Fabio Da Purificacao De Bastos

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 2)
  • ISSN DIÁLOGO-PROBLEMATIZADOR E PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE MEDIADA POR TECNOLOGIAS CRIATIVAS EDUCACIONAIS EM REDE (Cenas Educacionais)
  • ISSN O ATO DE PEDALAR E A FLEXIBILIDADE COGNITIVA EM SALA DE AULA: TRANSVERSALIDADE CURRICULAR EM MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL (Revista Cenas Educacionais,)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Tributo a Maurice Bazin: um farol da prática para a liberdade (ALEXANDRIA (UFSC))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Trabalho colaborativo no ensino de física mediado por tecnologias educacionais em re de para resolução de problemas (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)
    2016 (Total: 3)
  • doi ISSN Convergência e integração de tecnologias criativas em ambientes virtuais (ETD. Educação Temática Digital)
  • doi ISSN Educação científico-tecnológica mediada por dispositivos móveis e os desafios no escopo das tecnologias educacionais em rede (ACTIO: Docência em Ciências)
  • ISSN Ensino de física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores (Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física (Revista de Enseñanza de la Física)
    2014 (Total: 6)
  • doi ISSN ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA (Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online))
  • ISSN Flexibilidade cognitiva e hipermídia educacional na formação inicial de físicos - educadores (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • ISSN Regularidades e transformações em hipermídia educacional (Revista Brasileira de Informática na Educação)
  • doi ISSN REGULARIDADES E TRANSFORMAÇÕES EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL (Revista Brasileira de Informática na Educação)
  • ISSN Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre (Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais)
  • ISSN Universidade Aberta Mediada por Software Livre (Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais)
    2013 (Total: 3)
  • ISSN Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional (Dynamis (FURB. Online))
  • ISSN Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM (Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental)
  • ISSN Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2012 (Total: 3)
  • ISSN Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional (Dynamis (FURB. Online))
  • doi ISSN ENSINO DE FÍSICA COLABORATIVO MEDIADO PELO WIKI DO MOODLE: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CASOS DE ESTUDOS (Caderno Brasileiro de Ensino de Física)
  • ISSN Popularizando o PROBIO-Educação Ambiental na praça e na escola (Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental (Sustentabilidade em Debate)
    2010 (Total: 4)
  • ISSN EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS LIVRES: DIÁLOGO PROBLEMATIZADOR NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (Inter-ação (UFG. Online))
  • ISSN Ensino-Aprendizagem Colaborativo Mediado pelo Wiki do Moodle (Educar em Revista (Impresso))
  • ISSN Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância (Conjectura : filosofia e educação (UCB))
  • ISSN Mediação Tecnológica -Educacional: Potencialidades do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle (P@rtes (São Paulo))
    2009 (Total: 4)
  • ISSN Educação como Prática da Liberdade e Movimento Software Livre: produção colaborativa mediada pelas TIC (Revista da FACED (UFBA. Online))
  • ISSN Hipermídia Educacional e Flexibilidade Cognitiva no Processo de Ensino-Aprendizagem mediado por AVEA (P@rtes (São Paulo))
  • ISSN Investigação-Ação Escolar: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticos por alunos surdos (Espaço (Rio de Janeiro. 1990))
  • ISSN Potencialidades Tecnológicas Educacionais em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2008 (Total: 5)
  • ISSN A Teoria da Atividade como orientação psicopedagógica na implementação de atividades de estudo em Ambientes Virtuais (Ciências & Cognição (UFRJ))
  • ISSN Desafios Ambientais na Educação Infantil (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
  • ISSN Prática Escolar Dialógico-Problematizadora: temas estruturadores como potencializadores do ensino de conceitos matemáticos (Teoria e Prática da Educação)
  • ISSN Resolução de problemas de Física mediada por tecnologias (Caderno Brasileiro de Ensino de Física)
  • ISSN Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
    2007 (Total: 2)
  • ISSN Cultura Científico-Tecnológica na Educação Básica (Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências)
  • ISSN Mobilização dos saberes curriculares: potencial investigativo do Ambiente Multimídia para Educação Mediada ? AMEM (Educação Unisinos)
    2006 (Total: 5)
  • ISSN Desafios da Mediação Pedagógica em Cursos de Formação de Professores Presenciais e a Distância (Educação (UFSM))
  • ISSN Educação Científico-Tecnológica de Jovens e Adultos mediada por Tecnologias Livres (Contexto & Educação)
  • ISSN Temáticas Ambientais e Biomas Brasileiros: Análise dos trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências em eventos científicos nacionais nos últimos cinco anos (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
  • ISSN TEMÁTICAS AMBIENTAIS E BIOMAS BRASILEIROS: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
  • ISSN UM AMBIENTE MULTIMÍDIA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA (Ciência e Educação (UNESP))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Fundamentos para uma prática de Ensino-Investigativa em Ciências Naturais e suas Tecnologias: exemplar de uma experiências em séries iniciais (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
    2004 (Total: 4)
  • ISSN Contribuições Didático-metodológicas do monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores (Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI))
  • ISSN Educação, Movimentos Sociais e Formação de Professores: o projeto CUIA no contexto da reforma agrária brasileira (Educação (UFSM))
  • ISSN Investigação-Ação e Formação de Professores: estratégias articuladoras da prática formativa (Educação (UFSM))
