Luiz Gilberto Kronbauer

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
    2019 (Total: 1)
  • ISSN Hermenêutica e Arquitetura: contribuições para formação de professores. (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN A CRENÇA DOGMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O SER PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN EDUCAÇÃO E NEOLIBERASMO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES NA PROFISSÃO DOCENTE (QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Heidegger e a questão da técnica: como habitar poeticamente a terra na era tecnológica (Thaumazein (Santa Maria))
    2014 (Total: 1)
  • ISSN O Potencial Crítico-Social da concepção de Educação Popular dos Professores Paulo Freire e Ernani M. Fiori em diferenciação à tendência conservadora da Filosofia de Jürgem Habermas (Signos)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Hermenêutica Filosófica: Perspectivas para a pesquisa em Educação (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SUA FORMAÇÃO (Thaumazein (Santa Maria))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Epistemologia e Currículo - na modernidade e contemporanidade (Revista de Educação, Ciência e Cultura)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Autoridade e educação: atualidade da Pedagogia Kantiana. (La Salle (Canoas))
    2003 (Total: 1)
  • ISSN História do curso de Filosofia da Unisinos (Filosofia Unisinos)
    2001 (Total: 1)
  • ISSN ÉTICA FILOSÓFICA DE LIMA VAZ (Filosofia Unisinos)
    2000 (Total: 3)
  • ISSN ESCRITOS DE FILOSOFIA IV - LIMA VAZ (Filosofia Unisinos)
  • ISSN RE-LENDO VERDADE E MÉTODO - historicidade, finnitude,compreensão e diálogo pedagógico. (Educação Unisinos)
  • TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO (Cadernos de Educação Ufpel)
    1998 (Total: 2)
  • ACERCA DE PAULO FREIRE - Fundamentação Filosófica da Educação (Revista Estudos Leopoldenses Série Educação)
  • DISTINGUINDO A ÉTICA DA MORAL (Revista Estudos Leopoldenses Série Filosofia)
    1997 (Total: 1)
  • RELAÇÕES PEDAGóGICAS II ( pais - filhos ) (Revista Mundo Jovem)
    1996 (Total: 1)
  • ISSN PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA - fenomenologia existencial (Estudos Leopoldenses)
    1992 (Total: 1)
  • ISSN POSSIBILIDADES PARA UMA ÉTICA ECOLÓGICA - perspectivas para a paz e a justiça a partir do pensameto de Emmanuel Levinas (Estudos Leopoldenses)
    1990 (Total: 1)
  • ATUAL SISTEMA DE ENSINO IMPEDE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA (Revista Mundo Jovem)
    1988 (Total: 1)
  • O MÉTODO DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE (Revista Mundo Jovem)
    1987 (Total: 3)
  • ISSN A DIGNIDADE DO MENOR - Abordagem Filosófica (Teocomunicação)
  • ISSN ENCONTRO ENTRE A GRAÇAE A HISTÓRIA NO EVANGELHO DE LUCAS (Teocomunicação)
  • RELAÇÕES PEDAGÓGICAS I ( professor - aluno ) (Revista Mundo Jovem)
    1986 (Total: 1)
  • ISSN SER LIVRE SEGUNDO GABRIEL MARCEL (Veritas (Porto Alegre))
    2022 (Total: 1)
  • ISSN O DIÁLOGO PEDAGÓGICO EM MARTIN BUBER COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A EDUCAÇÃO: Revisão integrativa de Produções em Pós-Graduação (EDUCAÇÃO EM REVISTA)
    2023 (Total: 2)
  • FREIRE E A CONSCIENTIZAÇÃO: Passagem para a literalidade e a autonomia (Pesquisa-Auto(trans)r com genteidades e com o mundo - Reinvenções com Freire 100 e Diálogus 10)
