Andrea Tonini

Produção Bibliográfica

    2012 (Total: 2)
  • ISSN Avaliar para intervir: um modelo educacional para alunos com necessidades especiais. (Revista Educação Especial)
  • ISSN Dificuldades de Aprendizagem Específicas:uma análise entre Brasil e Portugal (Revista de Educação Especial e Reabilitação)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Escola Inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
    2001 (Total: 2)
  • ISSN Profissionais da Educação Especial e o Processo de Inclusão (Cadernos de Educacao Especial)
  • ISSN Sala de Aula (Cadernos de Educação Especial)
    1998 (Total: 1)
  • ISSN Avaliação Dinâmica: um novo olhar na educação (Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Educação (Cessou em 2000))
    1997 (Total: 2)
  • ISSN Dificuldades de aprendizagem: Uma realidade crescente nas instituições escolares (Cadernos de Educacao Especial)
  • ISSN Modificabilidade Cognitiva: Uma proposta dinâmica (Cadernos de Educacao Especial)
    2021 (Total: 1)
  • A operacionalização do modelo de atendimento à diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dislexia. (Metodologias ativas na educação especial/inclusiva.)
    2019 (Total: 1)
  • doi TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
    2014 (Total: 1)
  • Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior: uma reflexão necessária. (Atendimento Educacional Especializado: processos de aprendizagem na universidade.)
    2012 (Total: 1)
  • Alunos com dificuldades de aprendizagem específicas e a educação inclusiva: Algumas aproximações entre Brasil e Portugal. (Educação, educação especial e inclusão:fundamentos, contexto e práticas.)
    2008 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: as contribuições de Vygotski para a compreensão da diferença (Tendências Contemporâneas de Inclusão)
    2001 (Total: 1)
  • Avaliação dos Docentes do Centro de Educação na Visão dos Alunos
    2000 (Total: 1)
  • Avaliação Institucional dos Servidores Técnico-administrativos do CE/UFSM
    1999 (Total: 1)
  • Avaliação docente dos Cursos de Graduação do Centro de Educação.
    2019 (Total: 1)
  • Os casos excluídos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Prefácio)
    2009 (Total: 1)
  • Cursos a distância: um novo pensar e agir no processo educacional (Revista Educativa)
    2023 (Total: 1)
  • AÇÃO EXTENSIONISTA UNIVERSIDADE & ESCOLA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2021 (Total: 1)
  • MODELO DE ATENDIMENTO À DIVERSIDADE: ASPECTOS RELEVANTES E DESAFIANTES PARA A IMPLEMENTAÇÃO (9º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2018 (Total: 3)
  • Ensino colaborativo e os diferentes estilos de aprendizagem (8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Modelo de atendimento à diversidade (MAD) como balizador do processo de inclusão escolar (8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR (8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAçãO ESPECIAL)
    2016 (Total: 2)
  • Modelo de atendimento à diversidade: sua operacionalização no apoio ao processo de inclusão escolar (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • O MODELO DE ATENDIMENTO À DIVERSIDADE (MAD) E SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DE APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial)
    2014 (Total: 1)
  • Special education services and the model for addressing diversity (Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs)
    2013 (Total: 1)
  • O Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD): Percepção dos encarregados da educação. (XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia)
    2012 (Total: 3)
  • Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores. (VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior)
  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas: As políticas Educacionais de Inclusão em Portugal e no Brasil. (I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais)
  • Modelo de atendimento à diversidade: percepções dos professores quanto ao processo de atendimento a alunos com dislexia. (12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação)
    2010 (Total: 4)
  • As experiências multifacetadas do Educador Especial na Escola Inclusiva (IV Seminario Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
  • Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior. (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região SUL - Anped Sul)
  • O fazer pedagógico: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão (II Seminário Internacional de Gestão Educacional)
  • Reflexão docente nas práticas educativas a cerca da educação inclusiva (III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - Políticas e Formação de Professores)
    2009 (Total: 5)
  • Alternativas Metodológicas Inclusivas: Formação Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IV Congresso Internacional De Educação - Educação e tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • Avaliação institucional: a UFSM vista a partir do segmento docente (Vi Encuentro Nacional y III Latinoamericano: La Universidad como objeto de investigación)
  • Desenvolvendo Alternativas Metodológicas como Subsídio para a Inclusão (III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
  • Instituições Especializadas: Espaços de inclusão social/educacional? (IV Congresso Internacional De Educação - Educação e tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • SINAES e UFSM: a voz dos servidores técnico-administrativos do Centro de Educação (VI Encuentro Nacional e III Latinoamericano: La Universidad como objeto de investigación)
    2008 (Total: 1)
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2007 (Total: 2)
  • Educação Especial a distância: um relato de experiência (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • O atendimento ao discente diante das necessidades educacionais permanentes e transitórias nas Instituições de Ensino Superior de Santa Maria- RS (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 2)
  • A inclusão escolar às crianças nascidas de alto risco para problemas no seu desenvolvimento neuropsicológico (ANPED SUL)
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental (ANPED SUL)
    2002 (Total: 3)
  • A Escola Inclusiva e o Educador Especial (III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Grupo Operativo com Pais e Mães: uma escuta sobre a deficiência (III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Tendências e Tendenciosidades da Avaliação Institucional (8ª Jornada Nacional de Educação)
    2000 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: a escola em busca da qualidade do ensino (III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul)
    2023 (Total: 2)
  • DISLEXIA: DO ENSINO COLABORATIVO AO ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • DISLEXIA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
    2022 (Total: 6)
  • A EDUCAÇÃO MEDIADA POR CÃES (CINOTERAPIA) E A IMPLEMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (37ª Jornada Acadêmica Integrada (UFSM).)
  • ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA NA UFSM. (37ª Jornada Acadêmica Integrada (UFSM).)
  • AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE. (37ª Jornada Acadêmica Integrada (UFSM).)
  • ATENDIMENTO À DIVERSIDADE NA ESCOLA INCLUSIVA: RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (O Porto ICRE?22 - Porto International Conference on Research in Education 2022)
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A REALIDADE DE QUATRO UNIVERSIDADES DO SUL DO PAÍS. (SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE RS: REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA)
  • TRABALHO E ENSINO COLABORATIVO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UM MAPEAMENTO POR MEIO DE REVISÃO SISTEMÁTICA. (37ª Jornada Acadêmica Integrada (UFSM).)
    2021 (Total: 1)
  • LITERATURA INFANTIL INTERATIVA COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DAS HABILIDADES DE LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 2)
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ENSINO COLABORATIVO E OS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 1)
  • Avaliação Institucional: a UFSM do ponto de vista docente (II Congresso Internacional de Avaliação em Educação.)
    2009 (Total: 3)
  • Avaliação Interna: auto-avaliação da UFSM, um recorte dos resultados a partir dos discentes dos Cursos do Centro de Educação da UFSM (XXI Salão de Iniciação Científica)
  • Formação docente a partir da produção de conhecimentos inclusivos (17 COLE - Congresso de Leitura do Brasil)
  • Procurando a qualidade por meio da avaliação dos gestores do Centro de educação da UFSM (XXI Salão de Iniciação Científica)
    2008 (Total: 7)
  • Alternativas metodológicas para o processo de leitura e escrita do aluno com dificuldades de aprendizagem (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Alternativas Metodológicas para o processo de leitura e escrita do aluno com dificuldades de aprendizagem (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Alternativas para sensibilização na educação inclusiva (I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
  • O atendimento ao discente diante de necessidade educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior em Santa Maria-RS (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior em Santa Maria - RS. (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental. (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001 (23 Jornada Acadêmica Integrada)
    2007 (Total: 3)
  • Modalidades de Atendimentos: espaços de atuação do educador especial (XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • O Fazer Pedagógico Inclusivo nos anos finais do ensino fundamental (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Políticas Públicas e o atendimento ao discente com necessidades educacionais permanentes e transitórias nas instituicões de Ensino Superior (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Gestão Educacional em contextos de democratização)
    2006 (Total: 1)
  • Estimulação Essencial: recém-nascidos de alto risco para problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor (XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2005 (Total: 4)
  • A família no processo de inclusão escolar (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Os pais como agentes da estimulação essencial: uma intervenção necessária na busca do desenvolvimento integral de seus filhos (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Paradigmas da deficiência, da educação especial e do processo de inclusão escolar (II Curso Regional de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva: Direito à Diversidade)
  • Recém-nascidos de alto risco: um estudo sobre o atendimento especializado recebido após alta hospitalar (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2004 (Total: 1)
  • Grupo operativo com pais e mães: uma escuta sobre a diferença (Fórum Mundial de Educação)
    2003 (Total: 5)
  • A prática educativa com alunos que apresentam paralisia cerebral e deficiência mental (VI MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa)
  • Educação Especial e Família: a construção de um grupo operativo (I Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Grupo operativo com pais: uma escuta sobre a deficiência (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Grupo operativo de pais e mães: uma escuta sobre a deficiência (PROLICEN - Programa de Licenciaturas)
  • Prática Educativa: o desafio do trabalho com deficientes mentais (XIV Semana Acadêmica do Cenrto de Educação)
    2002 (Total: 17)
  • A busca da qualidade na oficina de produção (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • A comunicação alternativa como meio facilitador da aprendizagem, da interação social e da autonomia (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • A importância da arte e do brincar na aprendizagem (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • A participação familiar no processo de inclusão escolar de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Alfabetização de jovens e adultos com necessidades educativas especiais: contribuição à conquista de autonomia e independência (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Avaliação Institucional: Tendências e tendenciosidades (54ª Reunião Anual da SBPC)
  • Avaliando o Real e o Imaginário Institucional (XIII Salão de Iniciação Científica e XFeira de Iniciação Científica)
  • Contexto Escolar e Atuação do Professor na Escola Inclusiva (I Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional)
  • Dinâmica Familiar: Questão para a formação do educador especial (I Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional)
