Maria Cecília Da Silva Camargo

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo (Revista Motrivivência)
    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil (REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS)
    2021 (Total: 4)
  • ISSN Corpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG (Revista Motrivivência)
  • ISSN EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: HÁ ESPAÇO PARA BRINCAR E ?SE-MOVIMENTAR? (Revista Didática Sistêmica)
  • doi ISSN Formação continuada com professores de educação infantil de escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria: o brincar e as experiências corporais (Kinesis)
  • doi ISSN O brincar como objeto da EFE na Educação Infantil:a relação entre corpo, linguagem e criança (Revista Conexões)
    2020 (Total: 4)
  • ISSN A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora (Revista Motrivivência)
  • doi ISSN A COMPLEXIDADE DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS BRINCADEIRAS LÚDICO-AGRESSIVAS (JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION (ONLINE))
  • ISSN Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: quem sabe faz a hora não espera acontecer (Revista Humanidades e Inovação v.7, n.10 - 2020)
  • doi ISSN O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física (Revista Motrivivência)
    2019 (Total: 3)
  • ISSN FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Movimento)
  • ISSN PRODUTIVISMO VERSUS CRIATIVIDADE: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO À LUZ DO ÓCIO CRIATIVO (Revista Licere)
  • ISSN Socialização docente e experiências pré-profissionais (Educación Física y Ciencia)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Juvenilização da EJA: repercussões na educação física (Revista Motrivivência)
    2017 (Total: 2)
  • doi ISSN EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS DA ÁREA (Kinesis)
  • ISSN O currículo do CEFD/UFSM e o PIBID: um possível diálogo na formação de professores de Educação Física (REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN A construção da identidade profissional de professoras de Educação Física a partir da atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da UFSM (REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO)
    2015 (Total: 4)
  • ISSN O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE DE ESCOLARES DE SANTA MARIA - RS (Revista Biomotriz)
  • doi ISSN O PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física (Motrivivencia (UFS))
  • ISSN PIBID/CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA E: O PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Políticas Educativas)
  • ISSN PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS: RELATO DE PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA (Kinesis)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN A ATUAÇÃO NO PELC/UF SM E A FORMAÇÃO EXPE RIENCIAL DOS EDUCADORES SOCIAIS D E ESPORTE E LAZER (Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online))
  • ISSN O direito à Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online))
    2012 (Total: 1)
  • doi ISSN A TRAJETÓRIA DA REVISTA KINESIS - UMA LEITURA A PARTIR DE SEUS EDITORIAIS (Kinesis (Santa Maria))
    2006 (Total: 3)
  • Curricular Context in Education Cycles: The Impact of Edicational Changes on the Pedagogical Actions of Physical Teachers (The FIEP bulletin)
  • ISSN Pesquisar exige interrogar-se: a narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisaro(a) (Movimento (Porto Alegre))
  • ISSN Reflexões sobre a produção do conhecimento em educação física e ciências do esporte. (REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
    2005 (Total: 2)
  • ISSN Los cambios educativos en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre ante la cultura docente del profesorado de educación física: um estudio de caso longitudinal (REVISTA ELECTRÓNICA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD, EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACIÓN)
  • ISSN LOS CAMBIOS EDUCATIVOS EN LA RED MUNICIPAL DE ENSEÑANZA DE PORTO ALEGRE ANTE LA CULTURA DOCENTE DEL PROFESORADO DE EDUCACIÓN FÍSICA: UN ESTUDIO DE CASO LONGITUDINAL (Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación)
    2000 (Total: 2)
  • A formação dos professores de Educação Física e os eventos de carga horária reduzida (Revista Perfil)