  • doi O DIÁLOGO EDUCATIVO COMO ABERTURA E DISPONIBILIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE GADAMER E FREIRE (Paulo Freire - Diálogos, aproximações e desafios)
    2022 (Total: 1)
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS COMO UM ENTREMEIO RELACIONAL DE CONHECIMENTOS: O AMOR PELA PALAVRA COMO FIO CONDUTOR. (MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, desafios e oportunidades)
    2019 (Total: 2)
  • doi A Ética na Formação de Professores da Educação Básica (Inquietações e Proposituras na Formação Docente)
  • doi O ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E BILDUNG (Pensando as licenciaturas 3)
    2018 (Total: 5)
  • Ação-Reflexão (Dicionário Paulo Freire)
  • Anísio Spíndola Teixeira: itinerários e ideias do educador baiano (Intérpretes do Brasil - ontem e hoje)
  • Arqueologia da Consciência (Dicionário Paulo Freire)
  • Consciência - Intransitiva, Transitiva Ingênua e Transiitica Crítica (Dicionário Paulo Freire)
  • Contradição (Dicionário Paulo Freire)
    2016 (Total: 1)
  • Para pensar sobre o Ensino de Ética ou a Educação Moral (Ensino de Filosofia: propostas e reflexões)
    2015 (Total: 4)
  • Acción-Reflexión (Diccionario Paulo Freire)
  • Arqueología de la concientización (arqueología de la conciencia) (Diccionario Paulo Freire)
  • Conciencia (intransitiva, transitiva ingenua y transitiva critica) (Dicionario Paulo Freire)
  • Contradicción (Diccionario Paulo Ferire)
    2014 (Total: 1)
  • Gadamer: Hermenêutica Filosófica e Educação (Filosofia e Educação: Ensaio Sobre Autores Clássicos)
    2012 (Total: 5)
  • ACTION-REFLECTION (Paulo Freire Encyclopedia)
  • ARCHEOLOGY OF CONSCIENTIZATION [ARQUEOLOGIA DA CONSCENTIZAÇÃO] (ARCHEOLOGY OF CONSCIOUSNESS) [ARQUEOLOGIA DA CONSCIÊNCIA] pp 29-31 (Paulo Freire Encyclopedia)
  • CONSCIOUSNESS(Intransistive, Naively Ttransitive, and Critical Transitive) (Paulo Freire Encyclopedia)
  • CONTRATICTION (Paulo Freire Encyclopedia)
  • Da Filosofia da Cultura à Educação Polular - interlocuções com Lima Vaz e Ernani Maria Fiori (DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: ENSAIOS SOBRE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE)
    2011 (Total: 1)
  • Paulo Freire e o pensamento Latino Americano (Leituras de Paulo Freire - Contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
    2010 (Total: 2)
  • O que a Filosofia pode fornecer como ferramentas teóricas para a garantia dos direitos da infãncia e da adolescência na escola? (Caleidoscópio: temas da educação e filosofia)
  • Professores(as) de Filosofia e sua Formação (FORMAÇÃO DE PROFESSORES - da itinerância das universidades à escola itinerante)
    2009 (Total: 5)
  • Ação-Reflexão (Dicionário Paulo Freire)
  • Arqueologia da Consciência/Conscientização (Dicionário Paulo Freire)
  • Consciência: intrasitiva, transitiva ingênua, transitiva crítica (Dicionário Paulo Frerie)
  • Contradição - verbete (Dicionário Paulo Freire)
  • Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica (Ensino de Filosofia - formação e emancipação)
    2008 (Total: 4)
  • Ação-Reflexão (Dicionário Paulo Freire)
  • Arquiologia da Consciência/conscientização (Dicionário Paulo Freire)
  • Consciência: intrasitiva, transitiva ingênua, transitiva crítica (Dicionário Paulo Freire)
  • Problemas e Perspectivas na Formação de Professores(as) de Filosofia (Filosofia, Formação docente e Cidadania)
    2007 (Total: 1)
  • Entre filosofia e sociedade: contribuições do professor Fiori. (Filosofia e Sociedade - Perspectivas para o Ensino de Filosofia.)
