Debora Ortiz De Leao
Produção Bibliográfica
- 2020 (Total: 1)
- Memórias de muitas tramas (O tear biográfico: a construção da docência de professores bachareis)
- 2022 (Total: 2)
- 2021 (Total: 1)
- 2019 (Total: 1)
- 2018 (Total: 1)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN Ciclo de alfabetização e progressão continuada (PRESENÇA PEDAGOGICA)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO (HOLOS (NATAL. ONLINE))
- 2008 (Total: 1)
- ISSN APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (Vidya (Santa Maria))
- 2022 (Total: 3)
- Ciclo de Alfabetização em obras sobre o PNAIC: concepções e práticas (Rede Nacional de Formação e Alfabetização: estudos e pesquisas sobre o PNAIC em livros, dissertações e teses)
- doi Narrativas (auto) biográficas, Temporalidades e Discursos Contemporâneos (Travessias do pertencimento: narrativas de uma coordenadora pedagógica sobre gestão e formação)
- NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS SOBRE UM TEMPO DESAFIADOR: POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NO RIO GRANDE DO SUL (RETRATOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: RESULTADOS DE UMA PESQUISA EM REDE)
- 2021 (Total: 2)
- Narrativas docentes sobre políticas curriculares e alfabetização: reflexões possíveis e mudanças necessárias (IX Encuentro Internacional de Investigadores en Políticas Educativas / compilación de ponencias)
- Políticas curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental: repercussões na formação de professores participantes do PNAIC (O PNAIC ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO)
- 2020 (Total: 1)
- doi Encontros de formação on-line de coordenadores e alfabetizadores: contribuições de uma pesquisa de mestrado profissional (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
- 2019 (Total: 6)
- doi Currículo e Alfabetização: Políticas e Práticas Ressignificadas nos Percursos da Formação de Professores (Dossiê temático: formação de professores - desafios do ensinar e aprender)
- Educação infantil: um olhar sobre a Proposta de Formação de Professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? 2017 (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
- Formação continuada de professores e políticas curriculares para o Ensino Fundamental: impasses e desafios (DESAFIOS DA GESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC (2013-2018))
- O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: políticas curriculares e formação de professores (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) :contributos teóricos e práticos)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Sul ? RS (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
- Políticas curriculares e extensão da obrigatoriedade do ensino fundamental: repercussões na formação de professores alfabetizadores (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
- 2018 (Total: 1)
- A composição do ciclo de alfabetização: reflexões a a partir do PNAIC (Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
- 2017 (Total: 1)
- A configuração do ciclo de alfabetização e o impacto na formação e nas práticas dos professores (FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: DIÁLOGOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS)
- 2016 (Total: 3)
- A formação continuada de professores: desafios e possibilidades a partir do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa (VII ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS)
- Currículo e ciclo de alfabetização: desafios contemporâneos (Alfabetização numa relação intercultural)
- O currículo do Ensino Fundamental de nove anos e o Projeto Político-Pedagógico das escolas: desafios aos professores (Projeto Político-Pedagógico Entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais)
- 2015 (Total: 1)
- O Ensino Fundamental de nove anos e o currículo por ciclos na alfabetização: impactos das políticas educacionais na formação de professores (Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: contributos da investigação)
- 2010 (Total: 1)
- A escolarização e o processo de afabetização:pensar e organizar o ensino e a aprendizagem no contexto escolar (Alfabetização, letramento e leitura: territórios formativos)
- 2009 (Total: 2)
- As novas tecnologias e a cultura escolar da alfabetização: possíveis mudanças para o processo de ensino-aprendizagem (A educação na sociedade dos meios virtuais)
- Narrativas de alfabetizadoras: reflexões sobre a prática docente (ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEXTOS E SUJEITOS EM QUESTÃO)
- 2007 (Total: 1)
- Docência e alfabetização na EJA: espaços e tempos de formação cotidiana (Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres)
- 2005 (Total: 2)
- Alfabetização de mulheres e letramento infantil (Caderno temático IV)
