Viviane Ache Cancian

Produção Bibliográfica

    2017 (Total: 1)
  • Livro especialização (Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos)
    2016 (Total: 1)
  • Apresentação (Pedagogia das Infâncias, crianças e docências na educação Infantil)
    2009 (Total: 1)
  • Unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais:os caminhos percorridos (Apresentação)
    2023 (Total: 1)
  • ISSN Um olhar inaugural, portas que se abrem e se fecham: uma docência vivida com intensidade (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2021 (Total: 1)
  • ISSN A gestão da UEIIA/UFSM em tempos de Covid-19: escuta, diálogo e rupturas (OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO))
    2020 (Total: 1)
  • ISSN UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DIÁLOGO SOBRE A ÉTICA NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS: O COMPÊNDIO ERIC (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Pedagogo Generalista - Professor de Educação Infantil: Implicações e Desafios da Formação (REVISTA FAEEBA)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEMPLANDO O RESPEITO AOS TEMPOS/ESPAÇOS DAS CRIANÇAS. (Espacos da Escola (UNIJUÍ))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Gestão do Pedagógico e os processos de formação de professores:uma reflexão sobre o lugar dos estágios e práticas educativas em cursos de licenciaturas. (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
    2002 (Total: 1)
  • Projeto Político-Pedagógico, Expressão de Múltiplas Vozes (Àgere- Revista de Educação e Cultura)
    1999 (Total: 1)
  • ISSN A Formação do Professor no Exercício da Profissão (Cadernos da pós-graduação em educação)
    2020 (Total: 2)
  • ISSN A GESTÃO DA UEIIA/UFSM EM TEMPOS DE COVID 19: ESCUTA, DIÁLOGO E RUPTURAS (Olhar de Profesor)
  • ISSN UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DIÁLOGO SOBRE A ÉTICA NAS PESQUISA COM CRIANÇAS: O COMPENDIO ERIC (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2022 (Total: 3)
  • As Unidades de Educação Infantil e os Colégios de Aplicação nas IFES: Ensino, Pesquisa e Extensão (Percorrendo o Brasil: Educação das Infâncias nas IFES)
  • As Unidades de Educação Infantil e os Colégios de Aplicação nas IFES: Ensino, Pesquisa e Extensão (Percorrendo o Brasil: Educação das Infâncias nas IFES)
  • Uma História de luta em defesa das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (50 anos da Paulistinha (1971-2021): Conquistas, memórias e desafios)
    2019 (Total: 3)
  • OS CONTEXTOS DE LEITURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS ORGANIZADOS COM E PARA AS CRIANÇAS NA UEIIA (PRÁTICAS FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO - UFSM: Narrativas docentes)
  • TURMAS MULTI-IDADES NA UEIIA: 11 ANOS DE ENCONTROS, DESAFIOS E MARAVILHAMENTOS COM AS CRIANÇAS (Práticas Formativas e Pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM: narrativas docentes)
  • UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO: UMA HISTÓRIA DE 30 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS ATÉ A SUA CONSOLIDAÇÃO EM ESPAÇO FORMATIVO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSM (PRÁTICAS FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO - UFSM: Narrativas docentes)
    2017 (Total: 5)
  • A Formação dos Profissionais da Educação Infantil no Município de Crissiumal/RS:Importância da Formação em contexto (Formação para a Docência na Educação Infantil: Pedagogias, Políticas e Contextos)
  • CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS (Formação para a Docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos)
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS EM UMA TURMA DE BERÇÁRIO DA REDE MUNICIPAL DE CRUZ ALTA/RS (Formação para a Docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos)
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO CENTRAL DO RS: OS DESAFIOS DO SOCIAL (Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos)
  • REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE AJURICABA/RS (Formação para a docência na educação infantil [recurso eletrônico]: pedagogias, políticas e contextos)
    2016 (Total: 4)
  • O Projeto de Assessoramento Técnico e Pedagógico em Unidades do Proinfância (Docências na Educação Infantil: Currículo, Espaço e Tempos)
  • Prática Pedagógicas na Educação Infantil: do lugar da impossibilidade ao lugar da possibilidade (Pedagogias das Infâncias, crianças e docências na Educação Infantil)
  • Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: do lugar da impossibilidade ao lugar da possibilidade (Pedagogias das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil)
  • Processos formativos e docências na Educação Infantil: indagações do vivido (Pedagogias das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil)
    2010 (Total: 2)
  • Ética e Educação: desafios à escola e aos sujeitos envolvidos no projeto político-pedagógico (Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade)
  • Integralidade da e na infância: prevenção da violência pela educação e para a saúde infantil integral na contemporaneidade (Escola que protege: dimensões de um trabalho em rede.)
