Debora Ortiz De Leao

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 1)
  • Memórias de muitas tramas (O tear biográfico: a construção da docência de professores bachareis)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Formação Docente versus Gêneros e Sexualidades: Um Florilégio de Discussões nos Currículos de Licenciaturas nas Instituições Públicas do Rio Grande do Sul (Revista Ensin@ UFMS)
  • doi ISSN Gestão Escolar e (re)construção coletiva de Projetos Político-Pedagógicos nas Escolas do Campo: diálogos problematizadores e auto[trans]formativos (CONJECTURAS)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (Teias (Rio de Janeiro))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Ciclo de alfabetização e progressão continuada (PRESENÇA PEDAGOGICA)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO (HOLOS (NATAL. ONLINE))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (Vidya (Santa Maria))
    2003 (Total: 2)
  • ISSN Memórias e saberes de alfabetizadoras: vozes e letras no cenário da atualidade (Contexto & Educação)
  • ISSN Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais (Cadernos de Educação Especial)
    2023 (Total: 1)
  • doi O vivido e o prescrito na política educacional pós-2016 no Brasil (POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REPERCUSSÕES E DISSONÂNCIAS)
    2022 (Total: 3)
  • Ciclo de Alfabetização em obras sobre o PNAIC: concepções e práticas (Rede Nacional de Formação e Alfabetização: estudos e pesquisas sobre o PNAIC em livros, dissertações e teses)
  • Narrativas de alfabetizadoras sobre um tempo desafiador: políticas e práticas no ensino remoto durante a pandemia no Rio Grande do Sul (RETRATOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: RESULTADOS DE UMA PESQUISA EM REDE)
  • doi TRAVESSIAS DO PERTENCIMENTO: NARRATIVAS DE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA SOBRE GESTÃO E FORMAÇÃO (Narrativas (auto) Biográficas, Temporalidades e Discursos Contemporâneos)
    2021 (Total: 2)
  • Narrativas docentes sobre políticas curriculares e alfabetização: reflexões possíveis e mudanças necessárias (IX Encuentro Internacional de Investigadores en Políticas Educativas / compilación de ponencias)
  • Políticas curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental: repercussões na formação de professores participantes do PNAIC (O PNAIC ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO)
    2020 (Total: 1)
  • doi Encontros de formação on-line de coordenadores e alfabetizadores: contribuições de uma pesquisa de mestrado profissional (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
    2019 (Total: 6)
  • doi Currículo e Alfabetização: Políticas e Práticas Ressignificadas nos Percursos da Formação de Professores (Dossiê temático: formação de professores - desafios do ensinar e aprender)
  • Educação infantil: um olhar sobre a Proposta de Formação de Professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? 2017 (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
  • Formação continuada de professores e políticas curriculares para o Ensino Fundamental: impasses e desafios (DESAFIOS DA GESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC (2013-2018))
  • O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: políticas curriculares e formação de professores (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) :contributos teóricos e práticos)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Sul ? RS (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
  • Políticas curriculares e extensão da obrigatoriedade do ensino fundamental: repercussões na formação de professores alfabetizadores (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): contributos teóricos e práticos)
    2018 (Total: 1)
  • A composição do ciclo de alfabetização: reflexões a a partir do PNAIC (Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
    2017 (Total: 1)
  • A configuração do ciclo de alfabetização e o impacto na formação e nas práticas dos professores (FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: DIÁLOGOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS)
    2016 (Total: 3)
  • A formação continuada de professores: desafios e possibilidades a partir do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa (VII ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS)
  • Currículo e ciclo de alfabetização: desafios contemporâneos (Alfabetização numa relação intercultural)
  • O currículo do Ensino Fundamental de nove anos e o Projeto Político-Pedagógico das escolas: desafios aos professores (Projeto Político-Pedagógico Entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais)
    2015 (Total: 1)
  • O Ensino Fundamental de nove anos e o currículo por ciclos na alfabetização: impactos das políticas educacionais na formação de professores (Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: contributos da investigação)
    2010 (Total: 1)
  • A escolarização e o processo de afabetização:pensar e organizar o ensino e a aprendizagem no contexto escolar (Alfabetização, letramento e leitura: territórios formativos)
    2009 (Total: 2)