  • ISSN Monitoramento Eletrônico das Tarefas Extraclasse na Forma?ão Escolar de Professores (Revista Pedagógica (Chapecó))
    2003 (Total: 1)
  • Conduzindo Dialogicamente Paulo Freire em Florianópolis (Jornal Utopia)
    2002 (Total: 2)
  • ISSN A Construção do Conhecimento Prático do Professor de Educação Física: um estudo de caso etnográfico (Educação (UFSM))
  • ISSN A Interação dialógica-problematizadora para as primeiras séries do Ensino Fundamental e Cursos de Formação de Professores (Pedagogia (UNOESTE))
    2001 (Total: 2)
  • Alfabetização de jovens e adultos, educação recorrente e formação de professores (Web Revista de Educação Paidéias Idéias)
  • Vivência de Grupos Colaborativos na Interface Educação e Informática via investigação-ação educacional (Revista do Ppge Ufsm)
    2000 (Total: 2)
  • ISSN Mudando o Trabalho Educativo de Formar Professores de Física (Perspectiva (Erexim))
  • POR QUE NÃO TEMOS INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NAS ESCOLAS? (Revista Eletrônica Paidéias Idéias)
    1999 (Total: 7)
  • ISSN Ação Cultural para a Libertação: a questão da cultura na pedagogia do oprimido (Estudos Leopoldenses. Série Educação)
  • Construindo a Formação Problematizadora e Dialógica do Educador (Olhar de Professor)
  • ISSN Formação de Professores e Comunidades de Aprendizagem (Linguagens & Cidadania)
  • Formação de Profissionais da Educação e Movimentos Sociais (Revista Eletrônica Paidéias Idéias)
  • ISSN Investigação_ação e Profissionalização de Professores (Caderno Pedagógico)
  • ISSN Investigação-Ação na Formação dos Profissionais da Educação: redimensionando as atividades curriculares de ciências no curso de pedagogia (Educação (UFSM))
  • Pesquisa ou Investigação? As acções que queremos! (A Página da Educação)
    1998 (Total: 9)
  • ISSN (In)Formação Psicológica na Perspectiva da Investigação-Ação para a Prática Docente no Ensino Fundamental (Educação (UFSM))
  • Da Produção de energia à Produção de Lixo: investigação e ação educacional (Revista Advir)
  • Didática, Investigação-Ação e Racionalidade Emancipatória (Momento)
  • Investigação-Ação Educacional: possibilidades crítica e emancipatórias na prática educativa (Heuresis: revista eletrônica de investigación curricular y educativa)
  • ISSN Investigação-Ação, Comunicação e Educação Dialógica permeando a vivência da Prática Educativa (Educação (UFSM))
  • ISSN Investigação-Ação, Conhecimento e Ensino Fundamental (Educação (UFSM))
  • ISSN Investigação-Ação, Educação Dialógica e a Problemática dos Grupos Minoritáriosna Escola (Tempo da Ciência (UNIOESTE))
  • Uma Concepção de Investigação Educacional e a Formação de Comunidades Críticas como Alternativa de Educação Permanente (Alcance)
  • Uma Possibilidade para a Ousadia de Criar e Transformar a Realidade Escolar (Alcance)
    2022 (Total: 2)
  • ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE EM FÍSICA MEDIADO POR HIPERMÍDIA DIDÁTICA (Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos)
  • ORIENTAÇÃO UNIVERSITÁRIA REMOTA DO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (Enseñanza de las ciencias naturales en pandemia : Encuentro Virtual de Enseñanza de las Ciencias Naturales-EnCiNa 5)
    2021 (Total: 1)
  • CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA UAB/UFSM: DO PLANEJAMENTO À IMPLEMENTAÇÃO REFLEXIVA (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFSM: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS)
    2020 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM ENSINO DE FÍSICA: ORIGENS DÉCADA, TRAJETÓRIA EM MEIO SÉCULO E PERSPECTIVAS (A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas)
    2018 (Total: 2)
  • e stágio supervisionado de ensino na u niversidade a berta do b rasil : desafios da eduCação superior aberta mediada por teCnologias eduCaCionais em rede (C irCulando entre as possibilidades de e duCação a d istânCia e os desafios da e duCação s uperior)
  • Estágio Supervisionado Colaborativo no Wiki (Jornada Acadêmica Integrada [recurso eletrônico] : compilação de artigos de 2015 / [30a Jornada Acadêmica Integrada])
    2016 (Total: 2)
  • EXPERIÊNCIA DO MÓDULO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PARA A FORMAÇÃO DO VOLUNTARIADO NA COPA DO MUNDO 2014 (CULTURA DO VOLUNTARIADO: EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO NO BRASIL)
  • Inovações nas Orientações de Estágio Supervisionado de Ensino: o potencial das tecnologias criativas (Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos sul-sul)
    2015 (Total: 2)
  • ENSINO DA LUZ E SUAS INTERAÇÕES COM DISPOSITIVOS MÓVEIS (ENSINO DA LUZ E SUAS INTERAÇÕES COM DISPOSITIVOS MÓVEIS)
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO MEDIADO POR AMBIENTE HIPERMÍDIA VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM (ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO MEDIADO POR AMBIENTE HIPERMÍDIA VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM)
    2014 (Total: 1)
  • Recursos e Atividades dos cursos de Física a distância: avaliação crítica de dois casos (CONTROVÉRSIAS NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA)
    2013 (Total: 1)
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS LIVRES EM REDE (PRÁTICAS EDUCATIVAS)
    2010 (Total: 2)
  • Educação Popular e Formação Profissional via Diálogo-Problematizador: o movimento social "software livre" na educação a distância brasileira (Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
  • Paulo Freire, Formação de`Professores e Mediação Tecnológica Livre (Formação de Educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante)
    2008 (Total: 3)
  • Comunicação, dizer a sua palavra, discurso, pesquisa/investigação e pronunciar o mundo em Paulo Freire (Dicion[ário de Paulo Freire)
  • Comunicação, Discurso, Dizer a sua Palavra, Pesquisa/Investigação e Pronunciar o Mundo (Dicionário Paulo Freire)
  • Paulo Freire, Formação de Professores e Mediação Tecnológica Livre (Formação Dialógica de Professores)
    2007 (Total: 1)
  • Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica (Nuevas Ideas en Informática Educativa : Memorias del XII Taller Internacional e Software Educativo (TISE))
    2006 (Total: 2)
  • Educar os professores na escola pra quê (Programa Especial de Formação de Professores em Serviço da FAE/UFPel: dez anos de experiências, reflexões e práticas.)
