Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Produção Bibliográfica
- 2010 (Total: 2)
- Apresentação (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a educação básica)
- Apresentação da coleção Coleção Educação Matemática na Escola Básica (As operações Fundamentais - Coleção Educação Matemática na Escola Básica- V.1)
- 2022 (Total: 2)
- ISSN COMPONENTES CURRICULARES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD: DE QUE FORMAÇÃO ESTAMOS FALANDO? ISSN:2526-4923 (Revista Docentes)
- 2021 (Total: 5)
- ISSN A prática como componente curricular : algumas discussões - ISSN - 1518-8221 (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
- ISSN Entre indagações e achados acerca da formação de professores que ensinam matemática: um olhar sobre os trabalhos do eixo 2 do XIV EGEM- ISSN1518-8221 (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
- ISSN MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO (INTERFACES DA EDUCAÇÃO)
- ISSN O futuro professor como sujeito em formação: reflexões sobre a significação da atividade de ensino (PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE))
- 2020 (Total: 9)
- ISSN FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIO DA PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ISSN:2177-6059 - DOI: 10.18593/r.v45i0.20259 (ROTEIRO)
- ISSN PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - ISSN:1982-2413 (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- 2019 (Total: 7)
- ISSN AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UM PROJETO: O PRINCÍPIO DO COMPARTILHAMENTO- ISSN:2238-5800 (Revista Paranaense de Educação Matemática)
- ISSN PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO FORMADOR DE FUTUROS PROFESSORES-ISSN:2236-8779 (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA)
- 2018 (Total: 3)
- ISSN A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
- ISSN A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática (EDUCACAO UNISINOS (ONLINE))
- 2017 (Total: 6)
- ISSN A Atividade Orientadora de Ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas-ISSN on-line: 1982-9949 (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
- ISSN A formação do professor de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado: um olhar a partir das produções científicas - ISSN: 1518 ? 8221 (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
- ISSN Apontamentos sobre a Avaliação no Curso de Licenciatura em Matemática a partir de uma Experiência- ISSN: 2317-904X (Educação Matemática em Revista)
- ISSN Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática- ISSN:2238-2097 (Revista de Educação Pública)
- ISSN O Jogo como orientador da prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental -ISSN: 2178-2229 (CADERNOS DE PESQUISA)
- 2016 (Total: 3)
- ISSN APRENDENDO A SER PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM- ISBN:1982-9949 (Reflexão e Ação (Online))
- ISSN Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento- ISSN:1982-7652 (PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS - ISBN:1983-3156 (Educação Matemática Pesquisa (Online))
- 2014 (Total: 2)
- ISSN O movimento de pesquisa a partir do compartilhamento de ações (P@rtes (São Paulo))
- ISSN O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais (Educacao e Realidade)
- 2013 (Total: 2)
- ISSN A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA-ISSN:1982-2413 (Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS))
- ISSN Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: possíveis aproximações em grupos de pesquisa-ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
- 2012 (Total: 5)
- ISSN A Dimensão Colaborativa no Movimento de Ensinar, Aprender e Formar-Se Professor Que Ensina Matemática- ISSN:0104-4311 (Roteiro (UNOESC))
- ISSN Formação de Professores de Matemática e Tecnologias: algumas reflexões a partir do uso de software livre - ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
- ISSN Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação - ISSN:1516‐4896 (Linhas Críticas (UnB))
- ISSN Situações de aprendizagens compartilhadas: o caso da contagem por agrupamento-ISSN 1982-7199 (Revista Eletrônica de Educação (São Carlos))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Estágio Curricular Supervisionado e Formação Docente em Matemática na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS- ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
- 2010 (Total: 2)
- ISSN Ouvindo Histórias e Aprendendo Matemática - ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
- 2009 (Total: 1)
- ISSN A organização do ensino de matemática como elemento formador no Curso de Pedagogia (Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul))
- 2008 (Total: 1)
- ISSN A formação inicial de professores que ensinam matemática: a experiência do Clube de Matemática (Revista de Educação)
- 2001 (Total: 1)
- Breve relato da história dos números (Roteiro)
- 1997 (Total: 1)
- Breve Relato Histórico da Educação pública Estadual Catarinense (Roteiro)
- 1994 (Total: 1)
- ISSN Tendências em Educação Matemática (Roteiro (UNOESC))
- 1992 (Total: 1)
- ISSN Cotidiano e Ensino de Matemática (Roteiro (UNOESC))
- 2022 (Total: 2)
- APRENDIZAGENS EM UM ESPAÇO FORMATIVO: o estudo e o planejamento na formação de futuros professores (Formação e educação matemática (FORMEM) : matizes e essências de pesquisas e práticas em movimento)
- ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL-ISBN 978-65-86943-97-9 (Formação e educação matemática (FORMEM): matizes e essências de pesquisas e práticas em movimento)
- 2021 (Total: 3)
- Clube de matemática: discutindo princípios e práticas para a organização do ensino (Pesquisa em Educação Matemática, cultura e formação: perspectivas contemporâneas)
- O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (A Economia do Conhecimento teoria e práticas em pesquisas)
- Sistema Galperin-Davidov: princípios e orientações para professores (Ensino Desenvolvimental: sistema Galperin-Talizina)
- 2019 (Total: 5)
- A formação de professores e o Sistema Elkonin-Daídov: o contexto russo- ISBN Ed UFU: 978-85-7078-508-4 - ISBN Mercado de Letras: 978-85-7591-570-7 (Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin)
- doi A iniciação a docência e a formação de professores que ensinam matemática-ISBN: 978-85-444-3828-2 (Formação inicial de professores que ensinam matemática no contexto de interação entre a escola de Educação Básica e Universidade ISBN: 9788544438282)
- doi Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais -ISBN: 978-85-7247-483-2 (Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética 2)
- doi Formação inicial de professores que ensinam matemática: algumas reflexões -ISBN 978-85-7247-481-8 (Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética)
- Princípios e práticas da organização do ensino de Matemática em um projeto interinstitucional - ISBN 978-85-7613-602-6 (Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender)
- 2018 (Total: 5)
- A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural- ISBN: 9788598092553 (Abordagens Teóricas e Metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática)
- As relações entre o que os professores orientadores de estudos do PNAIC pensam sobre a matemática e suas experiências enquanto alunos dessa área de conhecimento (Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa-ISBN:9788558080439)
- Do Espaço e das Formas ao Ensino de Geometria nos Anos Iniciais- ISBN:9788598092522 (A matemática dos anos iniciais: práticas de sala de aula e de formação de professores)
- O Clube de Matemática do PIBID/InterdEM - ISBN: 9788544403631 (Clube de Matemática: vivências e experiências nos anos iniciais)
- Processos formativos e a aprendizagem da docência: alguns princípios orientadores - ISBN:978-85-7591-531-8 (Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino)
- 2017 (Total: 1)
- A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica-ISBN- 978-85-15-04452-8 (Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural - -ISBN- 978-85-15-04452-8)
- 2016 (Total: 5)
- Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática: aprendizagem da docência a partir de um movimento reflexivo-ISBN:9788571137622 (Professores e futuros professores em atividade de formação/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais-Vol.1--ISBN: 9788571137622)
- Mapeamento da pesquisa sobre o professor que ensina matemática: características da Região Sul do Brasil -ISBN:978-85-7713-198-3 (MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PERÍODO 2001 - 2012)
- O ensino de matemática nos anos iniciais: com a palavra os licenciandos em matemática. ISBN: 9788571137646 (O currículo e os conteúdos de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais- Vol.3- ISBN: 9788571137646)
- O estudo do conteúdo de estatística e a organização do ensino: algumas considerações- ISBN:9788571137639 (As contribuições da atividade orientadora de ensino para a organização do processo de ensino e aprendizagem/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais-Vol.2- ISBN:978857113)
