Luciane Kirchhof Ticks

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa (Revista Linha D´Água)
    2022 (Total: 4)
  • doi ISSN 'O vírus sai no ar com a saliva': recontextualizando o discurso científico para representação de estratégias de prevenção da COVID-19 (Caderno do Letras)
  • ISSN A produção multiletrada de uma unidade didática desenvolvida em um programa de formação continuada na escola pública (PORTO DAS LETRAS)
  • doi ISSN Concepções de letramentos subjacentes às atividades do livro didático four skills 2 produzido por professores em formação inicial (Acta Scientiarum (UEM))
  • ISSN Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no àmbito do Projeto Línguas no Campus (LÍNGUATEC)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN MONOLOGIA E DIALOGIA NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE EJA (ORGANON)
  • doi ISSN PRÁTICAS MULTIMODAIS EXPLORADAS EM UMA UNIDADE DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MULTILETRADA NO/PARA O CONTEXTO ESCOLAR (Fórum Linguístico)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN A argumentação como ferramenta de reflexão e negociação para a construção de um projeto pedagógico interdisciplinar (DOMÍNIOS DE LINGU@GEM)
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN Concepções de ensino e aprendizagem subjacentes às atividades do livro didático português: projeto teláris (DOMÍNIOS DE LINGU@GEM)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN From missionary to researcher: professional identification of public school teachers underlying autobiographies within a continuous education program (Cadernos do IL)
  • ISSN The collaborative process developed among pre- and in-service teachers within a continuing teacher education program (Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso))
    2013 (Total: 1)
  • doi ISSN A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis (Linguagem em (Dis)curso (Impresso))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN SANDY DEVASSA EM NOTÍCIA: ANÁLISES NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO SUBSÍDIOS PARA O LETRAMENTO (Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Pesquisa colaborativa: Reflexões sobre o processo de aprendizagem como prática social de uma professora pré-serviço de inglês (Calidoscópio (UNISINOS))
    2010 (Total: 2)
  • ISSN O desenvolvimento de uma metaconsciência no professor acerca da importância de vivenciar a linguagem como prática social na sala de aula de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa (Linguagem em (Dis)curso (Impresso))
  • ISSN O perfil do aluno de Letras constituído no/pelo processo formativo universitário (Glauks (UFV))
    2009 (Total: 2)
  • ISSN "O que eu faço e o que eu digo que faço": a metaconsciência de professoras de inglês sobre teorias de aprendizagem (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado (Revista Brasileira de Lingüística Aplicada)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN (Re)configuração identitária de uma professora de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa (Linguagens & Cidadania)
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Representações de conceitos de linguagem, ensino e aprendizagem e de papéis no discurso de professores de inglês récem-formados (Linguagem em (Dis)curso)
    2006 (Total: 1)
  • ISSN A enunciação e as fronteiras guardadas por Bakhtin, Benveniste, Possenti e Guimarães (Línguas & Letras (UNIOESTE))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN A identificação desvelada na análise do discurso de professores de inglês em formação inicial (Linguagens & Cidadania)
    2004 (Total: 2)
  • ISSN O livro didático de língua inglesa sob a ótica do Gênero (Linguagem & Ensino (UCPel))
  • ISSN O professor de línguas, seus falsos mitos e os novos desafios em sala de aula (Linguagens & Cidadania)
    2003 (Total: 2)
  • As concepções de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa (Expressão)
  • ISSN O livro didático de língua inglesa: concepções de linguagem e de ensino (Linguagens & Cidadania)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Contribuições da análise de gênero para o estudo de conceitos de linguagem em livros didáticos e no discurso de professoras de inglês (Revista letras)
    2022 (Total: 1)
  • doi Os significados de aprender e ensinar inglês na escola pública na perspectiva de alunos: uma análise argumentativa orientada para a transformação social (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
    2018 (Total: 2)
  • Representações de interdisciplinaridade construídas por professores em um programa de formação continuada (Estudos Sistêmico-Funcionais no âmbito do Projeto SAL)
  • Representações de Interdisciplinaridade construídas por professores em um programa de formação continuada (Estudos sistêmico-Funcionais no âmbito do Projeto SAL)
    2016 (Total: 2)
  • A construção colaborativa e socialmente situada de um conceito de letramento(s) por meio de um programa de formação continuada de professores (Gêneros e Letramentos e m múltiplas esferas de atividade)
  • Análise crítica do discurso e linguística sistêmico-funcional em diálogo: o discurso da não violência e da não discriminação nas tiras de Armandinho (Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: heranças, métodos, objetos.)