  • As novas tecnologias e a cultura escolar da alfabetização: possíveis mudanças para o processo de ensino-aprendizagem (A educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Narrativas de alfabetizadoras: reflexões sobre a prática docente (ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEXTOS E SUJEITOS EM QUESTÃO)
    2007 (Total: 1)
  • Docência e alfabetização na EJA: espaços e tempos de formação cotidiana (Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres)
    2005 (Total: 2)
  • Alfabetização de mulheres e letramento infantil (Caderno temático IV)
  • O cotidiano do estágio: uma experiência de sentido na formação de professores (Práticas educativas: repensando do cotidiano dos(as) professores(as) em formação)
    2004 (Total: 2)
  • A palavra rompe o silêncio: nas narrativas das professoras alfabetizadoras, suas representações e os saberes vivenciados com a leitura e a escrita (Imaginário: o "entre-saberes" do arcaico e do cotidiano)
  • Ecologia e alfabetização: palavras antigas e sentidos novos na formação de professores (Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações)
    2023 (Total: 1)
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: SABERES, POLÍTICAS E PERSPECTIVAS
    2019 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores: vivências e saberes
    2007 (Total: 1)
  • ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: MODOS DE PENSAR E ORGANIZAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
    2019 (Total: 2)
  • Neoliberalismo e educação pública (Gaúcha ZH)
  • Neoloberalismo e educação pública (Jornal Diário de Santa Maria)
    2014 (Total: 1)
  • Deturpação do processo educativo (Jornal Diário de Santa Maria)
    2013 (Total: 1)
  • O (im) pacto da alfabetização (Diário de Santa Maria)
    2011 (Total: 1)
  • Sonia, David e o be-a-bá (Zero Hora)
    2010 (Total: 1)
  • Estudar é preciso! (JORNAL ZERO HORA)
    2008 (Total: 2)
  • Alfabetização é o melhor remédio (Diário de Santa Maria)
  • Letramento na feira (Diário de Santa Maria)
    2007 (Total: 1)
  • Jovens agrupados, políticas infelizes (Jornal Diário de Santa Maria)
    2006 (Total: 4)
  • Bandeira de campanha (Jornal Zero Hora)
  • Candidatos (i)letrados (Jornal Zero Hora)
  • FUNDEB e valorização dos profissionais (Jornal Zero Hora)
  • Pequenos abandonados (Gazeta do Sul)
    2005 (Total: 4)
  • Escola para a infância (Jornal A Razão)
  • Escola,família e sociedade (Zero Hora)
  • Ler, amar e brincar nas férias (Zero Hora)
  • Ler, amar e brincar nas férias. (Gazeta do Sul)
    2004 (Total: 2)
  • Adoção: herança de amor (Zero Hora)
  • Leitura, cotidiano e cidadania. (Gazeta do Sul)
    2003 (Total: 3)
  • Adoção: herança de amor (Diário de Santa Maria)
  • Escrever é preciso (Jornal A Razão)
  • Ler é preciso (Gazeta do Sul)
    2002 (Total: 1)
  • Briguei com as letras (Jornal A Razão)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Plantar, escrever, desenvolver (Revista Arco)
    2021 (Total: 1)
  • NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias (http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1512/994)
    2018 (Total: 2)
  • Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogia)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2017 (Total: 2)
  • Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação de professores (XVII Congresso Internacional de Educação Popular MOBREC /SM)
  • POLÍTICAS CURRICULARES: RESSIGNFICAÇÕES NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
    2016 (Total: 2)
  • Formação continuada de professores: desafios e possibilidades a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas)
  • Renovação pedagógica nas relações universidade-escola básica: desafios para professores formadores de professores (XI Congresso Iberoamericano de Docência Universitária)
    2015 (Total: 1)
  • O Ensino Fundamental de nove anos e o currículo por ciclos na alfabetização: impactos das políticas educacionais na formação de professores (XXI Colóquio Afirse)
    2014 (Total: 1)
  • Portfólios virtuais na docência universitária: avaliação e formação de professores para a educação profissional (VIII Congresso Iberoamericano de docencia universitária y de nivel superior)
    2013 (Total: 1)
  • Dinãmicas culturais e o currículo da escola obrigatória:políticas e práticas na perspectiva da educação quilombola (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2012 (Total: 4)
  • As DCNs para a Educação Escolar Quilombola: desafios e limites na formação de professores (Seminário da ANPAE Região Sul)
  • DCNs para a Educação Escolar Quilombola e formação de professores: contribuições freireanas a cerca da emancipação (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea)
  • O processo de inclusão de alunos com deficiência de aprendizagem numa instituição especializada (Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (XIII Salão de Iniciação Científica - PUCRS)
    2011 (Total: 2)
  • Políticas Educacionais e formação docente: repercussões no cotidiano escolar e nas práticas de alfabetização (XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação - Jubileu de Ouro da ANPAE(1961-2011))
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação ESpecial)
    2010 (Total: 5)