    2005 (Total: 1)
  • Expressividade e educação (Memórias, diálogos e sonhos do Educador. Homenagem a Balduino Antonio Andreola)
    2004 (Total: 1)
  • Metafísica, história e educação: a construção intersubjetiva da subjetividade. Legados do professor Ernani Maria Fiori. (Sobre Filosofia e Educação. Subjetividada-intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica.)
    2003 (Total: 1)
  • A filosofia pensa o ser (O que é Filosofia)
    2002 (Total: 2)
  • Conversando sobre Filosofia, Cultura e Educação. Da reflexão sobre a cultura à idéia de universidade. (Educação Cultura e Resistência: uma abodagem terceiromundista)
  • FIORI: A LINGUAGEM, O PENSAR E A PRAXIS (FILOSOFIA E ENSINO EM DEBATE)
    2003 (Total: 1)
  • Ernani M. Fiori - Uma Filosofia da Educação Popular
    2010 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES - da itinerância das universidades à escola itinerante
    1984 (Total: 1)
  • Ternura e Vigor
    1998 (Total: 1)
  • O Que é Ética? (O Contemporâneo)
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Freire, Fiori, a formação humanística e a filosofia (IHU on-line Revista do Intstituto Humanitas Unisinos)
    1988 (Total: 1)
  • Método Paulo Freire (Mundo Jovem)
    2016 (Total: 1)
  • Estágio na Formação inicial em Educação Física (Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Profesores)
    2015 (Total: 1)
  • Condições de Possibilidade da Educação Popular, nos moldes de FREIRE, diante da questão da Filosofia da Consciência e do Sujeito. (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2012 (Total: 1)
  • Multiculturalidade diante da ?cultura e da educação popular (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
    2010 (Total: 2)
  • As histórias em quadrinhos e o papel dos Super-Heróis na educação moral das crianças, na perspectiva da ética aristotélica. (V CINFE)
  • Educação e autoridade: questão da disciplina na perspectiva kantiana e psicanalítica. (S)
    2009 (Total: 2)
  • Diálogos sobre a Conscientização como Passagem para a Literalidade. (XI Fórum de Estudo Leituras de Paulo Freire)
  • Revalorização da Educação Popular - A Virada linguístico-pragmática e a Viretude Política das Palavras Geradoras. (VI Congresso Internacional de Educação)
    2008 (Total: 2)
  • Jürgen Habermas e a democratização do Imperativo Categórico (I Simpósio Internacional diálogos na Contemporaneidade: Vertigens do Tempo)
  • Significado e importância do Conceito de Consciência (X Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire)
    2008 (Total: 1)
  • Transdisciplinaridade e Formação Intersubjetiva das subjetividasdes. (Simpósio Internacional O ANO 1969: permanências e mudanças.)
    2007 (Total: 1)
  • Filosofia e história na perspectiva do professor Ernani Maria Fiori (IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos)
    2001 (Total: 1)
  • HERMENÊUTICA E PRÁTICA DE ENSINO (I Simpósio Sul de Ensino de Filosofia)
    1998 (Total: 1)
  • COERERENCIA ENTRE FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA E MÉTODO EM FREIRE (Congresso Internacional de Educação Paulo Freire)
    2007 (Total: 1)
  • ÉTICA EM EDUCAÇÃO NUMA SOCIEDADE COMPLEXA (III ENEB - Encontro Estadual de Educação Básica)

Produção Técnica

    2013 (Total: 4)
  • Descartes e o Conhecimento
  • Kant e a Pedagogia
  • Rousseau
  • Trabalho e Educação
    2012 (Total: 3)
  • Aristóteles - aprender a virtude
  • O que é Dialética?
