Andréa Forgiarini Cecchin

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 2)
  • doi ISSN Inclusão digital na educação superior (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Movimentos da política de Assistência Estudantil em tempos de pandemia. (EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA))
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Inclusão digital na UFSM: reflexões sobre as ações oportunizadas pela assistência estudantil (Brazilian Journal of Development)
  • doi ISSN Políticas curriculares e discussões sobre gênero e sexualidades na formação inicial de professores (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Processos de gestão na educação a distância: análise da coordenação de polo no sistema Universidade Aberta do Brasil (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Sentidos e significados no processo de aprendizagem no ensino superior a distância: a atuação do tutor presencial (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN A RELIGIÃO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS (EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA (REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Atributos de um Educador: concepções prévias de professores ingressantes na educação profissional e tecnológica. (RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas)
    2008 (Total: 2)
  • ISSN A escola e o preconceito sexual (Educação Unisinos)
  • ISSN Educar para a diversidade. (Revista Educação e Cidadania)
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Juventudes brasileiras e sexualidade na contemporaneidade (Educação (Porto Alegre))
    2003 (Total: 1)
  • ISSN Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com Síndrome de Down (Educação Unisinos)
    1998 (Total: 1)
  • ISSN Escola Infantil: um espaço de construção do gênero (EDUCAÇÃO (SÃO PAULO))
    2022 (Total: 1)
  • doi Inclusão digital no campo da assistência estudantil: a importância de ações para minimizar as desigualdades (Inclusão digital no campo da assistência estudantil: a importância de ações para minimizar as desigualdades)
    2020 (Total: 2)
  • doi A intervenção do tutor presencial: sentidos e significados no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior.)
  • doi Gestão na educação a distância: um olhar sobre a coordenação de polo no âmbito da UAB. (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior.)
    2018 (Total: 2)
  • doi Docência no ensino superior a distância: percepções de docentes e discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (A docência do ensino superior em discussão)
  • doi LIMITES E POSSIBILIDADES COMO ACADÊMICO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO (Qualidade e políticas públicas na educação 5)
    2017 (Total: 3)
  • Curso de Pedagogia a Distância: Possíveis articulações entre Proposta Curricular, Gestão Administrativa/Pedagógica e inserção dos egressos do mercado de trabalho (Formação de Professores e Educação Básica: diálogos entre ensino e pesquisa.)
  • Formação em rede no Ensino Superior a distância (EDUCAÇÃO SUPERIOR: desafios para a não compartimentação dos saberes)
  • Os desafios da inclusão de indivíduos com deficiência no Ensino Superior a Distância (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos Prismas)
    2013 (Total: 1)
  • Inquietações e desafios a partir do Curso de Pedagogia, Licenciatura, EaD (Educação à Distância: por que ainda uma interrogação?)
    2001 (Total: 1)
  • Sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: implicações psicossociais (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
    2016 (Total: 1)
  • doi HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: a influência dos espaços educativos na constituição de identidades homossexuais
    2022 (Total: 1)
  • doi DIREITO, EDUCAÇÃO & VULNERABILIDADE
    2023 (Total: 2)
  • Inclusão digital na percepção de estudantes atendidos pela assistência estudantil da UFSM. (CONEDU - IX Congresso Nacional de Educação)
  • Programa Residência Pegagógica: Contribuições para a formação inicial de acadêmicos do curso de Pedagogia. (III Congresso Internacional Movimentos Docentes 2023)
    2022 (Total: 2)
  • Inclusão digital na UFSM: reflexões sobre as ações oportunizadas pela assistência estudantil (CIET:EnPET | ESUD:CIESUD | 2022 Educação Híbrida: Resiliência, Equidade e Sustentabilidade.)
  • O processo eletrônico nacional e sua potencialidade para as ações da assistência estudantil na UFSM (CIET:EnPET | ESUD:CIESUD | 2022 Educação Híbrida: Resiliência, Equidade e Sustentabilidade.)