    2009 (Total: 3)
  • INTEGRALIDADE DA E NA INFÂNCIA: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA PELA EDUCAÇÃO E PARA A SAÚDE INFANTIL INTEGRAL NA CONTEMPORANEIDADE. (ESCOLA QUE PROTEGE)
  • Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: história, perspectiva e consolidação de um trabalho de ensino, pesquisa e extensão no contexto do ensino superior universitário (Unidades de Educação Infnatil nas Universidades Federais: os caminhos percorridos)
  • Unidades Universitárias Federais: espaços de Ensino, Pesquisa e Extensão? (Unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais:oscamonhos percorridos)
    2008 (Total: 1)
  • A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS DO ESTÁGIO NO PROCESSO FORMATIVO. (Estágios e formação profissional docente.)
    2011 (Total: 1)
  • Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos
    1996 (Total: 1)
  • As Séries Iniciais da Escola: conversa de professoras
    1997 (Total: 1)
  • O Processo de Ap Comunicativarendizagem do Professor à Luz da Racionalidade
    2022 (Total: 2)
  • Percorrendo o Brasil: educação das infâncias nas IFES
  • PERCORRENDO O BRASIL: EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS NAS IFES
    2019 (Total: 1)
  • Práticas Formativas e Pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM: narrativas docentes
    2017 (Total: 1)
  • Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, políticas e contextos
    2016 (Total: 3)
  • Docência na Educação Infantil:Currículo, Espaço e Tempos
  • Pedagogia das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil
  • Pedagogias das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil
    2009 (Total: 1)
  • Unidades de Educação Infantil nas Unidades Universitárias Federais:os caminhos percorridos
    2023 (Total: 1)
  • Prefácio (DA CRECHE AO COLÉGIO DE APLICAÇÃO: AS CRIANÇAS EM CENA NA UFCG HÁ 45 ANOS)
    2000 (Total: 1)
  • Ética e Política em Tempos de Eleição (Jornal Cidade do Vale - Quarta Colonia Italiana)
    1998 (Total: 1)
  • A Educação Municipal em Ijuí: reconstrução de uma trajetória (A Educação Municipal em Ijuí: reconstrução de uma trajetória)
    2023 (Total: 3)
  • GRUPO DE PESQUISA ESTUDOS SOBRE INFÂNCIA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE (Anais do 8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias)
  • doi LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: (RE)SIGNIFICANDO PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (III Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • VIVÊNCIAS E RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DE MATERNAL II (III Congresso Internacional Movimentos Docentes)
    2022 (Total: 1)
  • Políticas Públicas de Formação Docente e Educação Infantil: um estudo sobre a formação docente na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. GRUPECI)
    2021 (Total: 1)
  • Ética na Pesquisa com crianças: a carta internacional de pesquisa ética com crianças - Éric (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. GRUPECI)
    2019 (Total: 1)
  • O PROGRAMA PROINFÂNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO AOS SISTEMAS DE ENSINO (12º ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL)
    2018 (Total: 6)
  • A ÉTICA NA PESQUISA COM CRIANÇA: A CARTA INTERNACIONAL DE PESQUISA ÉTICA COM CRIANÇAS - ERIC (6º SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFANCIAS)
  • A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA DOCÊNCIA: SUAS IMPLICAÇÕES NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PEDAGOGIA)
  • História e desafios das creches das universidades federais brasileiras (2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UNAM)
  • O PROGRAMA PROINFÂNCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A FORMAÇÃO EM CONTEXTO: UMA ANÁLISE DO ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NAS UNIDADES E SISTEMAS DE ENSINO (V Simpósio Luso-brasileiro de Estudos da Criança)
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO/UFSM (6º SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS)
  • UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR TURMAS MULTI-IDADES, DE GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DE SUA INFANCIA (2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UMAN)
    2015 (Total: 1)
  • UM ESTUDO SOBRE O ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS REDES E SISTEMAS DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL, NOROESTE E NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (XVII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - A didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola a formação de professores e a sociedade)
    2012 (Total: 5)
  • A Formação Inicial e Continuada de Professores: infância e Práticas Educativas (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO ESTUDO SOBRE DIVERSIDADE (XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA.)
  • O Espaço tempo da Infância no Contexto Universitário (III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias:poliíticas e desafios na produção da Pesquisa.)