  • ISSN Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de ensino de porto Alegre: uma abordagem etnográfica (Revista Paulista de Educação Física (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1807-5509 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso)))
    1996 (Total: 1)
  • ISSN Refletindo a Educação Física Escolar acerca das diretrizes curriculares da SME/Florianópolis (Motrivivência)
    2024 (Total: 1)
  • ISSN Da pesquisa sobre crianças à pesquisa com elas: aprendizagens metodológicas transformadoras' (LINHAS CRÍTICAS (ONLINE))
    2022 (Total: 1)
  • Educação Fìsica na Educação de Jovens e Adultos: considerações a partir da realidade de Santa Maria/RS (A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: experiências da realidade brasileira)
    2021 (Total: 2)
  • Educação Física na Educação de Jovens e Adultos - considerações a partir da realidade de Santa Maria RS (A educação física na educação de jovens e adultos - experiências da realidade brasileira)
  • Educação Infantil: experiências e aprendizagens docentes no campo da Educação Física (Vida, Vivência e Experiência de Professores de Educação Física)
    2020 (Total: 5)
  • A trajetória da Revista Kinesis no CEFD/UFSM: uma história em dois tempos (Memórias das trajetórias e desafios no cinquentenário do CEFD/UFSM)
  • Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos (DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA)
  • Formação continuada de professores(as) de Educação Física na Educação Infantil: Narrativas com os cotidianos. (Vida, vivência e experiência de professores(as) de educação física)
  • Na vox de Ingrid Marianne Baecker, a História de uma docente da Educação Física Brasileira (Memórias das trajetórias e desafios no cinquentenário do CEFD/UFSM)
  • Quando o desafio da docência universitária é ser formador de professores (?Docência Universitária: novas tendências e metodologias de aprendizagem, ensino e formação?)
    2019 (Total: 3)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: projetos x disciplinas curriculares (vida, vivência e experiência de professores de Educação Física)
  • Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física Infantil: possibilidades pedagógicas (Vida, vivência e experiência de professores de Educação Física)
  • O processo de elaboração das orientações curriculares da Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (Extensão Universitária na América Latina: conceitos, experiências e perspectivas.)
    2017 (Total: 1)
  • Corpo e Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (Docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) & Educação Física)
    2016 (Total: 2)
  • O Conteúdo da Educação Física Escolar como sinônimo de atividade:reducionismos, implicações e possibilidades. (Didática da Educação Fìsica-4:/educação Fìsica e Esportes na Escola.)
  • O PIBID E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, REFLEXÕES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: PIBID Educação Física no CEFD/UFSM)
    2010 (Total: 1)
  • Compartilhar as interpretações de pesquisa com os colaboradores: uma opção metodológica (O ofício de ensinar e pesquisa na Educação Física Escolar)
    2009 (Total: 1)
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO ORGANIZADO POR CICLOS - Inovar, resistir ou abandonar? (Quem aprende? Pesquisa e formação em educação física escolar)
    2006 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores de educação física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: a trajetória de um estudo etnográfico (Tecendo aprendizagens com a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre)
    2005 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores: algumas considerações acerca das concepções do professorado de Educação Física (formação Profissional em Educação Física e Mundo do TRabalho)
    2018 (Total: 1)
  • Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas com a Educação Infantil
    2020 (Total: 1)
  • Memórias das trajetórias e desafios no cinquentenário do CEFD/UFSM
    2021 (Total: 1)
  • A educação física na educação de jovens e adultos
    2022 (Total: 1)
  • A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: experiências da realidade brasileira
    2000 (Total: 1)
  • La autonomia del professorado.