  • Formação de Professores e Prática Educacional Dialógico-Problematizadora (Aprimorando-se com Paulo Freire...no Quefazer Educativo)
    2005 (Total: 4)
  • Diálogos Cordiais com Balduino Antonio Andreola (Memórias, Diálogos e Sonho de Educador)
  • Investigacão-Acão Escolar e Educacão como Prática da Liberdade na Formacão de Professores: o potencial da tecnologia informática livre (Conhecimento Local e Conhecimento Universal: formacão docente, aprendizado e ensino.)
  • Movimentos Sociais, Educação e Filosofia: formação de professores, educação dialógico-problematizadora e movimentos sociais (Filosofia e Educação: confluências)
  • Reflexões que Dialogam com Balduino: dialogando no espaço escolar sobre educação científico-tecnológica - episódios vividos com Balduino (Memórias, Diálogos e Sonho do Educador)
    2004 (Total: 1)
  • Diálogo e Conscientização na Teoria e Prática da liberdade (Sobre Filosofia e Educação: subjetividade-intersubjetividade na fudamentação da práxis pedagógica)
    2003 (Total: 3)
  • Ciclos de Investigação-Ação Escolar na Sala de Aula (Pesquisa-Ação: princípios e métodos)
  • Formação Educacional e Investigação-Ação (Pesquisa-Ação: princípios e métodos)
  • Investigação-Ação Educacional: possibilidades críticas e emancipatórias (Pesquisa-Ação: princípios e métodos)
    2001 (Total: 6)
  • Fazendo Investigação-Ação Educacional na Formação de professores de Física (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
  • Formação Permanente na Prática Educativa (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
  • Investigação-Ação e a Concepção de Cidadania Ativa (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
  • Investigação-Ação Emancipatória e prática Educacional Dialógica-Problematizadora (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
  • Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
  • Redes e Conhecimento Científico na Escola (Investigação-Ação: mudando o trabalho de formar professores)
    2003 (Total: 1)
  • Alfabetização Científico-Tecnológica e Investigação-Ação Educacional
    2015 (Total: 1)
  • ENSINO DE FÍSICA, HIPERMÍDIA E AMBIENTE EM REDE
    2014 (Total: 2)
  • DOCÊNCIA, AMBIENTE E TECNOLOGIAS LIVRES
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade: Curso de Capacitação para o Voluntariado em Megaeventos
    2011 (Total: 2)
  • Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais e Atividades a Distância
  • Programa anual de capacitação continuada (PACC) 2011: fluência tecnológica no Moodle
    2010 (Total: 1)
  • Estágio Supervisionado de Ensino de Física
    2008 (Total: 2)
  • Interação Mediada por Computador
  • Metodologia e Prática do Ensino de Física I e II
    2006 (Total: 1)
  • Educação Ambiental Probio: Livro do Professor
    2005 (Total: 1)
  • IX Escola de Investigacão-Acão: conflitos e desafios
    2003 (Total: 1)
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
    2002 (Total: 1)
  • Prática de Ensino-Investigativa
    2001 (Total: 1)
  • Fazendo CUIA
    2000 (Total: 1)
  • Colaboração Escolar
    1999 (Total: 1)
  • Pesquisa ou Investigação? As ações que queremos!