- O cotidiano do estágio: uma experiência de sentido na formação de professores (Práticas educativas: repensando do cotidiano dos(as) professores(as) em formação)
- 2004 (Total: 2)
- A palavra rompe o silêncio: nas narrativas das professoras alfabetizadoras, suas representações e os saberes vivenciados com a leitura e a escrita (Imaginário: o "entre-saberes" do arcaico e do cotidiano)
- Ecologia e alfabetização: palavras antigas e sentidos novos na formação de professores (Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações)
- 2019 (Total: 1)
- Formação continuada de professores: vivências e saberes
- 2007 (Total: 1)
- ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: MODOS DE PENSAR E ORGANIZAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
- 2019 (Total: 2)
- Neoliberalismo e educação pública (Gaúcha ZH)
- Neoloberalismo e educação pública (Jornal Diário de Santa Maria)
- 2014 (Total: 1)
- Deturpação do processo educativo (Jornal Diário de Santa Maria)
- 2013 (Total: 1)
- O (im) pacto da alfabetização (Diário de Santa Maria)
- 2011 (Total: 1)
- Sonia, David e o be-a-bá (Zero Hora)
- 2010 (Total: 1)
- Estudar é preciso! (JORNAL ZERO HORA)
- 2008 (Total: 2)
- Alfabetização é o melhor remédio (Diário de Santa Maria)
- Letramento na feira (Diário de Santa Maria)
- 2007 (Total: 1)
- Jovens agrupados, políticas infelizes (Jornal Diário de Santa Maria)
- 2006 (Total: 4)
- Bandeira de campanha (Jornal Zero Hora)
- Candidatos (i)letrados (Jornal Zero Hora)
- FUNDEB e valorização dos profissionais (Jornal Zero Hora)
- Pequenos abandonados (Gazeta do Sul)
- 2005 (Total: 4)
- Escola para a infância (Jornal A Razão)
- Escola,família e sociedade (Zero Hora)
- Ler, amar e brincar nas férias (Zero Hora)
- Ler, amar e brincar nas férias. (Gazeta do Sul)
- 2004 (Total: 2)
- Adoção: herança de amor (Zero Hora)
- Leitura, cotidiano e cidadania. (Gazeta do Sul)
- 2003 (Total: 3)
- Adoção: herança de amor (Diário de Santa Maria)
- Escrever é preciso (Jornal A Razão)
- Ler é preciso (Gazeta do Sul)
- 2002 (Total: 1)
- Briguei com as letras (Jornal A Razão)
- 2013 (Total: 1)
- ISSN Plantar, escrever, desenvolver (Revista Arco)
- 2021 (Total: 1)
- NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias (http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1512/994)
- 2018 (Total: 2)
- Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogia)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2017 (Total: 2)
- Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação de professores (XVII Congresso Internacional de Educação Popular MOBREC /SM)
- POLÍTICAS CURRICULARES: RESSIGNFICAÇÕES NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- 2016 (Total: 2)
- Formação continuada de professores: desafios e possibilidades a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas)
- Renovação pedagógica nas relações universidade-escola básica: desafios para professores formadores de professores (XI Congresso Iberoamericano de Docência Universitária)
- 2015 (Total: 1)
- O Ensino Fundamental de nove anos e o currículo por ciclos na alfabetização: impactos das políticas educacionais na formação de professores (XXI Colóquio Afirse)
- 2014 (Total: 1)
- Portfólios virtuais na docência universitária: avaliação e formação de professores para a educação profissional (VIII Congresso Iberoamericano de docencia universitária y de nivel superior)
- 2013 (Total: 1)
- Dinãmicas culturais e o currículo da escola obrigatória:políticas e práticas na perspectiva da educação quilombola (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- 2012 (Total: 4)
- As DCNs para a Educação Escolar Quilombola: desafios e limites na formação de professores (Seminário da ANPAE Região Sul)
- DCNs para a Educação Escolar Quilombola e formação de professores: contribuições freireanas a cerca da emancipação (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea)
- O processo de inclusão de alunos com deficiência de aprendizagem numa instituição especializada (Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (XIII Salão de Iniciação Científica - PUCRS)
- 2011 (Total: 2)
- Políticas Educacionais e formação docente: repercussões no cotidiano escolar e nas práticas de alfabetização (XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação - Jubileu de Ouro da ANPAE(1961-2011))
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação ESpecial)
- 2010 (Total: 5)
- Formação de professores: aspectos convergentes em práticas de pesquisa diferenciadas (XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Políticas públicas e formação docente:implicações para as práticas de alfabetização escolar (XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Práticas culturais em alfabetizaçào:formação e atuação em contextos difeferenciados (XIIIJ ORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
- Saberes e fazeres no território da ludicidade e da alfabetização (XV ENDIPE)