  • Percebendo a diversidade do mundo através das capacidades da leitura e da escrita (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Portfólio: uma possibilidade de Observação, registro e avaliação na Educação Infantil (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 1)
  • Dimensões Imprescindíveis para a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico (19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste)
    2008 (Total: 7)
  • A Construção da Identidade e a Formação de Professor: uma possibilidade de releitura da Prática Educativa (XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- SEPE 2008 e 4º Salão de Iniciação Científica)
  • A Prática de ensino no curso de Pedagogia: desafios do processo formativo. (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Educação continuada, gestão do pedagógico e trabalho dos professores: um foco nos projetos pedagógicos de duas instituições escolares de Santa Maria. (I Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade: vertigens do tempo e I Seminário Nacional de Educação Básica)
  • Epistemologia da Prática e suas Implicações no Agir Docente (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL)
  • Gestão do Pedagógico, práticas educativas, trabalho e processos de educação continuada e permanente de professoras e professores. (IX Salão de Iniciação Científica - PUCRS - Anais do IX Salão de Iniciação Científica)
  • Gestão e projeto pedagógico: repensando as práticas educativas na escola. (VII Fórum de Produção Científica e VI Salão de Iniciação Científica)
  • O trabalho dos professores e o processo de educação continuada e permanente nas práticas de gestão do pedagógico. In: XX Salão de Iniciação Científica (XVI Feira de Iniciação Científica, III Salão UFRGS Jovem)
    2007 (Total: 6)
  • A importância da reflexão na prática do educador e na construção de seus saberes profissionais. (13ª Jornada Nacional de Educação: desafios da educação na sociedade de consumo.)
  • As Professoras e Professores Como um dos Sujeitos da Práxis Pedagógica (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores. Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social)
  • ATUAÇÃO DOS DOCENTES EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL FAZER PEDAGÓGICO? (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores. Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social)
  • Epistemologia da Ação Docente: Concepções acerca de uma Prática Construtivista. (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica - SEPE 2007)
  • Gestão do Pedagógico e os Processos de Formação de Professores: uma reflexão sobre o lugar dos estágios e práticas educativas em cursos de licenciatura. (IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente.)
  • Refletindo Práticas Pedagógicas da Educação Básica e Superior: Questões Epistemológicas. (V Congresso Internacional de Educação - PEDAGOGIAS (entre) lugares e saberes)
    2006 (Total: 3)
  • A INSERÇÃO DO NEGRO NA REALIDADE ESCOLAR DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA NO INTERIOR DO RS (IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Painel: Reflexões Epistemológicas na Educação Básica (ANPEd Sul - VI edição - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Prática Pedagógica na Educação Matemática:epistemologias e competências (IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
    2005 (Total: 6)
  • A Educação Infantil de uma escola filantrópica no interior do Rio Grande do Sul : questões epistemológicas (I Congresso Internacional de Educação- Educação Humanizadora X Sociedade Globalizada)
  • A Epistemologia do educar presente na Educação Infantil de uma Escola Filantrópica (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento. Os desafios de Ensinar e aprender)
  • A Formação do Professor de Matemática: eoistemologias do Educar e Práxis Pedagógicas (V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Atribuição de Causualidade relativa do Sucesso e Fracasso Escolar: a percepção dos alunos (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Epistemologia do Educar e Prática Pedagógica (XVII EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste - Educação, ciência e desenvolvimento social)
  • Epistemologia do Educar: reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica (I Congresso Internacional de Educação- Educação Humanizadora X Sociedade Globalizada)
    2004 (Total: 1)
  • A Ética que se apresenta no Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública (XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2003 (Total: 3)
  • A dimensão ética na construção/reconstrução de um projeto político-pedagogico (Fórum Mundial de Educação)
  • A Dimensão ética na construção/reconstrução de um projeto político-pedagógico da escola, na formação/ação dos educadores (XVI EPENN)
  • Ética e Educação (Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais)
    2001 (Total: 1)
  • Projeto Político-Pedagógico, Expressão de Multiplas Vozes (EPENN- XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste)
    1999 (Total: 1)
  • O Processo de Aprendizagem do Professor à Luz da Racionalidade Comunicativa (II Encontro de Pesquisa Educacional- II Mostra da Produção Artística- I Mostra de Software Educativo)
    1997 (Total: 1)
  • O Processo de Aprendizagem do Professor à Luz da Racionalidade Comunicativa. (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED.)