    2005 (Total: 1)
  • Material Didático para a disciplina de Didática do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSM modalidade a distância
    2000 (Total: 1)
  • Ementa e Programa das Disciplinas de Pesquisa Educacional da Proposta Curricular do CE/UFSM para as Licenciaturas da UFSM
    1999 (Total: 2)
  • Capacitando Monitores-Alfabetizadores
  • Educação Dialógico-Problematizador
    2001 (Total: 1)
  • Momentos pedagógicos desafiadores (TVE-RS)
    2000 (Total: 1)
  • Democracia, concurso e bibliografia (Gazeta do Sul)
    2023 (Total: 1)
  • STEAM, PBL e EPL: estrategia metodológica das situações existenciais freirianas (II Coloquio Internacional Paulo Freire)
    2022 (Total: 1)
  • Estágio Curricular Docente em Física Mediado por Hipermídia Didática (Cieduc2022)
    2021 (Total: 2)
  • Ensino(?) Experimental(?) de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(?) no Estágio Curricular Docente Remoto (Encina2021)
  • ORIENTAÇÃO UNIVERSITÁRIA REMOTA DO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE EM FÍSICA MEDIADO POR HIPERMÍDIA DIDÁTICA (I Escola de Inverno de Ensino de Física)
    2020 (Total: 1)
  • Orientação Universitária Remota do Estágio Curricular Docente de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Encuentro Virtual de Enseñanza de las Ciencias Naturales)
    2019 (Total: 2)
  • DIÁLOGO-PROBLEMATIZADOR E PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE MEDIADA POR TECNOLOGIAS CRIATIVAS EDUCACIONAIS EM REDE (XIII COLÓQUIO NACIONAL E VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO :'DISTOPIA, BARBÁRIE E CONTRAOFENSIVAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO)
  • O ATO DE PEDALAR E A FLEXIBILIDADE COGNITIVA EM SALA DE AULA: TRANSVERSALIDADE CURRICULAR EM MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL (XIII COLÓQUIO NACIONAL E VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO :'DISTOPIA, BARBÁRIE E CONTRAOFENSIVAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO)
    2015 (Total: 1)
  • ATIVIDADES DE ESTUDO DE FÍSICA HIPERMIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FÍSICOS-EDUCADORES (XXI SNEF)
    2013 (Total: 2)
  • Estágio supervisionado de ensino mediado pelo Wiki do Moodle (III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning)
  • Mooc mediado por REA: prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superior (III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning)
    2012 (Total: 4)
  • Modelo Teórico para Orientações Didático-Pedagógicas de Atividades no Moodle (Esud2012)
  • MODELO TEÓRICO PARA ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES NO MOODLE (ESUD 2012)
  • Pesquisa de utilização de ferramentas de atividade do Moodle que mediam um curso de educação a distância (MoodleMoot Brasil 2012)
  • RECURSOS E ATIVIDADES DOS CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO CRÍTICA DE DOIS CASOS (XIV EPEF)
    2011 (Total: 3)
  • eMail no Moodle: Diálogo-­Problematizador para Educar para a Liberdade (Moodlemoot Brasil 2011)
  • Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência)
  • Regularidades e transformações em hipermídia educacional (ESUD 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
    2010 (Total: 7)
  • Blog Pessoal e OU Blog no Moodle: ferramentas potencializadoras da Web 2.0 (MoodleMoot Brasil 2010)
  • FLUÊNCIA TECNOLÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: META FORMATIVA DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES E TUTORES NA UAB/UFSM (1º Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel: desafios metodológicos)
  • Mediação Tecnológica Educacional Livre e Produção Colaborativa (Universidad 2010 7º Congreso Internacional de Educación Superior)
  • Mediação Tecnológica Livre e Iniciação à Docência em Física (1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras)
  • O que significa atuar na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade no âmbito da UAB? (IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação e intercultura)
  • Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional (Prolicen2010 - os desafios atuais na fomação do professor)
  • Software livre, hipermídia educacional e o ensino de física (Congresso Internacional de Educação Popular)
    2009 (Total: 7)
  • Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle (X Workshop de Informatica na Escola)
  • EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE E MOVIMENTO SOFTWARE LIVRE: COLABORAÇÃO MEDIADA PELAS TIC (XI Fórum De Estudos: Leitura de Paulo Freire)
  • Formação Educacional Mediada por Computador: o ambiente hipermidiático Moodle no desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para a Aprendizagem)
  • Interação Mediada por Computador Através do Moodle: Colaboração nas Práticas Educativas no Ensino Superior (MoodleMoot Brasil 2009)
  • PROBLEMATIZANDO O DIÁLOGO A PARTIR DE DIÁLOGOS... (XI Fórum De Estudos: Leitura de Paulo Freire)
  • PRODUÇÃO ESCOLAR COLABORATIVA EM FÍSICA COM O WIKI DO MOODLE (IX Encontro de Investigação na Escola)
  • Resolução Colaborativa de Problemas de Física no Wiki do Moodle (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para a Aprendizagem)
    2008 (Total: 7)
  • Diálogo-Problematizador e Colaboração Mediados pelo Wiki do MOODLE (II Seminário Diálogos com Paulo Freire: educação popular, formação profissional e movimentos sociais)
  • Educação Popular e Formação Profissional via Diálogo-Problematizador: o movimento social ?software livre? na educação a distância brasileira (II Seminário Diálogos com Paulo Freire: educação popular, formação profissional e movimentos sociais)
  • ESCOLARIZAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA A DISTÂNCIA: AMBIENTES E OBJETOS MULTIMÍDIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (X Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Investigação-Ação Escolar e Diálogo-Problemtizador Mediados pelas TIC Livres (Seminário da Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas)
  • Investigação-Ação no Ambiente AMEM: Relato de uma Experiência (3o Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
