Gisela Reis Biancalana

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 1)
  • Discursos do Corpo na Arte vol 3 (Discursos do corpo na Arte vol 3)
    2017 (Total: 1)
  • Discursos do Corpo na Arte vol 2 (Discursos do corpo na Arte vol 2)
    2014 (Total: 1)
  • Discursos do Corpo na Arte vol 1 (Discursos do corpo na Arte vol 1)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN 'CO': prefixo latino que traz consigo o sentido de 'com' (PARALELO 31)
  • ISSN Performance arte e relações de gênero: um diálogo transversal entre arte e cultura (PARALELO 31)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN Quando a performance começa?: uma poética edificada sobre a afetividade e a cibercultura (ART&SENSORIUM)
  • doi ISSN Um olhar feminino sobre a performance Excesso, Pedras e Dores (REVISTA ASPAS)
    2019 (Total: 3)
  • ISSN Performance arte: multidisciplinaridade colaborativa como experiência sensível (ART RESEARCH JOURNAL)
  • ISSN Rubra Fluidez: uma performance sobre a menarca (Revista Contemporânea PPGART)
  • ISSN Tecituras ético-sociais na arte de Priscila Rezende: mulhernegra-performer. (Conceição Conception)
    2018 (Total: 6)
  • ISSN A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor (Contemporânea)
  • ISSN A Criação da Performance 'O Zanni Performer no Lixão' (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
  • doi ISSN Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas (REVISTA ASPAS)
  • ISSN CORPO-ARTE: A PERFORMATIVIDADE EM FOCO (Contemporânea)
  • doi ISSN Editorial (Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM)
  • ISSN Performance Arte: processo criador (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
    2017 (Total: 3)
  • ISSN O corpo arte-performativo: o universo feminino compactado na pílula anticoncepcional (PARALELO 31)
  • ISSN Performance Arte: Processo Criador (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
  • ISSN Um Devaneio Poético no Corpo Performativo: a experiência do tempo no feminino (REVISTA CENA)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN Os Corpos que Dançaram suas Vozes (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO])
    2014 (Total: 1)
  • ISSN Danças Regionalistas Riograndenses, gênero e memória (Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A Crítica de Arte na Contemporaneidade:considerações sobre o crítico e sua produção na atualidade (Expressão (Santa Maria))
    2011 (Total: 2)
  • doi ISSN A Presença Performativa nas Artes da Cena e a Improvisação (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO])
  • ISSN Uma Trajetória em Busca de Princípios que regem o Corpo-Arte a partir de um Universo Cultural Específico: A Dança dos Orixás (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
    2010 (Total: 2)
  • ISSN PERFORMANCES CULTURAIS POPULARES: REFLEXÕES SOBRE SEU ASPECTO IMPROVISACIONAL (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN PESQUISA E ARTE CÊNICA: da modernidade a desfronteirização contemporânea nos processos criativos do corpo teatral investigativo (Expressão (Santa Maria))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN O Estudo do Conceito de Performance Artítica Cênica sob a Luz dos Pressupostos de Schechner (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
    2022 (Total: 1)
  • L'indicible qui saute aux yeux (DÉCRIRE L?INSAISISSABLE : RECHERCHE, PÉDAGOGIE ET PROCESSUS DE CRÉATION EN PRATIQUES PERFORMATIVES)
    2021 (Total: 2)
  • Cont@to: o individual e o coletivo em performance artística colaborativa (Discursos do Corpo na Arte)
  • Performance Arte, Experiência e Colaboratividade: um percurso de pedras, dores e afetos (Formação e processos de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas)
    2020 (Total: 5)
  • CRIAÇÃO EM PERFORMANCE: RELAÇÕES COM O SAGRADO FEMININO E A ANCESTRALIDADE (As poéticas, políticas do corpo e seus trânsitos nas danças do por-vir)
  • Em Mar Aberto: performance arte e ecologia (As poéticas, políticas do corpo e seus trânsitos nas danças do por-vir)
  • POÉTICAS AUTOETNOGRÁFICAS EM PERFORMANCE ARTE (SABERES-FAZERES EM DANÇAS POPULARES)
  • TRANSFIGURAÇÕES: UMA PERFORMANCE DO CORPO-AMBIENTE (Carnes vivas : dança, corpo e política)
  • VÍDEO-PERFORMANCE NAS REDES SOCIAIS: CAMA DE ESTAR (DANÇA E TECNOLOGIA: QUAIS DANÇAS ESTÃO POR VIR?)
