Fabiane Adela Tonetto Costas

Produção Bibliográfica

    2016 (Total: 1)
  • Inclusão e Diversidade (2581) Repensando Saberes e Fazeres na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (Inclusão e Diversidade (2581) Repensando Saberes e Fazeres na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica)
    2023 (Total: 1)
  • ISSN O eixo Psicologia da Educação na ANPEd Sul: entre idas e vindas (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN Acessibilidade e inclusão (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior: uma análise a partir dos estudos de Vigotski (EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE))
  • doi ISSN Processos compensatórios e subjetividade de pessoas com dislexia na universidade: contribuições da teoria histórico-cultural (ROTEIRO)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Mulheres com deficiência na Educação Superior: afirmação de direitos e processos de autonomia (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA)
  • ISSN PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE (REVISTA PASAJES)
    2020 (Total: 5)
  • doi ISSN A articulação entre as categorias de gênero, deficiência e educação superior na produção científica brasileira. (Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação)
  • ISSN AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ANPED:A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS REUNIÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Base Nacional Comum Curricular e educação inclusiva: algumas considerações (Educação e Cultura Contemporânea)
  • doi ISSN Dislexia, docência e êxito acadêmico/profissional: Um estudo de caso (REVISTA PSICOPEDAGOGIA)
  • ISSN Students with intellectual disabilities learning fractions: intentional pedagogical actions based on concepts of Vygotsky?s defectology (SÉRIE-ESTUDOS)
    2019 (Total: 2)
  • ISSN COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • ISSN Inclusão na escola regular: o que nos dizem os professores de Educação Especial? (Educação e Cultura Contemporânea)
    2018 (Total: 5)
  • ISSN As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
  • ISSN Estudantes com deficiência intelectual na educação superior: uma análise das teses e das dissertações (DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ISSN Neurociências e Educação: o olhar para as produções no contexto brasileiro (2010-2016) (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
  • doi ISSN On Fundamentos de defectología and the development of Special Education teachers in Brazil (Educação (PUCRS. Impresso))
  • doi ISSN Saúde e Educação: políticas públicas dos sistemas português e brasileiro / Health and Education: the brazilian and portuguese public policies (EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996))
    2017 (Total: 6)
  • ISSN A ?MUDANÇA DE FIGURA?: Proposições para ?mudar um país?? (Teias (Rio de Janeiro))
  • doi ISSN A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ISSN A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INICIAIS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos? (Revista Acta Scientiarum. Education)
  • ISSN Formação de professores em educação especial no ?Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira? de 1997 (EM ABERTO)
  • ISSN Vulnerabilidade social e desenvolvimento infantil: um olhar a partir da teoria histórico cultural e da neurociência (Educação e Cultura Contemporânea)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil (Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso))
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Implicações para o Trabalho Docente Articulado no Ensino Médio e Tecnológico (Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN Mediação entre pares: formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
  • ISSN Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem (Psicologia em Revista (Online))
    2012 (Total: 3)
  • ISSN Dificuldades de Aprendizagem Específicas:uma análise entre Brasil e Portugal (Revista de Educação Especial e Reabilitação)
  • ISSN EDUCAÇÂO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS GESTORES DE UMA ESCOLA ESPECIAL DE SANTA MARIA ? RS (Interfaces da Educação)
  • ISSN FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PAPEL DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NESSE PROCESSO (Reflexão e Ação (Online))
    2011 (Total: 3)
  • ISSN A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (Educere et Educare (Impresso))
  • ISSN Matemática cotidiana e matemática científica (Ciências & Cognição (UFRJ))
  • ISSN Sentido, significado e mediação em Vygotsky: implicações para constituição do processo de leitura. (Revista Iberoamericana de Educación (Impresa))
    2010 (Total: 3)
  • ISSN CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR (Travessias (UNIOESTE. Online))
  • ISSN DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DE VYGOTSKY (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN TEORIAS: ANALISANDO OLHARES PONTUAIS ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (Revista Profissão Docente)
    2009 (Total: 2)
  • ISSN A centralidade do currículo na construção das identidades surdas (Revista Educação Especial (UFSM))
  • ISSN PENSAMENTO E LINGUAGEM: CULTURA E APRENDIZAGEM (Espaço Pedagógico)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO E DA NOVA POLÍTICA NACIONAL (Revista Educação Cidadã (Impresso))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria (Revista Educação Especial (UFSM))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Escola Inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
    2002 (Total: 3)
  • ISSN Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola (Cadernos - Associação dos Orientadores Educacionais do RGS)
  • ISSN O processo de construção da linguagem a partir dos aportes de Piaget e Maturana (Educação (UFSM))
  • O Processo de Construção da Linguagem a partir dos Aportes de Piaget e Maturana (Revista Integração Comunidades Educativas Lassalistas)
    1998 (Total: 1)
  • ISSN O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadores na formação de professores pré-escolares (Cadernos de Educação Especial)
    1996 (Total: 2)
  • A criança Pré-Escolar e o Brinquedo: uma relação inevitável (Cadernos Didáticos de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Repensando a Educação Brasileira: A realidade da Escola Pública sob as influências da política dos CIAC's de Collor de Mello (Cadernos Didáticos de Ensino Pesquisa e Extensão)
    2022 (Total: 1)
  • ISSN ?ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2024 (Total: 1)
  • CAICE/CSA-CE: AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA (Tania Micheline Miorando; liliane Gontam Timm Della Mea; Fernando Pires Barbosa; Silvane Brand Fabrizio)
    2023 (Total: 3)
  • Avaliação Institucional Participativa e Projeto Pedagógico: A União Necessária (Políticas de Evaluación y Accountability en América Latina)
  • doi EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES (Educação, tecnologia e inclusão : desafios e mudanças na sociedade)
  • doi ESTADO DO CONHECIMENTO: A PEDOLOGIA DE L.S. VIGOTSKI (Debates contemporâneos; temas interdisciplinares)
    2021 (Total: 3)
  • doi A autoavaliação numa perspectiva participativa: reconfiguração dos cursos de pós-graduação no Brasil (Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais)
  • A relação entre o conceito de colaboração e os documentos normativos da Educação Especial: implicações para avaliação e intervenção (Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas)
  • doi AS VIVÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM DISLEXIA NOS ANOS 70 (O campo teórico-metodológico-epistemológico da educação no fomento da questão política da atualidade)
    2020 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 3ª etapa): análise da produção dos últimos 11 anos (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
  • TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DA POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA (O QUE PODE A EDUCAÇÃO NO BRASIL HOJE?)
