Ceres Karam Brum

Produção Bibliográfica

    2018 (Total: 1)
  • Editorial /apresentação DOSSIÊ A CASA: DESLOCAMENTOS, TEMPORALIDADES E HABITABILIDADES. (Edição Especial: Dossiê A Casa: Deslocamentos, Temporalidades e Habitabilidades.)
    2017 (Total: 1)
  • Apresentação: a Casa do Brasil de Lisboa: um projeto vitorioso (A Casa do Brasil de Lisboa: um projeto vitorioso. Livro comemorativo dos 25 anos)
    2013 (Total: 1)
  • Editorial Dossiê Educação Indígena: uma abordagem antropológica (Século XXI Revista de Ciências Sociais)
    2009 (Total: 1)
  • Editorial do dossiê Antropologia da Educação (Revista do Centro de Educação da UFSM)
    2024 (Total: 2)
  • ISSN ?Pela luz dos olhos teus?: uma autoetnografia perspectivista sobre deficiência e aprendizado da percepção (ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA)
  • doi ISSN A autoetnografia como processo formativo em Antropologia: deficiência, percepção e aprendizagemAutoethnography as a formative process in anthropology: disability, perception and learning (ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA)
    2023 (Total: 1)
  • ISSN 'Em terra de cego quem tem um olho é rei': reflexões sobre capacitismo, deficiência e reconhecimento (PONTO URBE)
    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Aprendizados: uma reflexão sobre os lugares da antropologia da educação na formação de cientistas sociais (ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS))
    2021 (Total: 4)
  • ISSN 'Menina com a máscara da morte': experiências em antropologia, arte e educação em tempos de pandemia (EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ))
  • doi ISSN A Casa do Brasil de Lisboa: uma associação de Acolhida (INTERSEÇÕES - REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES)
  • ISSN As Casas do Brasil na Europa (Revista Ciências Sociais Unisinos)
  • ISSN Cabo Toco: uma enfermeira que se tornou combatente (VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA)
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN Resenha do livro -Amanhã vai ser maior- (ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA)
    2019 (Total: 3)
  • doi ISSN Os 10 anos da Sociologia no ensino médio no Brasil: considerações sobre a formação de professores de Ciências Sociais na UFSM (POLÍTICA & SOCIEDADE (IMPRESSO))
  • ISSN RESENHA INGOLD, Tim. L?anthropologie comme education.. (PONTO URBE)
  • ISSN Sob diferentes tetos: etnografando casas e revelando dimensões educativas e patrimoniais (ETNOGRÁFICA (LISBOA)
    2018 (Total: 4)
  • ISSN Antropologia como educação: um diálogo sobre experiências de ensino da antropologia em cursos de formação de professores e seus desafios (CIÊNCIAS SOCIAIS UNISINOS)
  • ISSN Editorial /apresentação DOSSIÊ A CASA: DESLOCAMENTOS, TEMPORALIDADES E HABITABILIDADES. (SÉCULO XXI - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS)
  • ISSN O vazio ocupa um espaço imenso: Ocupações Secundaristas e as habilidades necessárias para se mover na crise (CADERNOS DE CAMPO (UNESP))
  • ISSN Resenha Bibliográfica do livro 'Quando ninguém educa' (REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Apresentação: ensino de Antropologia no Brasil (Revista Café com Sociologia)
  • ISSN MITO, DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE A INVISIBILIDADE GUARANI NO RIO GRANDE DO SUL E ALGUMAS ESTRATÉGIAS NATIVAS DE SUPERAÇÃO (Horizontes Antropológicos (Online))
    2014 (Total: 4)
  • ISSN A CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA ISSN 2237-7891 (Saberes em Perspectiva)
  • ISSN Ciências Sociais a Distância: apontamentos sobre os desafios da formação de professores no Brasil (O público e o privado)
  • ISSN ENTRE MACACOS E CIENTISTAS. UMA FÁBULA ANTROPOLÓGICA SOBRE CIÊNCIA E CULTURA DOS MURIQUIS E SEUS OBSERVADORES (Revista Anthropológicas)
  • ISSN Maison du Brésil: cotidiano, memórias e identidades de um território brasileiro em Paris (Iluminuras (Porto Alegre))
    2013 (Total: 5)
  • ISSN Cité Universitaire e Maison du Brésil: elite e desterritorialização de identidades de pesquisadores brasileiros em Paris. ISSN 1984-4921 (Antares: Letras e Humanidades)
  • doi ISSN Dossiê Educação Indígena: uma abordagem antropológica. (Século XXI - Revista de Ciências Sociais)