    2018 (Total: 1)
  • UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPE AMARELO/UFSM: UMA UNIDADE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES CENTROS E CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE PEDAGOGIA)
    2009 (Total: 1)
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LIGADOS A INFÂNCIA: A INTERLOCUÇÃO DA UNIVERSIDADE COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. (17º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL)
    2008 (Total: 1)
  • Gestão do Pedagógico: o trabalho dos professores em diferentes âmbitos escolares. (XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
    2007 (Total: 7)
  • A Epistemologia da Prática Educativa (22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • A Prática Pedagógica através de um Sistema de Ensino: Rupturas, Ressignificações, Discussões Epistemológicas. (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica - SEPE 2007)
  • Discussões Epistemológicas sobre Teoria e Prática: Relação ou Distinção? (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica - SEPE 2007)
  • Ensino Médio Público Estadual: a proposta da LDB e a Efetivação do Projeto Político-Pedagógico das Escolas da Região Central do Município de Santa Maria. (22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica - SEPE 2007)
  • Gestão da Aula: As Professoras e Professores como um dos Sujeitos da Práxis Pedagógica (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento Possibilidades de Inclusão Social)
  • Gestão do Pedagógico, Práticas Educativas, Trabalho e Processos de Educação Continuada e Permanente de Professoras e Professores (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2006 (Total: 6)
  • A Afetividade como Mediadora no Ensino -Aprendizagem da Matemática (IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Discussões Epistemológicas acerca do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Pública de Santa Maria e das Práticas dos Profissionais Envolvidos no Contexto em Estudo (21ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Epistemologia da Prática Pedagógica na Educação Matemática:saberes e competências necessários (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Epistemologias do educar e práticas pedagógicas: reflexões docentes (12ªJornada Nacional de Educação - 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais do Século XXI)
  • Percepções Epistemológicas da Ação Docente (21ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Reflexões acerca da Epistemologia presente na Prática dos Docentes (12ªJornada Nacional de Educação - 2º Congresso Internacional em Educação: Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais do Século XXI)
    2005 (Total: 4)
  • A Educação Infantil e o Fazer Pedagógico na Educação Infantil (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • A Inserção do Negro na realidade escolar no Interior de Restinga Seca, RS (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • A reconstrução do espaço-tempo pedagógico: uma reflexão epistemológica (11ª Jornada Nacional de Educação)
    2004 (Total: 8)
  • A Ética da co-responsabilidade solidária na construção/reconstrução de um Projeto Político-Pedagógico (III Edição do Fórum Mundial de Educação - A Educação para um outro mundo possível)
  • A Inserção do Negro na realidade escolar no Interior de Restinga Seca, RS (SEPE - UNIFRA)
  • A Interlocução de diferentes trajetórias na Construção/reconstrução do Projeto Político-Pedagógico (Reunião Regional da SBPC, RS - Ciêncioa e o Cotidiano: Construindo saberes)
  • Epistemologia da Prática Pedagógica na Educação Matemática de uma Escola Privada de Santa Maria, RS (SEPE - UNIFRA)
  • Epistemologia da Prática Pedagógica na Educação Matemática de uma Escola Pública (SEPE - UNIFRA)
  • Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (SEPE - UNIFRA)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas (1ª Jornada Nacional de Educação - UNIFRA)
  • Ética e Projeto Político-Pedagógico (XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2023 (Total: 8)
  • GRUPO DE PESQUISA ESTUDOS SOBRE INFÂNCIA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE- A CONSTITUIÇÃO DE UMA UNIDADE FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESPAÇO FORMATIVO: EM DEFESA DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO COMO DIFERENC (8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias - Infâncias e Justiça Social: perspectivas no contexto brasileiro)
  • O programa de residência pedagógica e a importância de experiências formativas (38º Jornada Acadêmica Integrada)
  • O programa Residência Pedagógica como ponte entre a universidade e a escola (38º Jornada Acadêmica Integrada)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INVESTIGATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE BÁSICA PÓS-PANDEMIA: GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PROJETO INTEGRADOR: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (38º Jornada Acadêmica In)
  • QUEBRANDO BARREIRAS: PRIMEIRA BOLSISTA CEGA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFSM (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • REFLETINDO O EDUCAR: IMPORTÂNCIA DA TRÍADE EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (38º Jornada Acadêmica Integrada)
  • VIVÊNCIAS E SABERES COM CRIANÇAS NO PROJETO ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO PÓSPANDEMIA EM DIÁLOGOS COM O ENSINO SUPERIOR (Anais 38ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 2)
  • Articulando Teoria e Prática: a formação inicial e continuada de docentes na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo- UFSM (5º GRUPECI- Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias)
  • O PROJETO PROINFÂNCIA: ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ÀS REDES E SISTEMAS DE ENSINO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL, NOROESTE E NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (5º Grupeci- Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias)
    2013 (Total: 2)
  • A Formação Inicial e Continuada de Professores: Infância e Práticas Educativas (Semana Municipal do Bebê, II Seminário de Creche da UFRN, IX Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil - ANUUFEI)
  • Articulando teoria e prática: a formação inicial e continuada de docentes na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (Semana Municipal bebê, II Seminário de creche da UFRN e IX Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil - ANUUFEI)
    2008 (Total: 2)
  • A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO (Encontro Nacional de didática e prática de ensino. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas.)
