Patricia Do Amaral Comaru

Produção Bibliográfica

    2008 (Total: 1)
  • ISSN Ludotecas: uma proposta criativa e emancipatória na educação. (Vidya (Santa Maria))
    2007 (Total: 2)
  • ISSN O processo de alfabetização na Educação Infantil: significações e perspectivas. (Caderno de Pedagogia (Ribeirão Preto))
  • ISSN Os contos de fadas no processo de aprendizagem (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
    2005 (Total: 3)
  • ISSN Estratégias formativas em diferentes espaços e contextos: redimensionando o papel da prática de ensino e do estágio curricular supervisionado (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN O brincar no processo de construção do conhecimento: repensando o contexto da infância (Caderno de Pedagogia (Ribeirão Preto))
  • ISSN O papel de intervenção do professor no contexto de Educação Popular (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Processo formativo: contribuições emergentes do contexto profissional a partir da pessoa do professor (Vidya (Santa Maria))
    2003 (Total: 1)
  • ISSN A busca por saberes e práticas reflexivas: repensando a formação de professores e o ofício de ensinar (Plures. Humanidades (Ribeirão Preto))
    1999 (Total: 1)
  • ISSN Marias. histórias de vida interpretadas: construção de conhecimentos, competências e processos continuados de formação (Educação em Debate (CESA/UFC))
    2011 (Total: 1)
  • A construção do ser professor nas trajetórias formativas: ressignificações pertinentes (Processos e práticas na formação de professores: caminhos possíveis)
    2009 (Total: 1)
  • A dimensão profissional docente: questões do nosso tempo (Professor como aprendiz: saberes docentes)
    2007 (Total: 2)
  • Formação de professores na sociedade de consumo: saberes e desafios à profissionalidade docente (Desafios da educação na sociedade de consumo)
  • Por entre as teias da formação de professores: ciência, narrativa e memória. (Atualidades e Diversidades na Formação de Professores)
    2005 (Total: 1)
  • Reflexão sobre a formação de professores: contribuições de uma prática reflexiva e comunicativa (Histórias e memórias dos 50 anos dos cursos de formação de professores do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria)
    2003 (Total: 2)
  • A pesquisa no ofício do professor: saberes da prática investigativa (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
  • Os dizeres e saberes do ofício docente: o que a ludicidade tem a ver com isso (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
    2002 (Total: 1)
  • As trajetórias de vida nos processos de formação docente (Formação de professores em serviço: a experiência da Unifra)
    1999 (Total: 1)
  • Mal-estar e crise identitária docente: refletindo sobre exigências cotidianas na transição do milênio (Transparência - O jornal de divulgação e opinião da UnC de Canoinhas)
    2014 (Total: 1)
  • Desenvolvimento Profissional, Saberes e Formação Docente (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
    2010 (Total: 1)
  • Desenvolvimento profissional docente: reflexões pertinentes ao contexto da Educação Superior (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL)
    2009 (Total: 1)
  • A formação dos professores e o processo de alfabetização dos pequenos olhos brilhantes (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular)
    2008 (Total: 3)
  • Saberes docentes nas trajetórias de vida: perspectiva (auto) biográfica do processo de desenvolvimento profissional (Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica)
  • Trabalho docente na Educação Superior: repensando a docência e o desenvolvimento profissional (VII Seminario de La Red Latinoamericana de Estudios sobre trabajo docente)
  • Trajetórias e saberes docentes (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
    2007 (Total: 3)
  • Desenvolvimento Profissional docente na Educação Superior: concepções significativas à docência. (IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior)
  • Desenvolvimento Profissional e docência na Educação Superior: concepções e perspectivas (VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Processo de formação na cultura da aprendizagem: ressignificações à Pedagogia Universitária (VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
    2006 (Total: 6)
  • A produção do conhecimento nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados: diferentes espaços e contextos formativos (IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária: Desempenho profissional do docente e o desempenho dos alunos)
  • Docência e relações interpessoais: um olhar sobre o cotidiano da formação de professores (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
  • Formação, docência e desenvolvimento profissional de professores: tendências atuais (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
  • Professores de uma IES confessional: mapeando suas trajetórias institucionais-docentes (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
  • Teoria da Ciência e do Conhecimento: contribuições para repensar a pesquisa acerca da docência universitária (IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária: Desempenho profissional do docente e o desempenho dos alunos)
  • Trajetórias de formação na docência universitária: efeitos significativos das relações interpessoais (II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica)