  • ISSN EM BUSCA DE UM NOVO HORIZONTE: O ENCONTRO DE ARTES E TRADIÇÃO GAÚCHA E A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRADICIONALISMO. ISSN 1806-9983 (Horizontes Antropológicos (Online))
  • ISSN O Gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão ISSN 0100-3143 (Educação e Realidade)
  • doi ISSN Programa de Educação Tutorial indígena ñande reko UFSM: relato da construção de uma experiência de inclusão universitária. (Século XXI - Revista de Ciências Sociais)
    2011 (Total: 2)
  • ISSN Entrevista com Renato Ortiz ISSN 2179-8095 (Século XXI - Revista de Ciências Sociais)
  • ISSN Maison du Brésil: A Student Residence for the brazilian elite in Paris ISSN 2159-5526 (Sociology Study)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN ?Pé na Estrada?: Uma etnografia da circulação transnacional de peregrinos ISSN 19828136 (Debates do NER)
    2009 (Total: 5)
  • ISSN Editorial Dossiê Antropologia da Educação para a revista Educação iISSN 0101-9031 (Educação (UFSM))
  • ISSN Maison du Bresil: a brazilian territory in Paris ISSN 1809-4341 (Vibrant (Florianópolis))
  • ISSN Presença missioneira no Rio Grande do Sul ISSN 0103-0620 (Sociais e Humanas)
  • ISSN Tradicionalismo e educação no Rio Grande do Sul ISSN 0100-1574 (Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso))
  • ISSN Vestida de prenda: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas ISSN 0101-9031 (Educação (UFSM))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN A caminho das Missões passando por Santiago de Compostela ISSN 1981-156X (Revista Nures)
    2007 (Total: 3)
  • ISSN ?Esta terra tem dono?:: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul. O mito de Sepé Tiaraju iISSN 1516-7372 (Revista Anthropológicas)
  • ISSN Narrativas cruzadas: turismo, arqueologia e literatura. Território e memória em São Nicolau, Rio Grande do Sul iISSN 0103-2186 (Estudos Historicos (Rio de Janeiro))
  • ISSN O mito de Sepé Tiaraju: etnografia de uma comemoração ISSN 1414-7106 (Redes (Santa Cruz do Sul. Impresso))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN "Esta terra tem dono". Disputas de representação sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul: a figura de Sepé Tiaraju (Cadernos IHU Idéias (UNISINOS))
    1999 (Total: 1)
  • ISSN Identidades missioneiras: a lenda da Casa de Mbororé (Educação ((UFAL))
    1998 (Total: 2)
  • ISSN Memória e História Oral (Signos (UNIVATES))
  • ISSN O fio da navalha: pensando folclore e subjetividade (Expressão (Santa Maria))
    1997 (Total: 1)
  • ISSN A lenda do Angüera: dimensão pedagógica nos processos de integração dos guaranis às Missões (Educação (São Paulo))
    2022 (Total: 1)
  • Invisibilidades interessadas, identidades disputadas: notas sobre Sepé Tiaraju e Diacuí Calapalo (Gênero, narrativas e territórios [recurso eletrônico]: investigações desde a fronteira oeste e campanha gaúcha)
    2017 (Total: 2)
  • Primeiros passos, primeiros anos (A Casa do Brasil de Lisboa: um projeto vitorioso)
  • Um registro afetivo: a casa, os fundadores e os colaboradores (A Casa do Brasil de Lisboa: um projeto vitorioso)
    2016 (Total: 1)
  • Identidade missioneira? (Missões: reflexões e questionamentos)
    2015 (Total: 2)
  • Nosso modo de ser: trajetórias de estudantes indígenas na UFSM (Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil: povos indígenas e os novos contornos do programa de educação tutorial/ conexões de saberes)
  • Pet indígena Ñande Reko UFSM: breve percurso e atuação (Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil: povos indígenas e os novos contornos da educação tutorial/conexões de saberes)
    2014 (Total: 1)
  • SEMINÁRIO INTEGRADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA (Práticas educativas e as interfaces da qualidade)
    2013 (Total: 2)
  • 'Como os sociólogos se tornam professores': da implantação dos cursos de Licenciatura em Sociologia na Universidade Federal de Santa Maria e seus impasses (O ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul. ISSN 9788577274826)
  • Mitos e Lendas Gaúchas: do Folclore à Antropologia (Sociologia : trabalho ? ciência ? cultura - diversidade ISSN 978-85-7727-483-3)