  • Formação de professores: aspectos convergentes em práticas de pesquisa diferenciadas (XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Políticas públicas e formação docente:implicações para as práticas de alfabetização escolar (XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Práticas culturais em alfabetizaçào:formação e atuação em contextos difeferenciados (XIIIJ ORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
  • Saberes e fazeres no território da ludicidade e da alfabetização (XV ENDIPE)
    2009 (Total: 1)
  • Saberes e fazeres no território da ludicidade e da alfabetização (XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
    2008 (Total: 4)
  • A formação e os saberes de alfabetizadoras: memórias sobre a leitura e a escrita (XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE)
  • As novas tecnlogias e a cultura escolar da alfabetização: Possíveis mudanças para o processo de ensino-aprendizagem (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Docência e alfabetização: formação e atuação em diferentes contextos educativos (XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE)
  • Docência e alfabetização: reflexões sobre a formação e atuação em contextos educativos diferenciados (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
    2007 (Total: 2)
  • A cultura como território do ensino e da aprendizagem na alfabetização (IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior)
  • O impacto das diretrizes curriculares no curso de Pedagogia (13ª Jornada Nacional de Educação - Educação e consumismo:desafios da educação na sociedade de consumo)
    2006 (Total: 1)
  • A docência em alfabetização: aprendizagem reflexiva na formação de professores (IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária)
    2005 (Total: 1)
  • Memórias e saberes de alfabetizadoras: vozes e letras no cenário da atualidade (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - DESAFIOS DO ENSINAR E DO APRENDER)
    2003 (Total: 2)
  • Algumas reflexões sobre saberes e imagens docentes (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • O imaginário e o curso de Pedagogia (9ª Jornada Nacional de Educação)
    2002 (Total: 3)
  • Formação de Professores (inicial e continuada): Laboratório de Imagens: ressignificando os saberes da docência (54ª Reunião Anual da SBPC)
  • Laboratório de imagens: memórias e saberes da docência (8ª Jornada Nacional de Educação: Formação de professores: atualidades e diversidades)
  • Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental (IV ANPED-SUL: na contracorrente da universidade operacional)
    2023 (Total: 2)
  • EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COMO ACADÊMICOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD/UFSM (38 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • O AMOR NÃO MACHUCA: PRECISAMOS FALAR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES (Jornada Acadêmica Integrada - 38 JAI)
    2022 (Total: 3)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES EM CLASSES MULTISSERIADAS: REALIDADE E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA (36 JAI)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA (37 JAI)
  • UM NOVO OLHAR PARA A DOCÊNCIA NAS CLASSES MULTISSERIADAS: ESTRATÉGIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PANDEMIA (37 JAI)
    2021 (Total: 2)
  • INTERFACES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA:ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 3)
  • AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA POLÍTICA CURRICULAR DA BNCC: DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DEBORA ORTIZ DE LEAO)
  • CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA PROFESSORES ALFABETIADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL: NOTA PRÉVIA (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS RESSIGNIFICADAS NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 6)
  • Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação continuada de professores (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
  • O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: políticas curriculares e formação de professores (II Seminário Internacional: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
  • Políticas curriculares e extensão da obrigatoriedade do Ensino Fundamental: repercussões na formação de professores alfabetizadores (II Seminário Internacional: currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas)
  • POLÍTICAS CURRICULARES E BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 4)
  • A gestão democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Currículo e alfabetização: políticas e práticas ressignificadas nos percursos da formação de professores (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Políticas curriculares: pensar a transição ds anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ser gestor no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria: desafios e perspectivas (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 4)
  • A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • ATELIÊ NA EDUCAÇÃO INFANTIL:- UM ESPAÇO CURIOSO DE APRENDIZADO (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS RESSIGNIFICADAS NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • PNAIC: INTERVENÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2016 (Total: 4)
