Pablo Canalles
Produção Bibliográfica
- 2008 (Total: 1)
- DOS PRINCÍPIOS DO ATOR: A análise da ação física através da tríade percepção-imaginação-adaptação, a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislávski
- 2016 (Total: 1)
- A CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA DE CENA EM ESPETÁCULOS-SOLO, NO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (III SILLPRO - Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais)
- 2011 (Total: 5)
- A Criação de uma Segunda Natureza no Trabalho do Ator (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
- CIRCUITO TEATRAL UNIVERSITÁRIO (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
- Do texto literário à dramaturgia do ator (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
- Em Busca de uma Metodologia de Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
- O Ator Como Potencializador da Teatralidade (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada / UFSM)
- 2002 (Total: 4)
- Pesquisa de Linguagem Cênica para Texto Absurdo (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Poética de Justaposição: A Associação de Núcleos de Experiência na Construção do Espetáculo Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto de Disponibilização de Material Teórico Referente à Legislação e Produção Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto de Sistematização de Material Teórico referente à Iluminação Teatral (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2001 (Total: 1)
- Projeto de Avaliação do Curso de Artes Cênicas (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2014 (Total: 2)
- Coordenador da I Mostra de Espetáculos do Departamento de Artes Cênicas - UFSM
- Coordenador do III Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
- 2013 (Total: 1)
- Coordenador do II Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
- 2012 (Total: 1)
- Coordenador do I Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha
- 2014 (Total: 1)
- Coordenador do II Simpósio Internacional de Artes da Cena
- 2013 (Total: 1)
- Coordenador do I Simpósio Internacional de Artes da Cena
- 2011 (Total: 1)
- Organizador do WORKSHOP INTERCÂMBIO CULTURAL PROJETO URBAN SHAMAN - Suíça/Brasil
- 2012 (Total: 3)
- Orientador do trabalho 'OFICINA DE DESENHO E LUZ'
- Orientador do trabalho 'TEATRO CAIXA PRETA: ARTE, CULTURA E INTEGRAÇÃO'
- Orientador do trabalho 'TEATRO CAIXA PRETA: PRETA CAFÉ E TELA PRETA'
- 2011 (Total: 5)
- Orientador da comunicação 'A CRIAÇÃO DE UMA SEGUNDA NATUREZA NO TRABALHO DO ATOR'
- Orientador da comunicação 'CIRCUITO TEATRAL UNIVERSITÁRIO'
- Orientador da comunicação 'DO TEXTO LITERÁRIO À DRAMATURGIA DO ATOR'
- Orientador da comunicação 'EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO'
- Orientador da comunicação 'O ATOR COMO POTENCIALIZADOR DA TEATRALIDADE'
- 2010 (Total: 2)
- Orientador da comunicação 'NA BUSCA POR UM ESTADO DE ESTAR'
- Orientador da comunicação 'O PROCESSO CRIATIVO DO ATOR SOB O PRISMA DA CONSCIÊNCIA'
- 2009 (Total: 4)
- Orientador da comunicação 'ARTE MARCIAL E TEATRAL - A POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PRINCÍPIOS DO WUSHU TRADICIONAL E O TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO'
- Orientador da comunicação 'DESCONSTRUINDO UMA CULTURA CORPORAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APARATO PSICOFÍSICO DO ATOR'
- Orientador da comunicação 'TREINAMENTO CORPORAL: A BUSCA POR UMA AUTONOMIA NO TRABALHO TÉCNICO CORPORAL DO ATOR A PARTIR DO TREINAMENTO DESENVOLVIDO PELO GRUPO LUME'
- Orientador da comunicação 'TREINAMENTO CRIATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O TREINAMENTO DO ATOR'
- 2016 (Total: 1)
- A Criação de Dramaturgia em Espetáculos-Solo
- 2014 (Total: 1)
- Mediador do 'GRUPO DE TRABALHO III' do IV SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM TEATRO
- 2012 (Total: 1)
- Mediador da mesa de discussão 'ENCENAÇÕES E PROCESSOS CRIATIVOS' do III SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM TEATRO
- 2001 (Total: 1)
- Assessor do Evento 7º SANTA MARIA EM DANÇA
Produção Artística
- 2005 (Total: 1)
- Ator na ópera IL BARBIERE DI SIVIGLIA
- 2010 (Total: 1)
- Ator no Curta-Metragem "Às Seis Horas da Tarde"
- 2006 (Total: 1)
- Ator e Co-roteirista do Curta-metragem DOLORES
Orientações Concluídas
- 2011 (Total: 4)
- A CRIAÇÃO DE UMA SEGUNDA NATUREZA NO TRABALHO DO ATOR - Douglas Rafael Jung
- DO TEXTO LITERÁRIO À DRAMATURGIA DO ATOR - Leonardo Bergonci
- EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DO ATOR SOBRE SI MESMO - Elis Ramos Genro
- O ATOR COMO POTENCIALIZADOR DA TEATRALIDADE - Tainá Haas Theis
- 2008 (Total: 4)
- A influência da arte artesanal presente nos contadores sul rio-grandenses, na construção de um espetáculo-solo.