- 2009 (Total: 1)
- Saberes e fazeres no território da ludicidade e da alfabetização (XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
- 2008 (Total: 4)
- A formação e os saberes de alfabetizadoras: memórias sobre a leitura e a escrita (XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE)
- As novas tecnlogias e a cultura escolar da alfabetização: Possíveis mudanças para o processo de ensino-aprendizagem (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
- Docência e alfabetização: formação e atuação em diferentes contextos educativos (XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE)
- Docência e alfabetização: reflexões sobre a formação e atuação em contextos educativos diferenciados (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
- 2007 (Total: 2)
- A cultura como território do ensino e da aprendizagem na alfabetização (IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior)
- O impacto das diretrizes curriculares no curso de Pedagogia (13ª Jornada Nacional de Educação - Educação e consumismo:desafios da educação na sociedade de consumo)
- 2006 (Total: 1)
- A docência em alfabetização: aprendizagem reflexiva na formação de professores (IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária)
- 2005 (Total: 1)
- Memórias e saberes de alfabetizadoras: vozes e letras no cenário da atualidade (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - DESAFIOS DO ENSINAR E DO APRENDER)
- 2003 (Total: 2)
- Algumas reflexões sobre saberes e imagens docentes (9ª Jornada Nacional de Educação)
- O imaginário e o curso de Pedagogia (9ª Jornada Nacional de Educação)
- 2002 (Total: 3)
- Formação de Professores (inicial e continuada): Laboratório de Imagens: ressignificando os saberes da docência (54ª Reunião Anual da SBPC)
- Laboratório de imagens: memórias e saberes da docência (8ª Jornada Nacional de Educação: Formação de professores: atualidades e diversidades)
- Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental (IV ANPED-SUL: na contracorrente da universidade operacional)
- 2021 (Total: 2)
- INTERFACES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA:ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 3)
- AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA POLÍTICA CURRICULAR DA BNCC: DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DEBORA ORTIZ DE LEAO)
- CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA PROFESSORES ALFABETIADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL: NOTA PRÉVIA (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS RESSIGNIFICADAS NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2019 (Total: 6)
- Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação continuada de professores (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
- O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: políticas curriculares e formação de professores (II Seminário Internacional: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
- Políticas curriculares e extensão da obrigatoriedade do Ensino Fundamental: repercussões na formação de professores alfabetizadores (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
- POLÍTICAS CURRICULARES E BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2018 (Total: 4)
- A gestão democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação de professores (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Políticas curriculares: pensar a transição ds anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Ser gestor no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria: desafios e perspectivas (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2017 (Total: 4)
- A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- ATELIÊ NA EDUCAÇÃO INFANTIL:- UM ESPAÇO CURIOSO DE APRENDIZADO (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS RESSIGNIFICADAS NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- PNAIC: INTERVENÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- 2016 (Total: 4)
- Ação Pedagógica no contexto da Educação Infantil e as relações com as políticas publcias (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
- AÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CURRICULARES' (31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: O ESTUDO SOBRE O ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)' (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA (31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- 2014 (Total: 1)
- A construção da identidade negra: desafio no currículo escolar quilombola e na formação de professores (V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: ética e políticas)
- 2012 (Total: 2)
- Dinâmicas culturais e o currículo da escola obrigatória: políticas e práticas na perspectiva da Educação Quilombola (II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- 2011 (Total: 1)