    1996 (Total: 1)
  • Diretrizes curriculares para a Educação Física no ensino fundamental e na educação infantil da Rede Municipal de florianópolis/SC
    2017 (Total: 3)
  • A educação física na educação infantil e a identidade profissional docente (12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
  • A socialização profissional nas produções científicas no campo da Educação Física (12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA ? ANÁLISES DAS PRODUÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA (12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
    2016 (Total: 1)
  • O SENTIDO DAS EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGAS (ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO)
    2015 (Total: 1)
  • O Sentido das Experiências do Brincar na Educação Infantil- A Perspectiva das Pedagogas (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2014 (Total: 3)
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Socialização docente e experiências pré-profissionais (IV Congresso Internacional sobre Professorado Principaiente e Inserção Profissional à Docência)
  • SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? um estudo a partir dos egressos do CEFD/UFSM participantes do PIBID (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2013 (Total: 1)
  • Possibilidades de formação da identidade profissional a partir da atuação em um projeto de extensão em lazer (PELC/UFSM) (10ºCongreso Argentino y 5ºCongreso Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
    2011 (Total: 1)
  • Formação de professores de Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos (XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
    2010 (Total: 2)
  • A TRAJETÓRIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: A (3º Seminário de Pesquisa Qualitativa)
  • CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA ? RS (V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
    2009 (Total: 1)
  • A prática pedagógica da educação física na Educação de Jovens e Adultos - um estudo em escolas estaduais de Londrina (PR) (VI Congresso Intrernacional de Educação)
    2007 (Total: 2)
  • Avaliação e educação física escolar: um estudo de caso com professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • Educação Física e co currículo organizado por ciclos - uma etnografia na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2005 (Total: 3)
  • A prática pedagógica da educação física e co currículo organizado por ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - primeiras aproximações (XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
  • A prática pedagógica da educação física e o currículo organizado por ciclos na Rede Municipal de ensino de Porto Alegre - primeiras aproximações (Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • A prática pedagógica da educação física e o currículo organizado por ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - primeiras aproximações. (XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORETE)
    2003 (Total: 1)
  • Formação profissional e campo de trabalho no interior do CBCE (XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE)
    2001 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores de Educação Física - um estudo a partir da realidade de Porto /alegre (XII Congresso Brasileiro de ciências do Esporte)
    2000 (Total: 2)
  • Encontro Nacional de profissionais de Educação Física - reflexões sobre sua importância na formação permanente de professores. (VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESPORTE , LAZER E DANÇA)
  • ENCONTRO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES (VII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança)
    1999 (Total: 2)
  • Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física - Reflexões sobre sua importância na formação permanente de professores. (XXVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.)
  • Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre no período de 1898 a 1999 - Um estudo a partir de quatro escolas da Rede. (XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
    2018 (Total: 3)
  • A CULTURA LÚDICA E O RECREIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (IX CONGRESSO SULBRASILEIRO D CIENCIAS DO ESPORTE)
  • A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA (CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE)
  • IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÁREA (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2016 (Total: 4)
  • A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Educação Física na Educação Infantil: Aprendizagens e Desafios (Jornada Acadêmica Integrada)
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2012 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (64ª Reunião Anual da SBPC)
    2003 (Total: 2)
  • La produción de conocimiento sobre formación profesional en el Colégio Brasileño de Ciencias del deporte (II CONGRESO MUNDIAL DE CINECIAS DE LA ACTIVIDAD FÍSICA Y DELO DEPORTE: DEPORTE EYCALIDAD DE VIDA)