  • Platão e a Educação
    2012 (Total: 1)
  • VI Seminário Nacional Diálogos co Paulo Freire: Ediuação, culturas e resistência na sociedade contemporânea
    2010 (Total: 1)
  • IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura
    2007 (Total: 1)
  • IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos
    2001 (Total: 1)
  • IV Colóquio de Filosofia: A tensão ( irre )solúvel entre ética e política
    1998 (Total: 2)
  • Encontro Formação Política na Perspectiva do Humanismo Social Cristão
  • Semana Acadêmica Questões-Limites da História e da Filosofia
    1997 (Total: 1)
  • Seminário sobre Fenomenologia e Hermenêutica
    1996 (Total: 2)
  • Ciclo de Debates sobre Filosofia Contemporânea
  • Semana Acadêmica de Filosofia - Fenomenologia e hermenêutica
    1999 (Total: 1)
  • Encontro de Professores de Filosofia
    1998 (Total: 2)
  • A Crise Nacional e a Ética . Semana Acadêmica de Filosofia - Problemas Éticos da Filosofia Brasileira e Latino Americana
  • Projeto-Polítco Pedagógico da Educação . II Congresso Internacional de Educação Lassalista
    1997 (Total: 1)
  • Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos
    1996 (Total: 1)
  • Qualificação de Diretores e Vice-Diretores das Escolas Públicas Estaduais - Gestão 1995/1997 Etapa Ciclo de Estudos
    2016 (Total: 1)
  • Estágio na formação inicial em Educação Física: Um olhar a partir da perspectiva da Hermenêutica Filosófica
    2010 (Total: 2)
  • As histórias em quadrinhos e o papel dos Super-Heróis na educação moral das crianças, na perspectiva da ética aristotélica
  • Educação e autoridade: questão da disciplina na perspectiva kantiana e psicanalítica.
    2009 (Total: 4)
  • Aula de Filosofia como Experiência Hermenêutica
  • Diálogos sobre a Conscientização como passagem para a literalidade - Freire, Fiori e Gadamer
  • Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica
  • Revalorização da Educação Popular - a virada linguístico-pragmática e a virtude política das "palavras geradoras".
    2008 (Total: 4)
  • A Formação de Professores(as) de Filosofia
  • Jüergen Habermas e a democratização do Imperativo Categórico
  • Problemas e Perspectivas na Formação de Professores(as) de Filosofia.
  • Significado e importância do conceito de ?consciência?.
    2007 (Total: 2)
  • Filosofia e história na perspctiva do professorErnani M. Fiori
  • Formação de professores de filosofia
    2001 (Total: 2)
  • Elementos Filosóficos da obra de Freire
  • Prática de ensino de filosofia e hermenêutica
    2024 (Total: 1)
  • Hermenêutica Filosófica: Referência para a práxis docente na educação em ciências
    2018 (Total: 1)
  • Ética, Educação e Gestão Pública
    2013 (Total: 1)
  • Interdisciplinariedade, currículo e avaliação na Formação de Professores.
    2012 (Total: 1)
  • Filosofia na Educação Básica e a Formação de Professores
    2009 (Total: 1)
  • Educação Popular na Escola Pública
    2007 (Total: 1)
  • O pensamento filosófico e educativo de Ernani Maria Fiori.