  • Gestão do pedagógico e os processos educativos e o trabalho de professoras e professores na escola. (XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 4º Salão de Iniciação Científica)
    2006 (Total: 4)
  • A Prática Educativa numa Visão Epistemológica (SEPE 2006 - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - X edição - 2º Salão de Iniciação Científica)
  • A Prática Reflexiva do Docente (SEPE 2006 - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - X edição)
  • Atribuições dos alunos aos fatores que levam eles a gostarem ou não de uma disciplina escolar (Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas (21ª Jornada Acadêmica Integrada -JAI)
    2005 (Total: 1)
  • As Concepções dos Professores de Matemática acerca do Estudo de Matemática (IX Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • 2º Congresso Internacional de Educacion Infantil UNAM Y el 2º Congresso de Guarderias Universitárias de América Latina y el Caribe ? UDUAL
    2016 (Total: 1)
  • I Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp- CONEINF, I Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe/UDUAL- CONCUNI
    2007 (Total: 1)
  • II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento: Possibilidades de Inclusão Social
    2023 (Total: 1)
  • II Seminário Educação e Infâncias do NEPEI e XiV ano do Fórum Regional de Educação Infantil da Região Central- Por uma Educação Infantil Brincativa
    2020 (Total: 1)
  • Webinário Internacional - Percorrendo o Brasil: desafios e potencialidades nos itinerários da educação das infâncias na IFES
    2019 (Total: 1)
  • Uma história compartilhada de Educação e formação de professores na UFSM: 50 anos CE e 30 anos UEIIA
    2016 (Total: 1)
  • V Seminário da Especialização em Docência na Educação Infanti
    2015 (Total: 2)
  • II Seminário do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil, IV Seminário da Especialização em Docência na Educação Infantil
  • II Seminário Regional Proinfância, III Seminário do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e I Seminário do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil
    2013 (Total: 1)
  • Seminário Regional Proinfância: ciclo formativo dos coletivos, II seminário do curso de especialização em docência na Educação Infantil
    2009 (Total: 2)
  • Ciclo de Palestras do FREICENTRAL - Políticas para Infãncia, formação Profissional e o atendimento da Educação Infantil
  • VII Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil: identidade, dilemas e perspectivas
    2008 (Total: 2)
  • Formação e Desenvolvimento Profissional dos Professores: Aspectos Teóricos e Metodológicos da Prática
  • I curso de Formação de Profissionais da Educação
    2008 (Total: 2)
  • Coleção Instrumentos da Alfabetização
  • I Curso de Formação de Profissionais da Educação - Edital MEC Escola que Protege
    2007 (Total: 4)
  • A Organização de Projetos Lúdicos e Criativos para Educação de Crianças.
  • Coleção Instrumentos da Alfabetização (7 cadernos)
  • Coleção Instrumentos da Alfabetização (caderno 1 e introdução caderno 2)
  • Oficina Infância em Dois Tempos (Laboratório Estudos da Infância)
    2023 (Total: 1)
  • Formação Docente na Essência da Educação Infantil: um olhar sobre as vivências do Estágio Supervisionado I
    2020 (Total: 1)
  • ESCOLA INCLUSIVA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
    2018 (Total: 1)
  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RISCOS E PERSPECTIVAS
    2011 (Total: 2)
  • Planejamento na Educação Infantil: respeito aos tempos e espaços das crianças
  • Práticas formativas no curso de Pedagogia: o foco na ética e na infância.
    2010 (Total: 2)
  • Formação de professores: entrelaçando formação inicial e formação continuada
  • O planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
    2008 (Total: 1)
  • Epistemologia da Prática e suas implicações no agir docente
    2007 (Total: 10)
  • A Importância da Reflexão na Prática do Educador e na Construção dos seus Saberes Profissionais.
  • A Prática Pedagógica através de um Sistema de Ensino: Rupturas, Ressignificações, Discussões Epistemológicas.
  • Discussões Epistemológicas sobre Teoria e Prática: Relação ou Distinção?
  • Epistemologia da Ação Docente: Concepções acerca de uma Prática Construtivista.
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior: Algumas Reflexões
  • Gestão da Aula: As Professoras e Professores como um dos sujeitos da Práxis Pedagógica
  • Gestão do Pedagógico e os Processos de Formação de Professores: uma reflexão sobre o lugar dos estágios e práticas educativas em cursos de licenciatura.
  • Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior: algumas reflexões epistemológicas
  • Refletindo Práticas Pedagógicas da Educação Básica e Superior: Questões Epistemológicas.
    2006 (Total: 3)
  • A Prática Educativa numa Visão Epistemológica
  • A Prática Reflexiva do Docente
  • Epistemologia do educar e práticas pedagógicas: reflexões docentes
    2024 (Total: 2)
  • Prática Pedagógica e a Garantia de Direitos
  • Prática Pedagógica na Educação Infantil e a garantia dos direitos
    2023 (Total: 4)
  • BNCC, 2017 e a garantia dos direitos das crianças
  • Organização da ação pedagógica e suas implicações
  • Organização da Ação Pedagógica e suas implicações
  • Sobre narrar os percursos realizados, as histórias vividas pelas crianças na escola da infância: a produção dos relatórios das crianças na Educação Infantil
    2022 (Total: 2)
  • Acolhimento na Educação Infantil
  • O Desafio da Docência Pós-Pandemia
    2018 (Total: 2)
  • Formação de Professores e os desafios da docência
  • Os Desafios para a Educação Infantil no Cotidiano Atual
    2016 (Total: 1)
  • Creches Universitárias, Conjuntura atual, desafios e perspectivas
    2015 (Total: 2)
  • Encontro de Educação Infantil: Obrigatoriedade e Desafios
  • Período de Transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais
    2014 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva na Educação Infantil: Experiências da UEIIA Ipê Amarelo
    2011 (Total: 5)
  • A experiência de agrupamentos de crianças de diferentes idades desenvolvida pela Creche Ipê Amarelo/UFSM
  • Letramento e Alfabetização
  • Projeto do Núclo de Educação Infantil Ipê Amarelo
  • Proposta pedagógica e o cotidiano da Creche Ipê Amarelo
  • Temas referentes à Educação Infantil
    2010 (Total: 2)
  • Práticas pedagógicas e formação de professores: a busca pela construção de significados outros na infância
  • Que educação queremos para as nossas crianças?