- Políticas Educacionais e formação docente: repercussões no cotidiano escolar e nas práticas de alfabetização (XXV Seimpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação)
- 2010 (Total: 1)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação em contextos diferenciados (XIIIJ ORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES)
- 2006 (Total: 1)
- A docência em alfabetização: significados e desafios na formação de professores (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃOEducação e Sociedade: Perspectivas Educacionais no Século XXI)
- 2005 (Total: 1)
- Memórias e saberes de alfabetizadoras: vozes e letras no cenário da atualidade. (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de professores)
- 2003 (Total: 3)
- Alfabetização e letramento: saberes e vivências de professora (Fórum de Educação Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores)
- Laboratório de imagens: os saberes da docência e a formação profissional (Jornada Pedagógica (Re)Orientando a Formação de Educadores: Perspectivas para o Ensino)
- Professoras alfabetizadoras: memórias, saberes e representações (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2002 (Total: 7)
- Laboratório de imagens: construindo uma nova identidade profissional (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul e III Seminário Interinstitucional: Formação de professores: construindo identidades)
- Laboratório de imagens: formação inicial, continuada e autoformação (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- Laboratório de imagens: um processo de formação com os professores (XVII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Laboratório de Imagens: um processo dinâmico e reflexivo na formação de professores (XIV Salão e XI Feira de Iniciação Científica)
- Memória de alfabetizadoras: identificando alguns saberes do cotidiano (II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes e I Seminário Regional de Formação de Professores)
- Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental (II Congresso Brasileiro de História da Educação)
- Origami: uma prática lúdica na formação de professores (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- 2001 (Total: 1)
- A formação continuada por meio dos saberes docentes (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e multiculturalismo: um desafio emergente)
- 2020 (Total: 1)
- Contribuições do PNAIC para a formação de professores (12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE)
- 2013 (Total: 1)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados. (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- 2008 (Total: 1)
- Vovô lê o mundo: alfabetização de idosos que residem em abrigo (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE)
Produção Técnica
- 2014 (Total: 2)
- Metodologia Científica - Módulo 7
- Organização Curricular para a Educação Profissional e Tecnológica
- 2017 (Total: 1)
- Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos
- 2017 (Total: 2)
- Coordenadora de Eixo Temático - V Seminário Internacional de Políticas Publicas da Educação Básica e Superior; III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior; XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- Coordenadora de Sessão - V Seminário Internacional de Políticas Publicas da Educação Básica e Superior; III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior; XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- 2012 (Total: 4)
- III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
- Seminário ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas de Educação: desafios atuais
- VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
- 2005 (Total: 1)
- IIIVJornada Estadual de Educação Infantil
- 2021 (Total: 1)
- GEPFICA Convida: Cirandas formativas: a escuta do sensível
- 2020 (Total: 2)
- Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: Desafios Contemporâneos
- Programa de Extensão: Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: desafios contemporâneos
- 2013 (Total: 1)
- Comissão organizadora - I Jornada Acadêmica Integrada do Centro de Educação
- 2012 (Total: 1)
- 27ª Jornada Acadêmica Integrada
- 2009 (Total: 1)
- CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CONAE/AMCENTRO
- 2003 (Total: 1)
- Participação na comissão organizadora do Fórum de Educação, Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores
- 2020 (Total: 1)
- Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: desafios contemporâneos
- 2018 (Total: 1)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - formação estadual de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
- 2014 (Total: 2)
- A pesquisa na formação de professores
- Workshop: A Pesquisa na formação de professores
- 2013 (Total: 2)
- Formação de professores para o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
- Planta, escrever, desenvolver