    2019 (Total: 1)
  • O Indizível que salta aos olhos (Descrever o Inapreensível performance, pesquisa e pedagogia)
    2017 (Total: 5)
  • A Cultura Instaurada nos Corpos em Performance Arte (PPGART 2007-2017:históricos e percursos)
  • A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (E-book: Discursos do Corpo na Arte - volume 1)
  • O Corpo-Arte Performativo na Contemporaneidade (E-book Discursos do Corpo na Arte volume 2)
  • O CORPO-ARTE PERFORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE (Discursos do Corpo na Arte - volume 2)
  • Os Percursos da Arte Contemporânea Performativa enquanto materialidade a ser Interpretada (Análise de Discurso em Rede: cultura e mídia)
    2015 (Total: 1)
  • ELEMENTOS CULTURAIS EM PERFORMANCE: UM PERCURSO PRESENTIFICADO (Mapas e Percursos, estudos da cena)
    2014 (Total: 1)
  • A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Discursos do Corpo na Arte)
    2013 (Total: 2)
  • O Processo Criador da Performance Existir Juntos: autoria e colaboração (Artistas, autoria e as práticas colaborativas)
  • Reflexões sobre os processos de produção do conhecimento performativo nas culturas populares (Performance e Educação)
    2022 (Total: 1)
  • Discursos do Corpo na Arte vol 3
    2021 (Total: 1)
  • E book Discursos do Corpo na Arte vol 3
    2017 (Total: 3)
  • Discursos do Corpo na Arte - volume 2
  • E-book Discursos do Corpo na Arte - volume 1
  • E-book Discursos do Corpo na Arte - volume 2
    2014 (Total: 1)
  • Discursos do Corpo na Arte - volume 1
    2018 (Total: 1)
  • Catálogo CAL 55 anos - História e Memória
    2024 (Total: 1)
  • doi DERIVAS TRANSVERSAIS E EXPANSIVAS EM PERFORMANCE: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS EM ESTADO DE ARTE (32º Encontro Nacional da ANPAP Formas de vida)
    2022 (Total: 2)
  • doi PERFORMANCE E BRICOLAGEM: INTERSECÇÕES NA RELAÇÃO COM PRODUTOS CULTURAIS DO ORIENTALISMO PÓS-COLONIAL NO BRASIL (30º Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS)
  • UM PERCURSO POÉTICO EM PERFORMANCE ARTE: ENTRE PEDRAS E MULHERES (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL)
    2021 (Total: 14)
  • (DES) ÁGUA EM NÓS: A BRICOLAGEM COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE CRIAÇÃO (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • FELDENKRAIS E TUNING SCORES: UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • FRUTO DO VOSSO SANGUE, MULHER: VIDEOPERFORMANCE, O FEMININO E O SAGRADO (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • MINHA TECITURA: UM ENCONTRO EM PERFORMANCE DE CINCO GERAÇÕES DE MULHERES DE UMA MESMA FAMÍLIA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • Mulher de Fases: uma criação performativa dos ciclos menstruais (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • PERFORMANCE ARTE COMO POLÍTICA DE RESISTÊNCIA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • PERFORMANCE ARTE: UMA CRIAÇÃO A PARTIR DE PRODUTOS CULTURAIS ORIENTALISTAS (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • PERFORMANCE-ARTE E DISCO DE VINIL: POP, POLÍTICA E HIBRIDAÇÕES (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
  • SARÇA ARDENTE: UMA PERFORMANCE EXPANDIDA (30º encontro nacional da ANPAP (Re)existências)
  • Tentativa de esgotamento 1: a criação de Performances e a cultura pop orientalista (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
  • UMA POÉTICA DO FEMININO: CRIAÇÃO EM VIDEOPERFORMANCE E AUTOBIOGRAFIA (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
  • Ver-fazendo, fazendo-ver: performar (in)visibilidades no/do/pelo corpo pandêmico em movimento (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
  • Videoperformance Falanges: corpo, espaço e cultura em fluxo (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
  • VIDEOPERFORMANCE FALAGENS: A AUTOETNOGRAFIA COMO PROPULSORA DE FLUXOS CRIADORES (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
    2020 (Total: 5)
  • Abordagem somática e contato improvisação: procedimentos para um programa performativo. (X Reunião Científica ABRACE)
  • Arte e Política: uma performance abortada (29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas Dispersões 2020)
  • Instalação, performance, composição: o caso Marcianita (X Reunião Científica ABRACE)
  • Pedras e Dores: uma composição performativa urbana compartilhada. (X Reunião Científica ABRACE)
  • Performance e Transversalidade: uma poética das relações de gênero na cultura gaúcha (29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas Dispersões 2020)
    2019 (Total: 5)
  • CAMA DE PEDRAS E TOMATES PODRES: COLABORATIVIDADE EM PERFORMANCES SOLO (: 28 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: origens)
  • Lixo, Arte e Ecoação: uma poética performativa (29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil)
  • OS CONTEXTOS DA ARTE DA PERFORMANCE E A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA (: Anais do 29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil)
  • PERFORMANCE ARTE E QUESTIONAMENTOS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (VI SIGAM Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória)
  • PERFORMANCE-ARTE, GÊNERO E CONTATO IMPROVISAÇÃO: UMA POÉTICA CRIADORA TRANSVERSAL (VI SIGAM Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória)
    2018 (Total: 4)
  • A Pesquisa de Campo como Fazer Artístico em Performance Arte (XXVIII Confaeb do Brasil; VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores)
  • Autoetnografia, suas bases e potencialidades em uma pesquisa em artes visuais (VI Congresso Internacional da Federação de Arte-educadores)
  • No Meu Caminho Havia Uma Pedra: o corpo arte em intervenção performativa (27° Encontro Nacional da ANPAP)
  • Relacionamentos em redes, atravessados pela cibercultura (X Congresso da ABRACE)
    2017 (Total: 7)