  • Ação Pedagógica no contexto da Educação Infantil e as relações com as políticas publcias (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CURRICULARES' (31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: O ESTUDO SOBRE O ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)' (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA (31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2014 (Total: 1)
  • A construção da identidade negra: desafio no currículo escolar quilombola e na formação de professores (V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: ética e políticas)
    2012 (Total: 2)
  • Dinâmicas culturais e o currículo da escola obrigatória: políticas e práticas na perspectiva da Educação Quilombola (II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados (II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
    2011 (Total: 1)
  • Políticas Educacionais e formação docente: repercussões no cotidiano escolar e nas práticas de alfabetização (XXV Seimpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação)
    2010 (Total: 1)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação em contextos diferenciados (XIIIJ ORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES)
    2006 (Total: 1)
  • A docência em alfabetização: significados e desafios na formação de professores (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃOEducação e Sociedade: Perspectivas Educacionais no Século XXI)
    2005 (Total: 1)
  • Memórias e saberes de alfabetizadoras: vozes e letras no cenário da atualidade. (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de professores)
    2003 (Total: 3)
  • Alfabetização e letramento: saberes e vivências de professora (Fórum de Educação Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores)
  • Laboratório de imagens: os saberes da docência e a formação profissional (Jornada Pedagógica (Re)Orientando a Formação de Educadores: Perspectivas para o Ensino)
  • Professoras alfabetizadoras: memórias, saberes e representações (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2002 (Total: 7)
  • Laboratório de imagens: construindo uma nova identidade profissional (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul e III Seminário Interinstitucional: Formação de professores: construindo identidades)
  • Laboratório de imagens: formação inicial, continuada e autoformação (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Laboratório de imagens: um processo de formação com os professores (XVII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Laboratório de Imagens: um processo dinâmico e reflexivo na formação de professores (XIV Salão e XI Feira de Iniciação Científica)
  • Memória de alfabetizadoras: identificando alguns saberes do cotidiano (II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes e I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental (II Congresso Brasileiro de História da Educação)
  • Origami: uma prática lúdica na formação de professores (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
    2001 (Total: 1)
  • A formação continuada por meio dos saberes docentes (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e multiculturalismo: um desafio emergente)
    2020 (Total: 1)
  • Contribuições do PNAIC para a formação de professores (12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE)
    2013 (Total: 1)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados. (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2008 (Total: 1)
  • Vovô lê o mundo: alfabetização de idosos que residem em abrigo (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE)

Produção Técnica

    2014 (Total: 2)
  • Metodologia Científica - Módulo 7
  • Organização Curricular para a Educação Profissional e Tecnológica
    2017 (Total: 1)
  • Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos
    2017 (Total: 2)
  • Coordenadora de Eixo Temático - V Seminário Internacional de Políticas Publicas da Educação Básica e Superior; III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior; XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
  • Coordenadora de Sessão - V Seminário Internacional de Políticas Publicas da Educação Básica e Superior; III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior; XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
    2012 (Total: 4)
  • III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
  • Seminário ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas de Educação: desafios atuais
  • VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
    2005 (Total: 1)
  • IIIVJornada Estadual de Educação Infantil
    2021 (Total: 1)
  • GEPFICA Convida: Cirandas formativas: a escuta do sensível
    2020 (Total: 2)
  • Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: Desafios Contemporâneos
  • Programa de Extensão: Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: desafios contemporâneos
    2013 (Total: 1)
  • Comissão organizadora - I Jornada Acadêmica Integrada do Centro de Educação
    2012 (Total: 1)
  • 27ª Jornada Acadêmica Integrada
    2009 (Total: 1)
  • CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CONAE/AMCENTRO
    2003 (Total: 1)
  • Participação na comissão organizadora do Fórum de Educação, Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores
    2023 (Total: 1)
  • Oficina: Somos gestores, e agora?
