Pablo Canalles

Produção Bibliográfica

    2008 (Total: 1)
  • ISSN As Ações Físicas e a Análise Ativa (Expressão (Santa Maria))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Stanislávski e o Trajeto à Ação Física (Expressão (Santa Maria))
    2008 (Total: 1)
  • DOS PRINCÍPIOS DO ATOR: A análise da ação física através da tríade percepção-imaginação-adaptação, a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislávski
    2016 (Total: 1)
  • A CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA DE CENA EM ESPETÁCULOS-SOLO, NO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (III SILLPRO - Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais)
    2011 (Total: 5)
  • A Criação de uma Segunda Natureza no Trabalho do Ator (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
  • CIRCUITO TEATRAL UNIVERSITÁRIO (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
  • Do texto literário à dramaturgia do ator (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
  • Em Busca de uma Metodologia de Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
  • O Ator Como Potencializador da Teatralidade (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
    2002 (Total: 4)
  • Pesquisa de Linguagem Cênica para Texto Absurdo (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Poética de Justaposição: A Associação de Núcleos de Experiência na Construção do Espetáculo Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto de Disponibilização de Material Teórico Referente à Legislação e Produção Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto de Sistematização de Material Teórico referente à Iluminação Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
    2001 (Total: 1)
  • Projeto de Avaliação do Curso de Artes Cênicas (XVI Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2014 (Total: 2)
  • Coordenador da I Mostra de Espetáculos do Departamento de Artes Cênicas - UFSM
  • Coordenador do III Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
    2013 (Total: 1)
  • Coordenador do II Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
    2012 (Total: 1)
  • Coordenador do I Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
    2014 (Total: 1)
  • Coordenador do II Simpósio Internacional de Artes da Cena
    2013 (Total: 1)
  • Coordenador do I Simpósio Internacional de Artes da Cena
    2011 (Total: 1)
  • Organizador do WORKSHOP INTERCÂMBIO CULTURAL PROJETO URBAN SHAMAN - Suíça/Brasil
    2012 (Total: 3)
  • Orientador do trabalho 'OFICINA DE DESENHO E LUZ'
  • Orientador do trabalho 'TEATRO CAIXA PRETA: ARTE, CULTURA E INTEGRAÇÃO'
  • Orientador do trabalho 'TEATRO CAIXA PRETA: PRETA CAFÉ E TELA PRETA'
    2011 (Total: 5)
  • Orientador da comunicação 'A CRIAÇÃO DE UMA SEGUNDA NATUREZA NO TRABALHO DO ATOR'
  • Orientador da comunicação 'CIRCUITO TEATRAL UNIVERSITÁRIO'
  • Orientador da comunicação 'DO TEXTO LITERÁRIO À DRAMATURGIA DO ATOR'
  • Orientador da comunicação 'EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO'
  • Orientador da comunicação 'O ATOR COMO POTENCIALIZADOR DA TEATRALIDADE'
    2010 (Total: 2)
  • Orientador da comunicação 'NA BUSCA POR UM ESTADO DE ESTAR'
  • Orientador da comunicação 'O PROCESSO CRIATIVO DO ATOR SOB O PRISMA DA CONSCIÊNCIA'
    2009 (Total: 4)
  • Orientador da comunicação 'ARTE MARCIAL E TEATRAL - A POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PRINCÍPIOS DO WUSHU TRADICIONAL E O TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO'
  • Orientador da comunicação 'DESCONSTRUINDO UMA CULTURA CORPORAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APARATO PSICOFÍSICO DO ATOR'
  • Orientador da comunicação 'TREINAMENTO CORPORAL: A BUSCA POR UMA AUTONOMIA NO TRABALHO TÉCNICO CORPORAL DO ATOR A PARTIR DO TREINAMENTO DESENVOLVIDO PELO GRUPO LUME'
  • Orientador da comunicação 'TREINAMENTO CRIATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O TREINAMENTO DO ATOR'
    2016 (Total: 1)
  • A Criação de Dramaturgia em Espetáculos-Solo
    2014 (Total: 1)
  • Mediador do 'GRUPO DE TRABALHO III' do IV SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM TEATRO
    2012 (Total: 1)
  • Mediador da mesa de discussão 'ENCENAÇÕES E PROCESSOS CRIATIVOS' do III SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM TEATRO
    2001 (Total: 1)
  • Assessor do Evento 7º SANTA MARIA EM DANÇA