    2019 (Total: 5)
  • A Educação Especial no Brasil: o caráter das políticas públicas inclusivas e os efeitos sobre as práticas da área no país (Educação especial, políticas educacionais e paradigmas emergentes)
  • Ações de acesso e permanência nas universidades federais brasileiras. (ossiê Pesquisa em Ciências Humanas: caminhos trilhados na graduação.)
  • ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DO INDEX PARA A INCLUSÃO (FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS Paradigmas e perspectivas contemporâneas)
  • ESTUDO DE CASO, PESQUISA DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS Paradigmas e perspectivas contemporâneas)
  • Inclusão/exclusão: onde estão os estudantes com dificuldades de aprendizagem frente às políticas de inclusão? (Os casos excluídos da política na cional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva)
    2018 (Total: 2)
  • INCLUSÃO ESCOLAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas.)
  • Professor de Educação Especial e a escola inclusiva: práticas multifuncionais e solitárias. (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas)
    2017 (Total: 2)
  • ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM FRENTE ÀS ATUAIS POLÍTICAS DE INCLUSÃO (Temas em Debate)
  • Formação de professores na educação superior: diretrizes curriculares para 'mudar um país'? (Educação superior: desafios para a não compartimentação dos saberes.)
    2016 (Total: 2)
  • AMBIENTES VIRTUAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS: É POSSÍVEL? (Políticas de Educação Superior e docência universitária: diálogos sul-sul. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 452p)
  • INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CURRÍCULO E AS AÇÕES DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (Políticas de Educação Superior e docência universitária: diálogos sul-sul. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 452p)
    2015 (Total: 2)
  • Estudantes com deficiência na educação superior: levantamento de teses e dissertações (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
  • Pesquisa na Linha de Educação Especial: repercussões na constituição do Programa de Pós-graduação em Educação do CE/UFSM (Pesquisa em Educação Especial. Referências, percursos e abordagens)
    2014 (Total: 3)
  • Acesso, acessibilidade e inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior (Educação, Inclusão e Acessibilidade: diferentes contextos)
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DE LEV VYGOTSKY EM SUAS CONVERGÊNCIAS COM O MARXISMO (FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ensaios sobre autores clássicos)
  • The process of collaboration having as a paradigm the model for adressing diversity (MAD) (Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference)
    2013 (Total: 1)
  • Peter foi incluído! (CINEMA E DEFICIÊNCIA: A INVENÇÃO DA DIFERENÇA)
    2012 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (Educação, Educação Especial e inclusão: fundamentos, contexto e práticas.)
    2010 (Total: 3)
  • Crônica de uma morte não-materilizada (Reflexões Docentes IV)
  • Padronização da avaliação: Um (Reflexões Docentes IV)
  • PEC-306_ a carreira em discussão (Reflexões Docentes IV)
    2008 (Total: 2)
  • Educação inclusiva: as contribuições de Vygotsky para a compreensão da diferença (Tendências Conntemporâneas de Inclusão)
  • PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: O ÂNIMA COMO REFERÊNCIA (Atendimento no ensino superior: algumas reflexões)
    2005 (Total: 7)
  • A concepção simbólico-cultural (Psicologia da Educação IV)
  • A Escola Sócio-Histórica (Psicologia da Educação III)
  • A Teoria da Modificabilidade cognitiva (Psicologia da Educação IV)
  • As teorias psicanalíticas e a educação (Psicologia da Educação II)
  • Maud Mannoni e a Psicanálise Institucional (Psicologia da Educação II)
  • O maturacionismo (Psicologia da Educação I)
  • Os divergentes à Teoria da Psicanálise (Psicologia da Educação II)
    2023 (Total: 1)
  • Instrumentos avaliativos. Subsídios metodológicos para a avaliação Institucional
    2012 (Total: 1)
  • Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais:contribuições da Teoria Histórico-Cultural
    2022 (Total: 1)
  • Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos
    2005 (Total: 4)
  • Psicologia da Educação I
  • Psicologia da Educação II
  • Psicologia da Educação III
  • Psicologia da Educação IV
    2019 (Total: 1)
  • Educação especial, políticas educacionais e paradigmas emergentes
    2016 (Total: 1)
  • Educação na escola de tempo integral : Programa Mais Educação
    2015 (Total: 1)
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. REFERÊNCIAS, PERCURSOS E ABORDAGENS
    2012 (Total: 1)
  • Educação, educação especial e inclusão: fundamentos, contexto e práticas
    2005 (Total: 11)
  • A concepção simbólico-cultural
  • A teoria da Modificabilidade Cognitiva
  • A teoria Sócio-Histórica
  • As teorias psicanalíticas e a educação
  • Caderno de Psicologia da Educação I
  • Caderno de Psicologia da Educação II
  • Caderno de Psicologia da Educação III
  • Caderno de Psicologia da Educação IV
  • Maud Manonni e a Psicanálise Institucional
  • O maturacionismo
  • Os divergentes à teoria da Psicanálise
    2003 (Total: 1)
  • O processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na primeira série do ensino fundamental
    1996 (Total: 1)
  • O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares
    2015 (Total: 1)
  • Cultural-historical approach : educational research in different contexts (Cultural-historical approach : educational research in different contexts)
    2009 (Total: 4)
  • Crônica de uma morte não materializada (Diário de Santa Maria)
  • ISSN Mulheres e a inserção no espaço público (Reflexões Docentes III)
  • Padronização da avaliação: um "novo" vestibular (Diário de Santa Maria)
  • PEC- 306 - A carreira em discussão (Diário de Santa Maria)
    2023 (Total: 2)
  • Avaliação Institucional: construção de culturas em diferentes contextos universitários Os impactos do ensino remoto para os discentes da pós-graduação (X Congreso Iberoamericano de Pedagogía 2023)
  • INTERLOCUÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL (10 COngresso Brasileiro de Educação Especial)
    2019 (Total: 3)
  • ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A REALIDADE DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovaçõesCINTEDES)
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UFSM ATRAVÉS DA RESERVA DE VAGAS: GÊNERO, DEFICIÊNCIA E GERAÇÃO (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações- cintedes)
  • IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações- CINTEDES)
    2018 (Total: 7)
  • A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE GÊNERO, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. (III Congresso Ibero-americano de humanidades, ciência e educação)
  • Acesso e Permanência nas Instituições de Ensino Superior (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • DEZ ANOS DA ?NOVA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?: AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PUBLICAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • GEPEIN: uma análise das pesquisas realizadas em 10 anos de produção acadêmico-científica (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Modelo de atendimento à diversidade (MAD) como balizador do processo de inclusão escolar (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2017 (Total: 1)
  • ESTADO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DA ANPED (2010 A 2015) (38ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED)
    2016 (Total: 7)
  • A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURRÍCULOS DA UFSM: APROXIMAÇÕES INICIAIS (XI Reunião Científica Regional da ANPED - ANPED Sul)