  • A performance enquanto elemento fomentador de um processo criativo em artes corporais (V Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança ANDA)
  • Arte Colaborativa: performatividade em perspectiva (V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ANDA)
  • Educação Colaborativa: artes performativas (V Congresso Internacional dos Arte Educadores; XXVII CONFAEB)
  • O Trabalho Cotidiano do Corpo-Arte Performativo (IX Reunião Científica da Abrace)
  • Performance Colaborativa: o corpo-arte político em perspectiva (26° Encontro ANPAP)
  • Quando nasci minha avó (IX Congresso da ABRACE)
  • Stanislawski na Dança (V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança)
    2016 (Total: 3)
  • A Arte da Performance e o Anticoncepcional: elementos da cultura do feminino em cena (IX Congresso da Abrace)
  • Liberdade Aprisionada e/ou Aprisionamento da liberdade: estudos de gênero na Arte da Performance (IX Congresso da Abrace)
  • Trabalhos Conjuntos e Processos Colaborativos (IX Congresso da ABRACE)
    2015 (Total: 2)
  • A Dança e a Arte da Performance (IV Congresso da ANDA)
  • Falar e Não Calar I: Corpo/Olhares que ampliam-se em dança/performance (IV Congresso da ANDA)
    2014 (Total: 2)
  • A busca de um organonpara o performer na cultura dos Orixás (VII Reunião Científica da Abrace)
  • Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado (ABRACE)
    2012 (Total: 2)
  • A Insersão do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Poéticas da Criação 2012 territórios, memórias. identidades)
  • Performatividade: presença cênica e elementos culturais (VII Congresso da Associação Brasileira de Pós Graduação em Artes Cênicas)
    2011 (Total: 2)
  • O Aspecto Improvisacional nas Performances Populares de Trova Galponeira Riograndense (Reunião Científica da ABRACE)
  • Possibilidades da Imagem: A Arte da Performance e a Extensão do Registro (20° Encontro Nacional Subjetividade, Utopias e Fabulações)
    2010 (Total: 2)
  • As Performances de Trova Galponeira em Situações Distintas: a roda de trova e os concursos (Encontro Nacional de Antropologia e Performance)
  • As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses. (ABRACE)
    2009 (Total: 1)
  • A pesquisa teórica nos processos criativos da cena contemporânea (V Reunião Científica da ABRACE)
    2007 (Total: 3)
  • A Performance da Trova Gaúcha Tradicionalista enquanto elemento da cultura popular brasileira (IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas)
  • A Trova Pampena inserida no universo cultural tradicionalista gaúcho e sua vocalidade poética (V Colóquio Internacional de Etnocenologia)
  • O Estudo do conceito de performance artística cênica sob a luz dos pressupostos de Schechner (5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte)
    2017 (Total: 4)
  • A Performance Marcadores: um percurso entre a ação e a poética (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O processo criativo de uma performance em dança embasado na análise ativa e na ação física (IX Reunião Científica da Abrace)
  • Processo Criativo em Dança embasado na análise ativa-ação física e na improvisação (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Virando a Página: uma performance colaborativa na Biblioteca Municipal de Santa Maria (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2016 (Total: 3)
  • O Feminino como um caminho para Performance (Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relação entre Corpo e Objeto: o uso do bambolê para construção de um corpo híbrido e dançante em Performance (III Seminário de Dança, Contemporaneidade e Educação)
  • Trabalhos Conjuntos e Processos Colaborativos Resumo (IX Congresso ABRACE)
    2015 (Total: 2)
  • A Dança e a Arte da Performance (IV Congresso da ANDA)
  • Falar e Não Calar I: Corpo/Olhares que ampliam-se em dança/performance (IV Congresso da ANDA)
    2014 (Total: 3)
  • A Arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do palhaço (VIII Congresso Abrace)
  • Orins: o canto do Batuque como ativador do estado performático (VIII Congresso Abrace)
  • Provocações do Corpo Feminino em Movimento (VII Congresso Abrace)
    2013 (Total: 4)
  • A Arte da Performance e os Processos Formativos de bailarinos, atores e artistas visuais. (III Encontro Científico da ANDA)
  • A busca de um organon para o performer na cultura dos Orixás (VII Reunião Científica da Abrace)
  • A mímesis corpórea dos Orixás como matriz de criação do espetáculo ?A Guerra dos Santos? (VII Encontro de Pesquisa em Arte FUNDARTE)
  • Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado. (ABRACE)
    2012 (Total: 2)
  • A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Poéticas da Criação 2012 territórios memória identidades)
  • Performatividade: presença cênica e elementos culturais (VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas)
    2011 (Total: 1)
  • O Aspecto Improvisacional nas Performances Populares de Trova Galponeira Riograndense (VI Reunião Científica da Abrace)
    2010 (Total: 1)
  • As Performances deTrova Galponeira em situações distintas: a roda de trova e os concursos (Encontro Nacional de Antropologia e Performance)
    2005 (Total: 5)
  • A Abordagem das qualidades de movimento na construção de uma linguagem cênica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Influência da Performance enquanto linguagem nas Manifestações Cênicas Contemporâneas (Jornada Acadêmica Integrada)
  • Aspectos do trabalho de Bufão aplicados no processo criativo de atores na construção de um espetáculo (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Montagem de espetáculo teatral unindo a Commedia Dell'Arte com a cultura do povo gaúcho (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma aproximação entre o Surrealismo Qorpo-Santense e o jogo no trabalho do ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
    2004 (Total: 3)