- 2012 (Total: 1)
- Formação de professores para o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
- 2010 (Total: 3)
- Formação de educadores para alfabetização de jovens e adultos em comunidades negras rurais
- Interdisciplinariedade e currículo escolar
- Práticas e estratégias de leitura e escrita iniciais
- 2009 (Total: 1)
- Avaliação Educacional: níveis, concepções e práticas
- 2006 (Total: 2)
- A alfabetização numa perspectiva processual: da EI ao EF
- Alfabetização numa perspectiva processual - da EI aos anos inciciais do EF
- 2005 (Total: 2)
- ACG - Educação Infantil
- Alfabetização
- 2003 (Total: 1)
- Oficinas pedagógicas no Curso de Formação Continuada de Professores da Educação de Educação Infantil - Literatura Infantil: espaço de intervenção pedagógica
- 2002 (Total: 2)
- Oficina: Memória de professores
- Oficina: Origami: uma prática lúdica na formação de professores
- 2001 (Total: 1)
- Curso Capacitação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos - Módulo X - Programa Alfabetização Solidária - Disciplina: Metodologia da Alfabetização
- 2000 (Total: 3)
- Curso de Formação Continuada: As significações dos saberes pedagógicos
- Oficina Origami como prática educativa para alunas do Curso Especial de Pedagogia: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- V Curso de Capacitação de Alfabetizadoras de Jovens e Adultos - Programa Alfabetização Solidária - Disciplina: Metodologia da alfabetização: motivação para alfabetizadores
- 2019 (Total: 1)
- PNAIC na rede municipal de ensino de IJUI - RS : um estudo de caso
- 2011 (Total: 1)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados
- 2003 (Total: 3)
- Laboratório de Imagens: os saberes da docência e a formação profissional
- Memórias e saberes de professoras alfabetizadoras
- Professoras alfabetizadoras: memórias, saberes e representações
- 2002 (Total: 2)
- Memória de alfabetizadoras: identificando alguns saberes do cotidiano
- Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental
- 2001 (Total: 4)
- A memória docente como possibilidade na formação inicial de professores
- Laboratório de imagens: significações docentes na formação de professores
- Laboratório de imagens: um processo de reflexão na docência
- Vivências lúdicas na formação de professores: uma possibilidade de ressignificação da teoria prática
- 2000 (Total: 1)
- Imagens de professor: significações do trabalho docente
- 2022 (Total: 1)
- Políticas públicas e alfabetização: desafios na pandemia e pós pandemia
- 2021 (Total: 1)
- Educação quilombola e diversidade cultural na formação de professores
- 2020 (Total: 4)
- Alfabetização e currículo: desafios em tempos de ensino remoto
- BNCC e currículo escolar: a bussola e o caminho
- BNCC e currículo: política, pertencimento e alfabetização
- Desafios da alfabetização em tempos de pandemia
- 2017 (Total: 5)
- BNCC e currículo escolar: a bussola e o caminho
- BNCC E CURRÍCULO ESCOLAR: A BUSSOLA E O CAMINHO
- Currículo escolar e perspectivas na formação de professores
- Interdisciplinaridade, transversalidade e multisseriação
- Políticas curriculares e impactos nas licenciaturas
- 2016 (Total: 1)
- Gestão da sala de aula: caminhos para uma educação inovadora baseada no ensino por competências
- 2015 (Total: 3)
- Alfabetização intercultural: os saberes e fazeres docentes e discentes em debate
- Cultura escolar do campo e Diretrizes Curriculares Nacional
- CURRÍCULO ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL:PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
- 2014 (Total: 2)
- Atuação docente na perspectiva da aprendizagem dos educandos
- Políticas públicas para a Educação Básica: desafios e perspectivas
- 2013 (Total: 7)
- Alfabetização e Inclusão
- Avaliação educacional; interdisciplinaridade
- Avaliação escolar
- Educação Profissional: desafios e perspectivas do PEG
- Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
- Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- 2012 (Total: 1)
- Pesquisa em Educação Quilombola
- 2011 (Total: 7)
- Alfabetização e Letramento no currículo da Ed. Infantil e dos anos iniciais do Ens. Fundamental
- Avaliação nos anios iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva da progressão continuada
- Conhecimento e conteúdo escolar: contexto, realidade do aluno e pesquisa sócio-antropológica
- Conhecimentos, linguagens e articulações entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
- Pesquisa com a comunidade escolar
- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARESNACIONAIS
- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM ALFABETIZAÇÃO
- 2010 (Total: 4)
- Alfabetização de adultos
- Alfabetização e Letramento
- Orientação para planejamento de trabalhos
- Práticas inclusivas em alfabetização
- 2009 (Total: 2)
- Formação e valorização dos profissionais da educação