    2018 (Total: 4)
  • Curso de Pedagogia a distância da UFSM: análise da proposta curricular a partir da perspectiva de estudantes e egressos (CIP 2018 - VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogía)
  • Games e Aprendizagem: relato de experiência sobrea utilização dos games no ensino fundamental (V Congresso Internacional das TICna Educação)
  • Gestão pedagógica na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (CIP 2018 - VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogía)
  • O papel do tutor presencial e sua relação com os processos de aprendizagem: um olhar sobre o Curso de Pedagogia UAB/UFSM (CIP 2018 - VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogía)
    2017 (Total: 2)
  • Curso de pedagogia a distância: relação entre currículo, gestão administrativo/pedagógica e inserção do egresso no mercado de trabalho. (XXVI Seminário Internacional de Educação Popular; IV Seminário Internacional Sindical ? 2º Núcleo do CPERS Sindicato; IV Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha)
  • Docência no Ensino Superior a Distância: percepções de docentes e discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior - III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI - Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2016 (Total: 2)
  • Limites e possibilidades como acadêmico de um curso de educação à distância - relato de uma experiência em andamento (IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
  • Limites e possibilidades como acadêmico de um Curso de Educação à Distância: relato de uma experiência em andamento (XVI Congresso Internacional de Educação Popular, XXV Seminário Internacional de Educação Popular e III Seminário Internacional Sindical e III Seminário Internacional de Educação Profissional do IFF)
    2010 (Total: 3)
  • Atributos de um educador: concepções prévias de professores ingressantes na educação profissional e tecnológica. (VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 2010)
  • Curso de pedagogia a distância da UFSM: caminhos percorridos pela gestão de tutoria (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
  • Formação docente e diversidade sexual: um olhar sobre os cursos de licenciatura da UFSM (XV ENDIPE_ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2008 (Total: 1)
  • Vivências escolares de discriminação e resistência na infância e construção das identidades homossexuais (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2006 (Total: 1)
  • Vivências em espaços educativos e a construção de identidades homossexuais masculinas: primeiras reflexões (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED sul)
    2005 (Total: 1)
  • Vivências de discriminação e resistência na infância e a construção das identidades homossexuais (I Congresso Internacional de Educação)
    2004 (Total: 2)
  • Construção dos gêneros numa Escola Infantil (V ANPEDsul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Homossexualidades na escola: vivências de preconceito e discriminação (Sociedade Democracia e Educação Qual Universidade, 27ª ANPED)
    2023 (Total: 8)
  • As competências e as tecnologias digitais na educação básica no contexto da BNCC, na formação de professores (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Avaliação da aprendizagem no rio grande do sul: uma análise das políticas no pós-pandemia (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Coordenação pedagógica e a formação de professores: contribuições da formação em contexto (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Percepções sobre a Assistência Estudantil da UFSM e sua relação com a Agenda 2030 (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Políticas Curriculares e a Inclusão Digital: Uma proposta de Trilhas Formativas Para Docentes na Escola Municipal Pinheiro Machado (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Portfólio de práticas de pesquisa: perspectiva de construção de saberes na pós-graduação (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Programa Residência pPedagógica: contribuições para a formação inicial de professores egressos do Curso de Pedagogia EAD da UFSM (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2021 (Total: 14)
  • A importância da participação dos familiares nas interações e brincadeiras na Educação Infantil. (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • A leitura de mundo através da arte no contexto da pandemia (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Alfabetização, ensino remoto e Residência Pedagógica: aprendizagem significativa com a utilização do WORDWALL (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Análise das políticas públicas no ensino remoto com ênfase no ciclo de alfabetização (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 12º Salão da Pós-Graduação da UFSM)
  • Assistência estudantil e inclusão digital: um estudo sobre as ações da UFSM (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 12º Salão da Pós-Graduação da UFSM)
  • Desafios para se pensar na Educação Infantil no modelo de ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 12º Salão da Pós-Graduação da UFSM)