  • A Mortalha (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Proposta de encenação com aplicação da capoeira como base do processo criativo dos atores em busca de um espetáculo cênico (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2002 (Total: 6)
  • "O Belo, Indiferente", de Jean Cocteau (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação Cênica da obra Ivan Ilicht de Tolstói (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atividades contínuas de extensão (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Criação de um espetáculo solo a partir do conto "Tela Manchada de Sangue", por Van Gogh e da Biografia de Vicent Van Gogh (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Investigação de processos formativos do ator em busca de um espetáculo cênico contemporâneo (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto referente à construção de um espetáculo teatral a partir do texto "Perdoa-me por me traires", de Nelson Rodrigues (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
    2001 (Total: 2)
  • Pesquisa de campo e espetáculo artístico (VI Dança Cruz Alta)
  • Programa de extensão - atividades contínuas (VI Dança Cruz Alta)
    2000 (Total: 1)
  • TEU - Teatro Experimental Universitário (XVIII Seminário de Extensão Universitária da região Sul)
    1999 (Total: 2)
  • A energia Animus e Ânima como referencial possível para uma analise das danças tradicionais gaúchas (III Encontro de pesquisa em Artes e Multimeios)
  • Cultura Gaúcha e Relações de Gênero: Uma Propósta Artística a partir dos Fundamentos da Antropologia Teatral (Seminário Internacional Arte e Cultura na sociedade contemporânea - I Encontro do Grupo de Estudos Arte e Cultura na Vida Cotidiana)
    1998 (Total: 1)
  • Relações de gênero nas danças gaúchas (II Encontro de pesquisa em Artes e Multimeios)
    1996 (Total: 6)
  • A dança como elemento da educação física inserida na proposta Crítico Emancipatória: Uma Experiência estético- expressivo (XVII ENEEF - Encontro Nacional dos estudantes de Educação Física)
  • A dança na Educação Física: Uma proposta Crítoco-Social e uma experiência estético expressiva (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
  • A Espera (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Grupo Universitário de Dança e sua Pesquisa do Movimento (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
  • O conteúdo da dança educativa moderna (II MOMENTUM - Congresso Brasileiro sobre qualidade na Educação Física e no Esporte)
  • Variáveis que interferem na efetivação do fator Fluência na dança (2 Encontro Internacional de estudos do desenvolvimento da criança)
    1995 (Total: 6)
  • A dança e fator fluência (I Encontro Internacional de estudos do desenvolvimento da criança)
  • Expressão e Movimento (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Marimba Teatro e Dança (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Variáveis Retroalimentação e Retenção na aprendizagem da Dança Educativa Duende Levado (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Variável prática - Método Parcial e Método Global (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Variável Transferência do Sapeteio das Danças Tradicionais Gaúchas para o Sapateado Americano (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    2018 (Total: 5)
  • GESTAR O TEMPO: A MATERNIDADE COMO IMPULSO CRIATIVO EM PERFORMANCE ARTE (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • No Caminho das Pedras: inventário antropológico de um processo criativo em performance (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Performance 'O Caminho das Pedras' (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Performance 'Qual o peso da alma? Qual o peso da dor que rola em mim?' (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Um Estudo em Performance: as modificações nas relações de casais atravessadas pela cibercultura (33 Jornada acadêmica Integrada UFSM)
    2014 (Total: 4)
  • A presença do corpo feminino como possibilidade de criação de performances arte (Jornada Acadêmica Integrada)
  • FRONTEIRAS POROSAS NOS PROCESSOS E PERFORMANCES DO CORPO CÊNICO INVESTIGATIVO: O GAÚCHO NA ARTE DO DANÇAR (Jornada Acadêmica Integrada)
  • FRONTEIRAS POROSAS NOS PROCESSOS E PERFORMANCES DO CORPO CÊNICO INVESTIGATIVO: AS ENTIDADES DA UMBANDA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA (Jornada Acadêmica Integrada)
  • Happening ao ?Aclowntecimento?, Da Performance à ?Palhaformance? ? A arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do Palhaço (Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 1)
  • A Desfronteirização Contemporânea no Corpo Teatral Investigativo (27 Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 6)
  • A BUSCA DO ATOR PELA ORGANICIDADE DA AÇÃO FÍSICA (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A BUSCA PELA ORGANICIDADE DO ATOR E A CONTRIBUIÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DO TEMPO-RITMO NAS PARTITURAS DE AÇÃO QUE RESULTEM NA CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE CÊNICA ORGÂNICA (25 Jornada acadêmica Integrada)
  • A EXPLORAÇÃO DOS FATORES DO MOVIMENTO DE RUDOLF LABAN NA CONSTRUÇÃO DO ARQUÉTIPO DO POLÍTICO CORRUPTO (25ª Jornada acadêmica Integrada)
  • A UNIDADE CORPO-VOZ COMO BASE DE PROCESSOS CRIATIVOS ATORAIS (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AÇÃO VOCAL: A EXPERIMENTAÇÃO DA VOZ COMO INDUTORA E COMO RESULTANTE DA AÇÃO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO ATOR (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O TEATRO EXPERIMENTAL E A DESFRONTEIRIZAÇÃO DA CENA (Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 1)
  • Katherine Dunham e Maya Deren sobre ritual, modernidade e diáspora africana (Katherine Dunham and Maya Deren on ritual, modernity, and the African Diaspora.)