  • Mediação Tecnológica AMEM e Educação CientíficoTecnológica (3o Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
  • Produçao Escolar Colaborativa Mediada pelo Wiki do MOODLE (VIII Encontro sobre Investigaçao na Escola)
    2007 (Total: 2)
  • Ensino de Física a Distância: colaboração e investigação na elaboração de materiais didáticos (VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica (XII Taller Internacional de Software Educativo (TISE))
    2006 (Total: 5)
  • A construção da Prática Docente a partir da Mediação Tecnológica e seus Desafios ao Processo de Ensino-Aprendizagem (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
  • A PROBLEMATIZAÇÃO DE SISTEMAS NO ENSINO DE FÍSICA E O MONITORAMENTO ESCOLAR A DISTÂNCIA (X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador Utilizando Software Livre - AMEM (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
  • Como Temos Implementado a Prática Escolar Dialógico-Problematizadora Mediada por Tecnologia Informática Livre na Formação Continuada de Professores? (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
  • Redes e Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem: o potencial dos objetos escolares hiper e multimídias (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
    2005 (Total: 6)
  • Dez Anos de Trabalho Investigativo-Ativo (IX Escola de Investigação-Ação: conflitos e desafios)
  • Discutindo Tecnologia nas Aulas de Ciências Naturais das Séries Iiniciais do Ensino Fundamental (IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola)
  • Educação e Humanização: o saber, a cidadania e a justiça - a contribuição da educação como prática da liberdade (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Evolução do Ensino de Física? (Saber em Movimento)
  • Investigacão-Acão e Educacão mediada por Tecnologias (III Encontro Regional de Educacão Popular e I Encontro de Filosofia, Educacão e práxis Social)
  • Problemas Matemáticos: aprender a ensinar por meio do diálogo (IV Colóquio de Educação: a formação do educador no XXI - projetos para a cidadania)
    2004 (Total: 13)
  • A produção do conhecimento acadêmico e a intervenção em práticas educacionais: dois lados da mesma moeda (IX Encontro de pesquisa em Ensino de Física)
  • A Pós-Graduação e as Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática: analisando paradigmas (XII Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências)
  • Discutindo e Resgatando a Produção Científica nas Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática (XIII Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências)
  • Educação Dialógico-Problematizadora Mediada por Tecnologia Informática Livre (V ANPEd-Sul)
  • Implementação dos componentes Científico e Tecnológico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um exemplar de investigação-ação escolar (V ANPEd-Sul)
  • Integrando Ciência e Tecnologia através da Resolução de Problemas Abertos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (XIII Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências)
  • Investigação-Ação na Formação do professor nos tempos de Internet (I Seminário Regional - magistério: trajetórias pessoal e profissional)
  • Investigando as Potencialidades dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem na Formação Continuada de Professores. (IV Ciclo de Palestras: inovações em tecnologia na educação - processos e produtos)
  • Matriz Dialógico-Problematizadora como Ferramenta Organizadora do Trabalho Escolar no AMEM (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
  • Metodologias e Avaliação Participativa no Ensino Superior e Profissionalizante: diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
  • Movimentos Sociais, Educação e Filosofia: vivências universitárias na interface ciência-tecnologia (I Seminário Nacional de Filosofia e Educação: confluências)
  • Pesquisa nas Ciências Humanas e sua relação com o fazer(-se) professor (I Seminário Regional - magistério: trajetórias pessoal e profissional)
  • Práticas de Ensino-Investigativas em Ciências Naturais e suas Tecnologias nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigacão na sua Escola)
    2003 (Total: 18)
  • Abordagem Sistêmica, Situações Problema e Diálogo-Problematizador: ensino-investigativo de Física (V Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire)
  • Ciência e tecnologia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: das políticas públicas a investigação-ação nas aulas de ciências (4º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • CONSIDERAÇÕES DE PROJETO DO AMBIENTE AMEM NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO (XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção)
  • Diálogo e Conscientização naTeoria e Prática de Paulo Freire (I Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: subjetividade-intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica)
  • Educação como Prática da Liberdade: software livre (III Congresso Internacional de Educação: educação na América Latina nestes tempos de império)
  • Educação e Informática: software livre e o AMEM (II Encontro Regional de Educação Popular)
  • Educação mediada por computador: oficina com o AMEM (Fórum da Educação: cenas do cotidiano escolar - os saberes dos professores)
  • Ferramenta Tecnológica para Investigação-Ação Escolar (VIII Escola de Investigação-Ação Escolar)
  • Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias (XXIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da FaE/UFPel)
  • Investigação-Ação Escolar e Resolução de Problemas (VIII Escola de Investigação-Ação Escolar)
  • Leituras de Paulo Freire: a perspectiva da resolução de problemas (XXIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da FaE/UFPel)
  • Navegando os novos espaços do saber: Paulo Freire e o ciberespaço - probolematizando as opções tecnológicas e os referenciais teóricos. (IV Colóquio Internacional Paulo Freire: ética, política e educação)
