIA DOS MITOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS: PERCEPÇÕES DE FAMILIARES E PROFESSORES (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A PESSOA CEGA E SUAS VIVÊNCIAS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AUDIODESCRIÇÃO E INCLUSÃO: DESAFIOS DO AUDIODESCRITOR ROTEIRISTA E DO USUÁRIO CEGO (Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E AUTISMO: UM TRABALHO PARA ALÉM DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ENTRAVES DA DEFICIÊNCIA PRODUZIDOS SOCIALMENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • EXPERIÊNCIA DE VIDA: ANTES E DEPOIS DA CEGUEIRA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS POR INTERMÉDIO DE EXPOSIÇÕES ORAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O DESAFIO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUA FAMÍLIA EM BUSCA DE AUTONOMIA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O MUNDO SOB OLHAR DE UM CEGO (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PESSOAS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO, RELATOS DE CONVIDADOS EM UMA RODA DE CONVERSA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PROPOSTA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA O ALUNO COM CEGUEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de Experiências de Pessoas com Deficiência Visual (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos de alunos com deficiência visual no ensino superior (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos do dia a dia de pessoas com deficiência visual (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATO DE CASOS: PESSOAS COM CEGUEIRA NA SOCIEDADE (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: DEPOIMENTOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM SALA DE AULA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE DEFICIENTES VISUAIS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS DA REALIDADE DO DEFICIENTE VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS E REALIDADES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RELATOS SOBRE TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Roda de conversa sobre deficiência visual (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 18)
  • A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE LATERALIDADE E SEQUÊNCIA PARA COMPREENDER A ORIENTAÇÃO E ALINHAMENTO DA ESCRITA EM BRAILLE (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A VIVÊNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA AUTISTA (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ALUNOS COM BAIXA VISÃO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA OS ALUNOS COM AH/SD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AVANÇOS NAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E ESTIMULAÇÃO PRECOCE: RELATO DE EXPERIÊNCIA (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL: O ENSINO DA INFORMÁTICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA (XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE SOROBAN (XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PARA UM ALUNO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RS. (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO: BENEFÍCIOS PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ESTRATÉGIAS DE ARRANJO FÍSICO EM SALA DE AULA (Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • INCLUSÃO DO ALUNO CEGO: REFLEXÕES SOBRE A IGUALDADE DE CONDIÇÕES E ACESSO AO ENSINO (XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AS POSSIBILIDADES DO ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS CEGAS (XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DA BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM SALA DE AULA (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 39)
  • 'Eu cego', a sociedade e a inclusão: experiências de vida (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • A relevância do ensino colaborativo para a prática docente como alternativa ao atendimento educacional especializado (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • A aceitação da cegueira na idedade adulta (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • A acessibilidade do usuário cadeirante ao transporte coletivo de Santa Maria (https://portal.ufsm.br/jai/anais/trabalho.html?action=anais)
  • A pessoa Cega e a Aprendizagem da Escrita Cursiva (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptações Curriculares no Ensino Médio (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • As dificuldades encontradas na locomoção da pessoa com deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • As experiências vivenciadas através de depoimentos de deficientes visuais em sala de aula (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Brincar como agente transformador da realidade da criança com deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Componentes do coensino/arranjo físico como possibilidade de organização do trabalho docente (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Considerações iniciais acerca da vivência do bolsista de iniciação à docência na proposta do ensino colaborativo em sala de aula (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficientes visuais e seus desafios (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência visual: a família como suporte (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência visual: relatos de história