    2010 (Total: 3)
  • A violência simbólica praticada contra grupos indígenas no urbano: dialogando com a diferença cultural e os direitos humanos (Escola que protege: dimenssões de um trabalho em rede. ISSN 9788588840959)
  • Apresentação (Expressões da Cultura Gaúcha. ISSN 9788573911275)
  • Indumentária gaúcha: uma análise etnográfica da pedagogia tradicionalista das pilchas (Expressões da Cultura Gaúcha.ISSN 9788573911275)
    2009 (Total: 2)
  • Identidade, pertencimento e reconhecimento: notas sobre experiências etnográficas no Rio Grande do Sul (Entre poderes nativos e saberes ativos: Antropologia e Direitos Humanos ISSN 9788575782552)
  • Sepé Tiaraju. O índio que os gaúchos querem viver. Representações, identidades e educação. ISSN 9788575782552 (RS Índio: cartografias sobre a produção do conhecimento)
    2008 (Total: 1)
  • 'Educar para ser gaúcho': apontamentos sobre as relações entre MTG e as escolas (Escolas, conflitos e vioência. ISSN 9788573911107)
    2006 (Total: 1)
  • O mito de Sepé Tiaraju: etnografia de uma comemoração (Sepé Tiaraju missioneiro: muito além da lenda)
    1999 (Total: 2)
  • Identidades Missioneiras: a lenda de casa de Mbororé (Historiadores do Novo Século)
  • Integração: uma categoria para estudar a atuação do Padre Antonio Sepp nas Missões (Historiadores do Novo Século)
    2022 (Total: 1)
  • Maison du Bésil etnografia de uma casa-nação capítulo do livro Casa-mundo
    2014 (Total: 1)
  • Maison du Brésil: um território brasileiro em Paris ISBN 978-85-7727-606-6
    2006 (Total: 2)
  • Esta terra tem dono. Representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul
  • Sepé tiaraju missioneiro: um mito gaúcho
    1997 (Total: 1)
  • Na época da independência do Brasil
    2013 (Total: 1)
  • Dossiê Educação Indígena: uma abordagem antropológica ISSN 2179-8095
    2009 (Total: 1)
  • Dossiê Antropologia da Educação. ISSN 01019031
    2017 (Total: 1)
  • A casa do Brasil de Lisboa: um projeto vitorioso
    2010 (Total: 1)
  • Expressões da Cultura Gaúcha 9788573911275
    2009 (Total: 1)
  • Entre poderes nativos e saberes ativos: Antropologia e direitos humanos. ISSN 9788575782552
    2005 (Total: 2)
  • Esta terra tem dono: uma análise antropológica de represenações produzidas sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul
  • Narrativas cruzadas:história, literatura e arqueologia. A construção da memória coletiva em São Nicolau, Rio Grande do Sul
    1999 (Total: 1)
  • Integração: uma categoria para estudar a atuação do Padre Antônio Sepp nas Missões
    1998 (Total: 1)
  • Lendário Missioneiro: pedagogia jessuítica para a integração colonial nos Sete Povos das Missões
    2015 (Total: 1)
  • Prefácio do livro No campo da educação escolar indígena. Reflexões a partir da infância Mbya-Guarani (No campo da educação escolar indígena. Reflexões a partir da infância Mbya-Guarani)
    2016 (Total: 2)
  • As Casas do Brasil:na Europa: de residências estudantis a associações de apoio aos imigrantes (Sabiá)
  • Cidadania em Arte (Sabiá)
    2012 (Total: 3)
  • ISSN A presença do invisível (Diário de Santa Maria)
  • A universalização do tradicionalismo (Diário de Santa Maria)
  • Rara compreensão (zero hora)
    2011 (Total: 1)
  • O passado que nos toca (Diário de Santa Maria)
    2006 (Total: 3)
  • A (re)configuração do gaúcho (Diário de Santa Maria)
  • O mito de Sepé (Diário de Santa Maria)
  • um mito gaúcho (Brasil de Fato)
    1994 (Total: 1)
  • Maestro Huisberg. Um Taura da Música Erudita (Jornal Tchê Gaudério)
    2005 (Total: 1)
  • A experiência missioneira continua viva (IHU ON-LINE Revista do Instituto Humanitas UNISINOS)
    2013 (Total: 1)
  • A invisibilidade indígena no Rio Grande do Sul: uma etnografia das circularidades entre mito, legislação e educação (X Reunión de Antropologia del Mercosur)
    2009 (Total: 1)
  • Pé na estrada: uma etnografia sobre a circulação transnacional de peregrinos (XV Joranadas sobre Alternativas Religiosas en América Latina)
    2008 (Total: 3)
  • a violência simbólica praticada contra grupos indígenas no urbano: dialogando contra a diferença cultural e os direitos humanos (Escola que Protege. I curso de formação de profissionais da educação)
  • educar para ser gaúcho: breves apontamentos sobre as relações entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho e a escola (IX Congreso Argentino de Antropologia Social: fronteras de la Antropologia)
  • Esta terra tem dono: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul (XII Jornadas Internacionales Misiones Jesuiticas:interacciones y sentidos de la conversion)
    2007 (Total: 1)
  • "Esta terra tem dono". Rperestações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul (VII RAM)
    2006 (Total: 2)
  • As (re)configurações do gauchismo. Pensando as relações entre o Movimento Tradicionalista e a escola (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação. Confluências)
  • Narrativas cruzadas: turismo, arqueologia e literatura. Uma análise antropológica da construção da memória coletiva em São Nicolau, Rio Grande do Sul (25ª Reunião Brasileira de Antropoloia)
    2005 (Total: 1)
  • A Caminho das Missões passando por Santiago de Compostela. Etnografia comparada do Caminho das Missões RS/Brasil e Santiago de Compostela/ES (VI Reunião de Antropologia do Mercosul)
    2004 (Total: 3)
  • A Caminho das Missões passando por Santiago de Compostela; etnografia comparada da peregrinação ao Caminho das Missões RS/Brasil e Santiao de Compostela ES (Simpósio Internacional Fronteiras da América Latina)
  • Caminho das Missões:etnografia de uma peregrinação turística (II Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercossul)
  • Esta terra tem dono. Disputas de representação sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul: a fiura de Sepé Tiaraju (Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina)
    2002 (Total: 1)
  • Represenações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul: o movimento tradicionalista gaúcho (1º Simpósio Nacional de História Culural)
    1998 (Total: 2)
  • História Oral: um olhar à religiosidade popular (Xth International Oral History Conference)
  • Indumentária gaúcha: aplicação pedagógica do folclore ao ensino de história regional (IV Jornada Estadual de Ensino da História, Qual História? Qual Currículo?)
    1997 (Total: 1)
  • Indumentária Gaúcha: aplicação pedagógica do folclore ao ensino de história regional (III Jornada de Ensino de História)
    2014 (Total: 1)
  • Gaucho clothing: a study about regional identities in Rio Grande do Sul, Brasil (Anthropology and Enlightnment ASA 2014)
    2013 (Total: 2)
  • Maison du Brésil: a space to live the brazilianness in Paris (17H iuaes congress 2013)
  • Maison du Brésil: A Student Residence for the brazilian elite in Paris (17H iuaes congress 2013)
    2012 (Total: 1)
  • Maison du Brésil: cotidiano,memórias e identidades de um território brasileiro em Paris (36ª ANPOCS)
    2011 (Total: 2)
  • Maison du Brésil: uma residência para pesquisadores em situação de imigração temporária em Paris (35ª ANPOCS)
  • PET INDÍGENA ÑANDE REKO UFSM:RELATO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA (Seminário Conexões de Saberes UFRGS Memória e futuro)
    2010 (Total: 2)
  • Gauchiam. scholl and cultural diversity in Rio Grande do Sul, Brazil (XVII ISA World Congress)
  • Maison du Brésil: a brazilian territory in Paris (IUAES Inter Congress)
    2009 (Total: 1)
  • "This land has a landorf":representations of the past missioner in Rio Grande do Sul. The myth of Sepé Tiaraju (The 16th Congresss of the International Union of Anthropological and Ethnological Sciences)
    2007 (Total: 2)
  • O cotidiano dos índios urbanos de Santa Maria: discutindo um processo histórico (22ª Jornada acadêmica integrada)
  • Por que os sociólogos se tornam professores? (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 2)
  • Narrativas cruzadas: turismo, arqueologia e literatura. Uma análise antropológica da construção da memória coletiva em São Nicolau (XI Jornadas Internacionais sobre Missões Jesuíticas)
  • Narrativas cruzadas: tursimo arqueologia e literatura a construção damemória coletiva em São Nicolau (XI Jornadas internacionais Ssobre Missões Jesuíticas)
    1998 (Total: 5)
  • Edcuação Informal, Memória e Identidades (IV Congreso Iberoamericano de la Historia de la Educación Latinoamericana)