  • O Componente Científico-Tecnológico na Formação dos Professores de Física (XV Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • O Diálogo Ontológico na Construção Existencial: problematização e solução de situações reais (Seminário Nacional de Educação: pedagogia da inclusão e a proposta pedagógica guanelliana)
  • Potencialidades de uma distribuição Linux em um ibm-powerpc risc suportando um ambiente virtual de aprendizagem (Congresso Internacional de Software Livre)
  • Problematização do Conteúdo-Metodologia na Didática da Física como Estratégia para Fortalecer o Diálogo-Problematizador entre Professores e Estudantes (V Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire)
  • Projetos de Educação Rural: potencialidades da educação mediada por tecnologias (II Encontro Regional de Educação Popular)
  • Retrospecções e Prospecções com Tarefas Extraclasse Informatizadas (IV Encontro de Investigação sobre Investigação na Escola)
    2002 (Total: 8)
  • Diálogo Problematizador e Telemática (IV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire)
  • Eixos Curriculares Ativos na Prática de Ensino-Investigativos em Ciências Naturais e suas Tecnologias (III Encontro de Investuigação na Escola)
  • Ensino de Física Acoplado ao AMEM: investigação a ação escolar (III Encontro de Investuigação na Escola)
  • Ensino-Investigativo em Ciências Naturais e suas Tecnologias na Formação Inicial de Professores (IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Formação de Professores, Investigação-Ação Escolar e Globalização (XI Encontro Internacional A Educação e o Mercosul/Conesul)
  • Formação Dialógico-Problematizadora de Professores: investigação-ação escolar com equipamentos geradoires (Educação e transformação Social: interroguemos nossas práticas - cruzamentos de saberes e de práticas no contexto do pensamento de Pualo Freire)
  • Meios Tecnológico-Comunicativos na sala de aula: definindo ações para a prática educativa (IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Temas de Casa no AMEM; acoplando aprendizagens presenciais e a distância (III Encontro de Investuigação na Escola)
    2001 (Total: 12)
  • Ações Colaborativas: dinamizando os temas de casa e as aprendizagens. (I Seminário Internacional de Educação)
  • As idéias de Paulo Freire e Projeto CUIA nos assentamentos de reforma agrária brasileira (Seminário Nacional Paulo Freire: ensinando/aprendendo)
  • Diálogo-Problematizador na Comunicação Eletrônica (III Colóquio Internacional Paulo Freire)
  • Educação Problematizadora e Formação de Professores no Contexto Universitário (III Colóquio Internacional Paulo Freire)
  • EDUCAÇÃO RECORRENTE E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO-INVESTIGATIVA DA FORMAÇÃO-ESCOLAR DOS PROFESSORES (VII ESCOLA DE VERÃO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL EMANCIPATÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • Ensino Investigativo em Ciências Naturais e Tecnologia e Formação de Professores (II Encontro de Investuigação na Escola)
  • Fazendo Investigação-Ação Educacional na Formação de Professores de Física (XXIII Journées Internationales sur I'Education et la Communication Scientifiques)
  • Formação de Professores em EJA num processo de ensino-investigativo (II Encontro de Investigação na Escola)
  • Paulo Freire e educação de jovens e adultos: o projeto cuia nos assentamentos (III Fórum Estudos e Leituras Paulo Freire.)
  • Paulo Freire: reinvenção da ética (III Colóquio Internacional Paulo Freire)
  • Pedagogia Freireana: da pedagogia do primido à pedagogia da autonomia (Seminário Nacional Paulo Freire: ensinando/aprendendo a ser cidadão)
  • Redes e Formação de Professores em Ciências Naturais e Tecnologia (III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2000 (Total: 11)
  • A Informática como possibilidade de iniciar um processo de investigação da prática escolar pelos professores (I Encontro de Investigação na Escola)
  • Ações Colaborativas na Escola: re-interfaceando educação e psicologia (II Congresso Internacional de Educação: pesquisando e gestando outra escola)
  • DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: INSTÂNCIAS CURRICULARES INTERFACEADORAS DA FÍSICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (FTS) (VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Educação Problematizadora e Formação de Professores (Um Olhar sobre Paulo Freire)
  • Formação de Professores e Movimentos Sociais (I Jornada Pedagógica do SINPRO-SC)
  • Formação de Professores e prática educacional dialógica-problematizadora (III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Indícios(?) emancipatórios na prática da investigação-ação educacional (?) (VI Escola de erão sobre Investigação-ação educacional)
  • Investigação-ação e a formação de professores de Física (investigadores ativos): construindo o conhecimento emancipatório (I Encontro de Investigação na Escola)
  • Investigação-ação na educação recorrente: fortalecendo a formação inicial e continuada de profissionais da educação (I Encontro de Investigação na Escola)
  • Quefazeres educativos: a viabilidade da colaboração na formação de professores (I Encontro de Investigação na Escola)
  • Redes e Conhecimento Educacional em Física na Escola (VII Conferência Intyeramericana sobre Educação em Física)
    1999 (Total: 9)
  • Colaborando Ativamente com a Educação Pública e a Reforma Agrária (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Desafios Educacionais Freireanos na Informática (I Reunião Anual do Fórum Gaucho de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Educação, Informática e Colaboração em Ambientes Tecnológicos (XI Salão de Iniciação Científica)
  • Formação Colaborativa de professores: ações de um grupo multidisciplinar (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul)
  • Formação de Professores e Investigação-Ação Educacional (VI Simpósio de Ciências Humanas, Letras e Artes)
  • Investigação-Ação e a Formação dos Profissionais da Educação (VI Simpósio de Ciências Humanas, Letras e Artes)
  • Investigação-Ação Educacional: princípio educativo para a formação de professores na pedagogia (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Políticas Públicas de Pós-Graduação (X Semana da Pós-Graduação em Educação)