    2014 (Total: 1)
  • Diálogo e reflexão: a reconfiguração da atividade pedagógica de língua estrangeira por meio da pesquisa colaborativa (A formação de professores de línguas: Novos Olhares)
    2006 (Total: 1)
  • O livro didático de língua inglesa sob a perspectiva da análise de gênero (Linguagem, Cultura e Sociedade)
    2009 (Total: 1)
  • (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADES POR PROFESSORAS DE INGLÊS PRÉ E EM SERVIÇO
    2003 (Total: 1)
  • Contribuições da análise de gênero para o estudo de conceitos de linguagem em livros didáticos e no discurso de professoras de inglês
    2016 (Total: 1)
  • Representações de interdisciplinaridade construídas por professores em um programa de formação continuada (XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmicofuncional da América Latina, V Encontro Systemics Across Languages e III Encontro de Produção Textual)
    2012 (Total: 1)
  • Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2007 (Total: 1)
  • O perfil identitário do professor de inglês pré-serviço subjacente a narrativas de histórias de vida (4o Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET))
    2006 (Total: 1)
  • As facetas identitárias reveladas pela análise do discurso de professores de inglês em formação inicial (VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (Celsul))
    2003 (Total: 1)
  • As concepções de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa (V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2017 (Total: 1)
  • The construction of an interdisciplinary project within a continuing teacher education program in Brazil (6th International Applied Linguistics and Professional Practice)
    2011 (Total: 3)
  • Distanciamento, conflito e não identificação profissional fomentam ações isoladas e individualistas no contexto público escolar (18o Inpla)
  • Reflexão e diálogo: a reconfiguração da atividade pedagógica de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa (18o Inpla)
  • Todo mundo tem um lado Devassa, mas será que todo mundo tem um lado Sandy? (18o Inpla)
    2010 (Total: 3)
  • "O que eu faço e o que eu digo que faço": O desenvolvimento de uma metaconsciência acerca das teorias de aprendizagem que subsidiam as escolhas feitas em sala de aula por professoras de inglês, durante um processo reflexivo colaborativo (9o Encontro do Celsul)
  • O desenvolvimento da metaconsciência acerca da importância de vivenciar a linguagem como prática social na sala de aula de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa (III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL))
  • O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado (Congresso Internacional Linguagem e Interação II)
    2009 (Total: 1)
  • Os Gêneros textuais como princípio organizador da atividade pedagógica socialmente situada (V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET))
    2008 (Total: 1)
  • As representações do aluno de Letras acerca da profissão de inglês ao longo de sua formação universitária (VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, sujeito e representação)
    2006 (Total: 1)
  • The identification of preservice English teacher educators revealed by the critical analysis of their discourse (33rd International Systemic Functional Congress)
    2005 (Total: 2)
  • O livro didático de língua inglesa sob a ótica da análise de gênero (V SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: MÚLTIPLAS LINGUAGEM, TRÂNSITO DE FRONTEIRAS)
  • O livro didático de língua inglesa: ampliando fronteiras (Encontro de Línguas Estrangeiras)
    2002 (Total: 2)
  • Análise da concepção de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa (II Seminário Internacional em Letras: Memória e Escrita)
  • Análise da Concepção de Linguagem e de Ensino no Livro Didático para o Ensino da Língua Inglesa (I CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LINGUAGENS)
    2011 (Total: 2)
  • Representações de papéis de professore(a)s, aluno(a)s e material didático em sala de aula no discurso de docentes de uma escola pública de Santa Maria (2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares)
  • Representações Iniciais De Ensino E Aprendizagem, Erro E Avaliação De Docentes Da Escola Pública Produzidas Em Programa De Formação Continuada Com A UFSM (2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares)

Produção Técnica

    2014 (Total: 3)
  • Caderno de formação do Projeto Portal WebEnglish - Projeto Institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional - convênio SEB/MEC-UFSM
  • Caderno didático do projeto Portal WebEnglish - projeto Institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional
  • Caderno didático do Programa de Formação Continuada da Escola Celina de Moraes
    2012 (Total: 1)
  • Caderno didático do Programa de Formação Continuada da Escola Paulo Lauda
    2014 (Total: 1)
  • Caderno didático do Programa de Formação Continuada da Escola Celina de Moraes
    2015 (Total: 1)
  • XI Congresso da Associação Latino-Americana de Sistêmico-Funcional