de vida (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência visual: relatos de experiência vida (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência visual:aprendendo como sobreviver com essa condição (31ª Jai - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desafios, Possibilidade e implicações do trabalho inicial de iniciação a docência no âmbito da realização do ensino colaborativo (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Diálogo Possível na Mediação entre a Deficiência Visual e a TEA através do ensino colaborativo (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais em seu cotidiano (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estratégias de ensinos para deficientes visuais (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Experiências e vivências perante a deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Experiências de vida: deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ensino colaborativo para a inclusão do aluno com deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • O percurso de elaboração de um plano educacional individualizado em uma turma de uma escola especial (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • O vinculo acadêmico na reestruturação social dos deficientes visuais (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Orientação e Mobilidade: a importancia e os desafios vividos por pessoas com cegueira na cidade de Santa Maria (31ª JAI-Jornada Acadêmica Integrada)
  • Perda da visão na vida adulta: processo da elaboração de luto relacionada a experiência de vida (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Reflexões acerca das relações e vivências no atendimento educacional especializado de uma aluno autista (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de deficientes visuais: a superação (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de deficientes visuais:desafios e seus direitos (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de Experiência: a deficiência visual num contexto de uma instituição especializada (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos autobiograficos da realidade do deficiente visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos de história de vida:convidados com cegueira ou baixa visão relatam suas dinâmicas e trajetórias de vida (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos de Deficientes Visuais (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relatos de pessoas com deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Singularidade como ponto incomum na deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Um relato de experiência: A escola de ensino médio e o aluno deficiente visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma análise das definições e concepções históricas a cerca da deficiência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
  • Vivências de pessoas com Deficência visual (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 10)
  • A influência do atendimento educacional especializado no processo de ensino aprendizagem de uma aluna com baixa visão (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A produção das subjetividades na escola para todos: do invisível ao visivel nos pareceres pedagógicos (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importancia da frequencia de uma aluna com DI no atendimento educacional especializado em uma escola estadual de Santa Maria (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência intelectual e a Inclusão (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência Intelectual e adolescência: a importância do ensino para a autonomia (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inserção do ensino colaborativo pelo educador especial na sala de aula comum (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas pedagógicas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar - PIBID/UFSM (Práticas pedagógicas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar- PIBID/UFSM)
  • Produzir sem questionar? Os efeitos do diagnóstico (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Tecnologia Assistiva e deficiência visual: relevância e uso no contexto educacional (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Trajetória de alunos com baixa visão: dificuldades e estratégias vivenciadas no ensino fundamental (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2001 (Total: 3)
  • A arte e o deficiente visual (XV Encontro de pesquisa educacional das regiões norte e nordeste -EPENN: educação, desenvolvimento e cidadania)
  • O professor de artes e o aluno deficiente visual (V Seminário de Pesquisa em Educação Especial)
  • Uma análise da prática pedagógica sobre o ensino de artes para o deficiente visual (VI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: formação de educadores: desfios e perspectivas para o século XXI)
    2000 (Total: 5)
  • Análise da prática pedagógica: professoras de artes x alunos deficientes visuais (V congresso Nacional de Psicologia escolar e educacional)
  • Deficientes visuais e professoras de artes: Análise da prática pedagógica (XXX Reunião anual de Psicologia: Psicologia nao Brasil: diversidade e desafios)
  • O Arte-educador e o aluno deficiente visual integrado no ensino regular (V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional)