- Políticas públicas de formação de professores: um olhar para o pnaic como espaço de aprendizagem da docência. ISBN:9788571137653 (O Sistema de Avaliação e os Programas de Formação de Professores da Educação Básica/ Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais. Vol.4- ISBN:978857113)
- 2013 (Total: 3)
- A formação do professor de Educação Básica e o programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência na UFSM-ISBN:9788578433246 (PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Vol 2)
- Educação matemática, investigações e ações na escola: a constituição do GEPEMat- ISBN:9788580427523 (Redes de formação em educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México)
- PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores (PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens- Vol 1)
- 2012 (Total: 3)
- A organização do ensino e a interação entre professores e futuros professores dos anos iniciais (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico] . ISBN 978-85-8203-020-2)
- Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental:princípios e práticas da organização do ensino (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico]. ISBN: 9788582030202)
- Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: analisando possibilidades de interação entre teoria e prática (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico] . ISBN 978-85-8203-020-2)
- 2011 (Total: 2)
- Contribuição Do Programa De Alfabetização Regional (Par) Para A Formação De Futuros Pedagogos: Análise De Uma Experiência. ISBN: 978-8576133698 (Formação de professores em diferentes espaços e contextos-ISBN:978-8576133698)
- Pesquisa e Extensão na Formação Inicial de Professores e Aprendizagem da Docência. ISBN:978-8576133698.No Prelo. (Formação de professores em diferentes espaços e contextos- ISBN:978-8576133698)
- 2010 (Total: 2)
- A organização do ensino de matemática nos anos iniciais: uma experiência com correspondência um-a-um - ISBN 9788576133 (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica. ISBN: 978857613311-7)
- Futuras professoras pensando em estratégias para Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental- ISBN: 978857613311-7 (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica)
- 2009 (Total: 1)
- Políticas e processos da educação infantil em Santa Catarina: análise dos indicadores do Inep da Região Oeste (1999-2006) - ISBN:9788587089687 (Currículo, Diversidade e Políticas Públicas)
- 2004 (Total: 1)
- Contextualização e Socialização da Matemática. (Feiras de Matemática: um programa científico e cultural)
- 2009 (Total: 1)
- Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores- ISBN: 9788575156728
- 2019 (Total: 1)
- Formação inicial de professores que ensinam matemática no contexto de interação entre a escola de Educação Básica e Universidade - ISBN: 978-85-444-3828-2
- 2019 (Total: 1)
- Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender - ISBN 978-85-7613-602-6
- 2018 (Total: 2)
- Clube de Matemática: vivências nos anos iniciais do ensino fundamental - ISBN 9788544403631
- Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa- ISBN:9788558080439
- 2016 (Total: 1)
- Professores e futuros professores em atividade de formação/ Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais Volume 1-ISBN:9788571137622
- 2013 (Total: 2)
- PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Volume 1 - ISBN:9788578433109
- PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Volume 2 - ISBN: 9788578433246
- 2011 (Total: 1)
- Formação de professores em diferentes espaços e contextos- ISBN:978-8576133698. No prelo
- 2010 (Total: 1)
- Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica - ISBN 9788576133
- 2016 (Total: 1)
- O Sistema de Avaliação e os programas de formação de professores da Educação Básica. Coleção Princíops e Práticas da organização do ensino.Vol.4- ISBN:9788571137653
- 2013 (Total: 1)
- Apresentação do livro: Cultura Esportiva na Escola
- 2002 (Total: 3)
- Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo I (Comunidade)
- Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo II (Comunidade)
- Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo III (Comunidade)
- 2019 (Total: 7)
- A formação compartilhada de professores no Clube de Matemática (XV CIAEM- Conferência Interamericano de Educación Matemática)
- Ações e formações de professores sobre ensino e aprendizagem de matemática: movimentos de um grupo de pesquisa (XV CIAEM- Conferência Interamericano de Educación Matemática)
- CONCEITO DE FUNÇÃO: TRABALHANDO COM ENCARTE DE SUPERMERCADO - ISSN:2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM)
- Licenciandos em Pedagogia e Matemática: futuros professores que ensinam medidas- ISSN 2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM)
- O CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO ORIENTADOR DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-ISSN: 2178-034X (XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM)
- O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA- ISBN:2318-8316 (39º Encontro de Deabates sobre o Ensino de Química)
- PROJETOS DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ISSN: 2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2018 (Total: 9)
- A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SOBRE VOLUME E CAPACIDADE - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
- ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
- AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR-ISBN: 978-85-98092-49-2 (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
- FORMAÇÃO COMPARTILHADA NO MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO 14- ISSN 2595-8852 (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: SOBRE AS EXPECTATIVAS DO ESTAGIÁRIO - ISSN 2595-8852 (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O JOGO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
- PAÍS DAS MARAVILHAS: BUSCANDO UM MODO DE ACOMPANHAR A PASSAGEM DO TEMPO - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE TRABALHA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII EGEM)
- TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS-ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaucho de Educação Matemática)
- 2017 (Total: 6)
- AS PESQUISAS SOBRE O ESTÁGIO EM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRICO-CULTURAL- ISSN 2318-7271 (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - ISSN 2318-7271)
- DO ESPAÇO PARA O PLANO: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA- ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação - ISSN 2176-1396)
- DO MUNDO ENCANTADO PARA A SALA DE AULA: HISTÓRIA VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação - ISSN 2176-1396)
- Formação de professores que ensinam matemática no âmbito de um projeto do PIBID: alguns apontamentos (VIII Congreso Ibero-americano de Educación Matemática - CIBEM)
- O que dizem as pesquisas brasileiras sobre Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática (VIII Congreso Ibero-americano de Educación Matemática - CIBEM)
- SEU JOAQUIM E UM NOVO MEIO DE TRANSPORTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DIVISÃO-ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação)
- 2016 (Total: 12)
- A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA- ISSN 2178034X (Encontro Nacional de Educação Matemática)
- A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- A MATEMÁTICA COMO DECORRÊNCIA DAS NECESSIDADES HUMANAS. ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
- A MULTICAÇÃO E SUAS TRÊS AÇÕES MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INTERDISICIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
- A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE INCLUSÃO: DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A HISTÓRIA VIRTUAL COMO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM- ISSN:2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
- A RELAÇÃO ENTRE OS ANOS INICIAIS E OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO OLHAR DO GRADUANDO EM MATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- AS TRÊS PARTES E O TAPETE QUADRADO: UM MODO DIVERTIDO DE APRENDER MATEMÁTICA-ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
- BOLICHE: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER MULTIPLICAÇÃO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS: O OLHAR DAS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- MINHA CIDADE COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER CONHECIMENTO MATEMÁTICO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO-ISSN 2178-034X (XII Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2015 (Total: 7)
- Alguns apontamentos sobre pesquisas que investigam a formação de professores que ensinam matemática (Simpósio sobre Formação de Professores)