Produção Técnica

    2018 (Total: 3)
  • Contemporânea Revista do PPGART/UFSM
  • Expressão Revista do CAL/UFSM
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
    2017 (Total: 2)
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
  • Revista Expressão
    2016 (Total: 3)
  • Art Research Journal - Dança , arte do corpo e outros corpos das artes
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
  • Revista Expressão CAL/UFSM
    2014 (Total: 1)
  • Revista Expressão
    2013 (Total: 1)
  • Revista Expressão
    2012 (Total: 4)
  • Contemporânea
  • Fragmentum
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
  • Revista Expressão
    2011 (Total: 2)
  • Contemporânea
  • Revista Expressão
    2010 (Total: 1)
  • Revista Expressão
    2012 (Total: 1)
  • 27ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
    2011 (Total: 1)
  • 26ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
    2010 (Total: 1)
  • 25ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
    1999 (Total: 1)
  • XIV Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
    2019 (Total: 2)
  • BPI - Pipoca Itinenerante
  • PerformAções 2019
    2018 (Total: 2)
  • Maratona das Artes
  • PerformAções 2018
    2017 (Total: 1)
  • PerformAções Artíticas
    2016 (Total: 5)
  • Balanchine - Pipoca Itinerante
  • II Colóquio Internacional de Ética, Estética e Política
  • Martha Graham - Pioca Itinerante
  • Merce Cunningham - Pipoca Itinerante
  • Trisha Brown - Pipoca Itinerante
    2014 (Total: 1)
  • ii Seminário de Pesquisa em artes da Cena
    2012 (Total: 1)
  • I Seminário de Pesquisa em Artes da Cena
    2005 (Total: 1)
  • Análise das Novas Tendências doTteatro Mundial
    1997 (Total: 1)
  • Caragipau
    2022 (Total: 1)
  • Abestanças - Colóquio Internacional Saramago 100 anos: o inventor de bússolas
    2009 (Total: 1)
  • A construção do conhecimento em dança
    2001 (Total: 1)
  • Curso de Acrobacia
    2000 (Total: 1)
  • Dança Flamenca
    1996 (Total: 2)
  • Fatores, Dinâmicas e Qualidades de Movimento Aplicadas às Artes Cênicas
  • Seminário Introdutório: Dança escolar
    1995 (Total: 1)
  • I Congresso Internacional de Atividades Físicas do Mercosul
    2023 (Total: 1)
  • DERIVAS TRANSVERSAIS E EXPANSIVAS EM PERFORMANCE: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS EM ESTADO DE ARTE
    2022 (Total: 1)
  • Abestanças: performance e pobreza em Saramago
    2021 (Total: 12)
  • (DES) ÁGUA EM NÓS: A BRICOLAGEM COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE CRIAÇÃO
  • FELDENKRAIS E TUNING SCORES: UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA
  • Minha Tecitura: um encontro em Performance de cinco gerações de mulheres de uma mesma família
  • MULHER DE FASES: UMA AÇÃO PERFORMATIVA DOS CICLOS MENTRUAIS
  • O feminino e o sagrado: processo criador em videoperformance
  • Performance Arte: uma criação a partir de produtos culturais orientalistas
  • Performance-arte e disco de vinil: pop, política e hibridações
  • PERFORMANCE ARTE COMO POLÍTICA E RESISTÊNCIA DE GÊNERO NAS ENCRUZILHADAS DA VIDA
  • PERFORMANCE E BRICOLAGEM: INTERSECÇÕES NA RELAÇÃO COM PRODUTOS CULTURAIS DO ORIENTALISMO PÓS-COLONIAL NO BRASIL
  • SARÇA ARDENTE: UMA PERFORMANCE EXPANDIDA
  • Ver-fazendo, fazendo-ver: performar (in)visibilidades no/do/pelo corpo pandêmico em movimento
  • VIDEOPERFORMANCE FALAGENS: A AUTOETNOGRAFIA COMO PROPULSORA DE FLUXOS CRIADORES d
    2020 (Total: 7)
  • ARTE E POLÍTICA: UMA PERFORMANCE ABORTADA
  • Criação em Performance: relações com o sagrado feminino e a ancestralidade
  • EM MAR ABERTO: PERFORMANCE ARTE E ECOLOGIA
  • Pedras e dores: uma composição performativa urbana compartilhada
  • PERFORMANCE E TRANSVERSALIDADE: UMA POÉTICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CULTURA GAÚCHA
  • POÉTICAS AUTOETNOGRÁFICAS EM PERFORMANCE ARTE
  • TRANSFIGURAÇÕES: UMA PERFORMANCE DO CORPO-AMBIENTE
    2019 (Total: 16)
  • ABORDAGEM SOMÁTICA E CONTATO IMPROVISAÇÃO: PROCEDIMENTOS PARA UM PROGRAMA PERFORMATIVO
  • CAMA DE PEDRAS E TOMATES PODRES: COLABORATIVIDADE EM PERFORMANCES SOLO
  • EXCESSO, PEDRAS E DORES: MULHERES, AUTOETNOGRAFIA E PERFORMANCE
  • Instalação, Performance, Bricolagem: O Caso Marcianita
  • Lixo, Arte e Ecoação: uma poética performativa
