Ricardo Fajardo

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 3)
  • doi ISSN Análise do índice de privação das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul (Estudos em Avaliação Educacional (Online))
  • ISSN Applets de Área no GeoGebra: colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas (REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO)
  • doi ISSN O papel das tutoras na formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a Pedagogia a Distância, da Universidade Federal de Santa Maria (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
    2020 (Total: 4)
  • ISSN A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
  • ISSN Movimento e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
  • ISSN O PENSAMENTO ALGÉBRICO SEGUNDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: ANÁLISE DE EPISÓDIOS DE TRABALHO CONJUNTO NO 5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
  • ISSN Uma análise de procedimentos metodológicos executados numa disciplina de Matemática na Pós- Graduaç ão durante a pandemia da COVID- 19 (REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO)
    2017 (Total: 2)
  • ISSN ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A AVALIAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA (Educação Matemática em Revista)
  • doi ISSN Um olhar sobre a hierarquia das quatro operações aritméticas nas expressões numéricas (Educação Matemática Debate)
    2022 (Total: 1)
  • ISSN O papel das tutoras na formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a Pedagogia a Distância, da Universidade Federal de Santa Maria (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
    2022 (Total: 2)
  • doi Álgebra Abstrata na formação de professores de Matemática: um levantamento bibliográfico de dissertações e teses (OPEN SCIENCE RESEARCH I)
  • DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: uma realidade presente em diferentes níveis de ensino (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem)
    2020 (Total: 2)
  • doi Algumas leituras no viés do modelo dos campos semânticos e etnomatemática (Série Educar- Volume 19 ¿ Matemática)
  • doi As séries finais do Ensino Fundamental e os desafios do ensino e aprendizagem em Matemática: um estudo de caso em Cachoeira do Sul/RS (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
    2019 (Total: 3)
  • A Formação Inicial e a Aproximação entre Escola e Universidade: o Pibid UFSM (Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no contexto de interação entre Escola da Educação Básica e Universidade)
  • doi A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CACHOEIRA DO SUL (RS) (Ensino de ciências e educação matemática)
  • doi SEMELHANÇAS ENCONTRADAS NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE LOGARITMOS (Matemática: Ciência e Aplicações 4)
    2018 (Total: 1)
  • O Clube de Matemática do Pibid/Interdem (Clube de Matemática: vivências nos anos iniciais do Ensino Fundamental)
    2013 (Total: 1)
  • PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores (PIBID/UFSM Experiências e Aprendizagens)
    2017 (Total: 2)
  • Escolha de livros didáticos auxiliada por mapas conceituais: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores de Matemática
  • MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
    2018 (Total: 1)
  • Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do Pibid História/UFSM
    2012 (Total: 1)
  • Matemática: caderno técnico
    2022 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de Ensino e Aprendizagem)
    2023 (Total: 5)
  • A CRIPTOGRAFIA E A MATEMÁTICA: DE UM INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À UM MÉTODO DE INCENTIVO DE APRENDIZAGEM (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • Álgebra abstrata no curso de matemática (Reflexión Académica en Diseño & Comunicación N°LIII)
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL: UM OLHAR SOBRE A BNCC (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • GEOMETRIA E ARTE: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO CONTEÚDO DE LADRILHAMENTOS INSPIRADOS NA OBRA DE MAX-BILL (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • O PAPEL DA FAMÍLIA FACE A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE ENSINO EFICIENTE (VIII Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2022 (Total: 5)
  • Educação escolar quilombola: um olhar em materiais de matemática (Reflexión Académica en Diseño y Comunicación)
  • INICIANDO A PROFISSÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • O lúdico na sala de aula de Matemática: uma experiência (Reflexión Académica en Diseño y Comunicación)
  • O USO DE JOGOS NA REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UMA BUSCA PELA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES (Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • Relações de gênero e matemática (Reflexión Académica en Diseño y Comunicación)
    2021 (Total: 3)
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA: DOS PRIMÓRDIOS A ATUALIDADE (VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
  • PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NACIONAL NO ESTADO DO RS, NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA 24º CRE - CACHOEIRA DO SUL (VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
  • RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR (VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
    2020 (Total: 5)
  • AFETIVIDADE E MATEMÁTICA: UM TEMA CENTRADO NO ENSINO SUPERIOR (VIII Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE DISSERTAÇÕES E TESES (XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática)
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (XXIV EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA DO BRASIL (1549-2001) (VIII Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • UMA ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM O CONTEÚDO DE ANÉIS E GRUPOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (VIII Jornada Nacional de Educação Matemática)
    2019 (Total: 2)
  • ALGUMAS LEITURAS POSITIVAS NA INTERFACE DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática)