  • Planeamiento de la enseñanza en perspectiva de los profesores de educaión física: un estudio realizado en porto Alegre, Brasil. (II CONGRESO MUNDIAL DE CINECIAS DE LAACTIVIDAD FÍSICA YDELO DEPORTE: DEPORTE EYCALIDAD DE VIDA)
    2000 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de Porto Alegre no período de 1989 a 1999: um estudo a partir de quatro escolas da Rede. (I Seminário de Dissertações e Teses)
    2018 (Total: 2)
  • A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • AS PRODUÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA RECREIO E A EDUCAÇÃO INFANTIL (IX CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE)
    2013 (Total: 1)
  • A participação no PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física - Um estudo a partir dos egressos do CEFD/UFSM (10ºCongreso Argentino y 5ºCongreso Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
    2011 (Total: 1)
  • Significados das aulas de Educação Física para os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos - um estudo em escolas públicas de Santa Maria -RS (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • NARRATIVAS COM OS COTIDIANOS Formação continuada com professores/as de Educação Física da Educação Infantil
    2022 (Total: 1)
  • A educação física na educação de jovens e adultos - experiências da realidade brasileira
    2021 (Total: 1)
  • A educação física na educação de jovens e adultos - experiências da realidade brasileira
    2015 (Total: 1)
  • III SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE PRAXIOLOGIA MOTRIZ E III SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRAXIOLOGIA MOTRIZ
    2012 (Total: 1)
  • 27 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM
    2011 (Total: 1)
  • VII CONGRESO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE
    2009 (Total: 1)
  • 4º Congresso Norte paranaense de Educação Física Escolar
    2008 (Total: 1)
  • Evento de Extensão - aprendendo a ser lúdico
    2004 (Total: 1)
  • 2º congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte
    2018 (Total: 1)
  • Seminário de formação docente e práticas pedagógicas com a Educação Infantil
    2010 (Total: 1)
  • III SEMINÁRIO EM EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
    2006 (Total: 1)
  • II INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA: A MULTIPLICIDADE DE SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO
    2008 (Total: 1)
  • Educação Física Escolar
    2003 (Total: 1)
  • Curso de Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde
    2016 (Total: 1)
  • As experiências corporais e o brincar nas rotinas escolares
    2014 (Total: 1)
  • Socialização docente e experiências pré-profissionais
    2013 (Total: 2)
  • A participação no PIBID e o percurso formativo de professores de educação física - um estudo a partir de egressos do CEFD/UFSM
  • O Direito à Educação Fìsica n Educação de Jovens e Adultos
    2011 (Total: 1)
  • Significado das aulas de Educação Física para os(as) estudantes daEducação de Jovens e Adultos - um estudo nas escolas de rede pública de Santa Maria- RS
    2007 (Total: 1)
  • Educação Física na rede e o currículo organizado por ciclos- uma etnografia na Rede Municipal de Porto Alegre
    2006 (Total: 3)
  • A prática pedagógica da educação física e o currículo organhizado por ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre -um estudo etnográfico.
  • A Prática pedagógica da educação física no currículo organizado por ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto ALegre - RS
  • Contexto curricular em ciclos de formação: impacto das mudanças educacionais na ação pedagógica do professor de educação física
    2005 (Total: 1)
  • A prática pedagógica da educação física e o currículo organhizado por ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - primeiras aproximações.
    2003 (Total: 1)
  • Formação profissional e campo de trabalho no interior do CBCE.
    2001 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores de educação física - um estudo a partir da realidade de Porto Alegre
    2000 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores de Educação Física - reflexões a partir de um evento.
    1999 (Total: 1)
  • Formação permanente deprofessores de EF: um estudo a partir de quatro escolas da Rede Municipal de Porto Alegre.
    2013 (Total: 2)
  • A educação física na Educação de Jovens e Adultos
  • Pensando o presente, construindo o futuro
    2010 (Total: 1)
  • Os saberes necessários para a atuação dos agentes em programas sociais
    2009 (Total: 2)
  • A educação física e as condições de trabalho na escola: os desafios da comunidade escolar
  • O professor-investigador na escola
    2008 (Total: 2)
  • Ciência e experiência: proposições pedagógicas
  • Organização do trabalho pedagógico: conteúdo e forma.
    2006 (Total: 1)
  • A conformação da Educação Física nos (des) caminhos da ciência hegemônica.
    2005 (Total: 1)
  • A educação Física na escola brasileira: realidade atual e possibilidades de mudança.