    2006 (Total: 1)
  • ÉTICA, FILOSOFIA E POLÍTICA
    2002 (Total: 2)
  • Fiori: a linguagem, o pensar e a práxis
  • Humanismo: Uma Atitude Perante a Vida
    2001 (Total: 1)
  • Política no pensamento de Ernani Fiori
    1998 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico da Educação - Visão Antropológica
    1997 (Total: 3)
  • A Questão do Conhecimento em Paulo Freire
  • Concepção de Ensino e Reconstrução Nacional
  • O Lugar e Papel da Teologia nas Instituições de Ensino Superior Católicas, no Limiar do Terceiro Milênio
    1996 (Total: 1)
  • Husserl e a Fenomenologia
    1998 (Total: 1)
  • Coerência entre fundamentação filosófica e método em Freire
    1999 (Total: 3)
  • Conhecimento
  • Intencionalidade da Consciência: possibilidade para a crítica, o diálogo e a ação transformadora
  • O Pensamento de Paulo Freire
    2012 (Total: 1)
  • Multiculturalidade diante da ?cultura e da educação popular
    2010 (Total: 1)
  • Paulo Freire e a movimentação filosófica contemporânea
    2001 (Total: 1)
  • O Que é Filosofia
    2004 (Total: 1)
  • Projeto de Revisão Curricular das Licenciaturas
    2010 (Total: 1)
  • IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2015 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2014 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação do Centro de Educação da UFSM'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Educação (UFPel)'
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'

Produção Artística

    2005 (Total: 1)
  • O que é filosofia
    1983 (Total: 1)
  • Francisco de Assis: Ternuna e Vigor

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Por uma Educação Infantil Dialógica, na direção da Educação para o pensar - com Lipman e Freire
    2022 (Total: 2)
  • A PHRONESIS E OS SABERES DOCENTES NA PRÁXIS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ESPAÇO ESCOLAR NA CONTRADIÇÃO: EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA - EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    2021 (Total: 1)
  • SAÚDE EMOCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DOCENTE: O RECONHECIMENTO DO OUTRO NA ESFERA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
    2020 (Total: 1)
  • SAÚDE EMOCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DOCENTE: O RECONHECIMENTO DO OUTRO NA ESFERA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
    2018 (Total: 1)
  • A Ética na Formação de Professores da Educação Básica
    2017 (Total: 1)
  • Psicanálise, Educação e Formação Inicial de Professores: Desafios, Articulações e Contribuições Possíveis
    2016 (Total: 1)
  • A Escola como Espaço/Tempo de Auto(trans)formção permanente e mudança da prática docente
    2011 (Total: 1)
  • ASPECTOS EDUCATIVOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL, NA PERSPECTIVA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES
    2010 (Total: 2)
  • A Dailética entre Reoria e Prática na Formação Docente
  • A Metodologia Baseada em Competências na Educação Profissional do SENAI.
    2009 (Total: 1)
  • A Formação Pessoal de educadores pela via Corporal
    2008 (Total: 1)
  • A Autonomia Universitária na constituição de 1988
    2022 (Total: 2)
  • PARA UMA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: VIOLÊNCIA E PODER EM WALTER BENJAMIN
  • QUE EXPERIÊNCIAS MOTIVAM A ESCOLHA DA DOCÊNCIA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL? PERCURSOS DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS
    2019 (Total: 2)
  • O ESTÁGIO COMO ESPAÇOTEMPO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA HERMENÊUTICA GADAMERIANA
  • Perecepções na Docência em Educação Física: A Formação do Ser Professor a partir de Merleau-Ponty
    2009 (Total: 1)
  • A Ética e a Estética em Paulo Freire
    2008 (Total: 2)
  • A Pessoa e a Educação em Emanuel Mounier
  • Da condição de submissão da mulher à igualdade de gênero
    2007 (Total: 3)
  • A Relação entre Experiência e Educação em John Dewwey
  • Experiência, Linguagem e Mundo na perspectiva de Gadamer
  • Livre-arbítrio e moralidade em Santo Agostinho
    2006 (Total: 4)
  • A Justiça Social em Rawls: uma questão ético-política
  • Aprender filosofia: acesso à compreensão filosófica de si mesmo e do mundo
  • Ética das Virtudes segundo Aristóteles
  • Sobe a Legitimação do Poder
    2005 (Total: 6)
  • Edgar Morin: Complexidade, Educação e Cidadania
  • Ética e Ecologia: uma necessidade
  • Nietzsche e a questão da culpa
  • Reflexões sobre a relação entre Liberdade e Moralidade
  • Thomas Hobbes e aconcepção de Estado como última instância de controle social
  • Vanusa Pinheiro da silva
    2004 (Total: 3)
  • A Vontade como raiz da Metafísica e da conduta humana
  • Educação para o pensar - Filosofia em sala de aula
  • Filosofia e Educação: um diálogo interdisciplinar
    2003 (Total: 5)
  • A Filosofia da Práxis e o Materialismo Histórico
  • A Filosofia Moral de Kant no contexto da modernidade
  • Bases filosóficas da proposta educativa de Paulo Freire
  • O ideal iluminista e a justificação da educação
  • Peter Singer - Reivindicando a igualdade entre homens e animais
    2002 (Total: 2)
  • Da filosofia do ser à concepção de educação
  • Idéia de educação em Ernani Maria Fiori
    2001 (Total: 3)
  • A Filosofia Prática de Aristóteles
  • Filosofia e Educação: Uma abordagem a partir da ótica Platônica
  • Repensando o Poder
    2000 (Total: 3)
  • A questão da liberdade de Kant ao Existencialismo
  • Elementos dialético-retóricos na filosofia de Aristóteles
  • Ética e Economia
    1999 (Total: 2)
  • A Filosofia enquanto manifestação suprema do espírito absoluto
  • A Função social do Filósofo - agente transformador do social
    1998 (Total: 6)
  • A conscientização como alternativa ao individualismo moderno
  • A FILOSOFIA, ENQUANTO MANIFESTAÇÃO SUPREMA DO ESPÍRITO ABSOLUTO.