- Construindo Calendário: uma experiência no âmbito do PIBID (II Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - ISSN 2176-1396)
- Educação Matemática nos anos iniciais e a formação de professores: uma experiência no PIBID (XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - ISSN 2176-1396)
- Formação de professores que ensinam Matemática no contexto da Educação Inclusiva: um olhar para pesquisas publicadas em anais de eventos (2009 ? 2013) (XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática)
- O conteúdo de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental: alguns apontamentos a partir dos documentos oficiais brasileiros (XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática)
- Professores dos anos iniciais: organização do ensino e formação (XIV Conferência Interamericana de EDucación Matemática)
- Projeto Formativo na atividade pedagógica do professor que ensina matemática (VI Seminário Internacional de Educação Matemática - VI SIPEM)
- 2014 (Total: 14)
- A atividade orientadora de ensino na formação dos conhecimentos matemáticos: o que pensam os alunos do CluMat (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- A construção coletiva de ativdades de ensino: uma proposta para as quatro operações (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- A formação de professores em diferentes focos de pesquisa (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
- A Horta de Cleópatra: possibilidades para o ensino de medidas nos anos iniciais do ensino fundamental (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- A organização de uma pesquisa nos anos iniciais: experiências no Clube de Matemática (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais- ISSN:22376712)
- Ajudando os Dálmatas e o conteúdo de correspondência um a um: uma experiência no âmbito do PIBID (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- Aprendizagem matemática e aprendizagem da docência no movimento de organização do ensino de frações (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - X ANPED SUL - 9788583020400)
- As aventuras de Vovó Maria e o Lobo: uma experiência de ensino nos anos inciiais (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- Atividade coletiva de investigação: as pesquisas que se encontram no CluMat (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
- Correspondência um-a-um: uma experiência de iniciação a docência em Educação Matemática (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- E de metro em metro chegaram ao castelo: uma proposta lúdica envolvendo a padronização das medidas de comprimento (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
- Futuros professores em um movimento de aprendizagem e formação (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - X ANPED SUL - 9788583020400)
- O ensino da matemática e a formação de professores dos anos iniciais: um olhar sob a perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino. (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
- Pesquisa formativa: uma experiência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais (V Seminário Nacional de formação de Professores)
- 2013 (Total: 13)
- A necessidade histórica da criação das frações e a organização do ensino do professor dos anos iniciais- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- A pesquisa em Educação Matemática sob enfoque Histórico-cultural - ISBN: 2178-034X (XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas)
- Aprendendo Matemática no Clube de Matemática: contribuições para a aprendizagem da docência- ISSN 2301-0797 (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
- Dialogando e interagindo: contribuições de professores e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental- ISSN 2176-1396 (Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- Educação Matemática Escolar: o fracasso do aluno ou do sistema? ISSN 2176-1396 (Congresso Nacional de Educação)
- Expectativas iniciais dos alunos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Santa Maria- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- Formação de professores no curso de licenciatura em matemática da UFSM: uma análise sobre as expectativas iniciais dos acadêmico - ISSN 2177-9139 (Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
- Grandezas e medidas: surgimento histórico e contextualização curricular-ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- Investigações e ações em Educação Matemática: a constituição de um grupo de estudos e pesquisas- ISSN 2301-0797 (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
- O Papel da escola e do professor na formação do sujeito: um olhar a partir do estágio supervisionado em matemática no Ensino Fundamental - ISSN 2177-9139 (Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
- Os conteúdos matemáticos e a prova brasil: um olhar a partir dos descritores- ISBN: 2178-034X (XI Encontro Nacional de Educação Matemática)
- Situações Lúdicas para o ensino de frações de quantidades - ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- Uma experiência envolvendo medidas de comprimento nos anos iniciais do ensino fundamental- ISBN: 2178-034X (XI Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2012 (Total: 8)
- A intencionalidade do professor na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática)
- Avaliações externas: um olhar sobre as percepções dos coordenadores pedagógicos (XVI Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Chapeuzinho Lilás e a geometria nos Anos Iniciais: relato de uma experiência (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática)
- Clube de matemática: uma experiência para a formação de professores de matemática (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática- ISSN 2316-3429)
- Experiências no clube de matemática: contribuições para a formação de futuras professoras (XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- Os descritores da Prova BrasilL: aproximações com o ensino de geometria de escolas de Santa Maria - RS (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
- Os índices de desenvolvimento da educação Básica: alguns apontamentos sobre as notas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
- Pesquisas sobre ensino e aprendizagem dos números racionais: as produções do ENEM dos últimos dez anos (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
- 2011 (Total: 15)
- A atividade de ensino na educação infantil: o clube de matemática (II Congresso Nacional de Educação Matemática - ISSN 2236-4889)
- A história de vida da vovó Maria e a ordenação numérica (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
- A interação entre acadêmicos do curso de Pedagogia e de Matemática na organização de atividades para os anos iniciais (I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais)
- A organização do ensino: reflexões sobre a formação de professores no clube de matemática (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
- Aprendendo a ser professor em um programa de filantropia (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - ISBN: 9788563823014)
- As aulas de educação matemática no curso de Pedagogia e o Estágio Curricular (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
- Conhecimento Matemático nos anos iniciais: possibilidades a partir das obras de M.C. Escher (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- Estudando história e aprendendo matemática (I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais - ISBN: 21761396)
- Formação de Professores que ensinam matemática na perspectiva da atividade orientadora de ensino (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
- Humanizar-se na escola: a matemática na educação infantil (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- Medindo e mediando: a matemática na educação infantil (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática- ISSN: 9788563823014)
- O estágio supervisionado no curso de Pedagogia como momento de relações entre teorias e práticas (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência na Universidade Federal de Santa Maria e a aprendizagem da docência para a educação básica (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- Professoras Alfabetizadoras no contexto do projeto piloto para alfabetização no Rio Grande do Sul (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- Trabalhando com agrupamentos nos anos iniciais: o sítio animado (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - ISBN: 9788563823014)
- 2010 (Total: 17)
- A criacao de historias infantis por professoras dos anos iniciais: desvendando o conceito de divisao (V Congresso Internacional de Ensino de Matemática - ISSN: 21789118)
- A inserção de futuros professores em projetos de extensão universitária: constituindo novos espaçis de formação. (Universidad 2010- 7. Congreso Internacional de Educación SuperiorMemorias: Universidad 2010 - la Universidad por um munod mejor.)