    2009 (Total: 5)
  • A formação de professores, infância e práticas educativas no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da UFSM
  • A formação de professores, Infância e Práticas Educativas no Núcleo de educação Infantil Ipê Amarelo da UFSM
  • As práticas educativas para a Educação Infantil: as universidades e as escolas
  • Creches Universitárias um espaço de Ensino, Pesquisa e Extensão?
  • O papel das universidades para a formação de profissionais no enfrentamento da violência
    2007 (Total: 3)
  • A Afetividade na Relação Professor-Aluno.
  • Processos Formativos e o Mundo do Trabalho
  • Projeto Político Pedagógico e a Formação Docente.
    2006 (Total: 1)
  • Currículo Escolar, palestra realizada para os professores do Colégio Franciscano Sant'Anna
    2018 (Total: 4)
  • A Formação do Pedagogo para docência: suas implicações nas unidades de educação infantil.
  • História e desafios das creches das universidades federais brasileiras
  • Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo ? UFSM: Uma unidade de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com os diferentes centros e cursos da Universidade Federal de Santa Maria
  • Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo: uma proposta de organização curricular por turmas multi-idade, de garantia dos direitos das crianças e de suas infâncias
    2015 (Total: 1)
  • O Programa Proinfância nos Municípios da Região Central, Noroeste e Norte do Estado do Rio Grande do Sul: Uma análise do Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico nas Redes e sistemas de Ensino
    2023 (Total: 6)
  • Colóquio Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior
  • Mesa 04: ?Alfabetização: caminhos para um percurso significativo de aprendizagens? (SEB/MEC, MIEIB e UNDIME)
  • Os Desafios e Perspectivas da Educação Infantil
  • Os Direitos das Crianças na Primeira Infância: Compromissso do presente e do Futuro
  • Planos Municipais da Primeira Infância
  • Retratos da Educação Infantil no Estado e os planos de educação em foco.
    2018 (Total: 1)
  • O Fazer Pedagógico na Educação Infantil: um olhar para a leitura e escrita nessa etapa da escolarização
    2017 (Total: 3)
  • A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em diálogo com instituições de Educação Infantil
  • Dentre interações, luzes e sombras: proposta do Ateliê para turmas de multi-idade na UEIIA/UFSM
  • Interações e Brincadeiras em uma turma multi-idade da UEIIA
    2014 (Total: 1)
  • Painel: Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul : Perspectivas Políticas e Pedagógicas
    2013 (Total: 3)
  • Painel ' Financiamento e Qualidade da Educação Infantil
  • Painel: O Proinfância no Brasil e na região Sul: avanços e desafios no contexto da política municipal
  • Painel: Poliíticas de Educação Infantil no Brasil: Contextos de implementação do Proinfância no Brasil e no RS- Representantes do MEC, FNDE, UFRGS, UFSM
    2010 (Total: 3)
  • Consolidação de um trabalho de ensino, pesquisa e extensão no contexto do ensino superior universitário e a prática pedagógica no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
  • Oficina: Tradução dos compromissos do Proinfância em ações - educação infantil.
  • Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil nas vinte universidades públicas do Brasil: espaços de ensino, pesquisa e extensão
    2009 (Total: 4)
  • A Formação Inicial e Continuada de Professores: infância e práticas educativas
  • A Inportância do Planejamento em Educação Infantil e sua relação com os tempos e espaços das crianças
  • Dimensões Imprescindíveis para a reconstrução do Projeto
  • Turma integração: uma nova maneira de fazer educação infantil
    2008 (Total: 7)
  • A Prática de Ensino no curso de Pedagogia: desafios do processo formativo
  • A reconstrução do Projeto Político-Pedagógico: questões epistemológicas no Ensino Médio
  • Gestão do Pedagógico, práticas educativas, trabalho e processos de educação continuada e permanente de professoras e professores.
  • Gestão e projeto pedagógico: repensando as práticas educativas na escola.
  • O trabalho dos professores e o processo de educação continuada e permanente nas práticas de gestão do pedagógico.