  • As qualidades de um professor de Educação Especial: um professor multifuncional? (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: TAREFA PARA UM SUPERPROFESSOR? (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • BULLYING NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UFSM (I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM E SUA EPISTEMOLOGIA: UM ESTUDO INICIAL (I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONSTITUIÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Professor multifuncional: exigências de um sistema educacional inclusivo (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
    2015 (Total: 1)
  • AS TRADUÇÕES DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA NO BRASIL (Inclusive and Supportive Education Congress ? ISEC2015 Lisbon)
    2014 (Total: 3)
  • AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CLASSE COMUM (X ANPED SUL)
    2013 (Total: 4)
  • A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM (XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:UMA ANÁLISE BRASIL E PORTUGAL (III CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE)
  • O QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TÊM A DIZER SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR (III CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE)
  • PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA (XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA)
    2012 (Total: 6)
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOS PROFESSORES (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
  • APRENDIZAGEM MEDIADA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (IX ANPED SUL)
  • AS PESQUISAS DO TIPO INTERVENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE TEORIA EDUCACIONAL (XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO-ENDIPE)
  • AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE A UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
  • CONFRONTANDO E ANALISANDO OS DADOS REFERENTES À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
  • Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul:pontos e contrapontos políticos e legais (V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2011 (Total: 3)
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCACIONAIS DIANTE DAS INTERFACES DA INCLUSÃO (XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA)
  • A percepção dos coordenadores de curso frente a educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria (EDUCASUL 2011)
  • As interfaces da educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria (EDUCASUL 2011)
    2010 (Total: 6)
  • ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
  • Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior (ANPed Sul)
  • Formação docente frente a perspectiva da educação inclusiva (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Investigando conceitos cotidianos: a intervenção do educador especial para além da sala de recursos e da escola (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • O FAZER PEDAGÓGICO: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos)
  • Reflexão docente nas práticas educativas acerca da Educação Inclusiva (III SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- POLÍTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
    2009 (Total: 3)
  • Dona Benta e Vygotsky: Uma análise do homem inventor (Congresso de Leitura do Brasil)
  • Educação Inclusiva no ensino superior: O fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais (Seminário Nacional de Filosofia e Educação - CONFLUÊNCIAS)
  • PENSAMENTO E LINGUAGEM E A PRODUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2008 (Total: 1)
  • Oficinas de Xadrez como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo (CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2007 (Total: 2)
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE INDICADORES DE ACEITAÇÃO SOCIAL (II SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINARIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2007,)
  • O IMAGINÁRIO SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (II SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ,)
    2006 (Total: 9)
  • AS REPRESENTAÇÕES IMAGINÁRIAS DOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS ACERCA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA - APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS)
  • Educação inclusiva como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais (II Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais)
  • Educação Inclusiva; o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental (VI ANPed Sul)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO PRESSUPOSTO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
  • Inclusão e coletividade como pressupostos ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais (VI ANPEd Sul)
  • MANIFESTAÇÕES DISCENTES ACERCA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO IMAGINARIO SOCIAL (V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO: AS MULTIPLAS FACES DO FEMININO NA EDUCAÇÃO, 2006, PELOTAS.)
  • O processo inclusivo como possibilidade nos anos finais do ensino fundamental (II Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais)
  • O PROCESSO INCLUSIVO COMO POSSIBILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SERVE "PRA QUÊ" ? ALGUMAS CONSIDERAS DO IMAGINÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE : PERSPECTIVAS EDUCACINAIS DO SÉCULO XXI)
    2013 (Total: 1)
  • ESCOLA DO CAMPO: INFLUÊNCIAS CONTEXTUAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL (I CONGRESSO INTERNACIONAL ENVOLVIMENTO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA:PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO)
    2010 (Total: 3)
  • Avaliação Institucional: a UFSM do ponto de vista docente (2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
  • Formação docente na rede regular de ensino frente a perspectictiva da Educação Inclusiva (I CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO)
  • Reflexão na prática docente frente à Educação Inclusiva (XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES)
    2009 (Total: 1)
  • Dona Benta e Vygotsky: Uma análise do homem inventor (Congresso de Leitura do Brasil)
    2008 (Total: 1)
  • O atendimento ao discente diante ddas necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino sperior em Santa Maria-RS (CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2007 (Total: 5)
  • Formação de Conceitos em Crianças com Necessidades Educacionais especiais na Educação Infantil (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • O fazer pedagógico inclusivao nos anos finais do ensino fundamental (XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • O fazer pedagógico Inclusivo nos Anos Finais do Ensino Fundamental (VIII Congresso Intenacional de Educação Popular)
  • Pensando as ações curriculares na Educação Inclusiva de Surdos:Aproximações e Possibilidades (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Trabalhando com a formação de professores, o Imaginério social e a cidadania no curso de Pedagogia: Considerações sobre a Psicologia da Educação. (VIIICongressso Internacional de Educação Popular)
    2006 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental (ANPEd Sul)
  • Inclusão e coletividade como pressupostos ao processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais (ANPED Sul)
  • Psicologia da educação serve pra quê? Algumas considerações do imaginário academico dos cursos de licenciatura da UFSM (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
    2005 (Total: 2)