Produção Artística

    2005 (Total: 1)
  • Ator na ópera IL BARBIERE DI SIVIGLIA
    2010 (Total: 1)
  • Ator no Curta-Metragem "Às Seis Horas da Tarde"
    2006 (Total: 1)
  • Ator e Co-roteirista do Curta-metragem DOLORES

Orientações Concluídas

    2011 (Total: 4)
  • A CRIAÇÃO DE UMA SEGUNDA NATUREZA NO TRABALHO DO ATOR - Douglas Rafael Jung
  • DO TEXTO LITERÁRIO À DRAMATURGIA DO ATOR - Leonardo Bergonci
  • EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO - Elis Ramos Genro
  • O ATOR COMO POTENCIALIZADOR DA TEATRALIDADE - Tainá Haas Theis
    2008 (Total: 4)
  • A influência da arte artesanal presente nos contadores sul rio-grandenses, na construção de um espetáculo-solo.
  • Montagem do texto ?Valsa Nº6? a partir de pesquisas em corpo e voz na criação de diferentes personagens
  • Os elementos do cômico na fala e no corpo do ator, na construção de uma comédia de situação
  • Os princípios da Dança-Teatro e o treinamento vocal do canto na construção de um espetáculo-solo
    2007 (Total: 3)
  • A Comédia e o Distanciamento como Geradores de Reflexão
  • A Relação entre as Personagens e a Realidade Feminina a Partir do Romance AS HORAS, de Michael Cunningham
  • Álbum de Família: Antropologia Teatral e Procedimentos Expressionistas Construindo Nelson Rodrigues
    2004 (Total: 3)
  • A Concretização do Realismo-Mágico na Obra SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, de William Shakespeare
  • A Prática do Cômico Claunesco e da Commedia Dell'arte
  • A Sustentação do Tragicômico Encontrado na Obra FANDO E LIS, de Fernando Arrabal, Através do Corpo do Ator
    2019 (Total: 6)
  • As Metamorfoses da Atriz: A Imagem como Material Criativo na Construção da Personagem Rosalinda
  • Cena e Texto: Um Olhar Sobre a Dramaturgia de Práticas Cênicas Desenvolvidas no Contexto Universitário
  • Da Dança Para a Cena: Um Relato Sobre a Experiência do Contato-Improvisação na Preparação do Ator
  • Escuchando Las Voces: As Ações Vocais como Potência Criativa do Ator
  • Fuerzas Ocultas Del Más Alto Astral: O Processo de Criação das Personagens Jezebel e Rafael no Espetáculo A Maldição do Vale Negro
  • Os Besouros que Caem de Costas, Às Vezes se Levantam: O Processo de Criação da Personagem Úrsula
    2014 (Total: 6)
  • A Comicidade no Corpo do Ator: Uma Investigação a Partir da Mímesis Corpórea
  • As (Re) Descobertas do Caminho Até a Ação
  • As Leis do Homem em Ação no Teatro e no Futebol
  • As Reações Espontâneas Procedentes da Improvisação e Jogo Teatral como Fonte de Criação para o Ator
  • Presença, Organicidade e Teatralidade - As Potencialidades do Ator Através da Criação de uma Segunda Natureza
  • Uma Busca Pela Comicidade nos Registros Vocais Através das Ações Físicas
    2010 (Total: 2)
  • Entender, para agir, para estar: uma trajetória possível
  • O Processo Criativo do Ator Sob o Prisma da Consciência
    2009 (Total: 5)
  • A Possibilidade do Diálogo entre o Wushu Tradicional e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo na Construção de um Espetáculo
  • Margens de um mesmo rio? Possíveis relações entre o processo criativo de Pina Bausch e o Sistema das Ações Físicas no trabalho do ator
  • O treinamento técnico do ator a partir dos exercícios desenvolvidos pelo grupo LUME
  • Transformar uma cultura corporal: um novo olhar sobre o aparato psicofísico do ator
  • Treinamento Criativo: uma possibilidade para a poética do ator?