    2022 (Total: 1)
  • Simpósio 25: Gêneros discursivos/textuais e o ensino de línguas (materna e/ou adicional) do 9 Seminário Nacional e 3 Seminários Internacional
    2017 (Total: 1)
  • IX Mostra de Trabalhos em Andamento
    2016 (Total: 1)
  • VIII Mostra de trabalhos em andamento e IV Encontro de Produção Textual
    2014 (Total: 2)
  • III Encontro de Professores de Língua Inglesa; I Mostra de Práticas Colaborativas de produção de Material Didático para a Escola
  • III Jornada de Multiletramentos; V Jornada de Popularização da Ciência; II Encontro de Produção Textual
    2010 (Total: 1)
  • V Simpósio Internacional "Linguagem, Cultura e Sociedade"
    2009 (Total: 1)
  • Seminário de Pesquisa sobre Gêneros Discursivos, Gramática Sistêmico-Funcional e Avaliação da Linguagem
    2007 (Total: 1)
  • III Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados "Linguagem, Cultura e Sociedade"
    2006 (Total: 1)
  • Seminário sobre Linguagem e Tecnologias
    2002 (Total: 1)
  • 2o Encontro do Núcleo de Estudos: "Linguagem, Cultura e Identidade"
    2016 (Total: 1)
  • The construction of an interdisciplinary project within a continuing techer education program in Brazil
    2015 (Total: 1)
  • Representaçõesdeinterdisciplinaridadeporprofessoresemformaçãocontinuada
    2011 (Total: 1)
  • Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública em programa de formação continuada com a UFSM
    2010 (Total: 3)
  • "O que eu faço e o que eu digo que faço": a metaconsciência de professoras de inglês sobre teorias de aprendizagem
  • O desenvolvimento da metaconsciência acerca da importância de vivenciar a linguagem como prática social na sala de aula de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa
  • O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado
    2009 (Total: 2)
  • A identificação de professores de inglês com a docência revelada pela análise crítica do discurso associada à Linguística Sistêmico-Funcional
  • Os gêmeros textuais como princípio organizador da atividade pedagógica socialmente situada
    2008 (Total: 1)
  • As representações do aluno de Letras acerca da profissão de professor de inglês ao longo de sua formação universitária
    2007 (Total: 3)
  • Conceitos de linguagem, ensino, aprendizagem e papéis nas representações de professores de português/inglês recém-formados
  • O ensino reflexivo da língua inglesa no contexto da escola pública
  • Papéis atribuídos ao professor, à escola e à profissão em narrativas de história de vida
    2006 (Total: 6)
  • A identificação desvelada na análise do discurso de professores de inglês em formação inicial
  • A identificação revelada pela análise do discurso de professores de inglês em formação inicial
  • Conceitos de linguagem, ensino e aprendizagem nas representações de professores de Português/inglês recém-formados
  • Conceitos de linguagem, ensino e aprendizagem nas representações de professores de Português/Inglês récem-formados
  • O livro didático de língua inglesa: ampliando fronteiras
  • The identification of preservice English teacher educatiors revealed by the critical discourse analysis of their discourse
    2005 (Total: 1)
  • O Livro didático de língua inglesa sob a ótica da análise de gênero
    2003 (Total: 1)
  • As concepções de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa
    2002 (Total: 3)
  • Análise da concepção de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa
  • Análise da concepção de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino de língua inglesa
  • Análise da Concepção de linguagem e de ensino no livro didático para o ensino da língua inglesa
    2015 (Total: 1)
  • Formação de Professores para o ensino dos letramentos
    2011 (Total: 1)
  • Diálogos teóricos sobre esferas de atividade e linguagem
    2022 (Total: 1)
  • Representações de letramentos e dos papéis de professor e aluno nos documentos oficiais da EJA
    2023 (Total: 1)
  • COMUNIDADE DE PRÁTICA DO PROJETO LINC: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
    2021 (Total: 3)
  • Collaborative and multiliterated English teacher education: dialogical possibilities
  • Desenhando atividades didáticas com foco em competências letradas
  • Desenhando atividades didáticas com foco em competências letradas II
    2020 (Total: 1)
  • Práticas interdisciplinares no contexto da escola pública
    2015 (Total: 1)
  • Multiletramentos na escola
    2014 (Total: 2)
  • Possibilidades de Interação Curricular na Área Linguagens
  • Proposta para o ensino de língua inglesa numa perspectiva de interação curricular
    2011 (Total: 4)
  • Concepções de linguagem e aprendizagem no ensino de língua materna e estrangeira
  • Distanciamento, conflito e não identificação profissional fomentam ações isoladas e individualistas no contexto público escolar
  • Reflexão e diálogo: a reconfiguração da atividade pedagógica de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa
  • Todo mundo tem um lado Devassa, mas será que todo mundo tem um lado Sandy?