- Aproximando escola e universidade: o Clube de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo (1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática)
- Articulando língua materna e matemática: possibilidades para o ensino fundamental (III Jornada Nacional de Educação matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
- Desvendando a Divisão: Discussões sobre uma proposta para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Educação matemática na Educação Infantil: observando as reuniões da Anped (II EScola de Inverno de Educação Matemática)
- Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a Atividade Orientadora de Ensino (Reunião da Anped- ISSN: 21758484)
- Ensino de Matemática e Formação Docente: Um estudo sobre o que pensam os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ISBN: 2177336)
- Formação Universitária de Professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Matemática: alguns apontamentos (Universidad 2010 -7. Congreso Internacional de Educación Superior - ISBN: 978-959-16-1164-2)
- Futuros professores em ações de pesquisa e extensão:possibilidades de aprendizagem da docência (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Geometria a partir da obra de Tarsila do Amaral: uma proposta para (1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática)
- João Johann, o pastor de ovelhas: uma experiência na perspectiva da atividade orientadora de ensino (X Encontro Nacional de Educação Matemática)
- Lulinha, a Joaninha eoEnsino da Matemáticao nos Anos Iniciais (III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
- Matematica e arte: uma proposta possivel para o ensino e aprendizagem da geometria nos anos iniciais do ensino do fundamental (V Congresso Internacional do Ensino de Matemática)
- O Clube de Matemática como Espaço de Formação Docente (X Encontro Nacional de Educação Matematica)
- Pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as produções do IX ENEM (II Escola de Inverno de Educação Matemática)
- Sala de aula: espaço de formação para futuros professores que ensinam matemática (III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
- 2009 (Total: 11)
- A PED - Práticas educativas em Pedagogia constituindo um espaço de formação de professores: o caso de uma experiência em alfabetização matemática (III Seminário Nacional de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização)
- Alguns apontamentos sobre o uso da linguagem escrita no ensino e na aprendizagem em Educação Matemática (X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- As Linguagens de Comunicação e sua Contribuição para a Educação Matemática no Ensino Fundamental (VII Congresso Ibero-americano de Educación Matematica)
- Contando a história da arte dos mosaicos (VIII SNHM - Seminário Nacional de HIstória da Matemática)
- Futuros professores de matemática desenvolvendo atividades pedagógicas não formais (32ª Reunião Anual da Anped)
- Geometria Fractal: como trabalhar em sala de aula? (VIII Reunión de didáctica de la matematica del cono sur)
- Ler, escrever e representar histórias: algumas possibilidades para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (VIII Reunión de didáctica de la matemática del cono sur)
- Mandala: uma abordagem pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática (VII Congresso Ibero-americano de Educación Matematica)
- O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE - Paraná e a formação continuada de professores de matemática (IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
- Pentragrama: qual a sua história (X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- Utilizando o software GeoGebra como um recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da Trigonometria. (VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
- 2008 (Total: 6)
- A (In)disciplina na escola: sentidos atribuídos por profissionais da educação (VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR-Educere e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas-CIAVE)
- A Aprendizagem da Docência em Matemática: uma investigação no Cuso de Pedagogia. (VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio Nacional de Formação de Professores)
- A construção da docência na educação a distância: um estudo de caso (VII Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: Pesquisa e Inserção Social)
- Construindo diferentes espaços de aprendizagem em Matemática (VII Semana Acadêmica de Matemática: questões sobre educação matemática e interdisciplinaridade)
- Jogos como opção metodológica para o ensino de matemática no Ensino Fundamental (III Congresso da Academia Trinacional de Ciências)
- Programa de Alfabetização Regional da UNOESC: contribuições na formação de professores de Matemática (1a Escola de inverno de Educação Matemática)
- 2007 (Total: 7)
- A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem de matemática (VI Congresso Internacional de Educação)
- Concepções e práticas dos professores de educação a distância da Unoesc: suas dificuldades e problemas (I Coloquio Internacional em Educaçào e VII Seminário Regional em Educação)
- Da aprendizagem ao ensino da matemática: preocupações com a formação inicial do professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (XII Conferência Interamericana de Educación Matemática)
- Educação matemática: ensino e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Educação Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: o que pensam os professores (XII Conferência Interamericana de Educación Matemática)
- Recursos metodológicos para o ensino e a aprendizagem: a relação entre a matemática e a literatura infantil (IX Encontro Nacional de Educação Matemática)
- Utilizando o software cabri geométre II como metodologia de ensino (IX Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2006 (Total: 3)
- A Aprendizagem da Docência na Formação Inicial: a situação de compartilhamento (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul)
- A Metodologia do Ensino da Matemática no Currículo de Formação Inicial de Professores: um estudo de caso (VII REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL)
- Conhecimentos, saberes e aprendizagem docente: um desafio para a formação inicial de professores (III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares e VII Coloquio sobre questòes curriculares)
- 2005 (Total: 10)
- A educação escolar no oeste catarinense no início do século XX frente a nacionalização do ensino (VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA)
- A Educação Matemática nas Séries Iniciais: Caracterização a Partir das Concepções dos Professores (IV Jornada de Educação Matemática)
- Aprendizagem Docente na Prática Pedagógica do Ensino de Matemática, Desenvolvida na Formação Inicial (V CIBEM - Congresso Ibero-americano de Educação Matemática)
- Ciências naturais nas séries iniciais: características e demandas no ensino de ciências (V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-ENPEC)
- Da natureza às formas humanizadas: uma metodologia para o ensino de geometria na Educação Infantil e Séries Iniciais (IV Semana Acadêmica de Matemática - A formação do profesor de matemática sob diversos olhares)
- Desvelando o caminhar da formação de professores a partir dos anos 30 (III Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- Ensinar e Aprender Matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores (28a Reunião da Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Educação)
- Os primeiros inesperados da prática pedagógica na formação inicial de professores em matemática (XI EBEM - Encontro Baiano de Educação Matemática)
- Práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental- dificuldades e problemas em relação a ciências naturais: em pauta a matemática (III Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- Retratos de um profissional em crise: o docente em tempo de mudanças. (VII Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana)
- 2004 (Total: 4)
- Clube de Matemática: a formação inicial de professores e o estágio compartilhado (VIII ENEM-Encontro Nacional de Educação matemática)
- Espaços de aprendizagem na perspectiva da teoria da atividade (XII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- O estágio compartilhado constituído como atividade de aprendizagem docente (VII Encontro Paulista de Educação Matemática)
- Uma experiência que vem se consolidando: GEM-Grupo de Estudos de Matemática da Região de Concórdia - SC (VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2003 (Total: 1)
- O ensino de geometria na educação infantil e nas séries iniciais através da arte (V Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2002 (Total: 1)
- A formação de professores e o estágio compartilhado (VII Encontro Paranaense de Educação Matemática)
- 2001 (Total: 1)
- Clube de Matemática (IV Encontro Catarinense de Educação Matemática)
- 1998 (Total: 1)
- Colonização Teuto-brasileira e Educação Matemática (VI Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2019 (Total: 14)
- doi A ATIVIDADE DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO FUTURO PROFESSOR - ISBN: 978-85-5722-347-9 - DOI: 10.29327/111320 (III Colóquio GEPAPe)