  • O professor de artes e o aluno deficiente visual (V Congresso Nacional de arte-educação na escola para todos/VI festival nacional de artes sem barreiras)
  • Uma análise da prática pedagógica sobre o ensino de artes para o deficiente visual (Encontro de formação de professores nos países do mercosul)
    1999 (Total: 6)
  • A possível contribuição do Professor de educação artísitica na formação do deficiente visual (51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Apredendo a se relacionar com os cegos através de jogos de Improvisação: uma experiência com professores no curso de especialização em Educação Especial da Universidade Federal do Maranhão. (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • As exigências socioculturais e a evolução do conceito de excepcionalidade. (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Concepções do professor de artes sobre o deficiente visual integrado no ensino regular da cidade de Saõ Luís-Maranhão (4º CIC ASSER Congresso de Iniciação Científica)
  • Prevenção de deficiências visuais (4º Congresso de Iniciação científica- 4º CIC ASSER)
  • Prevenção de Deficiências Visuais (IV Seminário de pesquisa em educação especial)
    1998 (Total: 4)
  • A relevância das Artes Plásticas para alunos deficientes visuais (II Seminário sobre Ensino de Arte)
  • Arte-educação e deficiência visual: a contribuição das artes plásticas na formação do portador de deficiência visual (III Congresso Iberoamericano de Educação Especial: diversidade na educação: desafio para o novo milênio)
  • Aspectos pedagógicos da educação dos deficientes visuais (2º CONAP - congresso nacional de Pesquisadores-Tema A Educação para um mundo Globalizado)
  • Prevenção e Caracterização da Deficiência Visual (II Encontro de Educação Especial na UEM)
    2016 (Total: 1)
  • Ensino Colaborativo: uma possibilidade para o processo inclusivo na rede pública (31ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 5)
  • Deficiência visual e identidade: a influência das relações sociais entre cegos e videntes. (XXI Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Popularização da Ciencia 2014)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E IDENTIDADE: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CEGOS E VIDENTES (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES DA SALA COMUM EM RELAÇÃO AO PIBID-EDUCAÇÃO ESPECIAL (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • PIBID E LECTOESCRITA: APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • PIBID/EDUCAÇÃO ESPECIAL: INSERÇÃO E EXPERIÊNCIAS INICIAIS NA ESCOLA (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2013 (Total: 7)
  • A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO COM BAIXA VISÃO ? ESTUDO DE CASO (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A INSERÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA DANÇA (http://portal.ufsm.br/jai/anais/trabalho.html)
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: discussões sobre a inclusão na rede regular de ensino (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • INCLUSÃO ESCOLAR: Deficiência Visual e o Papel do Educador na Escola (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O PENSAR, O AGIR E O INTERAGIR NAS RELAÇÕES COM DEFICIENTES VISUAIS (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O SISTEMA BRAILLE E A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 4)
  • A Produção Literária em Braille como Ferramenta de Aprendizagem (JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Curto Circuito em Educação Especial (JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • INCLUSÃO E PRODUÇÃO DE AUDIOTEXTOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM DOS CEGOS DE SANTA MARIA (JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Produção de Audiotextos: Uma Questão de Acessibilidade no Ensino Superior e de Inclusão Social do Sujeito Cego em Santa Maria-RS (Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - II CICPG)
    2007 (Total: 3)
  • A produção científica do CAP-Maranhão no período de 2003 a 2005: um estudo preliminar (7 ª Jornada Científica da UFScar)
  • O professor de artes e o aluno deficiente visual (7ª jornada científica da UFSCar)
  • Os serviços desenvolvidos no centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiencia visual: a realidade do estado do Maranhão (IV Congresso de Pós-Graduação/ 7a. jornada científica da UFSCar)
    2005 (Total: 1)
  • A influencia da educação fisica na auto-estima dos alunos com deficiência visual do CAP (II congresso internacional de formação continuada pesquisa e saberes docentes)
    2004 (Total: 4)
  • A importancia da familia na inclusão de pessoas com necessidades especiais (V congresso internacional de educação:os desafios no processo de ensino-aprendizagem)
  • Biblioteca infantil do CAP de São Luís-MA:desenvolvendo a leitura e escrita da crainaça cega e de baixa visão (V Congresso Interncacional de Educação:os desafios no processo de ensino-aprendizagem)
  • O projeto CAP em São Luis Maranhão (V congresso internacional de educação: os desafios no processo de ensino-aprendizagem)
  • Revendo o tratamento dispensado aos portadores de necessidades especiais (V Congresso internacional de educação:os desafios no processo de ensino-aprendizagem)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • Curso Básico de Audiodescrição da Universidade Federal de Santa Maria
    2015 (Total: 1)