    2004 (Total: 1)
  • Conversando sobre os saberes lúdicos docentes: eu tenho que brincar? (III Simpósio de Educação Superior e I Ciclo de Estudos e Debates sobre Pedagogia Universitária)
    2003 (Total: 1)
  • A busca por saberes e práticas reflexivas: repensando a formação de professores e o ofício de ensinar (III Congresso Internacional de Educação)
    2006 (Total: 1)
  • As Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados: diferentes espaços e contextos formativos (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
    2005 (Total: 3)
  • Relações interpessoais na docência universitária (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
  • Trajetórias de construção do ser professor(a): efeitos significativos das relações interpessoais. (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
  • Um olhar nas práticas de ensino do curso de Pedagogia (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
    2004 (Total: 3)
  • Docência universitária: revendo a relação professor e aluno (10ª Jornada Nacional de Educação)
  • Formação docente lúdica: significações e perspectivas (8º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Literatura infantil e ludicidade: redimensionando as aprendizagens na escola (8º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE)
    2002 (Total: 5)
  • A busca por uma educação integral: uma experiência inovadora da Aldeia Infantil SOS Santa Maria (6º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • A importância dos saberes docentes na prática pedagógica dos professores formadores (6º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Oficina pedagógica de trabalhos manuais (6º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Oficina pedagógica: expressões lúdicas infantis (6º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
  • Valores: temas transversais em questão (6º SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
    2001 (Total: 3)
  • Às portas do terceiro milênio: um clamor pela ética ambiental (7ª Jornada Nacional de Educação)
  • Formação de professores: sujeitos de saberes (7ª Jornada Nacional de Educação)
  • Sala de aula: um lugar para traduzir-se culturalmente (7ª Jornada Nacional de Educação)
    2000 (Total: 1)
  • Revisitando os processos de formação dos professores em suas trajetórias de vida (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
    1999 (Total: 5)
  • As trajetórias de vida e os processos de formação dos professores (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação do pedagogo: um processo continuado (X Semana do Programa de Pós-graduação em Educação)
  • Mal-estar e crise identitária docente: refletindo sobre as exigências cotidianas na transição do milênio (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED)
  • Professoras universitárias em suas trajetórias singulares: um resgate sobre os processos continuados de formação pessoal e profissional (I Simpósio de Educação Superior)
  • Trajetórias de vida dos professores: processos continuados de formação (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED)
    1998 (Total: 9)
  • Autonomia e formação cidadã: desafios para a educação no final de milênio (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação continuada do pedagogo: a continuidade desse processo (50ª Reunião Anual da SBPC)
  • Formação continuada do pedagogo: um processo necessário com a proximidade do terceiro milênio. (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
  • Formação do pedagogo: a continuidade desse processo (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
  • Formação dos professores licenciados em Pedagogia: a continuidade desse processo (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Informática educacional: novos desafios à formação dos professores (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
  • O conhecimento na formação do homem contemporâneo (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Paulo Freire na formação de professores: um estudo introdutório (I Congresso iNternacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
  • Paulo Freire na formação de professores: um estudo introdutório. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
    1997 (Total: 5)
  • Formação continuada dos professores egressos do curso de Pedagogia/UFSM (20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • Formação continuada dos professores licenciados em Pedagogia: a continuidade desse processo (IV Jornada Integrada - Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Formação de professores licenciados em Pedagogia: a continuidade desse processo (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Formação de professores licenciadosdo em Pedagogia: a continuidade desse processo (7ª Mostra de Iniciação Científica)
  • Lev S. Vygotsky: um estudo inicial (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifra)
    1996 (Total: 1)
  • Programa LAMEN/Escola (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    1995 (Total: 1)
  • Formação de professores (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    2005 (Total: 1)
  • Relações interpessoais e docência: revendo a educação superior (IX Seminário Nacional UNIVERSITAS sobre Educação Superior no Brasil em Mudança e Estado do Conhecimento)
    2004 (Total: 1)