  • Grupo Operativo com Pais: Manifestações de Sentimentos a partir de Vivências Comuns (XVII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • O processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais na educação infantil (Jornada Pedagógica (Re)Orientando a Formação de Educadores: Perspectivas para o Ensino)
  • Processo de alfabetização e as dificuldades de aprendizagem (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Programa Integrado Prae-ânima: Espaço interdisciplinar de escuta e orientação psico-sócio-pedagógica para estudantes moradores das casas estudantis da UFSM (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Programa Integrado PRAE Ânima: Espaço Interdisciplinar de Escuta e Orientação Psico-Sócio-Pedagógica para Estudantes Moradores das Casas Estudantis da UFSM (XVII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Trabalhando algumas noções básicas que antecedem o processo de alfabetização (II Seminário de Formação de Professores: ressignificando saberes. I Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Uma escuta sobre a deficiência (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Vivências Comuns: Compreendendo a Deficiência (XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica)
    2001 (Total: 5)
  • A importância da intervenção psicomotora em alunos com dificuldades de aprendizagem (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Avaliação das práticas pedagógicas do Centro de Educação na visão dos alunos do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (Fórum Nacional de Educação)
  • Avaliação Institucional: desafios pontuados pelos discentes dos Cursos de Graduação do CE/UFSM (53ª Reunião Anual da SBPC)
  • Avaliando o real e o imaginário institucional (XIll Salão de Iniciação Científica e X Feira de Iniciação Científica)
  • Práticas docentes e infra-estrutura: desafios para consolidação da gestão democrática no CE/UFSM (53ª Reunião Anual da SBPC)
    2000 (Total: 12)
  • A escola em busca de uma educação que respeita à diversidade (XV Jornada acadêmica integrada da UFSM)
  • A vez e voz dos técnicos administrativos do CE/UFSM no processo de avaliação institucional (XII Salão IX Feira de Iniciação Científica)
  • A Vez e a voz dos técnicos-administrativos do CE/UFSM no processo de avaliação institucional (XV Jornada acadêmica integrada da UFSM)
  • Atividade física adaptada e a pessoa com paralisia cerebral: Uma concepção (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Avaliação docente dos cursos de formação de profesores do Centro de Educação: Uma análise (I Congresso Ibero-amaricano de formação de professores)
  • Cursos de formação de professores: Análise da avaliação docente (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Escola Inclusiva: Uma nova proposta em educação (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • O Grupo de sala de aula: Elemento para a formação de professores (I Congresso Ibero-americano de formação de professores)
  • Prática docente e o currículo do Curso de Pedagogia do CE/UFSM (I Congresso Ibero-americano de formação de professores)
  • Prática pedagógico e o currículo do Curso de pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Procurando o processo de qualidade através da avaliação (I Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Sala de aula: A estrutura sócio-afetiva como uma questão para sua eficácia (52ª Reunião Anual da SBPC)
    1999 (Total: 14)
  • A prática docente e sua contribuição na avaliação institucional (XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • A Prática Docente na Formação de Professores (Seminário Regional de Politica e Administração da Educação)
  • Avaliação dos docentes sobre os currículos dos Cursos de graduação do CE/UFSM (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Avaliação Institucional: Um processo viável a ser consolidado no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (XIX Simpósio Brasileiro e I Congresso Luso-brasileiro sobre Política e Administração da Educação)
  • Curso de educação a distância para professores do ensino fundamental, com vistas a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. (III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial)
  • Dinâmica em Sala de aula: elementos para formação de professores (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Educação Física Adaptada e Educação Especial: em busca de uma interação (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Educação Física e Educação especial: Em busca de uma interação (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Escola Inclusiva: Em busca de uma educação de qualidade para todos. (III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial)
  • O resgate do ser genérico em busca da qualidade de vida: saúde e educação (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Procurando a qualificação através do processo de avaliação das instituições públicas (XV Jornada acadêmica integrada da UFSM)
  • Programa de educação continuada dos técnicos-administrativos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • Uma experiência de formação continuada dos egressos dos Cursos de especialização do CE/CEFD (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Uma proposta de avaliação dinâmica (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    1998 (Total: 11)
  • Alfabetização construtivista: Um enfoque especial no jogo e na espressão dramática para pessoas com necessidades especiais (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
  • Dificuldades de aprendizagem: Concepção da escola pública e privada. (SBPC - 50º Reunião Anual)
  • Educação Inclusiva: em busca de uma escola para todos (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
  • Estrutura sócio-afetiva do grupo de sala de aula: Implicações na aprendizagem (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA.)