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldade na aprendizagem (VI Congresso Internacional para Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria (VI Congresso Internacional para Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
    2004 (Total: 5)
  • A formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do ensino (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do Ensino (XIX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Mediação entre pares: formação de conceitos em crianças com difuculdades na aprendizagem (Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2004)
  • Reflexões sobre a avaliação institucional (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
    2003 (Total: 3)
  • Coletividade e Formação de Conceitos Científicos (Fórum Mundial de Educação)
  • Jogo: Possibilidades e Desafios na ação Docente (Fórum Mundial de Educação)
  • O processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacioanis especiais no ensino fundamental (Fórum Mundial de Educação - Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível)
    2002 (Total: 2)
  • A formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do Ensino Regular (II Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
  • O processo de construção de conceitos científicos em alunos com necessidades especiais incluídos na 1ª série do ensino regular (XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
    2000 (Total: 4)
  • A questão a Educação e a exclusão na área ocupada da antiga Fazenda Santa Marta (7ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 52ª Reunião Anual da SBPC)
  • A vez e a voz dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação/UFSM no processo de Avaliação Institucional (XII Salão de Iniciação Científica)
  • Práticas Pedagógicas e o Currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Procurando o processo de qualidade através da avaliação (I Congresso Internacional de Educação Popular)
    1999 (Total: 5)
  • A educação versus cidadania na prática pedagógica da escola Marista Santa Marta: problemática atual e perspectivas para 1999 (51ª Reunião Anual da SBPC)
  • A Prática docente e sua contribuição na avaliação institucional (XI Salão de Iniciação Científica)
  • A Prática Docente na Formação de Professores (Seminário Regional de Política e Administração da Educação)
  • Programa de Educação Continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da UFSM (XI Salão de Iniciação Científica)
  • Uma experiência de formação continuada dos egressos dos Cursos de Especialização do Centro de Educação e Centro de Educação Física e Desportos (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    1997 (Total: 6)
  • A formação de professores pré-escolares potencializada pelo jogo protagonizado e a pesquisa-ação (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
  • Educação Especial na região do Sul do RS - uma iniciação (11º COLE - Congresso de Leitura do Brasil: A voz e a letra dos excluídos)
  • Educação Especial: diferenças, deficiências ou nada disso? (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
  • GEPFE: Uma proposta de discutir as práticas pedagógicas e as teorias educacionais junto com os professores da rede (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
  • O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadores na formação de professores pré-escolares (Primer Encuentro Inernacional y Segundo Encuentro nacional de Juego Aprendizaje y Creatividad)
  • O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como pressupostos potenciais da práxis de professores pré-escolares (20ª Reunião anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    1996 (Total: 4)
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
  • O jogo protagonizado como perspectiva da ação docente em pré-escola (48ª Reunião Anual da SBPC)
  • Programa LAMEN/ESCOLA (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    1995 (Total: 5)
  • A interação dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial e as Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular - PROGRAMA LAMEN (II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares (VII Congresso Internacional LOGO e I Congresso de Informática Educativa do MERCOSUL)
  • Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino aprendizagem - PROGRAMA LAMEN (II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
  • O brinquedo como potencializador da prática pedagógica de professores de pré-escola (18ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • O professor, a criança e o brinquedo como elemento potencializador da práxis (1º Encontro Internacional de Estudos do Desenvolvimento da Criança)
    2023 (Total: 2)
  • PROCESSOS DE PRECARIZAÇÃO E ADOECIMENTO: AS INTERFACES DO EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO (41a Reunião Nacional da ANPEd)
  • REDE DE FORMAÇÃO E APRENDIZADO ENTRE AS CPAS DO BRASIL (4º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS)
    2021 (Total: 2)
  • Ações de acessibilidade e permanência na UFSM (V Congresso de Extensão da AUGM)
  • Estudantes com Dislexia na Educação Superior: a Subjetividade como Motivação para a Aprendizagem (III Simpósio Nacional e I Simpósio Ibero-americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade)
    2011 (Total: 1)
  • Formação de conceitos cotidianos e mediação:implicações nas dificuldades de aprendizagem (34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd)
    2010 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva e suas interfaces em diferentes espaços educacionais (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCOTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Matemática cotidiana e MAtemática científica (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
    2008 (Total: 3)
  • Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento estudantil no ÂNIMA e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil (XIV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Imaginário Social dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM: Considerações sobre a Psicologia da Educação (XIV ENDIPE -encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • O maginário social dos acadêmicos do Curso de Pedagogia acerca da Psicologia da Educação (XIV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 3)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • O ATENDIMENTO AO DISCENTE DIANTE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS PERMANENTES E TRANSITÓRIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA MARIA-RS (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Xadrez e educação: Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 1)
  • formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2004 (Total: 3)
  • A Formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental (V Congresso Internacional de Educação Popular e IX Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Mediação entre pares: a formaçao de coneitos matemáticos por crianças com dificuldades na aprendizagem (II Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades na parendizagem (III Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
    2002 (Total: 1)
  • A construção de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino regular (52ª Reunião Anual da SBPC)
    1996 (Total: 1)
  • A reflexão como pressuposto da prática docente em pré-escola (VIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)

Produção Técnica

    2006 (Total: 1)
  • Cognição e Aprendizagem
    2005 (Total: 4)
  • Caderno Psicologia da Educação I
  • Caderno Psicologia da Educação II
  • Caderno Psicologia da Educação III
  • Caderno Psicologia da Educação IV
    2020 (Total: 1)
  • III Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM - CIPED/2020; II Ciclo de Formação em Avaliação; (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social.