  • Interações e brincadeiras na educação infantil e sua importância no processo de alfabetização (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • O aprender docente durante as práticas de ensino em tempos de pandemia (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Práticas lúdicas no contexto da pandemia: caixa de jogos de alfabetização (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Resgate das brincadeiras de infância na educação infantil através da construção de brinquedos com materiais recicláveis (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Residência Pedagógica e ensino remoto: desafios das interações virtuais (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 4º ANO (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
  • Uso dos jogos online durante o ensino remoto: impacto na alfabetização (36ª Jornada Acadêmica Integrada. 13ª Mostra de Ensino - Compartilhando Saberes)
    2018 (Total: 5)
  • A atuação do tutor presencial no curso de Pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de aprendizagem (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM - Salão Pós-Graduação)
  • As potencialidades da educação a distância: contextualizando cenários (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Brinquedoteca no Curso de Pedagogia a Distância: espaço de produção de conhecimento, inovação e de interlocução com a comunidade (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Caminhos e perspectivas da gestão no âmbito da Universidade Aberta do Brasil: o papel do Coordenador de Polo (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Os perigos do silenciamento: a omissão das politicas públicas frente às discussões de gênero no ensino médio (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2017 (Total: 1)
  • Tutor presencial: impacto de sua atuação nos índices de permanência dos estudantes dos cursos de graduação da UAB/UFSM (32ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM - 8º Salão Pós-Graduação)
    2016 (Total: 1)
  • Relações entre a proposta curricular, a gestão administrativa-pedagógica e as demandas do mercado de trabalho para o profissional egresso do Curso de Pedagogia - EAD (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • Relação professor/a-aluno/a na Escola Infantil e a construção do gênero de meninos e meninas. (XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO)
    2002 (Total: 2)
  • A problemática da Educação Sexual nas escolas: algumas reflexões (XIII Salão de Iniciação Científica)
  • Uma reflexão sobre as condições de oferta das escolas de Educação Infantil Municipais de Santa Maria (II Encontro Latino Americano para Estudos da Criança)
    2001 (Total: 2)
  • Diagnóstico sobre as escolas de Educação infantil mantidas pelo poder público municipal de Santa Maria (PROLICEN/2001)
  • Uma reflexão sobre a prática pedagógica no trabalho com Educação Sexual (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Semináriom Internacional de Educação Popular)
    2000 (Total: 8)
  • A escola e a prevenção da gravidez na adolescência (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A responsabilidade da escola na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Discussões sobre a sexualidade humana no espaço escolar (I Seminário Intersinstitucional de Educação no Mercosul e IV Seminário Estadual da Educação Básica - PIEB; Educação & Contemporaneidade: Realidades e Perspectivas)
  • Formação de Professores: seminários sobre educação sexual (PROLICEN/2000)
  • O papel do educador na discussão sobre métodos anticoncepcionais (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Orientação afetivo-sexual: a escolha de uma vida (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os reflexos da obesidade infantil na construção da auto-estima (I Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: implicações psicossociais (I Congresso Internacional de Educação Popular)
    1999 (Total: 4)
  • A construção de novos idiomas na infância: processos de aquisição em classes populares (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Os reflexos da obesidade infantil na construção da auto-estima (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Sexualidade do adolescente com Síndrome da Down: implicações psicossociais (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: implicações psicossociais (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
    1998 (Total: 2)
  • Construção de genero numa escola infantil: interações, lúdico e sexualidade (VII Simpósio de Pesquisa e Interncâmbio Científico)
  • O cotidiano de uma escola infantil e a construção de identidade de gênero das crianças (II Congresso Internacional de Educação Infantil do MERCOSUL)
    2022 (Total: 3)
  • Assistência estudantil e inclusão digital: um estudo que visa a institucionalização de ações na UFSM (IV SEMINÁRIO (DES) FAZENDO SABERES NA FRONTEIRA. CIÊNCIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA: perspectivas e desafios pós-pandemia)
  • Políticas públicas educacionais brasileiras e desenvolvimento sustentável: síntese das pesquisas vinculadas ao INTERFACES (IV SEMINÁRIO (DES) FAZENDO SABERES NA FRONTEIRA. CIÊNCIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA: perspectivas e desafios pós-pandemia)
  • Relações, diálogos e ausências entre educação do campo e currículo (IV SEMINÁRIO (DES) FAZENDO SABERES NA FRONTEIRA. CIÊNCIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA: perspectivas e desafios pós-pandemia)
    2018 (Total: 2)
  • Saberes que complementam a formação inicial do pedagogo (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Vivências em espaços educativos educacionais e sua relação com a constituição da identidade homossexual. In: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. (VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade.)