- Professores em evidência no séc. XXII: políticas, saberes e práticas
- 2008 (Total: 3)
- Alfabetização e escolarização na infância: desafios para a formação de professores
- Alfabetização e Letramento: reflexões sobre as práticas pedagógicas
- Práticas de Alfabetização no Contexto Escolar: ensino e aprendizagem da leitura e escrita
- 2007 (Total: 5)
- Alfabetização
- Ensino Fundamental de nove anos: políticas e práticas docentes
- Ensino Fundamental de nove anos:políticas e práticas docentes
- O processo de alfabetização e o letramento na infância: novas demandas para a formação de professsores
- Os novos rumos do Ensino Fundamental
- 2006 (Total: 3)
- Docência em alfabetização: perspectivas para os novos tempos
- Formação para o conhecimento: relação teoria x prática
- O processo de alfabetização e o letramento na infância: demandas para a formação de professores
- 2005 (Total: 5)
- Alfabetização e letramento: entre saberes e práticas
- Alfabetização e letramento: olhares sobre as práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Alfabetização e Letramento: eventos e práticas na familia, na escola e na sociedade
- Formação de professores: entre o eu pessoal e o eu profissional
- Formação de professores(as) e alfabetização de pessoas jovens e adultas: considerações a partir do projeto Palavra de Mulher
- 2004 (Total: 2)
- Cotidiano da sala de aula
- Revisitando Memórias e Leituras
- 2002 (Total: 2)
- Alfabetização numa perspectiva construtivista
- Práticas lúdicas na escola
- 2001 (Total: 2)
- Origami: uma prática educativa
- Palestra: Educar exige alegria e esperança
- 2000 (Total: 1)
- A criatividade e a ação educacional
- 2022 (Total: 1)
- Pesquisa Nacional Alfabetização na Pandemia: ensino remoto, híbrido e retorno ao presencial?
- 2021 (Total: 1)
- Narrativas docentes sobre políticas curriculares e alfabetização: reflexões possíveis e mudanças necessárias
- 2018 (Total: 1)
- Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- 2014 (Total: 1)
- Portfólios virtuais na docência universitária: avaliação e formação de professores para a educação profissional
- 2021 (Total: 1)
- Roda de conversa: diversidade cultural - étnico racial: uma prática pedagógica para a justiça social
- 2010 (Total: 1)
- Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados
- 2003 (Total: 2)
- Oficina: Alfabetização e letramento: saberes e vivências de professora
- Oficina: Sonhos de papel: ressignificando os saberes em alfabetização
- 2000 (Total: 1)
- Oficina: Origami para acadêmicas do Curso de Pedagogia - Habilitação Séries Iniciais
- 2020 (Total: 2)
- Contribuições do PNAIC para a formação de professores
- I Seminário Interno Geoparques
- 2019 (Total: 1)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
- 2018 (Total: 1)
- Gestão democrática e princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor
- 2021 (Total: 1)
- Caderno didático: Desdobramentos das competências socio emocionais na formação de professores
- 2020 (Total: 1)
- Professoras da UFSM participam de pesquisa sobre alfabetização remota
- 2019 (Total: 2)
- Educação, políticas educacionais e formação de professores - Conexões
- Processo de criação da disciplina de Políticas e Diversidade Cultural
- 2017 (Total: 1)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - formação de professores
- 2013 (Total: 1)
- Recuperação de aulas e conteúdos
- 2020 (Total: 1)
- CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CLASSROOM FORMAÇÃO CONTINUADA EM ALFABETIZAÇÃO E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
- 2018 (Total: 1)
- Projeto Pedagógico de Curso (PPP) - Curso de Pedagogia Diurno UFSM
- 2010 (Total: 1)
- FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM COMUNIDADES NEGRAS RURAIS
- 2019 (Total: 1)
- Formação continuada em escola do campo
- 2018 (Total: 1)
- Criação de disciplina - Políticas e Diversidades Culturais
- 2017 (Total: 2)
- Comitê cienfífico: livro - Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos
- Comitê científico
- 2015 (Total: 1)
- Comitê cienfífico
- 2012 (Total: 1)
- GRUPO DE ESTUDOS: DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2017 (Total: 1)
- Avaliação de artigo: O impacto da política educacional na voz dos que vivem e fazem a escola
- 2014 (Total: 1)
- Avaliação de artigo: OS REGISTROS DOS PROFESSORES: MEMÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Education (Print)'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 2)
- ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA
- INTERFACES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL
- 2020 (Total: 2)
- AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA POLÍTICA CURRICULAR DA BNCC: DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL
- 2019 (Total: 2)
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede publica de ensino no Rio Grande do Sul
- Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental?