  • A FUNÇÃO SOCIAL DO FILÓSOFO - REFLEXÕES HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADAS SOBRE O FILÓSOFO ENQUANTO AGENTE TRANSFORMADOR DO SOCIAL.
  • A passagem do estado natural para o Estado Político - em Hobbes, Locke e Rousseau
  • Lima Vaz e as Cartegorias de Estrutura do ser humano
  • SÓCRATES, UM FILÓSOFO QUE DIVIDE A HISTÓRIA DA FILOSOFIA.
    1997 (Total: 8)
  • ALIENAÇÃO RELIGIOSA EM FEUERBACH.
  • AMÉRICA LATINA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO FILOSÓFICO.
  • Breves considerações sobre o Estado em Hobbes
  • CONGRUENCIA E INCONGRUENCIA DOS PARADIGMAS DE ARTICULAÇÃO DA ECONOMIA.
  • Ética em Emmanuel Levinas
  • O conceito de Ser em são Tomas de Aquino
  • O CONCEITO DE SER EM SÃO TOMÁS DE AQUINO.
  • O MÉTODO FENOMENOLÓGICO.
    1996 (Total: 9)
  • AS QUESTÕES DAS IDÉIAS EM DESCARTES.
  • Feurebach e o problema da religião
  • FEUERBACH E O PROBLEMA DA RELIGIÃO.
  • Levinas e a superação da Tradição Ocidental
  • LEVINAS E A SUPERAÇÃO DA TRADIÇÃO OCIDENTAL.
  • Liberdade e ética
  • LIBERDADE E ÉTICA.
  • O INATISMO E O EMPIRISMO NA FILOSOFIA MODERNA.
  • Sobre a Revolução Copernicana: como Kant a operou na Crítica da Razão Pura
    1995 (Total: 5)
  • FILOSOFIA LATINO-AMERICANA E FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO
  • GIORDANO BRUNO O ITINERÁRIO DE UM PENSADOR INSTIGANTE
  • Humanismo e cidadania grega
  • O Construtivismo e a Educação
  • O FIM DO VELHO UNIVERSO EM GALILEU GALILEI
    1994 (Total: 2)
  • A Filosofia de Gabriel Marcel
  • O HOMEM ESTÁ CONDENADO A SER LIVRE.
    1993 (Total: 2)
  • Educação e Valores
  • Noções básicas e aplicação prático-política na filosofia de Enrique Dussel
    1992 (Total: 5)
  • A Liberdade em Erich Fromm
  • Da metafísica da Alteridade à Ética Social
  • Ética no Ensino de Primeiro e Segundo Graus
  • Fundamento da desigualdade entre os homens segundo Jean-Jacques Rousseau
  • Perspectiva para uma ética da alteridade
    1991 (Total: 3)
  • A Mulher numa sociedade machista e o projeto erótico de Dussel
  • Esboço de uma antropologia Filosófica
  • Possibilidades de uma nova relação masculino-feminino
    1990 (Total: 2)
  • Forma de dominação e possibilidades para libertação
  • O Fenômeno Religioso e a Religião Cristã