  • II Seminário PIBID/Educação Especial
    2020 (Total: 1)
  • Curso de Formação para Inclusão Digital - Turma1/2020
    2019 (Total: 4)
  • A pessoa com deficiência visual no contexto educacional inclusivo
  • Curso Básico de Audiodescrição da Universidade Federal de Santa Maria
  • Deficiência Visual: aspectos pedagógicos e barreiras atitudinais
  • Técnicas de Orientação e Mobilidade
    2018 (Total: 1)
  • Deficiência Visual: Braille, Adaptação de Recursos e Audiodescrição
    2017 (Total: 6)
  • Aspectos Pedagógicos e Metodológicos para o Ensino de Crianças com Deficiência Visual
  • Audiodescrição: estratégia de acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual
  • Cegueira e Baixa Visão
  • Elaboração e adaptação de recursos didáticos para alunos com deficiência visual
  • FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL
  • Produção e Adaptação de Recursos Didáticos para alunos com deficiência visual
    2015 (Total: 1)
  • Curriculo Inclusivo
    2014 (Total: 1)
  • Oficina de Deficiência visual
    2013 (Total: 6)
  • AEE para alunos com Cegueira e Deficiência Visual
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
  • Curso: Identidade cultural, inclusão e etnicidade na educação:saberes e fazeres
  • Curso: Identidade cultural e etnicidade na educação:saberes e fazeres
  • Vencendo os desafios da cegueira - Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    2012 (Total: 2)
  • AEE para alunos com Cegueira e Deficiência Visual
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
    2011 (Total: 1)
  • AEE para alunos com Cegueira e Deficiência Visual
    2010 (Total: 4)
  • Curso de Educação Inclusiva (História e Fundamentação Legal da Educação Especial)
  • Educação Especial ( Deficiencia Visual e Deficiencia Mental)
  • Especialização em Educação Inclusiva
  • Psicopedagogia Clinica e Institucional (Eduação de Pessoas Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais
    2009 (Total: 2)
  • Educação Especial ( Deficiencia Visual e Deficiencia Mental)
  • Educação Especial (Deficiencia Visual e Deficiencia Mental)
    2008 (Total: 3)
  • Deficiência visual (DV) ? Deficiência Mental (DM)
  • Deficiência visual e orientação e mobilidade: contribuições para autonomia do cego
  • Deficiência visual e práticas inclusivas
    2007 (Total: 3)
  • Deficiência visual:aspectos educacionais
  • Oficina de Deficiência Visual
  • Práticas inclusivas: alunos com deficiência visual
    2006 (Total: 1)
  • História e Legislação da educação especial
    2003 (Total: 1)
  • Educação de deficientes visuais
    2002 (Total: 2)
  • Deficiência visual e sociedade inclusiva
  • Educação Especial:Política, administração e Legislação
    2001 (Total: 3)
  • Arte e Educação Especial
  • Aspectos pedagógicos na educação do deficiente visual
  • Informando o professor de arte: como se relacionar com o deficiente visual na sala de aula
    2000 (Total: 3)
  • Arte e Educação Visual
  • Educação Especial: Política, Administração e Legislação
  • Metodologia do Ensino Especial
    1999 (Total: 4)
  • Conhecendo o deficiente visual: sua educação e reabilitação
  • formas de atendimento ao aluno cego em sala de aula do ensino comum
  • O fazer pedagógico: Oficina de deficiência visual
  • Um novo olhar sobre a cegueira
    1995 (Total: 1)
  • Curso de Braille
    1994 (Total: 1)
  • Oficina de material alternativo
    2019 (Total: 1)
  • Vivência formativa no ensino superior: relato de uma proposta pedagógica
    2012 (Total: 5)
  • As Experiências de Deficientes Visuais no Contexto Educacional
  • As experiências de deficientes visuais no contexto educacional
  • Resgate Histórico da Evolução do Atendimento Educacional a Alunos com Deficiência Visual
  • Resgate Histórico da Evolução do Atendimento Educacional a Alunos com Deficiência Visual
  • Sistema de Cotas na Universidade Federal do Maranhão
    2006 (Total: 1)
  • Atividade da vida diária: na visão de profissionais do CAP
    2013 (Total: 2)
  • Estimulação Essencial para Crianças Cegas
  • Vencendo os desafios da cegueira
    2012 (Total: 2)
  • Educação de pessoas com deficiência visual: adaptação curricular, aprendizagem e avaliação
  • Vencendo os desafios da cegueira
    2003 (Total: 1)
  • Educação de deficientes visuais
    2014 (Total: 1)
  • O sistema Braille e a adaptação de recursos didáticos para pessoas com deficiência visual
    2010 (Total: 4)
  • A deficiencia visual e suas implicações para o ensino de Lingua Portuguesa
  • Ainclusão de alunos com defiencia visual em escolas de ensino comum:percepção de professores
  • Cursos d e formação continuada na área da deficiencia visual: contribuições do CAP_MA segundo a percepção da comunidade
  • O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiencia visual: percepção de técnicos do CAP_MA
    2007 (Total: 1)
  • Os recursos pedagógicos na educação da pessoa cega: Contribuições ao professor de ensino regular
    2006 (Total: 1)
  • A a tividade da vida diária na visão de professionais do CAP
    2016 (Total: 1)
  • II Encontro Nacional de Áudio-descrição em estudo
    2011 (Total: 1)
  • A BAIXA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO APOIO PEDAGOGICO AO DEFICIENTE VISUAL
    2006 (Total: 1)
  • Como lidar com alunos deficientes visuais em sala d e aula: orientações gerais para professores de Lingua Portuguesa
    2013 (Total: 3)