  • Maternidade Solitária: performance e autoetnografia
  • O CASO MARCIANITA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERMODAL
  • OS CONTEXTOS DA ARTE DA PERFORMANCE E A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA
  • Pedras e Dores: uma composição performativa urbana compartilhada
  • PEDRAS EM PERCURSOS DE PERFORMANCES
  • PEDRAS: PERFORMANCE DO COTIDIANO
  • PERFORMANCE ARTE E QUESTIONAMENTOS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
  • PERFORMANCE-ARTE, GÊNERO E CONTATO IMPROVISAÇÃO: UMA POÉTICA CRIADORA TRANSVERSAL
  • PERFORMER-ARTISTA-MULHER-NEGRA: PRISCILA REZENDE E SUAS TECITURAS SOCIAIS
  • Reflexões acerca do nosso contexto cultural nas jornadas das mulheres-mães para a criação em Performance
  • Sísifa: o atravessamento de uma intervenção performativa urbana
    2018 (Total: 1)
  • Performance Arte: feminismo em perspectiva
    2017 (Total: 2)
  • Arte colaborativa: performatividade em perspectiva
  • Performance Colaborativa: o corpo-arte político em perspectiva
    2016 (Total: 5)
  • A Arte da Performance e o Anticoncepcional: elementos da cultura do feminino em cena
  • Commédia Dell'Arte na Contemporaneidade
  • Liberdade Aprisionada e/ou aprisionamento da liberdade: estudos de gênero na Arte da Performance
  • Pipoca Itinerante: exibição videográfica e debate sobre obras e documentários de performance e dança. JAI UFSM, 2016.
  • Trabalhos conjuntos e Fronteiras Porosas
    2015 (Total: 1)
  • De Dança Performance a Escritas Curvas do Corpo
    2014 (Total: 4)
  • A Presença do Corpo Feminino como Possibilidade de Criação Em Performance Arte
  • Do Happening ao Aclowntecimento, da Performance à Palhaperformance
  • Fronteiras Porosas nos Processos e Performances do corpo investigativo: o gaúcho
  • Fronteiras Porosas: as entidades da Umbanda como possibilidade de criação artística
    2013 (Total: 3)
  • A Arte da Performance e os processos formativos de bailarinos, atores e artistas visuais
  • Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado.
  • O Processo Criador da Performance Existir Juntos: autoria e colaboração
    2012 (Total: 2)
  • A Insersão do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo
  • PERFORMANCES ARTÍSTCAS E O IMPROVISO NO FIM DO SÉCULO XX
    2011 (Total: 3)
  • O Aspecto Improvisacional nas Performances populares de Trova Galponeira Riograndense
  • O Improviso Entendido como Dom nas Performances Artístico-culturais
  • Possibilidades da Imagem: a Arte da Performance e a extensão do registro.
    2010 (Total: 2)
  • As Performances de Trova Galponeira em situações distintas: a roda de Trova e os concursos
  • As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses.
    2007 (Total: 3)
  • A Performance da Trova Gaúcha Tradicionalista enquanto elemento da cultura popular brasileira
  • A Trova Pampena inserida no universo cultural tradicionalista gaúcho e sua vocalidade poética
  • O Estudo do conceito de performance artística cênica sob a luz dos pressupostos de Schechner
    2003 (Total: 3)
  • A Mortalha
  • A Organicidade do Ator Baseada no Método das Ações Fìsicas de Constantin Stanislawski
  • Proposta de Encenação com a Aplicação de Capoeira como base do Processo Criativo dos Atores em busca de um Espetáculo Cênico
    2002 (Total: 6)
  • "O Belo Indiferente" de Jean Cocteau
  • Adaptação Cênica da Obra "Ivan Ilicht" de Tolstói
  • Atividades Contínuas de Extensão
  • Criação de um Espetáculo Solo a partir do Conto "Tela Manchada de Sangue por Van Gogh" de José Jacques e da Biografia de Vincent Van Gogh
  • Investigação de Processos Formativos do Ator em busca de um Espetáculo Cênico Contemporâneo
  • Projeto Referente à Construção de um espetáculo Teatral a partir do Texto Perdoa-me por Me Traíres, de Nelson Rodrigues
    2000 (Total: 1)
  • TEU - Teatro Experimental Universitário
    1999 (Total: 1)
  • Cultura Gaúcha e Relações de Gênero
    1998 (Total: 1)
  • Relações de Gênero nas Danças Gaúchas
    1996 (Total: 7)
  • A Dança como Elemento da Educação Física inserida na Proposta Crítico-emancipatória: uma experiência estético-expressiva
  • A Dança na Educação Física: uma proposta crítico social e uma experiência estético-expressiva
  • Educação Física: a Dança e a consensualização Passo a Passo
  • Espetáculo A Espera