  • Proposta Educacional em Física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade (II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    1998 (Total: 3)
  • Formação de Profissionais da Educação em Informática via ações colaborativas (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Fundamentos para uma Pedagogia na Escola: a potencialidade da investigação-ação educacional para refudamentar a formação de professores (Seminário Brasileiro em Pedagogia do Esporte)
  • Mudando a Prática de Formar Professores de Física (VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
    2002 (Total: 2)
  • Conhecimento Científico-Tecnológico na Formação de Professores (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Web, Educação e Investigação-Ação (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
    2000 (Total: 5)
  • A educação recorrente na UFSM: adendo ao projeto CUIA (PROLICEN 2000)
  • Ações Investigativas no âmbito da educação recorrente: potencializando a formação inicial e continuada de professores (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Atuação em espaços escolares informais: uma possibilidade na formação inicial e continuada dos profissionais da educação (I Congresso Ibero-americano de formação de professores)
  • Formação de profissionais da educação e escolas de verão de investigação-ação educacional emancipatória (I Congresso Ibdero-americano de formação de professores)
  • O potencial dos equipamentos geradores na formação docente (VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
    1999 (Total: 3)
  • Conteúdos Culturais, Redes, Conhecimento Científico e Investigação-Ação Educacional (51ª Reunião Anual da SBPC)
  • Erradicação do Analfabetismo e Formação dos Profissionais da Educação (III Congressoi Nacional de Educação)
  • Prática Dialógica e Investigação-Ação no Ensino do Word97 (51ª Reunião Anual da SBPC)
    2011 (Total: 1)
  • INVESTIGANDO A HIPERMÍDIA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA (Encontro de Física 2011: integração da Física na América Latina)
    2010 (Total: 1)
  • Educação Dialógico-Problematizadora e Docência Investigativa: potencialidade das pesquisas de avaliação tipo survey do Moodle (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)

Produção Técnica

    2006 (Total: 3)
  • Educação Ambiental Probio: Livro do Professor
  • Educação Ambiental Probio: portfólios
  • Jogo da Biodiversidade: educação ambiental Probio
    2005 (Total: 1)
  • Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias
    2005 (Total: 1)
  • IX Escola de Investigação-Ação
    2010 (Total: 4)
  • Curso de Capacitação de Tutores do Sistema UAB/UFSM 2010-1
  • I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel: desafios metodológicos
  • VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
  • XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
    2009 (Total: 2)
  • Atividades Práticas, Experimentais e Teórico-Experimentais Hipermídia de Física
  • TIC na Educação: a interação mediada pelo moodle
    2008 (Total: 2)
  • Interação Mediada por TIC
  • XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
    2007 (Total: 2)
  • Educação Ambiental para Gestão Transfronteriça da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim
  • Educação C&T mediada por novas tecnologias
    2006 (Total: 7)
  • Ciência e Tecnologia na Educação Básica
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CN&T) NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA (EFEBB) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (CNM&T) NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA (EMEBB)
  • Investigação-Ação Educacional: formação de professores e redes de conhecimentos
  • Materiais didáticos do Ministério do Meio Ambiente sobre o tema transversal meio ambiente.
  • Partindo de um Projeto Pedagógico Baseado em Habilidades e Competências, como gerar uma Estrutura Curricular?
  • Projeto Pedagógico, Currículo e Avaliação dos Cursos de Computação e Informática
    2005 (Total: 1)
  • Problemas Matemáticos: aprender e ensinar por meio do diálogo
    2004 (Total: 2)
  • Educação Mediada por Tecnologia
  • Investigação-Ação Escolar e Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
    2005 (Total: 1)
  • Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática
    1999 (Total: 2)
  • Alfabetização científico-tecnológica para monitores-alfabetizadores
  • Curso de Windows para todos
    2006 (Total: 1)
  • A PROBLEMATIZAÇÃO DE SISTEMAS NO ENSINO DE FÍSICA E O MONITORAMENTO ESCOLAR À DISTÂNCIA
    2012 (Total: 1)
  • Perspectivas atuais da EaD no cenário nacional
    2011 (Total: 1)
  • INVESTIGAÇÃO-AÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE
    2010 (Total: 3)
  • Diversidades na Educação Contemporânea
  • Educação a Distância: limites e desafios na formação de professores
  • Problematização da Prática Mediada por Tecnologia Educacional Livre e Aberta
    2009 (Total: 1)
  • Educação Dialógico-Problematizadora, Investigação-Ação e Ensino de Ciências Naturais mediados por Tecnologias Livres e Abertas
    2006 (Total: 2)
  • Ciências Naturais e suas Tecnologias na EJA
  • Seminário: Paulo Freire e Software livre
    2008 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINOAPRENDIZAGEM E OBJETOS ESCOLARES HIPERMÍDIAS
    2007 (Total: 1)
  • RELATÓRIO TÉCNICO (PROGRAMA APOIO A PROJETOS DE PESQUISA / EDITAL CNPQ 19/2004 - UNIVERSAL ) DO PROJETO Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica
    2005 (Total: 1)
  • Educação Ambiental PROBIO
    2003 (Total: 1)
  • AMEM-TEIA
    2001 (Total: 1)
  • Ambiente Multimída para Educação Mediada por Computador na perspectiva da Investigação-Ação
    2010 (Total: 1)
  • Elaboração Projeto Unidade Universitária CITE
    2007 (Total: 1)
  • RECONSTRUÇÃO DE MATERIAL HIPERMÍDIA E CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA DE CARBOIDRATOS A PARTIR DE PROTÓTIPO
    2001 (Total: 2)
  • Educação Ambiental e Formação de Professores
  • Formação de professores no contexto da EJA
    2000 (Total: 1)
  • Assessoria como consultor no Projeto MOVA-RS.