- 2021 (Total: 1)
- A socialização da criança negra e as práticas antirracistas na escola
- 2020 (Total: 1)
- Práticas alfabetizadoras para o primeiro ciclo do processo de alfabetização: aprendizagens do curso de Pedagogia
- 2019 (Total: 1)
- AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA INDÍGENA KAINGANG NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 2018 (Total: 4)
- A importância do papel do/a pedagogo/a na construção da infância na atualidade
- Alfabetização e formação do professor: a repercussão da formação inicial nas praticas docentes
- O papel do/a pedaogo/a e a importância da literatura infantil para a formação de pequenos/as leitores/as
- Políticas publicas de Educação Infantil e qualidade no atendimento nas creches
- 2017 (Total: 3)
- A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica
- Alfabetização e letramento na Educação Infantil: encantos e desencantos
- Planejamento pedagógico e o processo de alfabetização na Educação Infantil
- 2016 (Total: 14)
- A BRINCADEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A Importância do Brincar na Educação Infantil
- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
- A MÚSICA NO UNIVERSO INFANTIL E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
- CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS
- INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
- JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
- LITERATURA INFANTIL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
- O LÚDICO COMO INCENTIVO E PRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
- O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- O LÚDICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- O TEMA DE CASA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 2014 (Total: 1)
- A construção da identidade negra: desafio no currículo escolar quilombola e na formação de professores
- 2012 (Total: 4)
- A INFLUÊNCIA DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS ESTUDANTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- Classe hospitalar: um espaço social para a atuação do pedagogo
- Concepções de alfabetização de professores de educação infantil: implicações na prática educativa
- TICs: UTILIZAÇÃO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
- 2011 (Total: 3)
- Formação continuada de professores na perspectiva da Educação Quilombola
- Práticas de alfabetização e a teoria psicogenética
- Práticas de letramento na Educação Infantil e a perspectiva da língua escrita: algumas considerações
- 2008 (Total: 8)
- A aprendizagem da leitura e a ludicidade no processo de alfabetização: o caso de duas crianças
- A criança e o mundo letrado
- A Organização do Ensino Fundamental de nove anos: uma realidade para os professores
- Atividades educativas: uma alternativa para auxiliar as relações interpessoais junto a idosos institucionalizados
- Concepções de cuidar e educar e sua importância nas práticas cotidianas do educador infantil
- Escola e Família: aliadas no processo de alfabetização
- Os saberes docentes e a formação do professor: um estudo bibliográfico
- Vovô lê o mundo e aprende por toda a vida: alfabetização de idosos que residem em abrigo
- 2007 (Total: 7)
- A aprendizagem da leitura e a ludicidade no processo de alfabetização: o caso de duas crianças
- A criança e o mundo letrado: o desafio do professor frente às práticas sociais de leitura e escrita na escola de Educação Infantil
- Abordagem holística na educação: contribuições para a prática docente
- Concepções de cuidar e educar e sua importância na educação de crianças
- Escola e Família: aliadas no processo de alfabetização
- O mundo novo da escola: a mediação do professor durante o ingresso da criança na Educação Infantil
- Saberes de professores: a auto-imagem e suas implicações nas dificuldades de aprendizagem