    2006 (Total: 2)
  • Lingüistica Sistêmico-Funcional e Formação de professores
  • Preparação de Material Didático
    2020 (Total: 1)
  • Estratégias de divulgação do conhecimento científico acerca do Covid-19
    2010 (Total: 1)
  • Concepções de linguagem e aprendizagem de língua materna e estrangeira
    2006 (Total: 1)
  • Lingüística Sistêmico-Funcional e Formação de professores
    2022 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DO LINC
    2019 (Total: 1)
  • Os significados de aprender e ensinar inglês na escola pública na perspectiva dos alunos: uma análise argumentativa e sistêmico-funcionalmente orientada para a transformação social
    2005 (Total: 1)
  • Contribuições da análise de gênero para o estudo de conceitos de linguagem em livros didáticos e no discurso de professoras de inglês
    2021 (Total: 2)
  • Mediação da Live: Ensino de inglês como língua adicional na infância: desafios e possibilidades, apresentada por Helena Vitalina Selbach
  • Mediação da palestra de Mareli Graupe, entitulada Epistemologias feministas e a pesquisa na academia: desafios e subversões
    2011 (Total: 1)
  • Revista Educação
    2021 (Total: 4)
  • Parecer 48112 para a Revista Educação
  • Parecer ad hoc Revista Educação, número 64699
  • Parecer ad hoc Revista Muitas Vozes -ISSN:2238-7196
  • Parecer Ad hoc 48047
    2020 (Total: 3)
  • Parecer n. 44241 para a Revista Educação
  • Parecer para a Revista Alpha
  • Parecer para a Revista Desenredo
    2019 (Total: 1)
  • Parecer n. 41620 para a Revista Educação (UFSM)
    2018 (Total: 1)
  • Revista Calidoscópio
    2015 (Total: 3)
  • 30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA (JAI)
  • Revista Educação
  • Universidade do Norte do Paraná
    2011 (Total: 3)
  • Calidoscópio
  • Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal
  • Linguagem em Discurso

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Letramentos étnico-raciais na seção de Inglês de livros didáticos do Ensino Médio
    2020 (Total: 1)
  • Análise do impacto de um projeto de ensino baseado na pedagogia dos multiletramentos na aprendizagem de inglês como LA
    2019 (Total: 2)
  • A argumentação em contextos escolares da EJA
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
    2017 (Total: 1)
  • O sistema de atividades do estágio de Letras-Inglês sob a perspectiva do professor pré-serviço
    2016 (Total: 1)
  • O CONCEITO DE MULTILETRAMENTOS SUBJACENTE ÁS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRODUZIDAS POR PROFESSORES PRÉ E EM SERVIÇO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
    2015 (Total: 1)
  • Representações de Interdisciplinaridade por professores da Rede Pública ao longo de uma Formação Continuada
    2014 (Total: 2)
  • Identificação profissional de professores constituída em um programa de formação continuada
  • REPRESENTAÇÕES DE LETRAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO SOCIALMENTE SITUADO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2019 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA EJA: OS DESAFIOS DE ENSINAR A LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA
    2016 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COM FOCO NOS MULTILETRAMENTOS ESCOLARES
    2015 (Total: 1)
  • To be or not to be: Experiências, representações e práticas de letramento e interdisciplinaridade de professores de língua inglesa do ensino médio da escola pública
    2022 (Total: 2)
  • Identifying the principles od pedagogy of multiliteracies underlying a didactic unit developed by preservice teachers
  • Pedagogical social practices experienced by an undergraduate English teacher within Línguas no Campus outreach project
    2020 (Total: 3)
  • Analysis of female representations in the English section of a EJA´s textbook
  • ANALYSIS OF BRAZILIAN CULTURAL PROTAGONISM IN THE ENGLISH SECTION OF EJA?S TEXTBOOKS
  • LinC: Analysis of pre-service teachers' profile involved in the project
    2014 (Total: 1)
  • THE INTERDISCIPLINARITY IN PEDAGOGICAL ACTIVITIES PRODUCED WITHIN A PROJECT PEDAGOGY DEVELOPED IN A CONTINUING EDUCATIONAL PROGRAM
    2013 (Total: 1)
  • From missionary to researcher: professional identification of public school teachers underlying autobiographies within a continuing education program
    2012 (Total: 1)
  • REFLECTIONS ON A COLLABORATIVE PROCESS BUILT BETWEEN AN IN-SERVICE AND PRE-SERVICE TEACHERS
    2011 (Total: 1)
  • TEACHERS? AUTOBIOGRAPHIES: SOCIAL BACKGROUND AND PROFESSIONAL CHOICE