  • Intervenção psicopedagógica na prática com pessoas que apresentam necessidades educativas especiais (II Congresso internacional de Educação Infantil do Mercosul)
  • Programa de estimulação essencial em crianças de alto risco (XVI Seminário de extensão universitária da região sul)
  • Proposta de alfabetização contrutivista aos portadores de necessidades especiais com enfoque especial no jogo e na expressão dramática (II Encontro Mundial de Educação Especial)
  • Relações sócio-afetivas: Implicações na prática pedagógica (III Simpósio Paranaense sobre Distúrbios de Aprendizagem)
  • Resgate do ser genérico em busca da qualidade de vida: Saúde e Educação (I Encontro de pesquisa e iniciação científica da UNIDERP)
  • Síndrome de Down: Um relato de uma experiencia (II Encuentro Mundial de Educación Especial.)
  • Uma experiência com portadores da Síndrome de Down: relato de um estudo de caso. (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
    1997 (Total: 1)
  • Modificabilidade Cognitiva (IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da UFSM)
    2009 (Total: 1)
  • Atendimento Educacional especializado para alunos com déficit cognitivo na perspectiva da educaçào inclusiva (V Congresso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva)

Produção Técnica

    2006 (Total: 2)
  • Caracterização do Déficit Cognitivo
  • Estágio Supervisionado-Dificuldades de Aprendizagem
    2005 (Total: 2)
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Psicologia das Relações Educacionais
    2021 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Científica do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva.
  • Membro da Comissão Organizadora do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva.
    2019 (Total: 1)
  • Coordenadora do comitê científico no eixo temático: Práticas de Inclusão "2º Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva"
    2015 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2005 (Total: 1)
  • Feira das Profissões VII Edição
    2023 (Total: 1)
  • 6ª Semana de Conscientização da Dislexia - "Desafios e estratégias: um olhar para a dislexia em diferentes contextos"
    2022 (Total: 2)
  • 5º SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DISLEXIA
  • MEDIADORA NA PALESTRA INTITULADA ?COMPREENDER A DISLEXIA, APOIAR E ADAPTAR PARA PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR?.
    2019 (Total: 1)
  • Membro da comissão organizadora da 2ª Semana da Conscientização da Dislexia
    2018 (Total: 1)
  • Semana da Conscientização da Dislexia
    2016 (Total: 1)
  • Iº Dia da Conscientização da Dislexia no Município de Santa Maria/RS
    2009 (Total: 1)
  • Comissão organizadora do Encontro em EaD: cartografias de uma experiência
    2008 (Total: 1)
  • IV Seminário de Educação Especial: perspectivas e interfaces
    2007 (Total: 3)
  • Coordenação da Viagem de estudos em Escolas Especiais de Porto Alegre/RS
  • Coordenação do I Seminário Integrado de Estágio Supervisionado em Educação Especial: uma reflexão sobre os espaços de formação
  • Coordenadora do Curso de Capacitação para Tutores em Educação a Distância
    2006 (Total: 1)
  • Feira das Profissões
    2005 (Total: 1)
  • Coordenação do 3º Seminário de Educação Especial - inclusão educacional: teorias e práticas
    2004 (Total: 1)
  • Seminário a produção do conhecimento em Educação Especial da UFSM
    2003 (Total: 1)
  • Coordenador de oficina do I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidade
    1999 (Total: 1)
  • Curso de Capacitação de professores para atuação com PNE, visando a Educação Inclusiva
    1997 (Total: 1)
  • Seminário: Educação Inclusiva: uma vivência possível para o portador da Síndrome de Down
    2017 (Total: 4)
  • Comissão de Aprendizagem do Núcleo de Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais
  • Comissão de estágio probatório
  • Comissão de Estágio Probatório
  • Escola Inclusiva e o Modelo de Atendimento à Diversidade
    2016 (Total: 2)
  • Comissão de Avaliação do Estágio Probatório
  • Comissão para Organização dos Estágios do Curso de Educação Especial
    2015 (Total: 4)
  • As dificuldades de aprendizagem específicas no contexto educacional
  • Banca para emissão de parecer sobre revisão de prova
  • Construção do Instrumento dos Estágios (IA-4 e IA-5)
  • Criação das Normas de Estágio do Curso de Educação Especial Diurno e do Curso de Educação Especial Noturno
    2007 (Total: 4)
  • Comissão de avaliação das atividades complementares de graduação do Curso de Educação Especial
  • Comissão de reestruturação da proposta pedagógica do NEPES
  • Comissão do Programa de Licenciaturas - PROLICEN
  • Comissão para preparar minuta da Resolução de Ingresso e Reingresso
    2006 (Total: 1)
  • Comissão para estudo das políticas, ações pedagógicas e espaço físico do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial
    2003 (Total: 1)
  • Identificação e formas de atendimento
    1999 (Total: 2)
  • A pessoa com necessidades especiais - metodologias adequadas e manifestações comportamentais
  • Problemas de Aprendizagem
    1998 (Total: 2)
  • Curso de Atualização de Professores do Ensino Regular - Área deficiência mental - Disciplina: Currículos e Programas na Perspectiva de educação inclusiva e da escola integradora
  • Curso de Atualização de Professores do Ensino Regular - Disciplina: Desenvolvimento e aprendizagem
    2016 (Total: 1)
  • O MODELO DE ATENDIMENTO À DIVERSIDADE (MAD) E SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DE APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
    2014 (Total: 2)
  • Modelo de atendimento à diversidade e alunos com dificuldades de aprendizagem específicas.