    2020 (Total: 1)
  • Formação Continuada em Alfabetização e Currículo: desafios contemporâneos
    2018 (Total: 1)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - formação estadual de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
    2014 (Total: 2)
  • A pesquisa na formação de professores
  • Workshop: A Pesquisa na formação de professores
    2013 (Total: 2)
  • Formação de professores para o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
  • Planta, escrever, desenvolver
    2012 (Total: 1)
  • Formação de professores para o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
    2010 (Total: 3)
  • Formação de educadores para alfabetização de jovens e adultos em comunidades negras rurais
  • Interdisciplinariedade e currículo escolar
  • Práticas e estratégias de leitura e escrita iniciais
    2009 (Total: 1)
  • Avaliação Educacional: níveis, concepções e práticas
    2006 (Total: 2)
  • A alfabetização numa perspectiva processual: da EI ao EF
  • Alfabetização numa perspectiva processual - da EI aos anos inciciais do EF
    2005 (Total: 2)
  • ACG - Educação Infantil
  • Alfabetização
    2003 (Total: 1)
  • Oficinas pedagógicas no Curso de Formação Continuada de Professores da Educação de Educação Infantil - Literatura Infantil: espaço de intervenção pedagógica
    2002 (Total: 2)
  • Oficina: Memória de professores
  • Oficina: Origami: uma prática lúdica na formação de professores
    2001 (Total: 1)
  • Curso Capacitação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos - Módulo X - Programa Alfabetização Solidária - Disciplina: Metodologia da Alfabetização
    2000 (Total: 3)
  • Curso de Formação Continuada: As significações dos saberes pedagógicos
  • Oficina Origami como prática educativa para alunas do Curso Especial de Pedagogia: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • V Curso de Capacitação de Alfabetizadoras de Jovens e Adultos - Programa Alfabetização Solidária - Disciplina: Metodologia da alfabetização: motivação para alfabetizadores
    2019 (Total: 1)
  • PNAIC na rede municipal de ensino de IJUI - RS : um estudo de caso
    2011 (Total: 1)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados
    2003 (Total: 3)
  • Laboratório de Imagens: os saberes da docência e a formação profissional
  • Memórias e saberes de professoras alfabetizadoras
  • Professoras alfabetizadoras: memórias, saberes e representações
    2002 (Total: 2)
  • Memória de alfabetizadoras: identificando alguns saberes do cotidiano
  • Memória e saberes de professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental
    2001 (Total: 4)
  • A memória docente como possibilidade na formação inicial de professores
  • Laboratório de imagens: significações docentes na formação de professores
  • Laboratório de imagens: um processo de reflexão na docência
  • Vivências lúdicas na formação de professores: uma possibilidade de ressignificação da teoria prática
    2000 (Total: 1)
  • Imagens de professor: significações do trabalho docente
    2022 (Total: 1)
  • Políticas públicas e alfabetização: desafios na pandemia e pós pandemia
    2021 (Total: 1)
  • Educação quilombola e diversidade cultural na formação de professores
    2020 (Total: 4)
  • Alfabetização e currículo: desafios em tempos de ensino remoto
  • BNCC e currículo escolar: a bussola e o caminho
  • BNCC e currículo: política, pertencimento e alfabetização
  • Desafios da alfabetização em tempos de pandemia
    2017 (Total: 5)
  • BNCC e currículo escolar: a bussola e o caminho
  • BNCC E CURRÍCULO ESCOLAR: A BUSSOLA E O CAMINHO
  • Currículo escolar e perspectivas na formação de professores
  • Interdisciplinaridade, transversalidade e multisseriação
  • Políticas curriculares e impactos nas licenciaturas
    2016 (Total: 1)
  • Gestão da sala de aula: caminhos para uma educação inovadora baseada no ensino por competências
    2015 (Total: 3)
  • Alfabetização intercultural: os saberes e fazeres docentes e discentes em debate
  • Cultura escolar do campo e Diretrizes Curriculares Nacional
  • CURRÍCULO ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL:PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
    2014 (Total: 2)
  • Atuação docente na perspectiva da aprendizagem dos educandos
  • Políticas públicas para a Educação Básica: desafios e perspectivas
    2013 (Total: 7)
  • Alfabetização e Inclusão
  • Avaliação educacional; interdisciplinaridade
  • Avaliação escolar
  • Educação Profissional: desafios e perspectivas do PEG
  • Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
  • Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    2012 (Total: 1)
  • Pesquisa em Educação Quilombola
    2011 (Total: 7)
  • Alfabetização e Letramento no currículo da Ed. Infantil e dos anos iniciais do Ens. Fundamental
  • Avaliação nos anios iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva da progressão continuada
  • Conhecimento e conteúdo escolar: contexto, realidade do aluno e pesquisa sócio-antropológica
  • Conhecimentos, linguagens e articulações entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
  • Pesquisa com a comunidade escolar
  • POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARESNACIONAIS
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS EM ALFABETIZAÇÃO
    2010 (Total: 4)
  • Alfabetização de adultos
  • Alfabetização e Letramento
  • Orientação para planejamento de trabalhos
  • Práticas inclusivas em alfabetização
    2009 (Total: 2)
  • Formação e valorização dos profissionais da educação