    2012 (Total: 1)
  • III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL e VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM
    2009 (Total: 1)
  • II Congresso de Educação, Arte e Cultura
    2021 (Total: 2)
  • A Teoria Histórico-cultural se Extende
  • II Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM ? CIPED/2020 e II Ciclo de Formação em Avaliação: (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social
    2018 (Total: 1)
  • GEPEIN - 10 anos A Teoria Histórico Cultural de Vigotski: aportes nas pesquisas em educação
    2017 (Total: 1)
  • XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2015 (Total: 2)
  • AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014
  • X SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e I SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2014 (Total: 1)
  • 1ª SEMANA DA AVALIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
    2011 (Total: 2)
  • COORDENADORA DO III SEMINÁRIO INTERNO DA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO ESPECIAL/PPGE/UFSM:EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
  • COORDENADORA DOVII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Educação Especial: uma área interdisciplinar
    2008 (Total: 1)
  • III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
    2007 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional de gestão educacional e II semana acdêmica do curso de especialização em Gestão educacional
    2006 (Total: 5)
  • Coordenadora de Mesa: Coordenadores de curso e professores analisando sua experiência junto ao ÂNIMA
  • I semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
  • I Semana Acadêmica do curso de especialização em Gestão Educacional "Gestão Educacional: Realidades, necessidades e possibilidades no contexto Neoliberal"
  • Membro da Comissão Organizadora do I Seminário Nacional dos Serviços de Atendimento ao Estudante Universitário
  • O legado de Paulo Freire
    2005 (Total: 1)
  • Membro da Coordenação do Curso de Capacitação de Professores - Relações Dialógicas e Interativas entre professores da educação básica e superior
    1997 (Total: 1)
  • Coordenadora da Mesa de Apresentação de Trabalhos, Sala 02 da FaE, durante o III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores
    1996 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora da 5ª Jornada de Alfabetização para o Século XXI
    1995 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora da 4ª Jornada de Alfabetização para o Século XXI
    1992 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do Seminário Aspectos Psicológicos Institucionais do Professor de Alfabetização face as mudanças de sua identidade no contexto sócio-educativo atual
    2010 (Total: 2)
  • Psicologia Cognitiva e Aprendizagem
  • Psicologia da Adolescência e Vida Adulta
    2008 (Total: 5)
  • Alternativas para sensibilização na educação inclusiva
  • Formação de conceitos: as contribuições da teoria sócio-histórica para a educação
  • Movimento de exclusão na escola: diferenças e deficiências
  • Psicologia da Adolescência e Vida Adulta
  • Xadrez em sala de aula: uma proposta de atividade desenvolvente para alunos com dificuldades na aprendizagem
    2007 (Total: 2)
  • Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
  • Princípios de Educação Inclusiva e o papel do professor
    2006 (Total: 1)
  • Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
    2005 (Total: 2)
  • Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
  • Inclusão Escolar
    2004 (Total: 1)
  • A complexidade do contexto atual e as condições de ser professor em situação de inclusão escolar - no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores. Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade
    2003 (Total: 1)
  • Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
    2000 (Total: 1)
  • Bases Psicopedagógicas do Desenvolvimento Humano e a Prática Educativa
    1999 (Total: 1)
  • Psicologia e Educação Especial
    1998 (Total: 1)
  • Implantação do Padrão Referencial de Currículo - Tema: Educação Especial, segundo o Caderno de Educação Especial do PRC/SE
    1997 (Total: 2)
  • Curso Capacitação de Alfabetizadores
  • Oficina sobre educação de adultos
    1996 (Total: 2)
  • Curso Brincando e reconhecendo as fases
  • O construtivismo na educação especial
    1995 (Total: 1)
  • Lingüística Aplicada à Psicopedagogia
    1994 (Total: 1)
  • Uma proposta curricular para as classes especiais
    1993 (Total: 1)
  • Didática da Educação Especial
    1992 (Total: 1)
  • Diferentes abordagens da Psicologia do Desenvolvimento - Piaget
    2023 (Total: 2)
  • Avaliação Institucional: construção de culturas em diferentes contextos universitários
  • REDE DE FORMAÇÃO E APRENDIZADO ENTRE AS CPAS DO BRASIL
    2022 (Total: 2)
  • BARREIRAS PARA O MUNDO DO TRABALHO: DA DEFICIÊNCIA SECUNDÁRIA AO CAPACITISMO
  • IMPLICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE ARTICULADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    2021 (Total: 1)
  • Estudantes com Dislexia na Educação Superior: a Subjetividade como Motivação para a Aprendizagem
    2019 (Total: 3)
  • ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A REALIDADE DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UFSM ATRAVÉS DA RESERVA DE VAGAS: GÊNERO, DEFICIÊNCIA E GERAÇÃO
  • Identificação do público-alvo da Educação Especial: desafios das Políticas de Educação Inclusiva
    2018 (Total: 8)
  • A articulação entre as categorias de gênero, deficiência e Educação Superior na produção científica brasileira
  • ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
  • AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
  • Adaptação e aplicação do Index para a inclusão
  • DEZ ANOS DA ?NOVA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?: AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
  • ESTUDO DE CASO, PESQUISA DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  • GEPEIN: uma análise das pesquisas realizadas em 10 anos de produção acadêmico-científica
  • Modelo de atendimento à diversidade (MAD) como balizador do processo de inclusão escolar
    2017 (Total: 8)
  • A articulação pedagógica entre Educação Especial e ensino comum no contexto escolar
  • Bullying na educação superior: alguns achados Pertinentes às pessoas com deficiência e/ou necessidades Educacionais especiais
  • Educação especial, neurociência e desigualdades sociais
  • ESTADO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DA ANPED (2010 A 2015)
  • Inclusão escolar, progressos e dificuldades: o que nos dizem os professores de educação especial?
  • Pesquisas sobre dislexia e educação superior no Brasil: um estudo preliminar
  • Políticas públicas: o lugar invisível das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Professores de educação especial/AEE em um Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul: considerações sobre seu fazer pedagógico e o AEE
    2014 (Total: 2)
  • The process of collaboration having as a paradigm the model for addressing diversity (MAD)
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CLASSE COMUM
    2013 (Total: 5)
  • A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • ESCOLA DO CAMPO: INFLUÊNCIAS CONTEXTUAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:UMA ANÁLISE BRASIL E PORTUGAL
  • O QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TÊM A DIZER SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
  • PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA
    2012 (Total: 5)
  • Confrontando e analisando os dados referentes a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior
  • Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul: pontos e contrapontos políticos e legais
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • Educação Superior: caminhos para um ensino inclusivo de qualidade
  • Percepções dos professores do ensino superior sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
    2011 (Total: 3)
  • A Educação Inclusiva em uma instituição federal de Ensino Superior
  • A percepção dos coordenadores de curso frente a educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria
  • As interfaces da educação inclusiva na Universidade Federal de santa Maria
    2010 (Total: 9)
  • A Educação Inclusiva e suas interfaces em diferentes espaços educacionais
  • ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
  • As dificuldades de aprendizagem na política da Educação Especial
  • Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior
  • Formação docente frente a perspectiva da Educação Inclusiva
  • Investigando conceitos cotidianos: a intervenção do educador especial para além da sala de recursos e da escola
  • O FAZER PEDAGÓGICO: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão
  • Reflexão docente nas práticas educativas acerca da Educação Inclusiva
  • Reflexão na prática docente frente à Educação Inclusiva
    2009 (Total: 16)
  • Alternativas metodológicas como subsídio para o trabalho pedagógico inclusivo de professores de uma escola de ensino fundamental
  • Aternativas metodológicas para sensibilização ao processo de inclusão
  • Avaliação Institucional: a UFSM vista a partir do segmento docente
  • ÂNIMA_ formação continuada de professores no enino superior
  • Conceitos cotidianos e o não olhar para a diversidade na educação
  • Desempenho discente e avaliação institucional particiaptiva (AIP) no Centro de Educação da UFSM: um primeiro olhar
  • Dificuldades da aprendizagem: uma análise a partir da cultura
  • Dona Benta e Vygostky: Uma análise do homem inventor
  • Educação Inclusiva e Acessibilidade no ensino superior: o fazer pedagógico diante das novas perspecitvas conjunturais na UFSM
  • Educação Inclusiva no ensino superior: O fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • Formação docente: perspectivas e desafios de uma Educação Inclusiva
  • O apoio psicopedagógico ao discente e a efetivação de políticas públicas no ensino superior
  • O fazer pedagógico inclusivo no ensino fundamental do município de Santa MAria
  • Oficinas de xadrez como atividade potencializadora do desenvolvimento do aluno surdo
  • Pensamento e Linguagem e a produção das dificuldades de aprendizagem
  • Pensamento e LInguagem e a produção das dificuldades de aprendizagem
    2008 (Total: 4)
  • O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001
  • Xadrez na sala de aula: uma proposta de atividade desenvolvente para alunos com dificuldades na aprendizagem
    2006 (Total: 7)
  • Desafios e possibilidades da psicopedagogia no Ânima
  • Educação inclusiva como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais
  • Educação inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental
  • Inclusão e coletividade como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais
  • O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ACADêMICOS DAS LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS ACERCA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • O processo inclusivo como possiiblidade dos anos finais do ensino fundamental
  • Psicologia da educação serve pra quê? Algumas considerações do imaginário academico dos cursos de Licenciatura da UFSM
    2005 (Total: 1)
  • A família no processo de inclusão escolar
    2004 (Total: 4)
  • Mediação entre os pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem na 2ª série do Ensino Fundamental
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do ensino
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do Ensino
  • Relato de Experiência: Formação de conceitos científicos: a viabilidade de um processo em situação inclusiva
    2003 (Total: 2)
  • Coletividade e Formação de Conceitos Científicos
  • Jogo: Possibilidades e Desafios na ação docente
    2002 (Total: 1)
  • A formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do Ensino Regular
    2000 (Total: 5)
  • A Questão da Educação e a Exclusão na área ocupada da Antiga Fazenda Santa Marta
  • A vez e a voz dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação/UFSM no processo de Avaliação Institucional
  • Cursos de Formação de Professores: Análise da avaliação docente
  • Prática Pedagógica e o currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM
  • Procurando o processo de qualidade através da avaliação
    1999 (Total: 2)
  • A formação de professores em escola aberta frente aos processos de educação e exclusão social
  • Avaliação Institucional: Um processo viável a ser consolidado no Centro de Educação da UFSM
    1997 (Total: 5)
  • A formação de professores pré-escolares potencializada pelo jogo protagonizado e a pesquisa-ação
  • Educação Especial na região Sul do RS - uma iniciação
  • Educação Especial: diferenças, deficiências ou nada disso?
  • GEPFE: Uma proposta de discutir as práticas pedagógicas e as teorias educacionais junto com os professores da rede
  • O Jogo protagonizado como potencializador da práxis em Pré-Escola
    1996 (Total: 2)
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
  • A reflexão como pressuposto da prática docente em pré-escola
    1995 (Total: 1)
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
    2021 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: PONTOS PARA REFLEXÃO
  • Resultados do Projeto em Rede ?Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados? ? Brasil, Argentina e Uruguai
    2020 (Total: 2)
  • A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE COLABORAÇÃO E OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
  • Desafios de uma Educação Inclusiva em uma sociedade excludente
    2018 (Total: 1)
  • Inclusão educacional na Educação Superior no Brasil: das políticas governamentais à permanência
    2017 (Total: 1)
  • Interfaces inclusivas: aprendizagem, ações afirmativas e acessibilidade na universidade
    2015 (Total: 1)
  • A Educação Especial como área de conhecimento: um diálogo entre Brasil e Portugal
    2012 (Total: 1)
  • Ações Afirmativas no ensino superior
    2010 (Total: 1)
  • Trajetórias de Pesquisa: revisitando...
    2009 (Total: 1)
  • Cartografando a experiência dos professores da graduação e especialização da UFSM
    2007 (Total: 2)
  • Movimento de Exclusão na escola: diferenças e deficiências
  • Princípios de Educação Inclusiva e o papel do professor
    2005 (Total: 1)
  • As concepções do aprender e ensinar e o processo de inclusão
    2004 (Total: 5)
  • A ação docente e competências: intersecções possíveis
  • Competência e afetividade e suas influências na aprendizagem
  • Competência profissional - afetividade e aprendizagem
  • Palestrante no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
    2003 (Total: 3)
  • Contribuições dos fundamentos da educação nas práticas de ensino: a psicologia da educação
  • Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola. Relação entre pressupostos da teoria Sociocultural de Elkonin e a prática escolar
  • Palestrante da programação simultânea da Faculdade de Educação da UFRGS no II Fórum Mundial de Educação - 2003 - FACED/UFRGS: Contribuindo para uma outra escola possível
    2002 (Total: 1)
  • Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola. Relação entre pressupostos da teoria Sociocultural de Alkonin e a prática escolar
    2000 (Total: 3)
  • Avaliação docente dos Cursos de formação de professores do Centro de Educação, uma análise
  • Prática docente e o currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação/UFSM
  • Teoria Sócio-histórica de Vygotsky
    1998 (Total: 3)
  • A Zona de Desenvolvimento proximal de Vygotsky como possibilidade no trabalho interativo visando abordar o fracasso escolar
  • Educação Especial: histórico e políticas públicas
  • Inteligências Múltiplas
    1997 (Total: 1)
  • Educação Especial - Expressão corporal e a deficiência mental
    1996 (Total: 9)
  • A formação do professor de Educação Infantil
  • Alfabetização e seu contexto
  • Formação de Professores e Alfabetização no Ensino Pré-Escolar
  • Fundamentos para construção de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental
  • O Brinquedo no Desenvolvimento da criança
  • O jogo e o desenvolvimento humano
  • O Jogo protagonizado e a formação do professor
  • Produção de Textos na Séries Iniciais
  • Subsídios teóricos para a elaboração de proposta curricular do Ensino Fundamental