    2017 (Total: 1)
  • Curso de Pedagogia a distância: possíveis articulações entre proposta curricular, gestão administrativa/pedagógica e inserção dos egressos no mercado de trabalho (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e o III Seminário Observatório da Educação Univates)
    2010 (Total: 1)
  • Gestão de Tutoria na Modalidade de Ensino a Distância (XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2007 (Total: 2)
  • Escola, homossexualidades e preconceito (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • Vivências em espaços educativos formais e a constituição das identidades homossexuais (I SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
    2004 (Total: 1)
  • Algumas reflexões sobre as vivências em espaços educativos e a construção das identidades homossexuais (V Congresso Internacional de Educação Popular e IX Seminário Internacional de Educação Popular)

Produção Técnica

    2014 (Total: 7)
  • Seminário Integrador II ? Conhecimento e Educação
  • Seminário Integrador III ? Contextos e Organização Escolar
  • Seminário Integrador IV ? Saberes e Fazeres na Educação Infantil
  • Seminário Integrador V ? Saberes e Fazeres nas Modalidades Educativas
  • Seminário Integrador VI ? Linguagem e Contextos Educativos na Infância
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
  • Trabalho de Conclusão de Curso II
    2018 (Total: 4)
  • Coordenadora de Grupo de Diálogo do II Seminário do Curso de Pedagogia Noturno - Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em nível superikor
  • Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral no VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Membro da Comissão Científica do III Encontro do Curso de Pedagogia a Distância/UAB da Universidade Federal de Santa Maria
  • Membro da Comissão Organizadora do III Encontro do Curso de Pedagogia a Distância/UAB da Universidade Federal de Santa Maria
    2017 (Total: 2)
  • Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral no V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Membro da Comissão Organizadora do II Encontro do Curso de Pedagogia a Distância/UAB da Universidade Federal de Santa Maria
    2016 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Avaliadora dos Trabalhos apresentados na 31ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2014 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do I Seminário Nacional de formação de Professores à Distância: desafios e perpectivas do Curso de Pedagogia
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do I Encontro Acadêmico do Curso de Pedagogia a Distância da UFSM
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do I Encontro do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Santa Maria
    2000 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do Treinamento dos monitores dos grupos de apoio multidimensional
    1999 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Organizadora da VI Semana Gaúcha de Combate ao uso indevido de drogas
  • Membro da Comissão Organizadora do Treinamento em Psicologia de Grupos
    2019 (Total: 1)
  • 'III Ciclo de Palestras sobre Docência na Universidade - Palestra 1: Aprendizagem e desenvolvimento humano
    2017 (Total: 1)
  • Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente - Módulo I
    2016 (Total: 2)
  • Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente 2016 - Módulo I
  • Curso de Legislação Acadêmica - Módulo 1
    2013 (Total: 1)
  • Fundamentos Pedagógicos da EPCT
    2008 (Total: 2)
  • Perspectivas da Educação para o século XXI
  • Perspectivas para educação no século XXI
    2005 (Total: 1)
  • Processos de Linguagem Oral e Escrita
    2004 (Total: 2)
  • Curso de Educação Continuada de Docentes: repensando a prática no cotidiano
  • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
    2003 (Total: 3)
  • Corpo, sexualidade e auto-conhecimento
  • Processos de aquisição da leitura e da escrita
  • Processos de aquisição da linguagem oral e escrita
    2022 (Total: 2)
  • Algumas interlocuções do INTERFACES/CNPQ com a pesquisa em Educação
  • Políticas públicas educacionais brasileiras e desenvolvimento sustentável: síntese das pesquisas vinculadas ao INTERFACES
    2019 (Total: 3)
  • A atuação do Tutor presencial no Curso de Pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de aprendizagem
  • Caminhos e perspectivas da gestão no âmbito da Universidade Abrta do Brasil: o papel do Coordenador de Polo
  • Curso de Pedagogia UAP/UFSM: possíveis articulações entre proposta curricular, Gestão Pedagógica e inserção dos egressos no mundo de trabalho
    2018 (Total: 9)
  • A atuação do tutor presencial no curso de Pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de aprendizagem
  • Brinquedoteca no Curso de Pedagogia a Distância: espaço de produção de conhecimento, inovação e de interlocução com a comunidade
  • Caminhos e perspectivas da gestão no âmbito da Universidade Aberta do Brasil: o papel do Coordenador de Polo
  • Curso de Pedagogia a Distância da UFSM: Análise da Proposta Curricular a partir da perspectiva de estudantes e egressos
  • Gestão pedagógicana educação à distância: uma experiência no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
  • O papel do tutor presencial e sua relação com os processos de aprendizagem: um olhar sobre o curso de pedagogia UAB/UFSM
  • Os perigos do silenciamento: a omissão das politicas públicas frente às discussões de gênero no ensino médio
  • Saberes que complementam a formação inicial do pedagogo
  • Vivências em espaços educacionais e sua relação com a constituição da identidade homossexual
    2017 (Total: 3)
  • Curso de pedagogia a distância: relação entre currículo, gestão administrativo/pedagógica e inserção do egresso no mercado de trabalho.
  • Curso de Pedagogia a distância: possíveis articulações entre proposta curricular, gestão administrativa/pedagógica e inserção dos egressos no mercado de trabalho
  • Docência no Ensino Superior a Distância: percepções de docentes e discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria
    2016 (Total: 2)
  • Limites e possibilidades como acadêmico de um Curso de Educação à Distância: relato de uma experiência em andamento
  • Relações entre a proposta curricular, a gestão administrativa-pedagógica e as demandas do mercado de trabalho para o profissional egresso do Curso de Pedagogia - EAD
    2010 (Total: 2)
  • Formação docente e diversidade sexual: um olhar sobre os cursos de licenciatura da UFSM
  • Gestão de Tutoria na Modalidade de Ensino a Distância
    2008 (Total: 2)
  • Percepções e sentimentos sobre pessoas homossexuais nos cursos de licenciatura da UFSM
  • Vivências escolares de discriminação e resistência na infância e a construção das identidades homossexuais
    2004 (Total: 1)
  • Construção dos gêneros numa Escola Infantil
    2003 (Total: 2)
  • Relação professor/a-aluno/a na escola infantil e a construção do gênero de meninas e meninos
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com Síndrome de Down
    2002 (Total: 4)
  • A problemática da Educação Sexual nas escolas: algumas reflexões
  • Diagnóstico sobre as escolas de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal de Santa Maria
  • Educação Sexual: um dilema na Escola
  • Investigando as condições de oferta das escolas de Educação Infantil mantidas pelo poder público do município de Santa Maria
    2001 (Total: 1)
  • A escola como um espaço de discussão sobre a sexualidade
    2000 (Total: 3)
  • Formação de professores: Seminários sobre Educação Sexual
  • O papel da escola na divulgação dos métodos anticoncepcionais
  • Uma reflexão sobre a prática pedagógica no trabalho com Educação Sexual
    1999 (Total: 5)
  • A construção de novos idiomas na infância: processos de aquisição em classes populares
  • Os reflexos da obsidade infantil na construção da auto-estima
  • Sexualidade do Adolescente com Síndrome de Down - um estudo de caso
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com Síndrome de Down
  • Um estudo sobre a sexualidade do adolescente com Síndrome de Down
    1998 (Total: 2)
  • Grupos de Apoio Multidimensional ao estudante da Universidade Federal de Santa Maria
  • O cotidiano da uma escola infantil e a construção da identidade de gênero das crianças
    2019 (Total: 3)
  • Aprendizagem e desenvolvimento humano
  • Educação e Diversidade
  • Educar para a diversidade
    2018 (Total: 1)
  • A Educação no século XXI
    2017 (Total: 7)
  • A educação contemporânea no contexto das redes sociais
  • Educar para a diversidade
  • Percurso formativo de um educador na modalidade à distância
  • Tecnologias cotidianas e suas consequências
  • Trabalho de Conclusão de Curso: orientações acerca da pesquisa e escrita científica
  • Vantagens e desafios de estudar à distância
  • Vantagens e Desafios de Estudar à Distância
    2016 (Total: 3)
  • Educar para a diversidade
  • Geração y: desafios educacionais
  • Percurso formativo de um educador na modalidade à distância
    2014 (Total: 3)
  • Vantagens e desafios de cursar a modalidade à distância
  • Vantagens e desafios de cursar a modalidadecia EaD
  • Vantagens e desafios de estudar na modalidade à Distância
    2013 (Total: 3)
  • Projeto Pedagógico do Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional
  • Relações humanas no mundo do trabalho: percepção social, liderança, motivação
  • Relações Humanas no trabalho: percepção social, motivação e ldierança
    2012 (Total: 1)
  • Diversidade na Escola
    2011 (Total: 6)
  • A diversidade nas relações humanas
  • Criatividade e Aprendizagem
  • Educar para a diversidade
  • Educar para a Diversidade
  • Perspectivas da Educação para o século XXI
  • Saberes e fazeres na Educação
    2010 (Total: 2)
  • Educar para a diversidade
  • Temas convergentes para repensar a formação de professores: diálogo interdisicplinar, diversidade sexual e ensino à distância
    2009 (Total: 1)
  • Motivação: mais energia na sua vida
    2008 (Total: 5)
  • Afetividade: relacionamento intra e interpessoal
  • Criatividade e Aprendizagem
  • Diversidade Sexual na Escola
  • Educar para a diversidade
  • Gênero, sexualidade e Educação
    2001 (Total: 2)
  • Pedagogia de Projetos
  • Políticas Públicas da Educação: perspectivas para o Curso de Pedagogia
    2000 (Total: 1)
  • O cotidiano de uma Escola Infantil e a construção da identidade de gênero das crianças
    1999 (Total: 2)
  • A escola e a produção do feminino e masculino
  • Educação e sexualidade
    1998 (Total: 1)
  • Educação e gênero: a escola e a produção do feminino e masculino
    2001 (Total: 1)
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com Síndrome de Down
    1999 (Total: 1)
  • Sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: implicações psicossociais
    1999 (Total: 2)
  • A construção de novos idiomas na infância: processos de aquisição em classes populares
  • Sexualidade do Adolescente com Síndrome de Down: implicações psicossociais
    2022 (Total: 1)
  • CURADORIA DE CONTEÚDOS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
    2019 (Total: 1)
  • Tutorial para coordenadores de Polo UAB
    2023 (Total: 3)
  • Ateliê de Aprendizagem para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental
  • CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES PARA EAD
  • MOOC ( (Massive Open Online Courses) na formação continuada de professores.
    2022 (Total: 2)
  • ESCRITA PARTICIPATIVA DE MINUTA DO PROJETO DE LEI PARA A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (COMDECAMPO)
  • Minuta de Resolução para os Auxílios Inclusão Digital na Universidade Federal de Santa Maria.
    2021 (Total: 1)
  • CURSO DIALÓGOS SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES
    2019 (Total: 1)
  • Ambiente Colaborativo de formação para os tutores presenciais.
    2009 (Total: 1)
  • CICLUS - REDE DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
    2022 (Total: 1)
  • Orientação do Produto de Pesquisa de Jacira Fernandes Chaves - UMA PROPOSTA DE CURADORIA DE CONTEÚDOS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
    2021 (Total: 1)
  • Orientação do Produto de Pesquisa de Daiana Godinho Martins Correia - CURSO DIÁLOGOS SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES
    2019 (Total: 2)
  • Orientação do Produto de Pesquisa de Aline Fernanda Soeiro - AMBIENTE COLABORATIVO DE FORMAÇÃO PARA OS TUTORES PRESENCIAIS
  • Orientação do Produto de Pesquisa de Cláucia Garcia Pessoa - TUTORIA PARA COORDENADORES DE POLOS UAB
    2017 (Total: 1)
  • Assessoramento da Equipe de Coordenadoras Pedagógicas das Escolas na Ação de Formação Continuada de Professores em Serviço
    2016 (Total: 1)
  • Assessoramento da Equipe de Coordenadoras Pedagógicas das Escolas na Ação de Formação Continuada de Professores em Serviço
    2015 (Total: 1)
  • Assessoramento da Equipe de Coordenadoras Pedagógicas das Escolas na Ação de Formação Continuada de Professores em Serviço
    2014 (Total: 1)
  • Assessoramento da Equipe de Coordenadoras Pedagógicas das Escolas na Ação de Formação Continuada de Professores em Serviço
    2023 (Total: 1)
  • Reformulação curricular do Projeto do Curso Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional
    2009 (Total: 1)
  • CICLUS - Programa de formação e desenvolvimento profissional dos docentes e gestores da UFSM (Elaboração de Projeto)
    2021 (Total: 2)
  • Parecer ad doc - revisão de livro para Editora da UFPEL.
  • Parecer Ad hoc - parecer de revisão de artigo científico para Research, Society and Development - - ISSN 2525-3409.
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA SCIENTIATEC'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 3)
  • Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
  • Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS
  • Tecnologias educacionais na Educação Superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privada
    2022 (Total: 3)
  • Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
  • Políticas curriculares para educação do campo: Um olhar sobre a rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul
  • Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos
    2021 (Total: 1)
  • Formação docente em Cursos de Licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gêneros e sexualidades
    2019 (Total: 2)
  • A atuação do tutor presencial no Curso de Pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem
  • Caminhos e perspectivas da Coordenação de Polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM
    2017 (Total: 4)
  • Disciplina: Psicologia da Educação I
  • Disciplina: Seminário Integrador II - conhecimento e Educação
  • Disciplina: Seminário INtegrador II - conhecimento e Educação
  • Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I e II
    2023 (Total: 2)
  • Os direitos das crianças a partir de narrativas de docentes que atuam na Educação Básica
  • Vivências como residente no contexto da pandemia e pós-pandemia em uma escola pública de Santa Maria/RS
    2022 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO INICIAL DO/A FUTURO/A PEDAGOGO/A: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM DESTAQUE
    2019 (Total: 1)
  • Aportes para o desenvolvimento da autonomia de crianças na Educação Infantil
    2017 (Total: 22)
  • A Educação a Distãncia como oportunidade de acesso ao Ensino Superior
  • A importância da família no processo de aprendizagem do aluno
  • As tecituras da docência: vivências no Curso de Pedagogia a distância
  • Breve análise de minha trajetória de vida a partir dos ensinamentos do Curso de Pedagogia
  • Caminhos que me formaram professora
  • Educação a distãncia: oportunidade de aprender e vencer
  • Estágio Supervisionado em Educação Infantil: algumas experiências
  • Experièncias e aprendizados na Educação a distãncia
  • Experiências vivenciadas como acadêmica do Curso de Pedagogia EAD
  • Formação a distância: minha trajetória no Curso de Pedagogia
  • Games e Aprendizagem: um relato de experiência da utilização dos games no Ensino Fundamental
  • História de vida: minha experiência no Curso de Pedagogia a distância da UFSM
  • Limites e possibilidades como acadêmico de um curso de educação a distância: relato de uma experiência em andamento
  • Minha história de vida e trajetória na Pedagogia
  • Minha história de vida: um pouco de com ome constitui pedagoga
  • Minhas memórias de formação no Curso de Pedagogia EAD
  • Narrativa autobiográfica de um acadêmico do curso de Pedagogia
  • Pedagogia EaD: uma análise a partir de minha trajetória formativa
  • Pedagogia: da fantasia infantil à realidade complexa
  • Reflexões sobre a Educação a Distância a partir de minha vivência como acadêmica do Curso de Pedagogia
  • Relato sobre minha trajetória no Curso de Pedagogia EAD
  • Vivências e experiências na formação inicial de um professor
    2013 (Total: 3)
  • Gênero e docência: uma reflexão a partir das vivências de um acadêmico do Curso de Pedagogia
  • Identidades e papeis de gênero: práticas educativas voltadas para conceitos de igualdade e respeito às diferenças
  • Sexualidade e gênero: como a escola lida com essas questões a luz da Pedagogia cultural?
    2010 (Total: 5)
  • Fatores que motivam o trabalho do professor dos anos iniciais do ensino fundamental
  • O desencanto com a escola: a ruptura de um sonho
  • O educador diante da homossexualidade: percepções e sentimentos
  • O mal-estar em sala de aula: situações vivenciadas por estudantes do curso de pedagogia em sua trajetória escolar
  • Percepções e sentimentos que docentes e discentes da UFSM tem das identidades homossexuais não-hegemônicas
    2009 (Total: 3)
  • A técnica do trabalho em grupo na escola e sua relevância para a prática pedagógica e para a aprendizagem
  • As significações imaginárias produzidas por professores, filhos de professores, sobre o ser professor
  • Símbolos utilizados pelos estudantes para representar seus professores
    2008 (Total: 1)
  • Símbolos utilizados pelos estudantes para representar os professores
    2002 (Total: 1)
  • O corpo em educação: o educador infantil diante da sexualidade da criança de zero a seis anos