  • Grupo Universitário de Dança e sua Pesquisa do Movimento
  • O Conteúdo da Dança Educativa Moderna inserido na Proposta Crítico-emancipatória
  • Variáveis que Interferem na Efetivação do fator Fluência na dança
    1995 (Total: 5)
  • A Dança e o Fator Fluência
  • Marimba, Teatro e Dança
  • Variáveis Retroalimentação e Retenção na Aprendizagem da Dança Educativa "Duende Levado"
  • Variável Prática - Método Global e Método Parcial - na Aprendizagem da Dança Tradiciona l"Chote4s de quatro Passi"
  • Variável Transferência - do sapateio das danças tradicionalistas gaúchas para o sapateado americano
    2023 (Total: 1)
  • Performance Arte
    2019 (Total: 1)
  • Composição Colaborativa da Ação Performativa Transfigurações
    2017 (Total: 4)
  • Artistas da Dança - Steve Paxton
  • Discurso, Interpretação e Materialidade
  • Evento 10 anos do PPGART
  • Performances, arte e cultura
    2016 (Total: 2)
  • Imagens e Debates acerca da obra de Steve Paxton
  • Processos Colaborativos de Criação
    2015 (Total: 1)
  • Desafios da Descrição de Processo Criativo
    2012 (Total: 1)
  • O Aspecto Improvisacional das Performances que Envolvem Participação e Interação
    2018 (Total: 1)
  • No meu caminho havia uma pedra
    2012 (Total: 1)
  • Performatividade: presença cênica e elementos culturais
    1996 (Total: 1)
  • Dança Educativa Moderna Inserida na Proposta Crítico-Emancipatória
    2012 (Total: 1)
  • Performance: corpo, arte e cultura
    2015 (Total: 1)
  • Mediação II Seminário de Dança Contemporaneidade Educação
    2017 (Total: 2)
  • Avaliadora Apresentação de Trabalhos JAI/UFSM
  • Mediadora PerformAções Artísticas
    2016 (Total: 2)
  • Avaliadora de trabalhos JAI 2016
  • Mediadora de Mesa - Cartografia de Pesquisa em Processo ABRACE
    2013 (Total: 2)
  • Mediação - Tensões do corpo na arte contemporânea
  • Mediadora de Mesa - V Salão de Dança RS
    2012 (Total: 1)
  • Simpósio de Arte Contemporânea
    2011 (Total: 1)
  • Mediação - Roderick Peter Steel e sua Pesquisa em Arte
    2018 (Total: 1)
  • 33 Jornada Acadêmica Integrada
    2017 (Total: 2)
  • 32 Jornada Acadêmica Integrada
  • Performações Artísticas
    2016 (Total: 1)
  • 31 Jornada Acadêmica Integrada
    2023 (Total: 4)
  • ANPAP
  • Coleção de E-books NOVAS PESQUISAS EM DANÇA: DISSERTAÇÕES E TESES
  • Edital PIBIC UFSM
  • Edital PIBIC UnB
    2022 (Total: 3)
  • 'Pedagogia Universitária em Dança: Fazeres e saberes em questão
  • EDITAL FAPERGS 10/2021 AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO ? ARD/ARC
  • Revista Conception-Conceição UNICAMP
    2021 (Total: 8)
  • 30 Encontro ANPAP (Re) Existências
  • ANAIS 30 ANPAP (Re) Existências
  • Editais IC UFSM - Fipe, PIBIC, PROBIC
  • Edital Pesquisador Gaúcho - FAPERGS
  • JAI 2021
  • Novas pesquisas em Dança
  • Pitágoras 500 ? Revista de Estudos Teatrais
  • Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFB (PIBIC/PIBITI), Editais 07 a 10/2021
    2020 (Total: 3)
  • Edital PIBIC do Instituto Federal de Brasília
  • parecer ad hoc para avaliação de artigo - Revista Eixo
  • Revisora / Avaliadora Ad Hoc da Revista Poiésis
    2019 (Total: 7)
  • avaliação trabalhos submetidos e apresentados Jornada Acadêmica Integrada UFSM
  • parecer ad hoc para avaliação de artigo - Revista Valise
  • parecer ad hoc para avaliação de projetos de pesquisa FIPE UFSM
  • parecer ad hoc para avaliação de projetos PIBIC CNPQ
  • parecer ad hoc para avaliação de resumo - evento Performações
  • Parecer para avaliação de projetos de Extensão FIEX UFSM
  • Revista Valise
    2018 (Total: 5)
  • CONFAEB 30 anos
  • parecer ad hoc para avaliação de projeto FIPE
  • parecer ad hoc para avaliação de projetos de pesquisa PIBIC CNPQ
  • parecer ad hoc para avaliação de projetos extensão FIEX UFSM
  • Revista Valise
    2017 (Total: 4)
  • parecer ad hoc para avaliação de projeto FIPE
  • parecer ad hoc para avaliação de projetos pesquisa PIBIC CNPQ
  • Parecer ad hoc para avaliação de projetos extensão FIEX UFSM
  • XXVII CONFAEB/ V Congresso Internacional dos Arte Educadores
    2016 (Total: 2)
  • CONFAEB
  • LIC Secretaria municipal de Cultura de Santa Maria
    2015 (Total: 2)
  • LIC Secretaria de Cultura Prefeitura Municipal Santa Maria
  • Parecer ad hoc CAPES
    2014 (Total: 5)