    2018 (Total: 8)
  • ALGUMAS COMPREENSÕES ACERCA DO MOVIMENTO HISTÓRICO E CULTURAL DO PENSAMENTO ALGÉBRICO (Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS ENTRE MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E ETNOMATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática/ Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • MULHERES NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DESTA CIÊNCIA EXATA (Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • O PNAIC - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS (Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • O USO DE TRUQUES ?MATEMÁGICOS? NO ENSINO DE MATEMÁTICA (Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • PROJETO A MATEMÁTICA DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE METODLOGIA ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA (Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • SEMELHANÇAS ENCONTRADAS NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE LOGARITMOS (Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • UMA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE OFICINAS DE MATEMÁGICA EM ESCOLAS BÁSICAS DO MUNÍCIPIO DE SANTA MARIA, RS (Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
    2017 (Total: 2)
  • A construção do conceito de ângulos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre formação de professores que ensinam matemática (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (21. : 2017 : Pelotas, RS))
  • Estado do Conhecimento acerca do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as dissertações e teses brasileiras (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (21. : 2017 : Pelotas, RS))
    2016 (Total: 5)
  • A Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo sobre problemas epistemológicos de ensino-aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS) (XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM)
  • A PRÁTICA DOCENTE COM MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINAR (V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA COM O AUXÍLIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO (V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • O GEOGEBRA E A MATEMÁGICA: SUGESTÕES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA (I Congresso Brasileiro do Geogebra)
    2014 (Total: 4)
  • DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA (V Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • INCENTIVANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ?MATEMÁGICA? (XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul)
  • MOTIVANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS INCLUÍDOS (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • TRABALHANDO COM GRANDEZAS E MEDIDAS (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática)
    2013 (Total: 7)
  • A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS (VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Investigações e ações em Educação Matemática: a constituição de um grupo de estudos e pesquisas (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM))
  • Matemágica: uma perspectiva pedagógica no ensino de Matemática (XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • Matemática Crítica: o por que de algumas definições e regras (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS INCLUÍDOS (XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • QUIZ: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL (XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES (VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
    2012 (Total: 7)
  • Avaliação em Matemática: análise comparativa desse processo em escolas de educação básica do município de Júlio de Castilhos (3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática)
  • OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS DE ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DO CONCRETO AO ABSTRATO (XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Planos de internet 3G sob a ótica da Modelagem Matemática (3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática)
  • SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO (XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Um relato sobre o uso do lúdico no ensino de Matemática: matemágica na sala de aula (XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostre de Extensão 'Ciência, Reflexividade e (In)Certezas'.)
  • UM RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MATEMÁGICA NA SALA DE AULA (SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUMAS PROPRIEDADES DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
    2011 (Total: 8)
  • A Educação Matemática Através da Resolução de Problemas (Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • A Lógica do Raciocínio Matemático (Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Análise Comparativa do Processo Avaliativo Desenvolvido nas Disciplinas de Matemática em Escolas do Município de Júlio de Castilhos (Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Formação de Professores que Ensinam Matemática na Perspectiva da Atividade Oreintada de Ensino: diálogos entre diferentes sujeitos (Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Matemágica nos anos iniciais: uma perspectiva pedagógica (I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais)
  • Matemágica: uma perspectiva pedagógica em sala de aula (Conferência Interamericana de Educação Matemática)
  • Matemática na Sala de Aula (Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Sobre um Estudo Comparativo da Subtração e Divisão entre a Matemática Egípcia Antiga e Alguns Livros Didáticos (Congresso Nacional de Educação Matemática)
    2010 (Total: 7)
  • A Educação Matemática através de Resolução de Problemas: Um Relato de Experiência (V Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • A Matemágica na Sala de Aula (III Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • Da Experiência Sensorial em Educação ao Laboratório de ensino de Matemática: alguns dos caminhos percorridos (II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria)