    2001 (Total: 1)
  • Pesquisa na Rede Municipal de ensino de Porto Alegre
    2017 (Total: 6)
  • A Socialização Profissional nas produções científicas no campo da Educação Física
  • Educação física na educação infantil e a identidade profissional docente
  • Educação Física na infância - abordagens de ensino
  • Educação infantil e a construção de identidade dos futuros professores de educação física
  • O estágio supervisionado em licenciatura ? análises das produções no campo da educação física
  • Socialização docente de professores de Educação Física e as experiências do PIBID
    2014 (Total: 1)
  • Educação Física e Educação de Jovens e Adultos: campo de diálogo, resistência e enfrentamento
    2013 (Total: 3)
  • A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio nas escolas estaduais de Santa Maria
  • Possibilidades de formação da identidade profissional a partir da autação em um projeto de extensão em lazer (PELC/UFSM)
  • Socialização docente e experiências pré-profissionais
    2011 (Total: 1)
  • Formação de professores de Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos
    2009 (Total: 2)
  • A prática pedagógica da Educação Física na Esducação de Jovens e Adultos - um estudo nas escolas estaduais de Londrina (PR)
  • A prática pedagógica da Educação Fìsica na Educação de Jovens e Adultos - um estudo nas escolas estaduais de Londrina (PR)
    2008 (Total: 1)
  • A prática pedagógica da educação física na Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas de Londrina
    2007 (Total: 2)
  • Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: o que expressam os/as professoresQas após uma década da implantação do currículo organizado por ciclos
  • O impacto das recentes mudanças sociais na ação pedagógica dos docentes de Educação Física da Rede Municipal de ensino de Porto Alegre: implantação e implementação do Projeto Escola Cidadã
    2015 (Total: 1)
  • O Sentido das Experiências do Brincar na Educação Infantil- A Perspectiva das Pedagogas
    2014 (Total: 3)
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? um estudo a partir dos egressos do CEFD/UFSM participantes do PIBID
  • Vivenciando a educação física na educação infantil
    2011 (Total: 1)
  • Projetos de extensão e o percurso formativo dos acadêmicos de educação física do CEFD/UFSM
    2010 (Total: 3)
  • A TRAJETÓRIA DOS PROFESSORES DE EF NA EJA: A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
  • CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA ? RS
  • Formação permanente: desafios do professor de Educação Física
    2007 (Total: 1)
  • Avaliação e Educação Física - um estudo com professores da Rede Municipal de ensino de Porto Alegre
    2003 (Total: 1)
  • Atuação do profissional de Educação Física
    2015 (Total: 2)
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
    2018 (Total: 1)
  • Programa Reflexões - Educação continuada de professores de Educação Fìsica
    2024 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Pro-Posições'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2023 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Pro-Posições'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2022 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2021 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2020 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2019 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2018 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2017 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2016 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2015 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Educação (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2014 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2013 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Motrivivencia (UFS)'
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2008 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2007 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'
    2006 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Movimento (Porto Alegre)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • CORPO E MOVIMENTO EM TURMAS MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DO COTIDIANO
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DO CAMPO
    2022 (Total: 1)
  • A APRENDIZAGEM DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA ? RS
    2021 (Total: 1)
  • Corpo/movimento na dinâmica curricular no cotidiano da Educação Infantil
    2019 (Total: 2)
  • Iniciação {a docência e a inclusão escolar: formação inicial de professores de Educação Física na Educação Infantil
  • O desenvolvimento profissional de professores de Educação Física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico
    2018 (Total: 1)
  • ?BRINCAR, CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PELO OLHAR DE ALGUNS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA?
    2017 (Total: 1)
  • JOGOS TRADICIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.
    2023 (Total: 1)
  • JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ERÊS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA MARIA RS.
    2022 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL: INTERAÇÕES, CORPO E MOVIMENTO NO COTIDIANO DO TRABALHO PEDAGÓGICO REMOTO
    2019 (Total: 2)
  • Educação de Jovens e Adultos: uma análise documental dos Parâmetros Curriculares de Educação Física no Estado de Pernambuco.
  • PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA EM CONTEXTO HOSPITALAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
    2017 (Total: 3)
  • CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO E O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO - SUPERADORA
  • Educação Física na Educação Infantil: Em busca de ?aventura
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO
    2016 (Total: 4)
  • As experiências corporais e o sentido do brincar nas rotinas escolares
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO ORDENAMENTO LEGAL
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONBRACE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS1
  • O brincar e os tempos e espaços pedagógicos na Educação Infantil
    2015 (Total: 7)
  • A Educação Física e o Programa Mais Educação nas Escolas Municipais de Santa Maria/RS
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SANTA MARIA: CONDIÇÕES E PERSPECTIVAS
  • As experiências corporais e oprocesso de construção da identidade profissional
  • DANÇA -AFRO NA ESCOLA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO : CONHECER PARA RECONHECER
  • EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA ? A PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS DO CEFD/UFSM
  • O PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    2014 (Total: 10)
  • A pesquisa e o percurso formativo de acadêmicos de educação física do CEFD/UFSM
  • A socialização docente e experiências pré-profissionais - um estudo com professores iniciantes de educação física
  • A SOCIALIZAÇÂO DE EGRESSOS DO CEFD/UFSM APÓS SUA PASSAGEM NO PELC
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ? UM ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS DA ÁREA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS APRESENTADAS NO GTT ESCOLA DO COMBRACE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS EM SANTA MARIA: a visão de vice diretoras e professoras unidocentes
  • O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE DE ESCOLARES DE SANTA MARIA-RS
  • O CURRÍCULO DO CEFD/UFSM E O PIBID: UM POSSÍVEL DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • O Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) e o processo formativo dos acadêmicos de Educação Física do CEFD/UFSM
  • PIBID/EF: contribuições para a formação continuada de professores/supervisores (as) do CEFD/UFSM
    2013 (Total: 7)
  • A atuação do PELC/UFSM e o percurso formativo dos egressos do CEFD/UFSM
  • A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio nas escolas estaduais de Santa Maria/RS?
  • A formação inicial em educação física e as práticas pedagógicas dos bolsistas PIBID - Sub-projeto "Cultura esportiva na escola"
  • A participação no PIBID e o percurso formativo de professores de Educação Física - Um estudo a partir dos egressos do CEFD/UFSM
  • A presença das abordagens teórico-metodológicas da EF no PIBID/UFSM: nexos com a formação inicial
  • Educação Física e Educação de Jovens e Adultos - um estudo com mulheres adultas
  • Socialização docente e experiências pré-profissionais - um estudo com professores de educação física
    2012 (Total: 1)
  • As atividades rítmicas e expressivas como conteúdo nas aulas de Educação Física
    2011 (Total: 6)
  • A Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da visão dos docentes
  • A PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ACADÊMICOS(AS) DO CEFD NO PELC/UFSM E SUA REPERCUSSÃO SOBRE SEUS PROCESSOS FORMATIVOS
  • Configuração dos projetos de extensão e a formação inicial dos acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura do CEFD-UFSM
  • O significado das aulas de Educação Física para os estudantes da EJA - um estudo de caso em escolas públicas de Santa Maria - RS
  • O significado de esporte para escolares de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Santa Maria -RS
  • Relações entre corpo, trabalho e Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
    2010 (Total: 2)
  • A Educação Física no Ensino Médio - entre as aulas na escola e as atividades na academia
  • CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS)
    2006 (Total: 1)
  • Educação física escolar: uma nova proposta pedagógica
    2005 (Total: 2)
  • Educação física nas séries finais do ensino fundamental.
  • O desafio do profissional de educação física frente a terminalidade de crianças e adolescentes com câncer em ambiente de recreação hospitalar.
    2004 (Total: 4)
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • As manifestações agressivas no jogo infantil - uma abordagem a partir da psicomotricidade relacional.
  • O esporte escolar no processo formativo dos alunos da sétima série do ensino fundamental
  • Psicomotricidade e a identidade infantil
    2003 (Total: 1)
  • O lúdico e a ginástica rítmica desportiva na faiza etária dos 3 aos 7 anos.