  • Special education services and the model for addressing diversity
    2012 (Total: 3)
  • Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores.
  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas: As políticas Educacionais de Inclusão em Portugal e no Brasil.
  • Modelo de atendimento à diversidade: percepções dos professores quanto ao processo de atendimento a alunos com dislexia.
    2007 (Total: 4)
  • Contribuições da Psicopedagogia e da Educação Especial para construção de uma Escola Estadual Inclusiva
  • Educação Especial a distância: um relato de experiência
  • O Atendimento ao discente diante das necessidades educacionais pemanentes e transitórias nas Instituições de Ensino Superior de Santa Maria/RS
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental
    2006 (Total: 3)
  • A importância da estimulação essesncial para o desenvolvimento neuropsicológico de recém-nascidos de alto risco
  • A inclusão escolar as crianças nascidas de alto risco para problemas no seu desenvolvimento neuropsicológico
  • Educação Inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental
    2005 (Total: 1)
  • A família no processo de inclusão escolar
    2004 (Total: 1)
  • Inclusão educacional: perspectivas atuais
    2002 (Total: 1)
  • Contexto Escolar e Atuação do professor na Escola Inclusiva
    2001 (Total: 1)
  • Uma análise do processo de inclusão: a realidade de uma escola estadual de Santa Maria/RS
    1998 (Total: 2)
  • Intervenção psicopedagógica na prática com pessoas que apresentam necessidades educativas especiais
  • Relações sócio-afetivas: implicações na prática pedagógica
    1997 (Total: 1)
  • Modificabilidade Cognitiva
    2023 (Total: 1)
  • Modelos de intervenção multinível como proposta inclusiva para estudantes com dislexia
    2019 (Total: 1)
  • Modelo de Atendimento a Diversidade: recurso de apoio a inclusão.
    2015 (Total: 2)
  • ?Educação Inclusiva e o Modelo de Atendimento à Diversidade?.
  • Dislexia
    2014 (Total: 1)
  • Necessidades educativas especiais: O Modelo de Atendimento à Diversidade
    2007 (Total: 1)
  • Modalidades de Atendimento: espaços de atuação do Educador Especial
    2006 (Total: 5)
  • Avaliação da implantação do EaD nos Pólos Municipais.
  • Concepções da deficiência mental: analisando paradigmas
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • Inclusão no ensino superior de pessoas com necessidades educacionais especiais.
  • Processo de Inclusão Social: algumas reflexões
    2005 (Total: 2)
  • O PPP do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial
  • Paradigmas da Deficiência, da Educação Especial e do Processo da Inclusão Escolar
    2004 (Total: 4)
  • A inclusão na EJA
  • A questão da inclusão na escola básica
  • Aspectos teóricos e práticos para a inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular
  • Necessidades Educacionais Especiais: pessoas com dificuldades de aprendizagem
    2003 (Total: 2)
  • FACED/UFRGS: Contribuindo para uma outra escola possível
  • Práticas Educativas: um olhar dos supervisores de estágio de final de curso
    2002 (Total: 7)
  • Conhecendo o Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM
  • Inclusão Escolar e Questões para Reflexão
  • Inclusão na Educação
  • Inclusão no Contexto Escolar
  • O que é ser criança? O desafios na formação de professores
  • Pessoas com Necessidades Especiais e o Processo de Inclusão Escolar
  • Questões Relevantes para o Processo de Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência
    2001 (Total: 1)
  • Processo de inclusão escolar
    2000 (Total: 3)
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Distúrbios de aprendizagem e inclusão escolar
  • Inclusão
    1999 (Total: 2)
  • Dificuldades de aprendizagem e a inclusão escolar
  • InclusãoXIntegração (debate)
    1998 (Total: 4)
  • Alunos portadores de necessidades especiais em sala de aula
  • Educação Inclusiva: um novo paradigma da educação especial no contexto da educação brasileira
  • Educação para todos: o que devemos buscar para a escola inclusiva?
  • Escola Inclusiva: uma educação para todos
    1997 (Total: 2)
  • A politica de inclusão do MEC que prevê o fechamento das classes especiais
  • Desenvolvimento Cognitivo: fatores ambientais envolvidos na aprendizagem; interação
    1996 (Total: 1)
  • Distúrbios de aprendizagem, educação especial e integração
    2018 (Total: 1)
  • Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
    2008 (Total: 2)
  • Alternativas metodológicas oara o processo de leitura e escrita do aluno com dificuldades de aprendizagem
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental.
    2007 (Total: 1)
  • Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose
    2005 (Total: 2)
  • Os pais como agentes da estimulação essencial: uma intervenção necessária na busca do desenvolvimento integral de seus filhos.
  • Recém-nascidos de alto risco: um estudo sobre o atendimento especializado recebido após a alta hospitalar
    2002 (Total: 2)
  • A Escola Inclusiva e o Educador Especial
  • Grupo Operativo com Pais e Mães: uma escuta sobre a deficiência
    1999 (Total: 1)
  • Escola Inclusiva: em busca de uma educação de qualidade para todos (sessão pôster)
    1998 (Total: 3)
  • Alfabetização Construtivista: Um enfoque especial no jogo e na expressão dramática para pessoas com necessidades especiais ( sessão de painéis/posters)
  • Educação Inclusiva: em busca de uma escola para todos (sessão de painéis/posters)
  • Uma experiência com portadores da Síndrome de Down: relato de um estudo de caso
    2010 (Total: 1)
  • VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região SUL - Anped Sul
    2009 (Total: 6)
  • Alternativas metodológicas como subsídio para o trabalho pedagógico inclusivo de professores de uma escola de ensino fundamental.
  • Alternativas metodológicas para a sensibilização ao processo de inclusão
  • Formação docente: perspectivas e desafios de uma educação inclusiva
  • O fazer pedagógico inclusivo no ensino fundamental do Município de Santa Maria
  • Procurando a qualidade por meio da avaliação dos gestores do Centro de Educação da UFSM.
  • Um recorte da teoria e da prática da avaliação institucional na UFSM
    2008 (Total: 6)
  • Educação de adolescentes e adultos com deficiência em Associações de Educação Especial
  • Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose
  • O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas Instituições de Ensino Superior em Santa Maria - RS
  • O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Projeto de pesquisa e extensão: o fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001.
    2000 (Total: 1)
  • A representação social da deficiência (debatedora)
    1998 (Total: 1)
  • Resgate do Ser Genérico em Busca da Qualidade de Vida: Saúde e Educação (sessão de painéis)
    1997 (Total: 1)
  • A organização das forças da sociedade em busca de uma educação inclusiva (Coordenadora da mesa redonda)
    2010 (Total: 2)
  • As experiências multifacetadas do Educador Especial na Escola Inclusiva
  • O fazer pedagógico: formação em tempos de uma poítica com vistas à inclusão
    2009 (Total: 1)
  • O fazer pedagógico: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão
    2007 (Total: 1)
  • Políticas Públicas e o Atendimento ao discente com necessidades educacionais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior.
    1998 (Total: 4)
  • Alfabetização Construtivista (sessão de Pôster)
  • As propostas de formação de educadores na área de educação especial nas Universidades Públicas e Privadas
  • Relação sócio-afetiva e o aproveitamento escolar (sessão de pôster)
  • Uma experiência com portadores de Síndrome de Down (sessão de pôster)
    2008 (Total: 1)
  • Inclusão social na educação
    1998 (Total: 1)
  • Assessoramento aos professores das escolas públicas estaduais da região de abrangência da 8ªDE, para discussão e implementação do Padrão Referencial do Currículo ná área de Educação Especial
    1997 (Total: 1)
  • Assessoria pedagógica a Escola Especial Bem-me quer - APAE
    2004 (Total: 1)
  • O lúdico como intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem segundo Vigotisky e Piaget
    2023 (Total: 15)
  • AVALIADOR(A) DA SELEÇÃO DE TRABALHOS e AVALIADOR(A) DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
  • Parecer no artigo intitulado: ?Impactos da pandemia da covid-19 na educação básica: a questão do fracasso escolar? registrado sob n. 85155 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração Revistas (SEER/OJS) da Revista Educação do Centro de Educação- UFS
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 61084.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob n.60576.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 60015.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 60163.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57736.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58911.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 59214.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 59334.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 59336.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 59836.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 60988.
  • Parecerista ad hoc da avaliação de artigo encaminhado para a Revista Brasileira de Educação Especial mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
  • Parecerista ad hoc no ano de 2023 na Revista Brasileira de Educação Especial.
    2022 (Total: 41)
  • Avaliador interno do edital 003/2022 FIPE da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
  • Avaliador interno do edital 003/2022 FIPE da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM.
  • Avaliador interno do edital 041/2021 FIEX da Pró-Reitoria de Extensão/UFSM.
  • parecer referente ao projeto registrado sob nº 57575.
  • Parecer do artigo registrado sob n. 64170 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer do artigo registrado sob n. 68760 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração Revistas (SEER/OJS) da Revista Educação Especial .
  • Parecer do artigo registrado sob n. 70525 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração Revistas (SEER/OJS) da Revista Educação Especial do Centro de Educação
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57254.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 54611.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57223.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57571.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57572.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57584.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57627.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57653.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57700.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57729.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57736.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57751.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57768.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57805.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57828.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57829.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57843.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57959.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 57985.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58002.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58059.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58109.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58110.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58172.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58603.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58616.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58621.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58622.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58631.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58659.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58869.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 58886.
  • Parecerista ad hoc da avaliação de artigo encaminhado para a Revista Brasileira de Educação Especial.
  • Revisora de trabalhos para o Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias.
    2021 (Total: 12)
  • Avaliador interno do Edital FIEX nº 003/2021 da Pró-Reitoria de Extensão
  • Parecer de trabalho da 36º Jornada Acadêmica de Integrada da UFSM.
  • Parecer de trabalhos da 36º Jornada Acadêmica de Integrada da UFSM.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56837.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 55833.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56021.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56026.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56234.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56758.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56837.
  • Parecer referente ao projeto registrado sob nº 56865.
  • Parecerista ad hoc da avaliação do artigo ?Análise da produção científica sobre o Transtorno Opositor Desafiador? encaminhado para a Revista Brasileira de Educação Especial mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
    2020 (Total: 4)
  • Avaliador da seleção de trabalhos da 35º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
  • Parecer do artigo registrado sob n. 41420 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer do artigo registrado sob n. 43112 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial.
  • Parecer do artigo registrado sob n. 54521 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
    2019 (Total: 3)
  • Parecer Ad hoc do artigo registrado sob cadastro n. 37223 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer Ad hoc do artigo registrado sob cadastro n. 37467 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer de trabalhos da 34ª Jornada Acadêmica Integrada
    2018 (Total: 4)
  • parecer Ad hoc do artigo registrado sob cadastro n. 30890 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer Ad hoc do artigo registrado sob cadastro n. 29947 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação Especial do Centro de Educação.
  • Parecer Adhoc do artigo registrado sob cadastro n. 34865 na plataforma SEER.
  • Parecer de trabalhos da 33ª Jornada Acadêmica Integrada
    2017 (Total: 5)
  • Parecerista do trabalho ARTICULAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CLASSE COMUM DE ENSINO REGULAR
  • Parecerista do trabalho CONTEXTOS EMERGENTES, UNIVERSIDADE E DIVERSIDADE: EM FOCO AS LICENCIATURAS
  • Parecerista do trabalho INCLUSÃO DOS ALUNOS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ESCOLAS
  • Parecerista do trabalho LEGADO OLÍMPICO: OS JOGOS RURAIS COMO PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
  • Revisora científica de artigos para a Revista Educatio Siglo XXI
    2016 (Total: 2)
  • Parecerista do EVOLUÇÃO CONCEPTUAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR CENTRADO NO QUADRO NORMATIVO EM PORTUGAL
  • Parecerista do O OLHAR DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPREENSÃO E ESTÍMULO
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    2014 (Total: 3)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
  • Precerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria,
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria,

Produção Artística

    2008 (Total: 1)
  • A Inclusão Social na Educação

Orientações Concluídas

    2003 (Total: 3)
  • Bolsa de Assistência ao estudante executada no Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM.
  • Bolsa de Assistência ao Estudante executada no Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM
  • Bolsa de Assitência ao Estudante executada no Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM.
    2000 (Total: 2)
  • A escola em busca de um educação inclusiva
  • A escola em busca de uma educação inclusiva
    1999 (Total: 4)
  • Educação física adaptada e educação especial: em busca de uma interação
  • Educação Física Adaptada e Educação Especial: em busca de uma interação
  • Educção Física Adaptada e Educação Especial: em busca de uma interação
  • EDucação Física Adaptada e Educação Especial: em busca de uma interação
    1998 (Total: 1)
  • Uma proposta de avaliação dinâmica
    2023 (Total: 4)
  • Desenho Universal para a Aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: Um estudo sobre a produção científica.
  • DISLEXIA: O ENTRELAÇAMENTO DA TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • FORMAÇÃO CONTINUADA E A QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA: ANÁLISE DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
  • O Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e a sua Implementação nas Escolas Brasileiras: um estudo sobre a produção científica.
    2022 (Total: 3)
  • A Educação Mediada por Cães (Cinoterapia) e a Implementação na Educação Especial
  • As Consequências das Produções de Diagnósticos para o Percurso Escolar do Estudante.
  • Trabalho e Ensino Colaborativo nas Escolas Brasileiras: Um Mapeamento por Meio de uma Revisão Sistemática.
    2021 (Total: 2)
  • ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
    2019 (Total: 5)
  • A relação escola-família no processo educacional do aluno com dislexia
  • Dislexia e aprendizagem: Um olhar investigativo sobre as adequações curriculares em contexto escolar
  • Escola inclusiva e trabalho colaborativo: percepções docentes
  • Estilos de aprendizagem e o apoio pedagógico: Um recurso para a aprendizagem
  • Percepções dos professores sobre a Dislexia: uma aproximação com a literatura especializada.
    2018 (Total: 1)
  • Discalculia: conhecimentos para formação de uma docência inclusiva
    2017 (Total: 1)
  • Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial.