  • Jogos e Materiais Didáticos em Educação: o que e por quê? (II Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria)
  • LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS (X Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • Matemágica na Sala de Aula (XIV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE))
  • Matemágica na Sala de Aula: Um Relato de Experiência (V Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
    2009 (Total: 1)
  • Modelagem na Educação Matemática de Jovens e Adultos: Iniciando uma atividade comercial (VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática)
    2008 (Total: 4)
  • Algumas considerações práticas e conceituais sobre a raiz quadrada de dois (14a. Jornada Nacional da Educação - UNIFRA)
  • Matemática, Modelagem e Formulação de Problemas no Ensino da Escola Básica (III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática)
  • Previsão da Falta de Água (III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática)
  • Reações Químicas: Usando a Modelagem Matemática para Explorar Sistemas de Equações Lineares Homogêneas (III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática)
    2007 (Total: 1)
  • Sobre Algumas Considerações Conceituais da Álgebra Ensinada na Escola Básica (IX Encontro Paranaense de Educação Matemática)
    2021 (Total: 2)
  • AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE VÍNCULOS AFETIVOS NA MATEMÁTICA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ANÁLISE INVESTIGATIVA CURRICULAR DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 7)
  • ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE ÁLGEBRA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFSM (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação Escolar Quilombola: um olhar em materiais de Matemática (Interfaces 8 - 2020)
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM OLHAR PARA ASPECTOS HISTÓRICOS (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O lúdico na sala de aula de Matemática: uma experiência (Interfaces 8 - 2020)
  • Relações de gênero e Matemática (Interfaces 8 - 2020)
  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 2)
  • MAPEAMENTO SOBRE PESQUISAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA (34a Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
  • MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO (34a Jornada Acadêmica Integrada JAI/UFSM)
    2018 (Total: 2)
  • O USO DE MATEMÁGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA (33a Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
  • UM ESTUDO ACERCA DO MENOR NÚMERO DE PESQUISADORAS NA MATEMÁTICA (33a. Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
    2017 (Total: 6)
  • A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
  • A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA (32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
  • Em busca de uma representação geométrica que diferencie os números racionais e irracionais (32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
  • MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA)
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017)
  • UM ESTUDO SOBRE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES (32a. Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
    2016 (Total: 2)
  • EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS (XXXI Jornada Acadêmica Integrada (UFSM))
  • O ASPECTO LÚDICO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (XXXI Jornada Acadêmica Integrada (UFSM))
    2015 (Total: 1)
  • A MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS ESCRITOS ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS (30a Jornada Acadêmica Integrada (UFSM))
    2012 (Total: 4)
  • A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS (27a. Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação continuada de professores via OBMEP (27a. Jornada Acadêmica Integrada)
  • Matemática Crítica: desvendando os porquês de algumas definições e regras (27a. Jornada Acadêmica Integrada)
  • MATEMÁGICA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA (27a. Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 1)
  • Ensino de Trigonometria com o auxílio do software Geogebra (V Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
    2008 (Total: 1)
  • Objetos de Aprendizagem: Usá-los ou Não? Eis a Questão! (1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria)
    2023 (Total: 1)
  • OS NEXOS CONCEITUAIS NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM (VII Colóquio do GEPAPe)
    2011 (Total: 4)
  • As Operações Aritméticas Básicas de Adição e Multiplicação: uma perspectiva pedagógica do concreto ao abstrato (26a. Jornada Acadêmica Integrada - PROLICEN/UFSM)
  • Matemágica na Sala de Aula (26a. Jornada Acadêmica Integrada - FIEX/UFSM)
  • Um Estudo sobre as Raízes Históricas da Matemática Elementar (26a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA (26a. Jornada Acadêmica Integrada - IC-REUNI / UFSM)
    2010 (Total: 5)
  • A Educação Matemática através da Resolução de Problemas (25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • A Lógica do Raciocínio Matemático (25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Concepções de alguns Professores de Matemática da Rede Pública de Júlio de Castilhos sobre o Processo Avaliativo (Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Matemágica na Sala de Aula (25a. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Um Estudo sobre as Raízes Históricas da Matemática Elementar (25a. Jornada Acadêmica Integrada: IC-REUNI/UFSM)
    2010 (Total: 1)
  • Winstats - software (Winstats)

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • MATEMÁGICA NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
    2023 (Total: 1)
  • Anais da VIII Escola de Inverno de Educação Matemática
    2016 (Total: 1)
  • V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática
    2015 (Total: 1)
  • Anais da 30a. Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria
    2014 (Total: 1)