  • Professores em evidência no séc. XXII: políticas, saberes e práticas
    2008 (Total: 3)
  • Alfabetização e escolarização na infância: desafios para a formação de professores
  • Alfabetização e Letramento: reflexões sobre as práticas pedagógicas
  • Práticas de Alfabetização no Contexto Escolar: ensino e aprendizagem da leitura e escrita
    2007 (Total: 5)
  • Alfabetização
  • Ensino Fundamental de nove anos: políticas e práticas docentes
  • Ensino Fundamental de nove anos:políticas e práticas docentes
  • O processo de alfabetização e o letramento na infância: novas demandas para a formação de professsores
  • Os novos rumos do Ensino Fundamental
    2006 (Total: 3)
  • Docência em alfabetização: perspectivas para os novos tempos
  • Formação para o conhecimento: relação teoria x prática
  • O processo de alfabetização e o letramento na infância: demandas para a formação de professores
    2005 (Total: 5)
  • Alfabetização e letramento: entre saberes e práticas
  • Alfabetização e letramento: olhares sobre as práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Alfabetização e Letramento: eventos e práticas na familia, na escola e na sociedade
  • Formação de professores: entre o eu pessoal e o eu profissional
  • Formação de professores(as) e alfabetização de pessoas jovens e adultas: considerações a partir do projeto Palavra de Mulher
    2004 (Total: 2)
  • Cotidiano da sala de aula
  • Revisitando Memórias e Leituras
    2002 (Total: 2)
  • Alfabetização numa perspectiva construtivista
  • Práticas lúdicas na escola
    2001 (Total: 2)
  • Origami: uma prática educativa
  • Palestra: Educar exige alegria e esperança
    2000 (Total: 1)
  • A criatividade e a ação educacional
    2022 (Total: 1)
  • Pesquisa Nacional Alfabetização na Pandemia: ensino remoto, híbrido e retorno ao presencial?
    2021 (Total: 1)
  • Narrativas docentes sobre políticas curriculares e alfabetização: reflexões possíveis e mudanças necessárias
    2018 (Total: 1)
  • Educação Infantil: um olhar sobre a proposta de formação de professores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    2014 (Total: 1)
  • Portfólios virtuais na docência universitária: avaliação e formação de professores para a educação profissional
    2021 (Total: 1)
  • Roda de conversa: diversidade cultural - étnico racial: uma prática pedagógica para a justiça social
    2010 (Total: 1)
  • Práticas culturais em alfabetização: formação e atuação docente em contextos diferenciados
    2003 (Total: 2)
  • Oficina: Alfabetização e letramento: saberes e vivências de professora
  • Oficina: Sonhos de papel: ressignificando os saberes em alfabetização
    2000 (Total: 1)
  • Oficina: Origami para acadêmicas do Curso de Pedagogia - Habilitação Séries Iniciais
    2020 (Total: 2)
  • Contribuições do PNAIC para a formação de professores
  • I Seminário Interno Geoparques
    2019 (Total: 1)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
    2018 (Total: 1)
  • Gestão democrática e princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor
    2023 (Total: 1)
  • GUIA DE APOIO (IN)FORMATIVO SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
    2021 (Total: 1)
  • Caderno didático: Desdobramentos das competências socio emocionais na formação de professores
    2023 (Total: 1)
  • Programa Ineditados
    2020 (Total: 1)
  • Professoras da UFSM participam de pesquisa sobre alfabetização remota
    2019 (Total: 2)
  • Educação, políticas educacionais e formação de professores - Conexões
  • Processo de criação da disciplina de Políticas e Diversidade Cultural
    2017 (Total: 1)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - formação de professores
    2013 (Total: 1)
  • Recuperação de aulas e conteúdos
    2020 (Total: 1)
  • CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CLASSROOM FORMAÇÃO CONTINUADA EM ALFABETIZAÇÃO E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
    2018 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPP) - Curso de Pedagogia Diurno UFSM
    2010 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM COMUNIDADES NEGRAS RURAIS
    2019 (Total: 1)
  • Formação continuada em escola do campo
    2018 (Total: 1)
  • Criação de disciplina - Políticas e Diversidades Culturais
    2017 (Total: 2)
  • Comitê cienfífico: livro - Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos
  • Comitê científico
    2015 (Total: 1)
  • Comitê cienfífico
    2012 (Total: 1)
  • GRUPO DE ESTUDOS: DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2017 (Total: 1)
  • Avaliação de artigo: O impacto da política educacional na voz dos que vivem e fazem a escola
    2014 (Total: 1)
  • Avaliação de artigo: OS REGISTROS DOS PROFESSORES: MEMÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Education (Print)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRANSGRESSÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES EM CLASSES MULTISSERIADAS: REALIDADE E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO
    2022 (Total: 2)
  • ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA
  • INTERFACES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL
    2020 (Total: 2)
  • AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA POLÍTICA CURRICULAR DA BNCC: DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL
    2019 (Total: 2)
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussões de uma Política Curricular nas práticas de alfabetização da rede publica de ensino no Rio Grande do Sul
  • Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental?