- Montagem do texto ?Valsa Nº6? a partir de pesquisas em corpo e voz na criação de diferentes personagens
- Os elementos do cômico na fala e no corpo do ator, na construção de uma comédia de situação
- Os princípios da Dança-Teatro e o treinamento vocal do canto na construção de um espetáculo-solo
- 2007 (Total: 3)
- A Comédia e o Distanciamento como Geradores de Reflexão
- A Relação entre as Personagens e a Realidade Feminina a Partir do Romance AS HORAS, de Michael Cunningham
- Álbum de Família: Antropologia Teatral e Procedimentos Expressionistas Construindo Nelson Rodrigues
- 2004 (Total: 3)
- A Concretização do Realismo-Mágico na Obra SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, de William Shakespeare
- A Prática do Cômico Claunesco e da Commedia Dell'arte
- A Sustentação do Tragicômico Encontrado na Obra FANDO E LIS, de Fernando Arrabal, Através do Corpo do Ator
- 2019 (Total: 6)
- As Metamorfoses da Atriz: A Imagem como Material Criativo na Construção da Personagem Rosalinda
- Cena e Texto: Um Olhar Sobre a Dramaturgia de Práticas Cênicas Desenvolvidas no Contexto Universitário
- Da Dança Para a Cena: Um Relato Sobre a Experiência do Contato-Improvisação na Preparação do Ator
- Escuchando Las Voces: As Ações Vocais como Potência Criativa do Ator
- Fuerzas Ocultas Del Más Alto Astral: O Processo de Criação das Personagens Jezebel e Rafael no Espetáculo A Maldição do Vale Negro
- Os Besouros que Caem de Costas, Às Vezes se Levantam: O Processo de Criação da Personagem Úrsula
- 2014 (Total: 6)
- A Comicidade no Corpo do Ator: Uma Investigação a Partir da Mímesis Corpórea
- As (Re) Descobertas do Caminho Até a Ação
- As Leis do Homem em Ação no Teatro e no Futebol
- As Reações Espontâneas Procedentes da Improvisação e Jogo Teatral como Fonte de Criação para o Ator
- Presença, Organicidade e Teatralidade - As Potencialidades do Ator Através da Criação de uma Segunda Natureza
- Uma Busca Pela Comicidade nos Registros Vocais Através das Ações Físicas
- 2010 (Total: 2)
- Entender, para agir, para estar: uma trajetória possível
- O Processo Criativo do Ator Sob o Prisma da Consciência
- 2009 (Total: 5)
- A Possibilidade do Diálogo entre o Wushu Tradicional e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo na Construção de um Espetáculo
- Margens de um mesmo rio? Possíveis relações entre o processo criativo de Pina Bausch e o Sistema das Ações Físicas no trabalho do ator
- O treinamento técnico do ator a partir dos exercícios desenvolvidos pelo grupo LUME
- Transformar uma cultura corporal: um novo olhar sobre o aparato psicofísico do ator
- Treinamento Criativo: uma possibilidade para a poética do ator?