  • Parecer ad hoc CONFAEB
  • Parecer Ad hoc CAPES
  • Pareceres ad hoc Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
  • Pareceres ad hoc PROBIC/CNPQ - Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
    2013 (Total: 3)
  • Parecer ad hoc PIBIC UFSM
  • Parecer had hoc Fipe UFSM
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
    2012 (Total: 3)
  • Livro- Pedagogia da Arte: entre-lugares da escolla
  • Revista Brasileira de Estudos da Presença
  • Revista Expressão
    2011 (Total: 1)
  • Revista Expressão
    2010 (Total: 1)
  • Revista Expressão
    2013 (Total: 1)
  • Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

Produção Artística

    1995 (Total: 1)
  • Marimba Teatro e Dança
    2011 (Total: 1)
  • Hollyhood
    1993 (Total: 1)
  • Bela Adormecida

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • ENTRE COSTURAS E PEDRAS: FEMINISMO E CRIAÇÃO EM PERFORMANCE ARTE
  • EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE UM CORPO EM PERFORMANCE ARTE: UM OLHAR SOCIOPOLÍTICO E CULTURAL AO ORIENTALISMO
    2022 (Total: 1)
  • Performance Arte e Gênero no Tradicionalismo Gaúcho
    2021 (Total: 1)
  • CORPO DESVIANTE: UMA POÉTICA EM PERFORMANCE ARTE
    2020 (Total: 1)
  • Uma poética em Performance Arte: as relações afetivas atravessadas pela cibercultura
    2019 (Total: 1)
  • O Corpo Feminino como Metáfora do Tempo em Performance Arte
    2018 (Total: 1)
  • Um percurso artístico: do zanni ao sujeito performático
    2016 (Total: 2)
  • Do Palhaço à Palhaformance: uma poética da presença do palhaço em Performance
  • DOS OLHARES QUE AMPLIAM: UM CORPO QUE ABRE OS POROS PARA VER (-SE) A PARTIR DA PERFORMANCE ARTE
    2015 (Total: 1)
  • OFERTAR-ME: O BATUQUE COMO PROPULSOR DO ESTADO PERFORMÁTICO
    2014 (Total: 1)
  • OS PROCESSOS CRIATIVOS NA ARTE DA PERFORMANCE: ARTISTAS VISUAIS E ARTISTAS DA CENA
    2013 (Total: 2)
  • O Corpo em Trânsito entre o Teatro e a Performance: de ama à minha velha
  • Performance e Registro: a produção performática de Claudia Paim
    2019 (Total: 1)
  • Em elaboração
    2022 (Total: 2)
  • O ORIENTALISMO NA DANÇA DO VENTRE: PERFORMANCE INTERSECCIONAL
  • ORIGEM: DESLOCAMENTOS DECOLONIAIS EM VIDEOPERFORMANCE
    2017 (Total: 3)
  • (CON)T@TO: A ARTE DA DANÇA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • O CORPO-ARTE CONTEMPORÂNEO E O CUIDADO DE SI
  • UM PROCESSO CRIATIVO EMBASADO NA ANÁLISE ATIVA/AÇÃO FÍSICA E NA IMPROVISAÇÃO
    2016 (Total: 1)
  • Coorientação do trabalho - As Três Marias
    2013 (Total: 3)
  • A Montagem do Espetáculo Auto da Paixão e da Alegria na Rua
  • Guerra dos Santos
  • Vamos?
    2011 (Total: 1)
  • A Construção de uma dramaturgia do Espetáculo
    2010 (Total: 5)
  • A DRAMATURGIA DO ATOR E A BUSCA PELA ORGANICIDADE A PARTIR DO FLUXO DO MOVIMENTO
  • A EXPERIMENTAÇÃO DA VOZ COMO INDUTORA E COMO RESULTANTE DA AÇÃO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO ATOR
  • A EXPLORAÇÃO DOS FATORES DO MOVIMENTO DE RUDOLF LABAN NA CONSTRUÇÃO DO ARQUÉTIPO DO POLÍTICO CORRUPTO
  • A INVESTIGAÇÃO DO TEMPO-RITMO NAS PARTITURAS DE AÇÃO QUE RESULTEM NA CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL
  • A UNIDADE CORPO-VOZ COMO BASE DE PROCESSOS CRIATIVOS ATORAIS
    2005 (Total: 5)
  • A Influência da Performance enquanto linguagem nas Manifestações Cênicas Contemporâneas
  • A linguagem bufonesca no trabalho criativo do ator cômico
  • A Mímesis Corpórea como impulso do processo criativo de atores em busca de uma montagem cênica infantil
  • As qualidades de movimento na construção de ações estilizadas
  • Surrealismo e Qorpo-Santo: uma aproximação estética
    2003 (Total: 1)
  • A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski
    2002 (Total: 5)
  • "O Belo Indiferente" de Cocteau
  • Adaptação Cênica da obra Ivan Ilicht de Tolstói
  • Criação de um espetáculo solo a partir do conto "Tela Manchada de Sangue", por Van Gogh e da Biografia de Vicent Van Gogh
  • Eji-okô
  • Projeto referente à construção de um espetáculo teatral a partir do texto "Perdoa-me por me traires", de Nelson Rodrigues
    2001 (Total: 2)
  • Maria Só
  • Projeto de interpretação teatral baseado no estudo da comedia
    2000 (Total: 1)
  • Espetáculo solo Medéia: fusão entre Tragédia Grega e a religião Afro-Brasileira