  • Práticas de Gestão do Pedagógico, trabalho dos Professores e o Processo de Educação Continuada e Permanente
  • Práticas Pedagógicas no Ensino de Linguas no Ensino Fundamental em uma cidade do interior do estado do RS
    2006 (Total: 1)
  • Painel: Reflexões Epistemológicas na Educação Básica
    2023 (Total: 1)
  • Painel- Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil: Orientações para o Tempo Integral em Creches e Pré-Escolas
    2022 (Total: 1)
  • RUPTURAS E POSSIBILIDADES OUTRAS EM DEFESA DAS CRIANÇAS E DE SUAS INFÂNCIAS: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEIIA
    2021 (Total: 3)
  • 'O Fórum de Educação Infantil da Região Central do Rio Grande do Sul (FREICENTRAL) : desafios e perspectivas
  • A Constituição da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM) em espaço formativo de ensino, pesquisa e extensão.
  • As turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM:13 anos de rupturas, desafios e conquistas.
    2018 (Total: 2)
  • A ética na pesquisa com criança: a carta internacional de pesquisa ética com crianças ? ERIC
  • Políticas Públicas de Formação Docente e Educação Infantil: um estudo sobre formação docente na unidade de educação infantil ipê amarelo-ufsm
    2016 (Total: 5)
  • Articulando Teoria e Prática: a formação inicial e continuada de docentes na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
  • Entre Descobertas e Aventuras: aprendizagens compartilhadas por bebês em uma turma de berçário
  • Estudos sobre a infância: políticas públicas, currículo, práticas pedagógicas e formação docente
  • Estudos sobre Infância: políticas públicas, currículo, práticas pedagógicas e formação docente
  • O Projeto Proinfância: assessoramento e acompanhamento pedagógico às redes e sistemas de ensino nos municípios da Região Central, Noroeste e Norte do Estado do Rio Grande do Sul
    2015 (Total: 1)
  • Educação Infantil e Anos Iniciais: a criança e a cultura escrita
    2014 (Total: 1)
  • Painel: Programas de Formação de Professores: desafios e possibilidades
    2018 (Total: 1)
  • O PROGRAMA PROINFÂNCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A FORMAÇÃO EM CONTEXTO: UMA ANÁLISE DO ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NAS UNIDADES E SISTEMAS DE ENSINO
    2009 (Total: 8)
  • A Formação Inicial e Continuada de Professores: infância e práticas educativas
  • A gestão democrática no núcleo de educação infantil Ipê Amarelo
  • A GESTÃO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE PERIFERIA URBANA DE SANTA MARIA /RS: A INFÂNCIA EM SIATUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.1
  • Ateliers: um caminho diferente na educação de nossas crianças.
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: INFÂNCIA, INQUIETAÇÃO E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR.
  • Planejamento na Educação Infantil: concepção de professores do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
  • Repensando o fazer na Educação Infantil
  • Turma integração: uma nova maneira de fazer educação infantil
    2008 (Total: 1)
  • Educação continuada, gestão do pedagógico e trabalho dos professores: um foco nos projetos pedagógicos de duas instituições escolares de Santa Maria.
    2018 (Total: 2)
  • Financiamento da Educação Infantil: riscos e perspectivas
  • Questões Teórico-metodológicas da pesquisa com crianças
    2017 (Total: 1)
  • Culturas Infantis em Turmas de Multi-idade: desafios docência
    2013 (Total: 4)
  • Audiência Pública: a defesa da educação básica nas Universidades Federais
  • Políticas para a primeira infância
  • Programas de Formação Inicial de Continuada de Professores para a Educação Básica: PIBID, PRÒ-CONSELHO , PRADIME, PNAIC e PRÓ-INFÂNCIA
  • Projeto: compartilhando Experiências na Educação Infantil: Interlocução entre Espanha e Brasil
    2012 (Total: 1)
  • Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil: papel, entraves e perspectivas
    2016 (Total: 2)
  • AS IMPLICAÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NA EFETIVAÇÃO DE PROPOSTAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS PARA AS ESCOLAS DA PEQUENA INFÂNCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROINFÂNCIA
  • Produto II
    2014 (Total: 1)
  • Relatório Técnico
    2009 (Total: 2)
  • Relatório do PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Uma interlocução entre pesquisadores, professores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo.
  • RELATÓRIO PARCIAL DO PROGRAMA: A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: INFÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
    2008 (Total: 5)
  • Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior - Relatório PROLICEN
  • PROGRAMA DE EXTENSÃO: A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: INFÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
  • PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Uma interlocução entre pesquisadores, professores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
  • PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Uma interlocução entre pesquisadores, professores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo RELATÓRIO FINAL FIEX 2008
  • PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Uma interlocução entre pesquisadores, professores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo -- RELATÓRIO FINAL PROLICEN 2008
    2007 (Total: 2)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior: edição 2007.
  • Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão: Uma interlocução entre pesquisadores, professores, acadêmicos e o processo educacional vivido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo.
    2006 (Total: 2)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior. Edição 2006.