    1995 (Total: 2)
  • Analfabetismo
  • Contextos específicos de Alfabetização
    1991 (Total: 1)
  • Relato de experiência na proposta construtivista
    1990 (Total: 1)
  • Pré-Escola: Relato de Experiências
    2016 (Total: 2)
  • BULLYING NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UFSM
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM E SUA EPISTEMOLOGIA: UM ESTUDO INICIAL
    2015 (Total: 2)
  • AS TRADUÇÕES DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA NO BRASIL
  • Cinoterapia: Inovando na sala de recursos
    2014 (Total: 1)
  • AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
    2011 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores doa anos inciais do ensino fundamental frente à perspectiva da educação Inclusiva
    2010 (Total: 1)
  • Formação docente na rede regular de ensino frente a perspectiva da Educação Inclusiva
    2008 (Total: 3)
  • O atendimento ao discente diante das necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa Maria -RS
  • O atendimento discente diante das necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa MAria - RS
  • Oficinas de xadrez como atividade potencializadora no desenvolvimento do aluno surdo
    2007 (Total: 3)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • O ATENDIMENTO AO DISCENTE DIANTE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS PERMANENTES E TRANSITÓRIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA MARIA-RS
  • Xadrez e Educação:Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem
    2018 (Total: 1)
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PUBLICAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
    2016 (Total: 1)
  • A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURRÍCULOS DA UFSM: APROXIMAÇÕES INICIAIS
    2011 (Total: 1)
  • Formação de conceitos cotidianos e mediação:implicações nas dificuldades de aprendizagem
    2010 (Total: 1)
  • Matemática cotidiana e matemática científica
    2009 (Total: 3)
  • Alternativas Metodológicas para sensibilização ao processo de inclusão
  • Avaliação Interna: auto-avaliação da UFSM, um recorte dos resultados a partir dos discentes dos cursos de Graduação do Centro de Educação da UFSM
  • Procurando a qualidade por meio da avaliação dos gestores do Centro de Educação
    2008 (Total: 9)
  • A interação e construção do conhecimento em uma escola de surdos a partir de oficinas de xadrez
  • Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento estudantil no ÂNIMA e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil
  • Educação do campo e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: discussões necessárias
  • Imaginário Social dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM: Considerações sobre a Psicologia da Educação
  • O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa Maria - RS
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Oficina de xadrez como atividade potencializadora do desenvolvimento do aluno surdo
  • Oficinas de xadrez como atividade potencializadora no desenvolvimento do aluno surdo
  • Um recorte da Teoria e da Prática da Avaliação Institucional na UFSM
    2004 (Total: 2)
  • Pôster: A formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental
  • Pôster: Reflexões sobre avaliação institucional
    2002 (Total: 1)
  • Pôster: O processo de construção de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do ensino regular
    1999 (Total: 5)
  • A Prática docente e sua contribuição na avaliação institucional
  • Pôster: A Educação x Cidadania na prática pedagógica da Escola Marista Santa Marta: problemática atual e perspectivas para 1999
  • Pôster: A Prática Docente na Formação de Professores
  • Programa de Educação continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da UFSM
  • Uma experiência de formação continuada dos egressos dos Cursos de Especialização do Centro de Educação e Centro de Educação Física e Desportos
    1997 (Total: 3)
  • Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino aprendizagem
  • O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadora na formação de professores pré-escolares
  • Pôster: O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como pressupostos potenciais da práxis de professores pré-escolares
    1996 (Total: 5)
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
  • O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares
  • Pôster: A linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
  • Pôster: O jogo protagonizado como perspectiva da ação docente em pré-escola
  • Programa LAMEN/ESCOLA
    1995 (Total: 4)
  • A interação dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial e as Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particulares - PROGRAMA LAMEN
  • A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
  • O professor, a criança e o brinquedo como elemento potencializador da práxis
  • Pôster: O brinquedo como potencializador da prática pedagógica de professores de pré-escola
    1990 (Total: 1)
  • Relato de experiência
    2016 (Total: 2)
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: TAREFA PARA UM SUPERPROFESSOR?
  • Professor multifuncional: exigências de um sistema educacional inclusivo
    2008 (Total: 1)
  • Reflexões sobre as políticas públicas de assistência estudantil a partir da experiência do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM- ÂNIMA
    2010 (Total: 1)
  • III Ciclo de Cinema: Cinema e Deficiência
    2012 (Total: 1)
  • MOMENTO EDITORIAL JAI/CENTRO DE EDUCAÇÃO-APRESENTAÇÃO DE OBRA BIBLIOGRÁFICA
    2021 (Total: 2)
  • ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS DIFERENCIADOS: CONTRIBUIÇÕES DA UFSM
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (3ª Etapa)
    2020 (Total: 1)
  • INFLUÊNCIA DE UM PROCESSO FORMATIVO PARA A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
    2019 (Total: 2)
  • Epistemologia da Formação de Professores de Educação Especial: um estudo de caso
  • PROCESSO DE INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UFSM
    2018 (Total: 1)
  • Tenho dislexia e estou na Educação Superior. E agora?
    2017 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais (2ª Etapa)
    2016 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
    2015 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
    2014 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PÓS-DOUTORAMENTO
    2013 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
    2012 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2011 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2010 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2009 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2008 (Total: 4)
  • A CONCEPÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES EM RELAÇÃO À DEPRESSÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO EM ESCOLAS DE SANTA MARIA - RS
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
  • GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:O OLHAR DA FAMÍLIA
  • XADREZ E EDUCAÇÃO: Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem
    2007 (Total: 2)
  • AS INFLUÊNCIAS DOS FATORES DISTAIS E PROXIMAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
  • O Atendimento ao discente diante de necessidade educacionais especiais permanentes e transitórias nas Instituições de Ensino Superior em Santa Maria ? RS
    2006 (Total: 1)
  • Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais na Educação Infantil
    2005 (Total: 3)
  • Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais na Educação Infantil
  • Inclusão escolar e alfabetização: desafios frente ao processo
  • O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria
    2004 (Total: 2)
  • Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos em crianças com necessidades educacionais especiais
  • O projeto político pedagógico da integração/inclusão escolar: perspectivas e realidades
    1998 (Total: 3)
  • A questão da educação e a exclusão na área ocupada da antiga fazenda Santa Marta
  • O jogo como recurso pedagógico para crianças com déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH)