- A formação de professores de matemática no rio grande do sul: reflexões e possibilidades (XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E DO VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- A formação do futuro professor de matemática no contexto do Estágio Supervisionado - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- Álgebra nos anos iniciais: formação inicial do professor que ensina matemática - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA- ISBN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA- ISSN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- Futuros professores de matemática em formação: alguns princípios orientadores- ISSN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- Impactos na formação inicial: as matrizes curriculares do curso de licenciatura em matemática (XII Seminário Internacional de Educação Superior; VII Seminário de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola? ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- O Jogo Fantan como proposta para o ensino de Matemática (XII Seminário Internacional de Educação Superior, VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- PARA ALÉM DA SÍNTESE COLETIVA: a organização do ensino orientada ao pleno desenvolvimento lógico-histórico de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental - ISBN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- SITUAÇÕES EMERGENTES NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (XII Seminário Interacional de Educação Superior VII Seminário Internacional de Políticas Públicas)
- Um olhar para as matrizes curriculares do curso de matemática licenciatura da universidade federal de Santa Maria: reflexões sobre a formação inicial de professores - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
- Vivências no espaço escolar infantil: as práticas pedagógicas de acadêmicas em formação inicial Andressa (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2018 (Total: 4)
- Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural: alguns apontamentos - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
- De aluno a professor: a mudança de atividade do futuro professor de Matemática - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
- Ensino Desenvolvimental em pesquisas sobre geometria - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
- O JOGO DOS CUBINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- 2017 (Total: 2)
- Formação de professores que ensinam matemática: produções atuais que abordam o conceito de medida (VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática)
- O projeto orientador de atividade: movimentos de formação docente no Clube de Matemática (Colóquio GEPAPe 2017: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre atividade Pedagógica)
- 2016 (Total: 3)
- Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Matemática: espaço de interação entre teoria e prática? (III Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática)
- Formação inicial de professores de Matemática: de que formação falamos? (XXX Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Relações estabelecidas no movimento de aprendizagem da docência por futuros professores de matemática (III Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática)
- 2015 (Total: 6)
- A HORTA DE TIA ANASTÁCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SOBRE O CONCEITO DE MEDIDA (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- Aprendendo a medir a passagem do tempo: experiências do PIBID Interdiscipinar Educação Matemática nos anos iniciais (1o Encontro PIBID/PARFOR/ENLICSUL)
- AS MEDIDAS DE TEMPO E A CONSTRUÇÃO DA AMPULHETA (XXX Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Da natureza às formas geométricas: uma unidade de ensino sobre geometria (1o Encontro PIBID/PARFOR/ENLICSUL)
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática ? GEPEMAT/UFSM (VII Simpósio sobre formação de professores - ISSN:2175-9162)
- MEDIDAS DE COMPRIMENTO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DE JOGOS (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2014 (Total: 1)
- Observatório da Educação e formação de professores: relato de investigações: A formação de futuros professores no contexto de um projeto de educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- 2013 (Total: 1)
- Formação de professores no curso de licenciatura em matemática: uma pesquisa com licenciandos da ufsm- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
- 2011 (Total: 2)
- Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria e os índices do IDEB: o que representam os números? (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
- Pensando na educação matemática dos anos iniciais: alguns apontamentos (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática)
- 2007 (Total: 1)
- A Educação Infantil e o Ensino Fundamental no oeste de Santa Catarina: sistematização e análise dos indicadores educacionais da região (VI Seminário de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa)
- 2006 (Total: 1)
- A prática pedagógica e a metodologia do ensino da matemática na formação do professor de 1a a 4a série do ensino fundamental na 9a GEREI (III MIEPE- Mostra integrada de ensino, pesquisa e extensão da UNOESC)
- 2005 (Total: 1)
- Concepçõe e Práticas dos Professores das Séries Iniciais da Região da AMMOC: Caracterização do Ensino de Matemática, suas dificuldadese problemas (IV Seminário de Iniciação Científica-IIISeminário de Pesquisa- II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 1995 (Total: 1)
- Do coeficiente angular da reta ao conceito de diferencial, crítica ao ensino atual e proposta alternativa (V Encontro Nacional de Educação Matemática)
- 2022 (Total: 2)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PREOCUPAÇÕES COM AS CONDIÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR (XIV ANPED SUL)
- LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (XIV ANPED SUL)
- 2018 (Total: 2)
- CLUBE DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaucho de Educação Matemática)
- 2017 (Total: 8)
- CONFIGURAÇÃO RETANGULAR: UMA MANEIRA EFICIENTE E RÁPIDA PARA AJUDAR CHAPEUZINHO VERMELHO NO CHÁ DA VOVÓ-ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- DO SENHOR GAMA AO PEBOLIM: ACOMPANHANDO A PASSAGEM DO TEMPO-ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PRODUÇÕES ATUAIS QUE ABORDAM O CONCEITO DE MEDIDAS (VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática)
- FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- JOGOS PEDAGÓGICOS COMO RECURSO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MEDIDAS DE TEMPO- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- MULTIPLICANDO SABERES ATRAVÉS DO REGISTRO DO JOGO - ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- VIAJAR EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER MATEMÁTICA- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
- 2016 (Total: 1)
- APRENDER MATEMÁTICA PODE SERDIVERTIDO: TRILHA DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
- 2014 (Total: 2)
- Circuito de jogos: um experiência de ensino e aprendizagem sobre o conceito de multiplicação (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional PIBID-Matemática - ISSN - 2316-7785)
- Jogos no ensino da matemática nos anos iniciais: uma experiência com agrupamento (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional PIBID-Matemática - ISSN - 2316-7785)
- 2010 (Total: 2)
- Aprender a ser professor: contribuições do Clube de Matemática (X Encontro Sobre Investigação na Escola)
- Tira-põe: um jogo para trabalhar com a multiplicação e a divisão (X Encontro Sobre Investigação na Escola)
- 2009 (Total: 5)
- A Literatura Infantil no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IX Encontro sobre Investigaação na Escola)
- Batalha Naval da Matemática: Uma Experiência Compartilhada (IX Encontro Sobre Investigação Na Escola)
- Materiais didático-pedagógicos no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (24º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- O Jogo como Recurso Metodológico para o ensino e a Aprendizagem da Adição (IX Encontro Sobre Investigação na Escola)
- Os Signos Operatórios e Seus Significados na Visão dos Alunos (IX Encontro sobre Investigação na Escola)
Produção Técnica
- 2019 (Total: 4)
- Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 1 ? Estatística - ISBN: 978-85-85367-28-2
- Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 2 ? Medidas - ISBN: 978-85-85367-29-9
- Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 3 ? Números e operações - ISBN: 978-85-85367-30-5
- Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 4 ? Geometria - ISBN: 978-85-85367-31-2
- 2011 (Total: 1)
- Tratamento da Informação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental- Coleção:Cadernos do LEMA
- 2010 (Total: 2)
- As Operações Básicas
- Coleção Educação Matemática na Escola Básica
- 1998 (Total: 1)
- Proposta Curricular de Santa Catarina - Matemática
- 2021 (Total: 1)
- Organização a apresentação do Dossiê: VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática(RS)- EMR-RS- ISSN - 1518-8221
- 2013 (Total: 1)
- Revista Perspectivas da Educação Matemática - Número Temático 'Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural'
- 2020 (Total: 1)
- VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
- 2018 (Total: 1)
- VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática
- 2017 (Total: 1)
- VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática
- 2014 (Total: 2)
- II Seminário de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática
- IV Seminário OBEDUC: Educação Matemática nos anos inicias do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
- 2013 (Total: 1)
- I Seminário de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática
- 2012 (Total: 1)
- III Escola de Inverno de Educaçaão matemática e I Encontro nacional PIBID-Matemática
- 2010 (Total: 1)
- II Escola de Inverno de Educação Matemática
- 2013 (Total: 1)
- Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais
- 2020 (Total: 3)
- Matemática no Ensino Médio
- Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola?
- Oficinas Pedagógicas de Matemática-Ensino Médio-2
- 2019 (Total: 1)
- Oficinas Pedagógicas de Matemática ? Ensino Médio
- 2018 (Total: 3)
- Conhecendo a matemática ensinada nos anos inicias
- Geometria e movimento lógico-históricos de seus conceitos
- Oficinas Pedagógicas de Matemática
- 2017 (Total: 1)
- Tópicos Especiais: Teoria histórico-cultural e Educação Matemática: discussões iniciais, no curso de Mestrado, em regime concentrado,
- 2016 (Total: 1)
- Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: princípios norteadores para o ensino e a pesquisa
- 2014 (Total: 4)
- Educação Matemática no Ensino Fundamental: Constituindo um espaço de formação
- Matemática e o resgate de Rapunzel
- Matemática: conhecimento historicamente produzido pelo homem e instrumento de humanização
- Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa
- 2013 (Total: 3)
- Dobrando e aprendendo matemática
- Jogando e aprendendo matemática
- O uso de materiais didáticos: proposta para o ensino de matemática
- 2012 (Total: 2)
- Das formas da natureza às formas humanizadas: a geometria que representa o mundo
- Educação matemática: práticas em sala de aula
- 2011 (Total: 1)
- O sítio animado: geometria e dobraduras
- 2010 (Total: 1)
- Educação Matemática nso Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discuntindo algumas práticas
- 2009 (Total: 2)
- Dobrando e desdobrando: a geometria através de círculos
- Explorando a matemática com novos instrumentos: a geometria através de dobraduras
- 2008 (Total: 2)
- Arte, Literatura e suas Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem da matemática
- Trigonometria no ensino fundamental: aspectos teóricos e práticos
- 2007 (Total: 3)
- Curso de Capacitação para Professores no Município de Abdon Batista
- Curso de formação inicial para alfabetizadores, coordenadores-alfabetizadores e intérprete de libras do Programa Brasil/Santa Catarina Alfabetiza
- Histórias, narrativas, literatura e matemática
- 2006 (Total: 1)
- Formação de Professores de Educação Infantil: o lúdico e o processo de ensino e aprendizagem
- 2005 (Total: 2)
- Da Natureza às Formas Humanizadas: uma metodologia para o ensino de geometria na educação infantil e séries iniciais
- O desafio da Matemática
- 2004 (Total: 1)
- Tendências Pedagógicas e Metodologias em Áreas Específicas do Conhecimento
- 2003 (Total: 2)
- Clube de Matemática: um espaço de formação do professor
- O ensino de geometria na educação infantil e séries iniciais através da arte
- 2000 (Total: 1)
- Curso para Educadores das Escolas Indígenas de Santa Catarina
- 1999 (Total: 2)
- Curso de Formação/Capacitação e Habilitação para Professores das Séries Iniciais do Contexto Indígena Kokleng e Kaingang
- Curso: Construção de um Currículo Diferenciado para a Educação Indígena
- 1998 (Total: 2)
- Curso de Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização na Área de Matemática
- Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores
- 1997 (Total: 1)
- Implementação da Proposta Curricular de Santa Catarina - Séries Iniciais
- 1996 (Total: 7)
- Curso de Atualização para professores que Atuam na Fase Inicial da Alfabetização
- Curso de Atualização para Professores de 3a e 4a série
- Curso de Atualização para Professores que Atuam na Fase Inicial da Alfabetização
- Curso de Capacitação Descentralizada para Professores de Matemática do Ensino Fundamental
- Curso Implementação da Proposta Curricular
- Curso: Implementação da Proposta Curricular
- Curso0 de Implementação da Proposta Curricular de 5a a 8a Série
- 1991 (Total: 2)
- Educação Matemática de 5a a 8a série
- Proposta Curricular para Matemática
- 1988 (Total: 1)
- Curso de Prevenç´~ao ao Uso Indevido de Drogas
- 2022 (Total: 4)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PREOCUPAÇÕES COM AS CONDIÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR
- LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
- Nos direcionando à padronização: o conceito de grandezas e medidas na formação de professores
- PROCESSO FORMATIVO E ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSTAS VIVENCIADAS NO COLETIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
- 2020 (Total: 1)
- Formação de professores que ensinam matemática na educação infantil e anos iniciais referendada na teoria histórico-cultural
- 2018 (Total: 1)
- A atividade Orientadora de Ensino e a atividade de Iniciação a Docência de futuros professores que ensinam matemática: alguns apontamentos
- 2017 (Total: 2)
- Formação de professores que ensinam matemática no âmbito de um projeto do PIBID: alguns apontamentos
- O que dizem as pesquisas brasileiras sobre Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática
- 2015 (Total: 1)
- Professores dos anos iniciais: organização do ensino e formação
- 2010 (Total: 5)
- Desvendando a divisão: discussões sobre uma proposta para ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a Atividade Orientadora de Ensino
- Ensino de matemática e formação docente: um estudo sobre o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental
- Espaço de Formação de Professores: Analisando Experiências
- Formação Universitária de Professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Matemática: alguns apontamentos
- 2009 (Total: 7)
- A Literatura Infantil no Ensino de Matemática Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- A PED _ práticas educativas em pedagogia constituindo um espaço de formação de professores: o caso de uma experiência em alfabetização matemática
- Alguns apontamentos sobre o uso da linguagem escrita no ensino e na aprendizagem em Educação Matemática
- As Linguagens de Comunicação e sua Contribuição para a Educação
- Contando a história da arte dos mosaicos
- Futuros professores de matemática desenvolvendo atividades pedagógicas não formais
- Mandala: uma abordagem pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
- 2008 (Total: 2)
- A construção da docência na educação a distância: umestudo de caso
- Programa de Alfabetização Regional da UNOESC: contribuições na formação de professores de Matemática
- 2018 (Total: 3)
- Mesa Redonda - Educação Matemática: O Pibid e algumas experiências interdisciplinares
- Mesa Redonda: Sistema Elkonin-Davidov: as teorias da modelagem, da ascensão do abstrato ao concreto e da formação de professores
- Painel: Formação docente e processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica
- 2017 (Total: 1)
- Interação entre a Universidade e a escola de Educação Básica: a experiência do GEPEMat
- 2015 (Total: 1)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES-ISBN: 978-85-397-0800-0
- 2014 (Total: 3)
- A formação do professor em atividade de ensino
- Comunicação Matemática nos primeiros anos de escolarização
- Õ protagonismo das instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão
- 2013 (Total: 1)
- Educação Matemática nos Anos Iniciais: discutindo algumas práticas na sala de aula
- 2012 (Total: 1)
- Palestra: O PIBID no contexto Atual
- 2010 (Total: 1)
- Ser professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
- 2009 (Total: 1)
- Pentragama: qual a sua história?
- 2007 (Total: 1)
- Formação de Professores e a Prática docente
- 2005 (Total: 1)
- A Matemática no 1o e 2o Ciclo do Ensino Fundamental
- 2020 (Total: 1)
- Trilhas, tramas e rumos do núcleo Rio Grande do Sul, Goiânia, Espírito Santo e Rio grande do Norte
- 2015 (Total: 1)
- Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas
- 2020 (Total: 2)
- ?As operações matemáticas
- Multiplicação e divisão: aspectos teóricos e metodológicos
- 2015 (Total: 1)
- Projeto formativo na atividade pedagógica do professor que ensina matemática
- 2020 (Total: 3)
- Relatório final do projeto: A licenciatura em Matemática em questão: de que formação falamos?
- Relatório Final do projeto: Matemática na Educação Infantil? O jogo como orientador da atividade pedagógico
- Relatório parcial do projeto: Atividade Pedagógica: entrelaces do Ensino e da Aprendizagem na Educação Básica
- 2018 (Total: 2)
- Relatório do projeto Matemática na Educação Infantil? O jogo como orientador da atividade pedagógico
- Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos
- 2017 (Total: 1)
- Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos?
- 2016 (Total: 1)
- Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos?
- 2015 (Total: 1)
- Relatório do projeto: Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
- 2012 (Total: 2)
- Relatorio Parcial-A Educação Matemática e a teoria histórico-cultural
- Relatório Parcial- A Educação Matemática nos anaos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
- 2011 (Total: 2)
- A formação do professor de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFSM
- Atividade Orientadora de EnsinoAtividade Orientadora de Ensino: Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental : Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental
- 2010 (Total: 4)
- Relatório parcial do projeto: A prática pedagógica do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- Relatório parcial do projeto: Atividade Orientadora de Ensino: Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental
- Relatório Parcial do projeto de Extensão: Educação Matematica Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : o Clube de Matemática da UFSM
- Relatório Parcial do projeto: Materiais Didático-Pedagógicos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 2009 (Total: 1)
- A prática pedagógica dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Santa Maria
- 2008 (Total: 2)
- Aprendizagem docente na organização do ensino em uma proposta docente que envolve Matemática e Literatura
- Educação infantil e o ensino fundamental no oeste de Santa Catarina : análise dos indicadores educacionais da região
- 2007 (Total: 3)
- A Educação Infantil e Ensino Fundamental no Oeste de Santa Catarina: sistematização dos indicadores educacionais da região
- Ensino e aprendizagem em educação matemática : contribuições da literatura infantil
- Laboratório de ensino da UNOESC - Joaçaba : a constituição de um espaço de aprendizagem
- 2006 (Total: 1)
- Prática pedagógica e Metodologia do Ensino da Matemática na Formação do Professor de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da 9a GEREI
- 2005 (Total: 1)
- Concepções e práticas dos professores das séries iniciais da região da Ammoc : caracterização do ensino de matemática, suas dificuldades e problemas
- 1998 (Total: 1)
- Secretaria de Estado da Educação e do Desporto
- 2010 (Total: 1)
- Parecer Técnico UNOPAR
- 2020 (Total: 3)
- Mostra de Boas Práticas no Ensino de Matemática Durante as Aulas Remotas ? Online
- Relatório de projeto de pesquisa
- VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática - Coordenadora do GD-3 Prática Como Componente Curricular
- 2019 (Total: 1)
- Parecerista do I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática
- 2018 (Total: 4)
- Avaliador da 33ª JAI/UFSM
- Comitê Científica de evento: VI EIEMat e XIII EGEM
- Comitê Científica de evento: VII Jornada Nacional de Educação Matemática
- Coordenador Sessão de Diálogos Educacionais na VI JNEM e XX JREM
- 2017 (Total: 2)
- Comitê Científica de Evento
- Coordenador de Grupo de Discussão
- 2016 (Total: 3)
- Coordenador de palestra´em Evento Científico
- Membro de Comitê Eleitoral Setorial, para coordenar a Eleição Setorial para Delegados Estatuintes do Centro de Educação
- Parecerista Ad hoc revista Diálogos Educacionais- ISSN: 1981-416X
- 2015 (Total: 1)
- Membro de Comitê Cientifica do X EGEM
- 2014 (Total: 2)
- Membro de Comissão Científica - IV Escola de Inverno de Educação Matemática
- Palestra: Atividade Orientadora de Ensino
- 2013 (Total: 3)
- Articuladora de Grupo de Discussão
- Coordenação de sessão de comunicação oral no XI Encontro Nacional de Educação Matemática
- Mediador de apresentação oral no XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
- 2012 (Total: 6)
- 'Fóruns de Educação Matemática'
- Articuladora de Grupo de Discussão no II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática
- Coordenador de Grupo de Discussão
- Mediador de mesa Redonda
- Mediador de Mesa Redonda
- Membro de Comissão Científica de Evento
- 2011 (Total: 7)
- 'Cadernos do LEMA'
- Avaliador de trabalhos -JAI
- Coordenação de Grupo de discussão
- Coordenação de Grupo de Trabalho em evento
- Mediador de Painel
- Membro de Comissão Científico
- Participação em painel
- 2009 (Total: 2)
- Congresso da Academia Trinacional de Ciências
- X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação matemática
- 2007 (Total: 1)
- I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional de Educação
- 2006 (Total: 1)
- III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MIEPE
- 2005 (Total: 1)
- IV Jornada Catarinense de Educação Matemática
- 1996 (Total: 1)
- Secretaria de Estado da Educação e do Desporto
- 1995 (Total: 1)
- 1o Ciclo de Estudos e Palestras em Educação Matemática
- 2020 (Total: 5)
- Parecerista Ad Hoc da revista Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC)
- Parecerista Ad Hoc da revista Revista Paranaense de Educação Matemática (ISSN 2238-5800 Online),
- Parecerista Ad Hoc da revista Roteiro
- Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação
- Pareceristaad hoc do periódico Boletim online de Educação Matemática ? BOEM
- 2019 (Total: 6)
- Parecerista Ad Hoc da revista Actio - Docência no Ensino de Ciências
- Parecerista Ad Hoc da revista BOEM - Boletim de Educação Matemática
- Parecerista Ad Hoc Revista Paranaense de Educaação Matemática
- Parecerista Ad Hoc Revista: Educação
- Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - Nacional
- Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - RS
- 2018 (Total: 9)
- Parecerista Ad Hoc IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin- Davidov,
- Parecerista Ad Hoc revista: Educação
- Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - RS
- Parecerista Ad Hoc VI EIEMat e XIII EGEM
- Parecerista Ad Hoc XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática
- Parecerista Ad Hod do VII SIPEM
- Parecerista As Hoc VII Jornada Nacional de Educação Matemática
- Parecrista Ad Hoc revista: Perspectivas da Educação Matemática
- Parecrista Ad Hoc revista: Roteiro
- 2017 (Total: 8)
- Avaliador da 32ª Jornada Acadêmica Integrada
- Parecerista Ad hoc- Revista Obutchénie
- Parecerista Ad Hoc - Educação Matemática em Revista -ISSN 2317-904X
- Parecerista Ad Hoc - VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA
- Parecerista Ad Hoc da revista REVECUC - ISSN 1982-7199
- Parecerista Ad Hoc do VI EnGEM-Encontro Goiano de Educação Matemática
- Parecerista Ad-Hoc - XIII Encontro Paulista de Educação Matemática
- Parecrista Ad Hoc - Revista Zetetiké - e-ISSN: 2176-1744
- 2016 (Total: 3)
- Parecerista ad doc - Revista REVEDUC - ISSN 1982-7199
- Parecerista ad-hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul
- Parecerista Ad hoc Revista Educação do Centro de Educação
- 2015 (Total: 13)
- Avaliador na 30 Jornada Acadêmica Integrada - JAI
- Paracerista ad-hoc no VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
- Parecerista ad doc - Revista Olhares - no. 1, vol. 3 - 2015
- Parecerista ad-hoc de trabalho cientifico
- Parecerista ad-hoc revista Revista Teoria e Prática da Educação - ISSN 1415-837X
- Parecerista ad-hoc Revista Perspectivas da Educação Matemática- ISSN 1982-7652
- Parecerista ad-hoc REvista Educação Matemática em Revista -RS- ISSN: 1518 ? 8221
- Parecerista ad-hoc XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática
- Parecerista Ad-hoc Revista Ciência e Natura - ISSN: 2179-460X
- Parecerista Ad-hoc Revista: EDucação Matemática em Revista- ISSN: 2317-904X
- Parecerista do XII Encontro Goiano de Educação Matemática
- Pareceristas Ad Hoc na análise de obra para publicação
- Participação no Comitê avaliador de Relatório de Iniciação Científica - FEUSP
- 2014 (Total: 9)
- Consultora Ad Hoc em projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica ? PIC
- Parecerista - IV Escola de Inverno de Educaação Matemática
- Parecerista ad doc - II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais
- Parecerista ad doc - Revista Olhares
- Parecerista ad doc da Faculdade de Educação da USP
- Parecerista ad hoc - revista Educação
- Parecerista ad hoc - Revista Perspectivas da Educação Matemática
- Parecerista ad hoc - XIX Encontro Nacional de Grupos PET
- Parecerista na X Anped Sul
- 2013 (Total: 4)
- Consultora Ad-hoc na avaliação de projetos de pesquisa PIBIC/UNESC
- Parecerista ad-hoc REVEDUC- ISSN 1982-7199
- Parecerista Ad-hoc da Revista Olhares - ISSN: : 2317-7853
- Parecerista Ad-hoc do XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
- 2012 (Total: 7)
- Parecerista ad-hoc revista Roteiro
- Parecerista ad-hoc revista Sociais e Humanas
- Parecerista Ad-hoc revista Reflexão e Ação
- Parecerista Ad-hoc- Revista da SBEM-RS
- Parecerista Ad-hoc- Revista Olhares
- Parecerista IIIEIEMat e IENPIBIDMatematica
- Parecerista- IV SIPEM
- 2011 (Total: 3)
- Parecerista ad hoc II Congresso Nacional de Educação matemática e IX Encontro Regional de Educação matemática
- Parecerista ad hoc- Revista Roteiro
- Precerist ad hoc -Revista Perspectivas da Educação Matematica
- 2010 (Total: 5)
- Anped Sul 2010
- Parecerista ad hoc Revista Roteiro
- Parecerista Ad-hoc-Revista Roteiro
- Parecrista Ad-hoc Educação Matemática em Revista - RS
- X Encontro Nacional de Educação Matemática
- 2009 (Total: 3)
- Congresso da Acadêmia Trinacional de Ciências
- Parecerista ad-hoc-Educação Matemática em Revista - RS
- Perecrista ad-hoc-Educação Matemática em Revista - RS
- 2008 (Total: 1)
- VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL
- 2007 (Total: 1)
- I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional de Educação
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 1)
- FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD
- 2021 (Total: 2)
- As matrizes curriculares do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal De Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
- SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AGUDO/RS EM TEMPOS DE PANDEMIA
- 2020 (Total: 2)
- Aprendizagens de futuros professores que ensinam matemática no contexto de um experimento formativo sobre medidas
- Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
- 2019 (Total: 4)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
- FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM APRENDIZAGEM PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESPAÇO FORMATIVO
- MATEMÁTICA E INFÂNCIA: O JOGO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
- reflexões sobre formação de professores que ensinam matemática a partir da organização de ensino de ângulo
- 2018 (Total: 2)
- a formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
- De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado
- 2017 (Total: 3)
- O movimento de ensinar e aprender álgebra no ensino Ensino Ffundamental
- O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil
- Pprocesso formativo de professores: da experiência do Clube de Matemática à regência de classe
- 2016 (Total: 1)
- Construção de saberes na formação inicial de professores: diálogos com professoras de matemática em início de carreira
- 2015 (Total: 3)
- A organização do ensino de Matemática no contexto de inclusão
- Como entendemos a matemática ensinada nos anos iniciais? Com a palavra os licenciandos em Matemática
- Professores dos anos iniciais do ensino fundamental em formação: um olhar a partir de discussões sobre o sistema de numeração decimal no contexto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- 2014 (Total: 3)
- A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- A formação do professor no movimento de organização da atividade orientadora de ensino
- A organização do ensino de medidas para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor
- 2013 (Total: 2)
- A Atividade Orientadora de Ensino como organizadora do trabalho docente em matemática: a experiência do Clube de Matemática na formação dos professores dos anos iniciais
- FUTUROS PROFESSORES ORGANIZANDO O ENSINO: O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
- 2012 (Total: 3)
- A formação do professor no movimento de organização da atividade orientadora de ensino
- Aavaliação em Eeducação Mmatemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para a organização do ensino
- Aprendendo a ser professor: a organização do ensino de matemática através de atividades orientadoras de ensino
- 2008 (Total: 2)
- A construção da docência na educação à distância: um estudo de caso na Universidade do Oeste de Santa Catarina
- A Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o Ensino de Matemática: um estudo de caso
- 2021 (Total: 2)
- A Significação do Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais: implicações do Espaço Formativo Compartilhado para a Formação de Professores
- Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo
- 2020 (Total: 1)
- ?A AUTO-ORGANIZAÇÃO DE UM ESPAÇO SOCIAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: manifestações de coletividade
- 2018 (Total: 1)
- Constituindo-se professor de matemática: relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado determinantes da aprendizagem da docência
- 2017 (Total: 3)
- A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas
- A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito DO PIBID ? Interdisciplinar Educação Matemática
- Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
- 2022 (Total: 2)
- Possíveis causas que levam os alunos do curso de pedagogia a temerem o ensino de matemática
- Processo de aprendizagem da docência na produção de um episódio de medidas de tempo voltado para a educação básica no âmbito do clube de matemática
- 2019 (Total: 3)
- Área e perímetro: alguns apontamentos na perspectivas de licenciados em matemática
- Desistir de desistir: os fatores que influenciam na permanência dos alunos do curso de licenciatura em matemática na UFSM
- EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER E MEDIAR NOÇÕES BÁSICAS DE GRÁFICOS
- 2018 (Total: 3)
- ensino e aprendizagem de função no 1º ano do ensino médio
- O princípio fundamental da contagem: uma proposta de ensino para a educação básica
- Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos
- 2017 (Total: 2)
- A Atividade Orientadora dDe Ensino: uma proposta teórico - metodológica envolvendo medida de tempo no âmbito do PIBID/InterdEM
- O Clube de Matemática como desencadeador da aprendizagem docente: uma experiência com os conceitos de volume e capacidade nos anos iniciais
- 2016 (Total: 3)
- Aprendizagem matemática nos anos iniciais: o jogo como desencadeador de aprendizagem
- Desafios e possibilidades da atividade orientadora de ensino com conteúdos matemático em uma turma de educação de jovens e adultos
- Matemática na infância: geometria, jogos e literatura infantil
- 2015 (Total: 1)
- Vivências e experiências em Educação Matemática: o que dizem as bolsistas de iniciação a docência do PIBID Interdisciplinar Educação Matemática
- 2013 (Total: 4)
- Fracasso escolar em Educação matemática
- O ensino d egrandezas e medidas nos anos iniciais
- O ensino de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental
- Provinha brasil de matemática e escola: o que perpassa por essas duas ações?
- 2010 (Total: 3)
- A organização do ensino e os saberes da docência: o caso de professoras alfabetizadoras
- A relação entre as disciplinas da graduação e os estágios no curso de Pedagogia da UFSM
- Jogos e educação matemática