  • Processos de formação docente revisitados: reconstrução das trajetórias pessoais e profissionais (I Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica - CIPA)
    2002 (Total: 1)
  • A prática pedagógica e os saberes docentes (8ª Jornada Nacional de Educação)

Produção Técnica

    2007 (Total: 1)
  • Professores e alunos como sujeitos da aprendizagem: redimensionando o processo de formação
    2006 (Total: 1)
  • A produção do conhecimento nas práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados: diferentes espaços e contextos formativos
    2005 (Total: 1)
  • Ludotecas: uma proposta criativa e emancipatória
    2004 (Total: 2)
  • Formação docente lúdica: significações e perspectivas
  • Processos de formação docente revisitados: reconstrução das trajetórias pessoais e profissionais
    2002 (Total: 4)
  • A importância dos saberes docentes na prática pedagógica dos professores formadores
  • Oficina pedagógica de trabalhos manuais
  • Oficina pedagógica: expressões lúdicas infantis
  • Valores: temas transversais em questão
    2010 (Total: 1)
  • Relações intra e interpessoais na docência universitária
    2009 (Total: 2)
  • Registro autobiográfico: trajetória inicial na docência universitária
  • Relações intra e interpessoais na docência universitária
    2007 (Total: 2)
  • Dilemas e desafios na relação professor-aluno
  • Reflexões acerca da relação pedagógica
    2005 (Total: 1)
  • Dilemas e desafios na relação professor-aluno
    2004 (Total: 1)
  • Relação professor-aluno no espaço universitário
    2003 (Total: 2)
  • Dilemas e desafios na relação professor-aluno
  • Dilemas e Desafios na relação professor-aluno
    2001 (Total: 1)
  • Os processos de formação continuada como fator motivacional para reconstrução do papel docente
    2006 (Total: 1)
  • Teoria da ciência e do conhecimento: contribuições para repensar a pesquisa acerca da docência universitária
    2006 (Total: 1)
  • Trajetória institucional docente de professores de uma IES particular: um estudo exploratório
    2012 (Total: 1)
  • GRUPO DE ESTUDOS: DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2005 (Total: 1)
  • Formação lúdica docente
    2003 (Total: 2)
  • Bolsa de monitoria, referente à disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental
  • Bolsa de monitoria, referente à disciplina Pedagogia do Lúdico
    2002 (Total: 2)
  • Bolsa de monitoria, referente à disciplina Pedagogia do Lúdico
  • Ludicidade e o professor: novas significções à prática pedagógica
    2010 (Total: 2)
  • Aspectos relevantes da formação docente: por uma prática humanística, de comprometimento e qualidade
  • Letramento e alfabetização na Educação Infantil
    2009 (Total: 5)
  • Cuidar e educar na primeira infância: um desafio ao pedagogo
  • Formação e atuação docente na Educação Infantil: possibilidades e repercussões do trabalho pedagógico com os contos de fadas
  • O brincar: suas implicações no desenvolvimento da criança de zero a três anos
  • Por uma escola lúdica de Educação Infantil: aprender e ensinar brincando
  • Professor(a) Alfabetizador(a) na Educação Popular: elementos primoridais para sua formação e atuação
    2008 (Total: 4)
  • A formação de professores e o processo de alfabetização dos pequenos olhos brilhantes
  • O contexto da Educação Infantil e seus professores: revendo as necessidades de formação continuada
  • Para além da titulação: revisitando os processos de formação continuada docente
  • Relações pedagógicas na aprendizagem: repercussões significativas na trajetória de formação docente
    2007 (Total: 5)
  • A ludicidade como proposta metodológica para uma educação inclusiva
  • A Teoria de Howard Gardner e a aprendizagem: revendo a formação de professores
  • Formação e atuação lúdica docente na Educação Infantil
  • Literatura Infantil e ludicidade na Educação Infantil: contribuições significativas ao processo de aprendizagem
  • O pedagogo como articulador dos processos educacionais: possibilidades de atuação para além da escola.
    2005 (Total: 3)
  • Literatura Infantil e ludicidade:redimensionando as aprendizagens na escola.
  • Representações significativas da ludicidade no processo de formação docente
  • Trajetórias de construção do ser professor(a): efeitos significativos das relações interpessoais.
    2004 (Total: 4)
  • A ética nas relações pedagógicas: representações e significações ao trabalho docente.
  • Avaliação da aprendizagem em foco: um olhar sobre a progressão continuada
  • Indisciplina: a dinâmica das peraltices no âmbito não-escolar
  • Representações da ludicidade no cenário descoberto da Educação Infantil
    2003 (Total: 5)
  • A formação do leitor infantil e o lúdico: aproximações significativas à prática pedagógica
  • Ludicidade e alfabetização: em busca de uma prática pedagógica diferenciada
  • Mal-estar na docência: refletindo sobre o cotidiano pessoal e profissional
  • O brincar no processo de construção do conhecimento: repensando o contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • O jogo como potencializador de aprendizagem: contribuições significativas ao desenvolvimento infantil e à prática docente
    2002 (Total: 1)
  • Aprender interagindo: repensando a tríade professor - aluno - metodologia
    2001 (Total: 2)
  • Aprendizagem e intervenção pedagógica no contexto da Informática Educacional
  • O papel de intervenção do professor no contexto de educação popular