    2021 (Total: 1)
  • A socialização da criança negra e as práticas antirracistas na escola
    2020 (Total: 1)
  • Práticas alfabetizadoras para o primeiro ciclo do processo de alfabetização: aprendizagens do curso de Pedagogia
    2019 (Total: 1)
  • AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA INDÍGENA KAINGANG NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2018 (Total: 4)
  • A importância do papel do/a pedagogo/a na construção da infância na atualidade
  • Alfabetização e formação do professor: a repercussão da formação inicial nas praticas docentes
  • O papel do/a pedaogo/a e a importância da literatura infantil para a formação de pequenos/as leitores/as
  • Políticas publicas de Educação Infantil e qualidade no atendimento nas creches
    2017 (Total: 3)
  • A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica
  • Alfabetização e letramento na Educação Infantil: encantos e desencantos
  • Planejamento pedagógico e o processo de alfabetização na Educação Infantil
    2016 (Total: 14)
  • A BRINCADEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A Importância do Brincar na Educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
  • A MÚSICA NO UNIVERSO INFANTIL E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
  • CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS
  • INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
  • LITERATURA INFANTIL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • O LÚDICO COMO INCENTIVO E PRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
  • O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O LÚDICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O TEMA DE CASA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2014 (Total: 1)
  • A construção da identidade negra: desafio no currículo escolar quilombola e na formação de professores
    2012 (Total: 4)
  • A INFLUÊNCIA DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS ESTUDANTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • Classe hospitalar: um espaço social para a atuação do pedagogo
  • Concepções de alfabetização de professores de educação infantil: implicações na prática educativa
  • TICs: UTILIZAÇÃO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
    2011 (Total: 3)
  • Formação continuada de professores na perspectiva da Educação Quilombola
  • Práticas de alfabetização e a teoria psicogenética
  • Práticas de letramento na Educação Infantil e a perspectiva da língua escrita: algumas considerações
    2008 (Total: 8)
  • A aprendizagem da leitura e a ludicidade no processo de alfabetização: o caso de duas crianças
  • A criança e o mundo letrado
  • A Organização do Ensino Fundamental de nove anos: uma realidade para os professores
  • Atividades educativas: uma alternativa para auxiliar as relações interpessoais junto a idosos institucionalizados
  • Concepções de cuidar e educar e sua importância nas práticas cotidianas do educador infantil
  • Escola e Família: aliadas no processo de alfabetização
  • Os saberes docentes e a formação do professor: um estudo bibliográfico
  • Vovô lê o mundo e aprende por toda a vida: alfabetização de idosos que residem em abrigo
    2007 (Total: 7)
  • A aprendizagem da leitura e a ludicidade no processo de alfabetização: o caso de duas crianças
  • A criança e o mundo letrado: o desafio do professor frente às práticas sociais de leitura e escrita na escola de Educação Infantil
  • Abordagem holística na educação: contribuições para a prática docente
  • Concepções de cuidar e educar e sua importância na educação de crianças
  • Escola e Família: aliadas no processo de alfabetização
  • O mundo novo da escola: a mediação do professor durante o ingresso da criança na Educação Infantil
  • Saberes de professores: a auto-imagem e suas implicações nas dificuldades de aprendizagem