    2016 (Total: 1)
  • Um olhar investigativo sobre as dificuldades para a aprendizagem em um programa de atendimento especializado.
    2010 (Total: 1)
  • O processo de implementação da Educação Inclusiva na visão dos Gestores da Educação Especial das redes municipal e estadual de Santa Maria - RS
    2009 (Total: 2)
  • A vivência escolar e as dificuldades de aprendizagem: um encontro com a realidade.
  • Dificuldades de Aprendizagem: Múltiplos Olhares
    2004 (Total: 10)
  • A Educação Especial frente ao conhecimento das formas de comunicação dos alunos com Paralisia Cerebral e Deficiência Mental
  • A família como mediadora no desenvolvimento global da criança com Síndrome de Down em fase de estimulação essencial
  • A inclusão e o processo de ensino-aprendizagem: superação das dificuldades no cotidiano escolar
  • A linguagem como instrumento mediador para construção do conhecimento
  • Aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com necessidades especiais
  • Educação psicomotora e a aprendizagem da leitura e da escrita: uma prosposta de atendimento para sala de recursos
  • Inclusão escolar: desafios e realidades
  • O grupo de convivência: independência pessoal e individual
  • O trabalho em sala de recursos para a superação das dificuldades na aquisição dos sistemas de linguagem
  • Oficina de produção: construção da auto-estima e autonomia
    2003 (Total: 12)
  • A criança e a família: a estimulação essencial na busca de um desenvolvimento integral
  • A importância do brincar na educação infantil
  • A representação social que os professores construíram do trabalho desenvolvido pelo Educador Especial em sala de recursos
  • Atendimento em sala de recursos e alunos com necessidades educacionais especiais
  • O processo de socialização e independência de jovens e adultos com deficiência mental
  • Oficina de produção como forma de desenvolvimento pessoal
  • Os pais como agentes da estimulação
  • Processo de inclusão escolar e interações sócio-afetivas: ações para a melhoria na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais
  • Proposta alternativa de educação para alunos com paralisia cerebral e deficiência mental
  • Psicomotricidade e o processo de ensino-aprendizagem
  • Representação social dos professores em relação as pessoas com deficiência
  • Trocas de experiências: uma forma de promover a conquista da autonoma e autocrítica
    2002 (Total: 11)
  • A busca da qualidade na oficina de produção.
  • A comunicação alternativa como meio facilitador da aprendizagem, da interação social e da autonomia.
  • A importância da arte e do brincar na aprendizagem.
  • A participação familiar no processo de inclusão escolar de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.
  • Alfabetização de jovens e adultos com necessidades esducativas especiais: contribuição à conquista de autonomia e independência.
  • Grupo de convivência: a busca da independência pessoal e social.
  • Imagem corporal e a interferência na relação eu-mundo.
  • O ambiente lúdico como facilitador da aprendizagem, em classe comum regular de ensino, proporcionando o desenvolvimento de crianças pré-escolares com síndrome de down.
  • O real e o ideal da sala de recursos frente ao processo de inclusão.
  • Processo de alfabetização e as dificuldades de aprendizagem.
  • Trabalhando algumas noções básicas que antecedem o processo de alfabetização.
    2001 (Total: 4)
  • Relatório da prática de ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de Ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de Ensino para Deficientes mentais II
    2000 (Total: 4)
  • Relatório da prática de ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de Ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de Ensino para Deficientes Mentais II
    1999 (Total: 3)
  • Estágio Profissionalizante na área de Educação Física Adaptada
  • Relatório da prática de ensino para deficientes mentais II
  • Relatório da Prática de ensino para deficientes mentais II
    1998 (Total: 4)
  • A influência da linguagem na construção do conhecimento
  • Atividades físicas adaptadas e a pessoa com paralisia cerebral: uma concepção
  • Necessidade de Interação Social da Criança de zero à quatro anos
  • O jogo educativo como recurso pedagógico para crianças com déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
    1997 (Total: 6)
  • A importância do lúdico no desenvolvimento global da criança nas diferentes etapas do desenvolvimento Piagetiano
  • Educação Familiar: sua relevância para o desenvolvimento da criança
  • O despertar do EU na criança portadora da Síndrome de Down
  • O Papel da família na vida do portador de necessidades educativas especiais
  • Os métodos de alfabetização e a Proposta Construtivista
  • Proposta de alfabetização construtivista aos portadores de necessidades especiais
    1996 (Total: 10)
  • A alfabetização num contexto construtivista
  • A construção do esquema corporal pela criança
  • A construção do processo de alfabetização pelo sujeito
  • A participação da família no atendimento de estimulação essencial
  • A relevância do relacionamento sócio-afetivo na vida do portador de necessidades especiais
  • A socialização do portador de necessidades especiais na comunidade
  • As dificuldades de aprendizagem no contexto escolar
  • O desenvolvimento cognitivo da criança segundo Piaget
  • O fator afetivo emocional no contexto pré-escolar
  • O lúdico no desenvolvimento da criança de zero a três anos