  • História Oral e Religiosidade Popular (50ª Reunião Anual da SBPC: Ciência, Educação e Investimento)
  • Missões: um espaço de integração colonial no Prata (50ª Reunião Anual da SBPC: Ciência, Educação e Investimento)
  • Missões: um projeto educacional a serviço da integração colonial hispânica na América Platina (IV Congreso Iberoamericano de la Historia de la Educación Latinoamericana)
  • Povoados Missioneiros Platinos: práticas educativas jesuíticas na conquista dos Guaranis (II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação)
    1997 (Total: 8)
  • Educação Informal: relato de uma experiência (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • História Oral: um olhar à religiosidade popular (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Identidade, Integração Colonial: Missões (IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da UFSM)
  • Imaginário Coletivo das Missões Jesuítico-Guaranis do Prata (XI Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros)
  • Indumentária e História do Rio Grande do Sul - Aplicação Pedagógica do Folclore no Museu Gama d´Eça (49ª Reunião Anual da SBPC)
  • Mariazinha Penna, devoção popular: um estudo de caso (5ª Reunião Especial da SBPC)
  • Mariazinha Penna: um estudo comparativo (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Mariazinha Penna: uma dimensão sócio-cultural do fenômeno devocional (IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da UFSM)
    1996 (Total: 1)
  • O Imaginário Coletivo das Missões Jesuítico-Guaranais do Prata (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da UFSM)
    1995 (Total: 1)
  • O Imaginário das Missões Jesuítico-Guaranis do Prata (I Congresso da Organização Internacional de Folclore)
    2010 (Total: 1)
  • Maison du Brésil: a student house for the brazilian elites in Paris (11th European Association of Social Anthropology Bianual Congres. EASA Crisis and imagination)
    2006 (Total: 2)
  • Contruções sociais da memória: experiências de pesquisa (2ª Reunião regional da SBPC)
  • Sepé Tiaraju missioneiro: história e antropologia (2ª SBPC regional do Rio Grande do Sul)
    2009 (Total: 1)
  • Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República francesa (Enseigner le nation par la region: l'exemple de la Troisiéme Republique française)

Produção Técnica

    1995 (Total: 2)
  • A evolução da indumentária no Rio Grande do Sul para o estudo da História no 1° grau
  • O Ensino da História - Uma proposta em construção - IV O planejamento escolar na rede de 2° grau de Santa Maria - PROLICEN 1995
    2018 (Total: 3)
  • Fórum educação, ciência e tecnologia no Brasil: desafios e perspectivas
  • Grupos de Trabalho Ensinar e aprender Antropologia
  • symposiun Culture, learning and education
    2008 (Total: 1)
  • Antropologia e memória: experiências de pesquisa em Ciências Sociais
    2007 (Total: 2)
  • Antropologia e direios humanos: entre poderes nativos e saberes ativos
  • I congresso de educação, arte e cultura
    1995 (Total: 1)
  • VII Encontro Internacional de Estudos Missioneiros eMercosul
    1994 (Total: 1)
  • Seminário Mercossul: Novas perspectivas e abordagens
    2018 (Total: 1)
  • Teh houses of the Brazil in Europe
    1995 (Total: 1)
  • A evolução da indumentária e do arreamento no Rio Grande do Sul
    2018 (Total: 1)
  • open painel: About the house: displacement, emplacement and belonging
    2014 (Total: 3)
  • GT 030 Ensinar e aprender Antropologia na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia
  • III Semináriio Internacional de Educação indígena
  • Mesa redonda Ciências Sociais e Educação
    2013 (Total: 2)
  • I Seminário Educação, Humanidades e conhecimento
  • II Seminário Internacional de Educação Indígena
    2012 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional de Educação Indígena da UFSM
    2009 (Total: 1)
  • Do local ao global
    2008 (Total: 1)
  • Curso de Parentsco
    2007 (Total: 1)
  • História da Educação em Cena
    1998 (Total: 1)
  • Cenas de um casamento: amor, família e sexualidade no ocidente cristão
    1997 (Total: 1)
  • III Encontro de Pesquisadores em História da Educação
    1995 (Total: 1)
  • Seminário: o folclore como fator de unidade regional
    1994 (Total: 2)
  • III Semana de História
  • Palestra Revolução Farroupilha
    2014 (Total: 4)
  • Comissão de Pesquisa CCSH
  • Presidente da comissão de legislação e normas do CEPE/UFSM
  • Presidente da Comissão de Reformulação Curricular - PPC do curso de Licenciatura em Ciências Sociais
  • Presidente do Colegiado de Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - UFSM
    2012 (Total: 1)
  • Presidente do colegiado do curso de Licenciatura em Sociologia
    2010 (Total: 1)
  • Revista eletrônica História e Dicversidade
    2008 (Total: 2)
  • Comissão de ensino, pesquisa e extensão do Gabinete de projetos do Centro de Educação
  • presidente da comissão eleitoral
    1999 (Total: 2)
  • 51ª Reunião Anual da SBPC
  • XX Simpósio Nacional de História
    1997 (Total: 2)
  • 5ª Reunião Especial da SBPC
  • Comissão para avaliação do regimento interno do PPGE
    1995 (Total: 2)
  • Montagem de Exposições e Banco de Dados das Manifestações Folclóricas Regionais no Museu Educativo UFSM, focalizando a Religiosidade Popular de Santa Maria
  • Projeto de avaliação do currículo da faculdade de História
    1994 (Total: 1)
  • Monitoria da disciplina EOS 135 - Hisória da América 1
    2011 (Total: 1)
  • Seleção de candidatos ao PPGCS stricto senso mestrado
    2019 (Total: 2)
  • A Casa do Brasil de Lisboa: uma associação de Acolhida
  • Notas sobre o desafio de educar no Brasil?,
    2018 (Total: 1)
  • As casas do Brasil na Europa: apontamentos sobre antropologia, etnografia e educação
    2012 (Total: 2)
  • Maison du Brésil: cotidiano, memórias e identidades de um território brasileiro em Paris
  • PET Ñande Reko UFSM: breve relato da construção de uma expriência de inclusão universitária
    2011 (Total: 2)
  • Maison du Brésil: uma residência para pesquisadores em situação de imigração temporária em Paris
  • PET INDÍGENA ÑANDE REKO UFSM: RELATO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA
    2010 (Total: 1)
  • Maison du Brésil: un territoire brésilien à Paris
    2009 (Total: 1)
  • Vestida de prenda: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas
    2008 (Total: 2)
  • História, memória e antropologia: a música missioneira no Rio Grande do Sul
  • indumentária gaúcha: uma análise etnográfica da pedaogia tradicionalista das pilchas
    2007 (Total: 2)
  • "Esta terra tem dono": representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul
  • identidade, pertencimento e reconhecimeno. Notas sobre experiências etnográficas no Rio Grande do Sul
    2019 (Total: 2)
  • Les memoires de la Maison du Brésil
  • Uma década de Ensino de Sociologia: balanço e perspectivas
    2018 (Total: 1)
  • Os 10 anos da Sociologia no ensino médio no Brasil: considerações sobre a formação de professores de Ciências Sociais
    2017 (Total: 4)
  • A Antropologia na formação de professores e o ensino de história e cultura indígena nas escolas
  • As Casas do Brasil na Europa
  • As Casas do Brasil na Europa: apontamentos sobre antropologia, etnografia e educação
  • Les ?Casas do Brasil? en Europe: les résidences d?étudiants et les associations de soutien aux immigrants. Rapports entre l?anthropologie, l?ethnographie et l?éducation
    2012 (Total: 3)
  • Educação Indígena
  • Escola, conhecimento e Sociologia
  • Pet Ñande Reko: relato de uma experiência com estudantes indígenas na UFSM
    2011 (Total: 4)
  • Educação indígena
  • Educação indígena em Santa Maria
  • Pesquisa em Ciências Sociais e Educação
  • Pesquisa em Ciências Sociais e Educação: o método etnográfico
    2007 (Total: 1)
  • Tradicionalismo, escola e diversidade cultural
    2006 (Total: 4)
  • A lenda do Sepé Tiaraju
  • Esta terra tem dono. representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul
  • Identidades e pertencimentos
  • Missões e turismo histórico regional
    2014 (Total: 1)
  • A INVISBILIDADE INDÍGENA NO RIO GRANDE DO SUL: MITO, DIFERENÇA CULTURAL E EDUCAÇÃO
    2013 (Total: 1)
  • A invisibilidade indígena no Rio Grande do Sul: por uma antropologia das circularidades entre mito, diversidade cultural e educação
    2012 (Total: 2)
  • A invisibilidade indígena no Rio Grande do Sul: circularidades entre mito, diversidade cultural e educação.