  • IV Escola de Inverno de Educação Matemática / II Encontro Nacional Pibid Matemática
    2013 (Total: 1)
  • XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
    2012 (Total: 2)
  • ANAIS 27a. JAI - UFSM
  • Escola de Inverno de Educação Matemática - Encontro Nacional PIBID -Matemática
    2011 (Total: 1)
  • ANAIS 26a. JAI - UFSM
    2023 (Total: 1)
  • VIII Escola de Inverno de Educação Matemática
    2018 (Total: 1)
  • VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática
    2016 (Total: 1)
  • V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática ISSN: 2316-7785
    2016 (Total: 1)
  • V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática
    2014 (Total: 2)
  • IV Escola de Inverno de Educação Matemática / II Encontro Nacional Pibid Matemática
  • IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional Pibid Matemática
    2013 (Total: 1)
  • XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
    2012 (Total: 1)
  • 3a. Escola de Inverno de Educação Matemática e 1o. Encontro Nacional PIBID-Matemática
    2010 (Total: 1)
  • Primeiro Colóquio de Matemática da Região Sul
    2009 (Total: 1)
  • 8a. Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas: Curso de Matemática
    2008 (Total: 1)
  • 1a. Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria
    2010 (Total: 1)
  • Matemágica na Sala de Aula
    2009 (Total: 1)
  • Tradução do Aplicativo Winstats ao Português
    2005 (Total: 2)
  • Resolução e Criação de Situações Problema
  • Um Método Alternativo para Introduzir Conceitos Geométricos e Algébricos no Ensino Fundamental e Médio
    2016 (Total: 1)
  • EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS
    2015 (Total: 3)
  • Algumas reflexões de como usar o erro como uma ferramenta didática
  • Ideias de como usar a tabuada para trabalhar as propriedades aritméticas básicas com os alunos
  • Trabalhando conceitos de geometria básica com os alunos
    2014 (Total: 2)
  • DESVENDANDO OS POR QUÊS DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E REGRAS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA BÁSICA
  • Experiência do PIBID nas licenciaturas, arquitetando saberes e fazeres da/na docência
    2012 (Total: 1)
  • O Ensino da Matemática Atualmente
    2018 (Total: 3)
  • Avaliador de trabalhos da 33a. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
  • COORDENADOR SESSÃO DE DIÁLOGOS EDUCACIONAIS NA VI JNEM E XX JREM
  • Membro do Comitê Científico da VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática
    2021 (Total: 3)
  • 36a. JAI - Jornada Acadêmica Integrada UFSM
  • VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
  • XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática ? EGEM
    2018 (Total: 5)
  • Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) - e-ISSN 2176-6681; p-ISSN 0034-7183
  • Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769
  • Parecerista ad hoc da Revista Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12 (MTLT)
  • Parecerista ad hoc da VI Escola de Inverno de Educação Matemática & XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática ISSN 2316-7785
  • Parecerista ad hoc Revista Thema - e-ISSN 2177-2894 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
    2017 (Total: 3)
  • 32ª Jornada Acadêmica Integrada
  • II ENALICSUL, II PIBID/SUL, II Seminário Institucional Pibid/Unisinos
  • VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017 - ISSN 2318-7271
    2016 (Total: 7)
  • Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online) - ISSN 0034-7183
  • Parecerista ad hoc - Revista Thema - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769
  • Parecerista ad hoc - V Escola de Inverno de Educação Matemática e III Encontro Nacional Pibid Matemática ISSN: 2316-7785
  • Parecerista ad hoc - VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e V Seminário Nacional do Pibid
  • Parecerista ad hoc - VI Jornada Nacional de Educação Matemática - ISSN: 2316-3429
  • Parecerista ad hoc - XII Encontro Nacional de Educação Matemática
    2015 (Total: 3)
  • Avaliador de trabalho - XXX Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria - JAI/UFSM
  • Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online) - ISSN 0034-7183.
  • Parecerista ad hoc - The Mathematics Teacher - ISSN 0025-5769
    2024 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2023 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2022 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2021 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2020 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2019 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2018 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Mathematics Teacher: Learning and Teaching PreK-12'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'Revista Thema'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'
  • Revisor de periódico 'The Mathematics Teacher'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2015 (Total: 2)
  • A Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
  • Uma Análise da Contribuição de Applets do GeoGebra como Recurso Interativo para o Estudo de Áreas e Volumes de algumas Figuras Geométricas Aplicados a alguns Calouros da Matemática/UFSM 2016
    2014 (Total: 4)
  • A MATEMÁTICA EM LIVROS ESCRITOS EM LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA ENTRE A DÉCADA DE 1960 E OS DIAS ATUAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS
  • EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
  • O ASPECTO LÚDICO PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL
  • UM OLHAR VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS
    2013 (Total: 1)
  • Análise de Erros de alunos do sexto ano da disciplina de Matemática
    2014 (Total: 2)
  • A Busca de Padrão em Livros Didáticos do Ensino Médio
  • UMA ANÁLISE SOBRE A PREPARAÇÃO DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA/RS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA
    2012 (Total: 3)
  • A História dos Números (Um Relato)
  • Sistemas Numéricos: Números Decimais
  • Um Olhar Impregnado de Experiência sobre os Símbolos Matemáticos