  • Áreas de atuação do educador especial: desafios e perspectivas
  • Produção e acesso à imagem por pessoas com deficiência visual
  • Produção e Acesso à Imagem por Pessoas com Deficiência Visual
    2022 (Total: 1)
  • Assessoria Técnico Científico a Fundação Editora da UNESP
    2011 (Total: 1)
  • Consultora da Revista Científica Luminol
    2017 (Total: 1)
  • XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2011 (Total: 1)
  • Coordenadora em exercício do Curso de Licenciatura em Educação Especial
    2020 (Total: 1)
  • Parecer como consultor ad hoc da Revista Eletrônica de Educação da Universidade Federal de São Carlos
    2018 (Total: 1)
  • Parecer como consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP
    2017 (Total: 2)
  • II Enlicsul, II Enlicsul,II Enlicsul,II Enlicsul,II Enlicsul, II Enlicsul,II Enlicsul, II Enlicsul, II Pibid/Sul, Seminário Institucional Unisinos II Pibid/Sul, Seminário Institucional Unisinos II Pibid/Sul, Seminário Institucional Unisinos II Pibid/Sul,
  • XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL & II SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2012 (Total: 5)
  • Parecerista Ad Hoc de livro para a Editora UNESP
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Benjamin Constant
  • Parecerista Ad Hoc do Gabinete de Projetos da Universidade Federal de Santa Maria
  • Parecerista Ad Hoc na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial
  • Parecerista de Livro para a Editora IBPEX
    2011 (Total: 1)
  • Parecerista da Revista Educação Especial
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS)'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS)'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Benjamin Constant'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 4)
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NA EJA
  • NARRATIVAS DE PESSOAS COM CEGUEIRA QUE PERDERAM A VISÃO DURANTE A VIDA ADULTA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
  • O MERCADO DE TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA MARIA-RS
    2022 (Total: 3)
  • A INSERÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E MATERNIDADE: ENFRENTAMENTOS VIVENCIADOS POR MÃES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS FILHOS
  • OS IMPACTOS DO USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    2021 (Total: 3)
  • A PESSOA CEGA FRENTE AOS DESAFIOS DO COTIDIANO
  • ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS - UMA REVISÃO DE LITERATURA
    2019 (Total: 4)
  • AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE UMA PESSOA VIDENTE COM UMA PESSOA CEGA
  • Desafios e possibilidades da pessoa com deficiência visual: aquisição do cão-guia no Brasil
  • O processo de alfabetização de alunos cegos
  • O USO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS CEGOS
    2018 (Total: 4)
  • A APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE POR PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA
  • A INFLUÊNCIA DOS MITOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E FAMILIAR
  • A PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFSM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  • AUDIODESCRIÇÃO: DESAFIOS DOS AUDIODESCRITORES E DOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    2017 (Total: 6)
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS COM BAIXA VISÃO
  • ATIVIDADE DA VIDA AUTÔNOMA NA ADOLESCÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • ENSINO DE MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOROBAN POR PESSOAS CEGAS
  • INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS CEGOS
  • POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA GARANTIR IGUALDADE DE CONDIÇÕES, ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA CRECHE
    2016 (Total: 4)
  • A AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA NA FASE ADULTA
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • DEFICIÊNCIA VISUAL E ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: CONTRIBUIÇÕES FAMILIARES
  • PRODUÇÃO, ADAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    2015 (Total: 4)
  • CARTOGRAFIA TÁTIL E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA
  • O MUNDO DA BAIXA VISÃO: EXPERIÊNCIAS DE VIDA
  • PRODUÇÕES IDENTITÁRIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PENSANDO EM OUTRO MODO DE NARRAR, REPRESENTAR E PRODUZIR
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    2014 (Total: 2)
  • Deficiência visual:aprendendo para ensinar
  • Trajetórias acadêmicas de pessoas cegas
    2013 (Total: 1)
  • Redescobrindo o mundo das imagens para pessoas com deficiência visual
    2011 (Total: 1)
  • Um olhar sobre da arte/educação na exposição:"Outros Sentidos? Projeto Mãos à Obra/SESC-MA
    2010 (Total: 1)
  • A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL DA PESSOA CEGA
    2005 (Total: 4)
  • A inclusão de deficientes viosuais no ensino regular
  • A relevancia da sala de recursos para deficientes visuais do CAP
  • os museus e os deficientes visuais em São Luís: uma questão de cidadania
  • Os contos de fadas e os deficientes visuais
    2003 (Total: 2)
  • A educação artisitica como meio facilitador das atividades desenvolvidas nas oficinas do Helena Antipoff
  • Projeto Mãos a Obra: realizando o diferencial na arte-educação inclusiva no Sesc de 1997 a 2002
    2002 (Total: 1)
  • Redesign do jogo de xadrez para deficientes visuais