  • As Casas do Brasil: memórias, identidades e territórios educacionais de estudantes brasileiros na Europa
    2010 (Total: 3)
  • Gauchism, scholl and Cultural diversity in Rio Grande do Sul, Brasil
  • Maison du Brésil: a brazilian territory in Paris
  • Maison du Brésil: um território brasileiro em Paris
    2009 (Total: 1)
  • "This land has a landlord":representations of the past missioner in Rio Grande do Sul. The myth of Sepé Tiaraju
    2013 (Total: 1)
  • Mesa Mitologia Ameríndia
    2007 (Total: 1)
  • O cotidiano de índios urbanos. Dicutindo um pocesso histórico para desenvolver uma proposta de antropologia aplicada á educação indígena em Santa Maria
    2006 (Total: 1)
  • Comentário do filme Machuca
    2013 (Total: 1)
  • Intelectuais indígenas em formação: a experiência dos grupos PET UFSM/UFPR
    2012 (Total: 1)
  • Educação indígena na UFSM (A experiência das instituições de ensino superior)
    2019 (Total: 1)
  • O ensino de antropologia em debate: entrevista com Ceres Karam Brum
    2017 (Total: 1)
  • As Casas do Brasil na Europa
    2013 (Total: 1)
  • Invisibilidade indígena
    2011 (Total: 1)
  • Programa Fronteiras - OS USOS DOS PASSADO NO PRESENTE
    2008 (Total: 1)
  • Aula inaugural do Mestrado em Ciências Sociais
    2007 (Total: 1)
  • Antropologia e direitos humanos
    2004 (Total: 1)
  • Semana Farroupilha
    2012 (Total: 1)
  • Programa Contraponto - A questão indígena em Santa Maria
    2008 (Total: 1)
  • A questão indígena em Santa Maria
    2006 (Total: 1)
  • Folclore no Rio Grande do Sul
    2004 (Total: 1)
  • O tradicionalismo gaúcho
    2017 (Total: 1)
  • As Casas do Brasil na Europa: residências estudantis e associações de apoio aos imigrantes: relatório pesquisador visitante ICS/UL
    2010 (Total: 1)
  • descritif des activités de la recherche post-doctorale Maison du Brésil un territoire brésilien à Paris
    1996 (Total: 1)
  • Montagem de Exposições e Banco de Dados das Manifestações Folclóricas RGS
    2017 (Total: 1)
  • Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia
    2014 (Total: 3)
  • Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
  • Comissão de elboração do regimento interno do CCSH
  • Conselho do CCSH
    2012 (Total: 2)
  • Comissão de auto avaliação do Curso de Licenciatura em Sociologia
  • Comissão Evento Curso de Sociologia 2013
    2014 (Total: 1)
  • Núcleo Docente Estruturante
    2012 (Total: 1)
  • Comissão de Pesquisa do CCSH
    2003 (Total: 2)
  • Consultoria Antropológica para o projeto Rota Missões - SEBRAE
  • Consultoria Antropolóica para a Prefeitura Municipal de São Nicolau - RS
    2008 (Total: 1)
  • PROLIND
    2002 (Total: 1)
  • Paulo Ary Moreira: Gaúcho, Romântico, Latino
    2022 (Total: 1)
  • parecerista ad hoc antropolítica
    2020 (Total: 1)
  • parecer artigo As artes de fazer cotidianas de empregadas domésticas inseridas em micro dimensões organizativas da vida social
    2019 (Total: 1)
  • parecer/avaliação de artigo para revista de estudos e pesquisas sobre as Américas
    2017 (Total: 2)
  • Parecer de artigo para revista percursos
  • revista percursos Parecer do artigo
    2016 (Total: 1)
  • análise de artigo para a Revista Etnográfica
    2015 (Total: 3)
  • parecer para a revista Horizontes antropológicos
  • parecerista ad hoc para Revista Ciências Sociais Unissinos
  • Parecer para revista SociologiaS ppgs ufrgs
    2014 (Total: 1)
  • Mujeres y relaciones de genero en culturas ecuestres brasileñas
    2013 (Total: 3)
  • A relação afro-ameríndia do Negrinho do Pastoreio e do Saci Pererê na mitologia
  • Narrativas míticas em região insular ou o caso da cobra norato ou tupinambá na ilha do Marajó
  • Parecer para Revista Eletrônica história e Diversidade
    2011 (Total: 2)
  • Parecer ad hoc para a Revista Sociais e Humanas
  • Parecerista ad hoc do artigo1511 da Revista Sociais e Humanas
    2010 (Total: 2)
  • parecerista ad hoc de artigo para a revista Horizontes antropológicos para o número ciclos de vida
  • Parecer do artigo A Participação das ?etnias imigrantes? no Tradicionalismo Gaúcho"