    2005 (Total: 2)
  • PAPED 2005
  • Projeto Integração Universidade Escola
    2003 (Total: 2)
  • Consultor ad hoc Caderno Brasileiro de Ensino de Física
  • Consultor ad hoc CAPES - Doutorado pleno no exterior
    2002 (Total: 4)
  • Consultor de projetos de pesquisa educacional em ciências naturais e tecnologia
  • Consultoria ad hoc para o IV SPERS - Anped
  • Projetos de Pesquisa Educacional em Ciências Naturais eTecnologia
  • Projetos Educacionais em Ciência e tecnologia
    1998 (Total: 2)
  • Construindo a Unificação entre Investigação e Ação
  • Redes e Conhecimento Científico na Escola
    2010 (Total: 1)
  • Membro da Comissão avaliadora de Trabalhos da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2008 (Total: 1)
  • Colegiado do Curso de Física
    2005 (Total: 1)
  • REDISUL - Física a Distância
    2002 (Total: 1)
  • Grupo de Trabalho sobre Formação Dialógico-Problematizadora de Professores na Universidade
    2001 (Total: 1)
  • Produção contra-cultural do assentado
    2009 (Total: 7)
  • 4º Conahpa
  • Ciência & Educação
  • Cooperação Internacional - CAPES
  • Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos: estilos de pensamento na formação e atuação docente
  • O Ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual
  • Revista Alexandria de Educaçao em Ciencia e Tecnologia
  • Revista Ensaio
    2008 (Total: 3)
  • FAPESB
  • Fundamentos Filosóficos do Ensino de Ciências Naturais
  • Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
    2007 (Total: 4)
  • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem e Internet
  • Chamada Pública para FAPESC
  • MÉTODO PARA DETECTAR DIFICULDADES DOS ESTUDANTES UTILIZANDO DADOS DE PROCESSOS SELETIVOS
  • Revista do INEP
    2006 (Total: 2)
  • CBEF
  • Revista Ciência & Educação
    2003 (Total: 1)
  • Investigação-Ação, Formação de Professores e Ensino Fundamental
    2001 (Total: 7)
  • A Expansão das Instituições de Enasino Superior no Rio Grande do Sul (1950-2000): implicações filosóficas, históricas e sociológicas.
  • Círculos de Cultura na Investigação temática de Músicas Negras: organizando as práticas educativas.
  • Dicotomia entre Teoria e Prática na Formação de Professores
  • Implementando a Física Moderna através de Atividades Experimentais
  • Investigação-Ação na formação de professores de educação física
  • Prática educativa-formativa alfabetizatória
  • Sobre a expansão do ensino superior no RS
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2011 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2010 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2009 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2008 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2007 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2006 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2005 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências'
    2004 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2003 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2010 (Total: 1)
  • Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil
    2000 (Total: 2)
  • Relatório Parcial do Projeto CUIA
  • Relatório Parcial do Projeto Redes

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2017 (Total: 1)
  • RECURSOS E ATIVIDADES DO MOODLE EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA EDUCAÇÃO ABERTA
    2013 (Total: 2)
  • Atividades de estudo de Física hipermidiáticas: flexibilidade cognitiva, interatividade, interação e visualização
  • Tecnologia e Interação Colaborativa no Ensino-aprendizagem de Física,Ano de Obtenção
    2011 (Total: 1)
  • AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELO EAPROBIO
    2010 (Total: 1)
  • Atividades de Estudo Hipermidiática mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem livre
    2008 (Total: 2)
  • Desafios Ambientais na Educação Infantil
  • INVESTIGAÇÃO ? AÇÃO ESCOLAR: SITUAÇÃO-PROBLEMA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
    2007 (Total: 1)
  • Mobilização de Saberes Curriculares em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
    2006 (Total: 1)
  • A Mediacão Tecnológica Livre e seus Desafios frente ao Processo de Ensino-Aprendizagem na Construcão da Prática Docente
    2005 (Total: 2)
  • A Cultura Informática Livre no Espaco Escolar-Universitário
  • Investigando as Potencialidades dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem na Formação Continuada de Professores
    2004 (Total: 2)
  • Ensino-Investigativo de Física: trabalhando numa abordagem sistêmica em ambiente multimídia-telemático
  • Monitoramento Eletrônico das Tarefas Extraclasse: acoplando aprendizagens presencial e a distância
    2001 (Total: 1)
  • Círculos de Cultura na Investigação Temática de Músicas Negras: organizando as práticas educativas
    2000 (Total: 2)
  • Formação dos Profisssionais da Educação e Informática: a via da investigação-ação educacional
  • Projeto CUIA: sua história e contribuição para educação na reforma agrária
    1998 (Total: 4)
  • Fortalecimento e Esclarecimento do Professor via Investigação-Ação Educacional
  • Investigação-Ação, Conhecimento e Ensino Fundamental
  • O Potencial da Investigação-Ação para Criar no Espaço Escolar
  • Porque os doutores têm em suas cozinhas panos de pratos com pontilhas de crochê!
    1997 (Total: 2)
  • As Práticas Pedagógicas em Educação Infantil: do assistencialismo à emancipação como construção da cidadania
  • Participação Cidadã e Escola Pública: a importância da APM
    1996 (Total: 1)
  • Processo Reflexivo e Pesquisa-Ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em física
    2009 (Total: 1)
  • Contribuições dos Meios Tecnológicos Comunicativos para o Ensino de Física na Escola Básica
    2002 (Total: 1)
  • A formação escolar da prática educativa-alfabetizadora
    2001 (Total: 1)
  • A Construção do Conhecimento Prático do Professor de Educação Física: um estudo de caso etnográfico
    1999 (Total: 1)
  • Investigação-Ação na Formação dos Profissionais da Educação: redimensionando as atividades curriculares de ciências naturais no curso de Pedagogia