  • Relatório FAPERGS do Projeto auxílio recém Douto entitukado Epietemologias do Educar e Práticas Pedagógicas
    2005 (Total: 1)
  • Relatório do projeto: epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas
    2004 (Total: 1)
  • Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas
    2011 (Total: 1)
  • Visita Técnica, conveniado ao Proinfância, e Assessoria à equipe de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, nos dias 22 e 23 de maio de 2011.
    2000 (Total: 1)
  • Assessoria e Discussão entre SEDUC e UFC, UECE, URCA, UVA - 1999 e 2000
    1999 (Total: 1)
  • Assessoria Na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. 1999-2000.
    1999 (Total: 1)
  • Participação na Construção/elaboração da Política Educacional para o Estado do Ceará
    2023 (Total: 1)
  • 8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias
    2021 (Total: 1)
  • 7º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias - GRUPECI
    2010 (Total: 1)
  • participação em Reunião Técnica de Assessoramento Pedagógico a municípios conveniados para a execução do Proinfância do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 25 de novembro de 2010.
    2009 (Total: 1)
  • Comitê Científico do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e educação no Brasil" realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, na Faculdade de Educação
    2007 (Total: 1)
  • Coordenadora do Projeto "Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior", no Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2007.
    2006 (Total: 1)
  • Coordenadora do Projeto "Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas" no Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2006, da UFSM.
    2020 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Viçosa, Dossiê Educação Infantil.
    2018 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc de trabalhos submetidos aos anais do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias das infâncias
    2017 (Total: 2)
  • Atualização em Educação Infantil: agregando pessoas e sentidos
  • Livro: Educação Infantil na Amazônia: entrelaços entre concepções e práticas docentes
    2007 (Total: 2)
  • Parecerista de artigo submetido à Revista Contexto e Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado, UNIJUÍ, Universidade Regional do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Revisora de artigo publicado na Revista Vidya, do Centro Universitário Franciscano.
    2000 (Total: 1)
  • Parecerista das Propostas das Universidades, UFC, UECE, URCA, UVA para graduar professores no Estado do Ceará
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
  • Revisor de periódico 'Revista Retratos da Escola'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
  • Revisor de periódico 'Revista Retratos da Escola'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Espacos da Escola (UNIJUÍ)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INVESTIGATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE BÁSICA PÓS-PANDEMIA: GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
    2024 (Total: 1)
  • Disparidade de gênero na Educação Infantil: Perspectivas da docência dos pedagogos homens
    2023 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO
    2022 (Total: 1)
  • Formação docente na essência da educação infantil: um olhar sobre as vivências do estágio supervisionado
    2019 (Total: 3)
  • DEMANDAS INSTITUCIONAIS DE UM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, DE ALFABETIZAÇÃO NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CENTRALIDADE EM MOMENTOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • ESTÁGIO COMO PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS
  • FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA COM BEBÊS: NARRATIVAS DO ESTÁGIO
    2018 (Total: 3)
  • O brincar na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo: a escuta da criança
  • O imaginário e a cultura de pares: uma pesquisa em uma turma de multi?idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.
  • Políticas de Ações Afirmativas: O sistema de cotas no Curso de Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria
    2015 (Total: 7)
  • A importância do Objeto Transicional no contexto Escolar com crianças Pequenas: uma abordagem de Winicott
  • A Importãncia da Corporeidade na Educação Infantil
  • As Interações criança/criança e adulto/criança na Educação Infantil.
  • ESTAGIANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR PARA UMA TURMA DE BEBÊS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO
  • Leitura com Bebês : Uma Reflexão sobre Práticas na Leitura na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.
  • Práticas Pedagógicas com bebês: Vivências para além do cuidar
  • Processos Formativos no Curso de Pedagogia
    2013 (Total: 3)
  • A ImportÂncia do Brincar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS PARA ENRIQUECIMENTO DO CURRÍCULO E FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
    2011 (Total: 1)
  • Os desafios das práticas pedagógicas em uma turma com crianças de multidades
    2009 (Total: 3)
  • As concepções teórico-práticas acerca da organização do trabalho pedagógico de Professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
  • EDUCAÇÃO DE BEBÊS
  • Planejamento na Educação Infantil: concepção de professores do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
    2008 (Total: 5)
  • A prática pedagógica do professor de bebês com crianças pequenas de 0 a 3 anos.
  • A Prática Pedagógica e o Brincar no Desenvolvimento Infantil.
  • Ludicidade: uma maneira de repensar a prática pedagógica em sala de aula.
  • Prática Pedagógica: a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
  • Práticas Pedagógicas e o Ensino Fundamental de Nove Anos.
    2004 (Total: 5)
  • A INSERÇÃO DO NEGRO NA REALIDADE ESCOLAR NO INTERIOR DE RESTINGA SÊCA, RS
  • Comunidade Santamariense e o movimento negro: o olhar da psicologia
  • EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PRIVADA DE SANTA MARIA, RS
  • OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • Socialização e Subjetividade: a imagem do corpo