    2009 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc do artigo A dama de Caio: interfaces entre sociologia e literatura
    2008 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc do artigo: Agora é lei. A transformação dos rodeios em esporte. Revista Horizontes Antropológicos
    2005 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc do artigo ILUSTRAÇÃO E EDUCAÇÃO: uma leitura de Bernardo Guimarães. Revista do Centro de Educação da UFSM
  • Parecerista ad hoc do artigo QUESTÕES DE LEGITIMIDADE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: o ensino secundário regular a equiparação do ginásio Paranaense ao congênere federal. Revista do Centro de Educação da UFSM
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso)'
    2019 (Total: 1)
  • Relatório de Atividades Comissão de Educação Ciência & Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia 2017/2018

Produção Artística

    2009 (Total: 1)
  • A questão indígena em Santa Maria em debate
    2002 (Total: 1)
  • Paul Ary Moreira: gaúcho, romãntico , latino
    1991 (Total: 1)
  • Monitora de Canto do Club de la Chanson
    1989 (Total: 1)
  • Monitora de Canto do Club de la Chanson

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Aguyje do efêmero ao eterno: interculturalidade na combinação de saberes de atenção à saúde dos Mbyá-Guarani da comunidade Tekoá Koenjú
    2019 (Total: 2)
  • ?ILEXLANDIA?, A TERRA DA ERVA MATE: A CONTRIBUIÇÃO DOS ?CANTAUTORES? RIO-GRANDENSES NA CONSTITUIÇÃO DO IMAGINÁRIO PLATINO
  • A voz e a vez da criança: um olhar antropológico para a circulação de culturas da pequena infância na escola
    2018 (Total: 1)
  • Ocupo logo existo: ocupações secundaristas e o tecer de outra educação possível
    2017 (Total: 1)
  • ?SOU GUERREIRA, SOU VALENTE, DO PRIMEIRO REGIMENTO, ENFERMEIRA E COMBATENTE?: NARRATIVAS SOBRE A CABO TOCO EM CACHOEIRA DO SUL
    2016 (Total: 1)
  • Um estudo antropológico das práticas pedagógicas desenvolvidas no seminário integrado da instituição de ensino Edna May Cardoso
    2015 (Total: 2)
  • Autonomia indígena: a perspectiva Mbyáguarani em Santa maria
  • Sociologia serve para quê?as praticas escolares do ensino de sociologia no ensino médio na instituição de ensino Olavo Bilac de Santa Maria-RS
    2014 (Total: 2)
  • Educar, viver ,trabalhar: os significados do fazer os artesanatos entre os Kaingang da Ema Por Fi Ga
  • Patrimônio público ou de ninguém? Um estudo antropológico sobre as intervenções ao patrimônio escolar
    2012 (Total: 2)
  • Em busca de um mesmo "CÉU": estudo antropológico sobre (ex) moradores da Casa de Estudante da Universidade Federal de Santa Maria
  • Escola e vida no cárcere: uma etnografia no presídio regional de Santa Maria
    2011 (Total: 3)
  • De homens e galos: um estudo antropológico sobre o jogo absorvente na região central do Rio Grande do Sul
  • Entre mitos e ritos: a Romaris de Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças em Santa Maria - RS
  • No campo da educação escolar indígena: uma etnografia sobre territorialidade, educação e infância na perspectiva mbyá-guarani
    2009 (Total: 2)
  • "Vem tecemos a nossa liberdade": uma etnografia das solidariedades e dos conflitos vividos por sem terra no norte do Rio Grande do Sul
  • De bota e bombacha: Um estudo antropológico sobre as identidades gaúchas e o tradicionalismo
    2023 (Total: 1)
  • ENTRELAÇANDO ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA INDÍGENA NA UNIPAMPA
    2023 (Total: 1)
  • "COZINHAR COM GOSTO: UMA AUTOETNOGRAFIA DE TRAJETÓRIA DE VIDA
    2016 (Total: 1)
  • O PERCURSO DA APRENDIZAGEM DE UMA DISCIPLINA VIGILANTE: APONTAMENTOS ACERCA DA EDUCAÇÃO DE MÉDIUNS ESPÍRITAS
    2015 (Total: 2)
  • Cartografando o espaço escolar na perspectiva de professores em formação: um entendimento a partir de relações
  • Piquete tradicionalista Anita Garibaldi:etnografia de uma cavalgada
    2014 (Total: 1)
  • Política indigenista: da tutela aos direitos contemporâneos
    2009 (Total: 1)
  • uma análise etnográfica do sistema penal no presídio regional de Santa Maria
    2006 (Total: 1)
  • Ciência e informalidade. As duas faces do ensino de geografia