  • Viabilidade do trabalho com informática na Educação Infantil
    1995 (Total: 1)
  • Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino-aprendizagem
    1999 (Total: 1)
  • Assessoramento à alunos do 1º e 2º semestres dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial do Centro de Educação, participando do Projeto de Ensino: Sistema de Tutoria: Projeto Piloto do Programa Ânima
    1996 (Total: 1)
  • Assessoria a Projetos desenvolvidos no Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN
    1995 (Total: 2)
  • Assessoria a escolas da rede Municipal, Estadual e Particular de Santa Maria e Região através do Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN
  • Assessoria Pedagógica a acadêmicos e bolsista do Curso de Pedagogia junto a Sala de Construção do Laboratório de Metodologia do Ensino
    2010 (Total: 2)
  • Revista de Educação Especial
  • Revista Iberoamericana de Educacción
    2009 (Total: 1)
  • Revista Iberoamericana de Educacción
    2008 (Total: 1)
  • Revista Iberoamericana de Educacción
    1999 (Total: 1)
  • Programa Administrativo de Educação continuada dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação da UFSM
    1998 (Total: 2)
  • A questão da educação e a exclusão na área ocupada na antiga Fazenda Santa Marta
  • Acompanhamento, implantação, aperfeiçoamento do padrão referencial de currículo do Estado do RS
    1996 (Total: 2)
  • LAMEN: Um espaço Mediador nas Atividades de Ensino de Graduação da UFSM
  • Programa LAMEN/ESCOLA
    1995 (Total: 2)
  • LAMEN - Um espaço para se fazer e pensar educação
  • Programa de Laboratórios - PROLAB
    2011 (Total: 2)
  • Parecer sobre proposta de publicação da Editora da UFPR
  • Parecer sobre proposta de Publicação da EDUNIOESTE
    2010 (Total: 4)
  • ANPED Sul
  • Revista Educação e Realidade
  • Revista Espaço Acadêmico - UEM
  • Rrevista Espaço Acadêmico
    2009 (Total: 1)
  • Revista Eltrônica Currículo Sem Fronteiras
    1998 (Total: 3)
  • Relatório do Projeto de Extensão Jornadas de Aperfeiçoamento Pedagógico
  • Relatório Gestão 97/98 - Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação
  • Relatório parcial das atividades do Projeto - A questão da educação e a exclusão na área ocupada da antiga Fazenda Santa Marta
    1997 (Total: 1)
  • Relatório das Atividades desenvolvidas em parceria entre programas 4ª Colônia, Lunar de Sepé e Programa LAMEN/ESCOLA

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: INTERSECCIONALIDADES QUE CONSTITUEM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA -RS
    2022 (Total: 1)
  • Trajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superior
    2021 (Total: 2)
  • A INTERVENÇÃO PRECOCE E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM TEMPOS DE CORTE DOS RECURSOS PÚBLICOS NO PERÍODO DE 2016 A 2020
    2020 (Total: 1)
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A PESQUISA INTERVENÇÃO COMO MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2018 (Total: 2)
  • AS (IM) POSSIBILIDADES DO ENSINO COLABORATIVO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Trajetórias de Mulheres com deficiência na educação superior: barreiras e possibilidades
    2017 (Total: 2)
  • ?SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO?: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/AEE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS DA INCLUSÃO
    2016 (Total: 1)
  • A EDUCAÇÃO MEDIADA POR ANIMAIS COMO ATIVIDADE DESENVOLVENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS
    2015 (Total: 3)
  • CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO GT 15 DA ANPED
  • EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:INFLUÊNCIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM SUJEITO INCLUSIVO
  • INCLUSÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS UAB DA UFSM
    2014 (Total: 3)
  • A INCLUSÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR:REALIDADE E PERSPECTIVAS NAEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • O CURRÍCULO E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFSM
  • PRÁTICAS DE BULLYING ESCOLAR E A INCLUSÃO EDUCACIONAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NESSE CONTEXTO
    2013 (Total: 3)
  • A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • DECORRÊNCIAS DO PROCESSO FORMATIVO COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO FAZER PEDAGÓGICO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO
    2012 (Total: 1)
  • PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: ALGUNS APONTAMENTOS
    2011 (Total: 2)
  • A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS COTIDIANOS E SUA INFLUÊNCIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • O TRABALHO ARTICULADO ENTRE EDUCADORES ESPECIAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS(NEE) INCLUÍDOS
    2010 (Total: 1)
  • A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    2009 (Total: 1)
  • A formação de conceitos cotidianos e as implicações na aprendizagem escolar
    2005 (Total: 1)
  • Produção de material didático para o curso de graduação a distância de educação especial
    1995 (Total: 1)
  • Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino-aprendizagem
    2023 (Total: 2)
  • A Formação do Professor de Educação Física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO E A LÓGICA UTILITARISTA DO CAPITAL
    2022 (Total: 1)
  • O PROJETO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PEDAGOGIAS EM DISPUTA
    2021 (Total: 1)
  • O AMBIENTE DE POTENCIAL FORMAÇÃO (APF) COMO MEDIAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
    2019 (Total: 3)
  • A epistemologia da formação de professores de educação especial: Um professor plurivalente para ?dar conta da inclusão??
  • Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
  • PROCESSO DE INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UFSM
    2018 (Total: 2)
  • A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES
  • O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2016 (Total: 1)
  • Inclusão de servidores com deficiência na UFSM: Repercussões na Saúde do Trabalhador
    2015 (Total: 2)
  • A epistemologia do professor de educação especial
  • TENHO DISLEXIA E ESTOU NO ENSINO SUPERIOR... E AGORA? OS DESAFIOS PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO
    2014 (Total: 2)
  • A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES
  • O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2023 (Total: 1)
  • Relação entre gênero, deficiência e maternidade: algumas reflexões
    2022 (Total: 4)
  • A CONSTITUIÇÃO DO AUTOCONCEITO DE GÊNERO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
  • MULHERES NEGRAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCESSO DE INSERÇÃO E PERMANÊNCIA NA UFSM
  • OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE INCENTIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA E SEUS EFEITOS PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO
    2020 (Total: 1)
  • INTERSECCIONALIDADES: DEFICIÊNCIA, GÊNERO, ETNIA E CLASSE SOCIAL NO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS
    2010 (Total: 3)
  • Concepções da família em relação à escola: reflexos na aprendizagem escolar
  • Dificuldades de Aprendizagem: quais são, quem identifica, resultadso e implicações educacionais
  • Processo de formação do pedagogo a partir de uma matriz curricular com vistas a Educação Inclusiva
    2009 (Total: 1)
  • A importância da afetividade e da auto-estima no aprendizado escolar
    2008 (Total: 6)
  • Emoções e suas decorrências para a aprendizagem
  • Fatores intervenientes no processo interativo de uma criança na Educação Infantil
  • Flexibilizações curriculares na escola comum: desafios para a prática docente
  • O processo de formação de conceitos em uma criança incluída na Educação Infantil
  • O tempo e o espaço das brincadeiras como o jogo protagonizado no primeiro ano do ensino fundamental na opnião de diferentes autores
  • Relação professor-aluno e sua influência na escolarização de crianças com dificuldades na aprendizage
    1999 (Total: 1)
  • O jogo como recurso pedagógico para crianças com déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH)